Árvore de páginas

Listagem Contabilização Mensal - CE0412

Visão Geral do Programa

Este programa deve ser executado antes do fechamento de período e após a execução do programa de contabilização do sistema; caso contrário, não será permitido executá-lo.

O Preço Médio também deve estar calculado até o fim do período e o Sumário Contábil já deve estar emitido, para que a contabilização possa ocorrer.

O último período fechado é alterado; os saldos finais do período em fechamento são transferidos e assumidos como saldos iniciais do próximo período.

Caso já tenha sido iniciado o Fechamento e verificando-se, nessa fase, algum erro no cadastramento de Contas Contábeis, para Grupo de Contas, Depósito ou Estabelecimento, no programa – Sumário Contábil, será permitida a utilização da opção "Verifica" para apurar o erro, que posteriormente deve ser acertado através de Manutenção de Contas para Contabilização(ver detalhes Processo Preparação das Informações – Função Manutenção Contas Contabilização).

Observar que isso só ocorre se o usuário não utilizou a opção "Verifica" do programa CE0407, antes de atualizar os dados para o Sumário Contábil e de gerar o Fechamento. Por isso que a opção "Verifica" é importante para que o Fechamento do Período se processe com êxito.

Saldo Inicial (Ant) = Saldo Inicial do Período em Aberto.

Total Movimentos = Entradas – Saídas

Saldo Inicial (Per) = [Saldo Inicial(Ant)] + [Total Movimentos]

Saldo Contábil = [Saldo em Valor do Estabelecimento]

Independente do controle por unidade de negócio estar ativo ou não, essa função considera a unidade de negócio existentes nos registros gerados pela Função Sumário Contábil Estoque (CE0407).

Nessa função são contabilizados os valores da moeda alternativa no cenário IFRS. O valor do estoque na moeda corrente é contabilizado no cenário fiscal e nos outros cenários validos, com exceção do IFRS, que receberá o valor da moeda alternativa.

Importante:

A contabilização da moeda alternativa somente ocorrerá se existir a Contabilidade do EMS 5 e a moeda alternativa estiver parametrizada como IFRS.

Na função Manutenção Parâmetros do Estoque (CE0101), deve ser indicada qual a moeda alternativa será a moeda referência para a contabilização no cenário IFRS e também qual o cenário do EMS 5 deve ser considerado para a contabilização dos valores IFRS.

Os valores das moedas alternativas, quando elas estiverem parametrizadas como IFRS, são contabilizados no cenário IFRS indicado na função Manutenção de Estabelecimento (CD0611). Os valores na moeda corrente são contabilizados no cenário fiscal também indicado no mesmo programa. Será criado um lote contábil para cada cenário.

Caso existam outros cenários parametrizados, que não seja o fiscal nem o IFRS, ele será contabilizado conforme a parametrização no programa Manutenção de Estabelecimento (CD0611).

Nota:

Quando a função IFRS estiver parametrizada, a data de contabilização do estabelecimento ou do parâmetro de estoque somente será atualizada quando todos os cenários forem contabilizados.

Objetivo da tela:

Efetuar a contabilização das transações ocorridas no Estoque, no período em fechamento, ou seja, faz a atualização do movimento no módulo de Contabilidade.

 

Listagem Contabilização Mensal – Pasta Parâmetros

Objetivo da tela:

Permitir parametrizar os itens e períodos que serão considerados na Listagem Contabilização Mensal.


Principais Campos e Parâmetros:


Campo

Descrição

Opções para Contabilização

Definir se os movimentos do período serão Contabilizados ou Descontabilizados e se a contabilização será Aberta (Diária) ou Fechada (Mensal). Optando por contabilização Aberta, será gerada uma referência para cada dia na contabilidade. Quando for Fechada, será gerada uma única referência no mês, com o total dos Débitos e Créditos dos movimentos do estoque.

Importante:

Quando na função Manutenção Parâmetros do Estoque (CE0101) o campo Estorna referência estiver assinalado, a referência é formada por “CE” + número sequencial de contabilização (5 Campos). Quando a contabilização for por estabelecimento, a referência será formada por “CE” + número sequencial de contabilização (5 Campos) + código do estabelecimento (3 Campos). Caso existam dois ou mais estabelecimentos com movimentação no mesmo período o número sequencial será o mesmo.

Exemplo:
Estabelecimento 001 – Período 30/11/2001, terá a seguinte referência CE00001001

Estabelecimento 002 – Período 30/11/2001, terá a seguinte referência CE00001002

Quando o parâmetro Estorna Referência não estiver assinalado, a referência é formada por “CE” + Dia (2 Campos)+ Mês (1 Campo)+ Ano (2 Campos). Quanto a contabilização for por estabelecimento, a referência será formada por “CE” + Dia (2 Campos)+ Mês (1 Campo)+ Ano (2 Campos)+ estabelecimento (3 Campos). Como o mês possui somente um campo, os meses de Outubro, Novembro e Dezembro, serão representados pelas letras A (Outubro), B (Novembro) e C (Dezembro).

Exemplo:
Estabelecimento 001 – Período 30/11/2001, terá a seguinte referência CE30B01001

Estabelecimento 002 – Período 31/12/2001, terá a seguinte referência CE31C01002

Contabiliza até

Informa até qual data deve ser efetuada a contabilização.

Desatualiza Sumário Contábil

Será habilitado quando na base de dados um ou mais estabelecimentos possuem o conceito Custo Padrão, ou seja, trabalha com o custo contábil igual a On-Line na função Manutenção Estabelecimento Estoque (CD0611).

Quando o parâmetro “Descontabiliza Sumário Contábil” estiver marcado, será alterada automaticamente a data “Sumarizado Até” na função Manutenção Parâmetros do Estoque (CE0101) ou na função Manutenção Estabelecimento Estoque (CD0611), isso dependerá do “Tipo Fechamento” parametrizado na função Manutenção Parâmetros do Estoque (CE0101).

Nota:

Para o tipo de custo contábil igual a “On-Line” não ocorre o Cálculo e Descálculo do Preço Médio e é no Descálculo do Preço Médio que ocorre a mudança na data da sumarização. Esta é a função do novo parâmetro, modificar a data “Sumarizado Até”.

Sumar Até

Será apresentada a data do último sumário atualizado.

Exportar para

Caso a Contabilidade não esteja implantada, pode-se utilizado o recurso de exportar o arquivo contendo os movimentos contábeis para que seja importado posteriormente em outro banco de dados. Deve-se informar o nome e diretório para a geração deste arquivo.


Listagem Contabilização Mensal – Pasta Digitação

Objetivo da tela:

Permitir selecionar quais os itens listados devem ser considerados na Listagem Contabilização Mensal. Essa pasta somente é habilitada se nos Parâmetros do Estoque especificar que o sistema possui mais de um estabelecimento. Essa janela é apresentada ao acionar a pasta Digitação, na janela Listagem Contabilização Mensal.


Principais Campos e Parâmetros:


BotãoDescrição

Inclui

Quando acionado, serão habilitados os campos Est e Contab até para que o usuário insira quais estabelecimentos e até que data deseja contabilizar o estoque. Permite informar ainda um nome para o arquivo a ser exportado com a contabilização do período. 

Modifica

Quando acionado, serão habilitados os campos Est e Contab até para que o usuário modifique o registro selecionado. Informando quais estabelecimentos e até que data deseja contabilizar o estoque. Permite informar ainda um nome para o arquivo a ser exportado com a contabilização do período. 

Elimina

Quando acionado,  em cima do estabelecimento apresentado, torna-se possível eliminá-lo. 

Salvar

Quando acionado,  é possível armazenar os estabelecimentos inseridos. Quando de uma nova emissão do relatório. 

Recuperar

Quando acionado,  o(s) último(s) estabelecimento(s) inserido(s) será(ão) recuperado(s), tornando-o(s) disponível(is) para modificá-lo(s) e executar uma nova emissão do relatório.


Listagem Contabilização Mensal – Pasta Impressão

Objetivo da tela:

Definir os detalhes sobre o destino da impressão e a forma de execução do relatório.



Conteúdos Relacionados:

Preparação das Informações 

Função Cálculo do Preço Médio (CE0401)

Função Sumário Contábil Estoque (CE0407)

Contabilização dos movimentos gerados no Estoque