Árvore de páginas

Fator de Concentração ou PPM (Partes por Milhão)

Representam o teor do principio ativo de um item. A concentração é informada em percentual (%) e a PPM em um número decimal.  Itens com estas características são geralmente utilizados em indústrias farmacêutica, alimentícia e química.  O controle no estoque é sempre por lote, sendo que cada lote possui o seu percentual do princípio ativo ou pureza definido pelo controle de qualidade.

 

Importante:

O sistema somente considera a utilização do conceito de fator de concentração ou PPM (controle de potência) quando na pasta Módulos I, da função Manutenção_Cadastros_Gerais_Parâmetro_Global_-_CD0101, estiver assinalado o campo "Controle de Potência".

 

Diferença entre a utilização de Concentração ou PPM 

Se temos 1.000kg (1.000.000g) de um item que está sendo analisado e dentro dele pode constar 1g de um determinado componente, dizemos que o item pode conter 1ppm do componente, que equivale a 0,0001%.

Geralmente se utiliza PPM para expressar quantidades pequenas que através de percentual ficam muitos baixas para sua representação. Portanto, PPM e Concentração são exatamente a mesma coisa, porém com uma representação numérica diferente.

1% de um elemento (ou composto) X, é igual a 1x104 ppm

 

Exemplo:

Uma amostra que tenha 1% de Fe:

Em 100g de amostra ------------------------------ temos 1g de Fe

Em 1.000.000g de amostra --------------------- teríamos: 1x104g

Para transformar a concentração de um elemento de % peso para ppm basta multiplicar por 1x104. No caso inverso, transformando a concentração de ppm para % peso basta dividir por 1x104.

Em algumas indústrias para designar a PPM se utiliza o termo Potência. Isso deve-se ao fato de que a potência é a representação de um número sob a forma XY.

 

Conteúdos Relacionados: 

Manutenção_Cadastros_Gerais_Parâmetro_Global_-_CD010