Árvore de páginas

Estorno do Reporte da Produção

Nesta função são estornadas as quantidades anteriormente reportadas, relativas ao item da ordem de produção. As movimentações geradas pelo programa correspondem exatamente aos movimentos originais gerados pelo reporte, com o tipo e espécie de documento inverso.

Primeiramente, deve ser localizada a ordem de produção que deva ter um ou mais reportes estornados.

O programa irá exibir uma lista com todos os reportes realizados para essa ordem, devendo ser selecionado o reporte desejado. Mesmo os reportes que eventualmente não tenham gerado acabado, conseqüentemente não alterando a quantidade produzida da ordem, podem ser estornados. É o caso dos reportes de operações (ou pontos de controle) anteriores à última da ordem.

Na lista de reportes são exibidos os dados principais do reporte, como a data, a quantidade reportada, a operação, a sequência da operação etc.

 

Nota:

A nova versão de Estorno somente permite “estornar” um movimento, não sendo mais possível a informação de uma quantidade parcial de estorno. Neste caso é necessário estornar um movimento com sua quantidade total e reportar novamente a quantidade correta que deveria ser produzida.

Quanto ao tratamento de Estorno, devemos ter em mente dois comportamentos diferentes. Um para ordem de Serviço e outro para ordem de processo:

Ordem de Processo: Semelhante a forma de reporte, quando estornamos uma ordem de processo, o sistema realiza uma transação de Estorno do Acabado (EAC), e transações de Retorno de Requisição (RRQ) para devolver os componentes para seus respectivos depósitos;

Ordem de Serviço: No momento do estorno, sempre é gerado o movimento de EAC para o acabado. Para os componentes, somente é gerado RRQ, quando o item for do tipo Transferência, ou seja, uma devolução automática, pois este item é requisitado também automaticamente.

Para os componentes do tipo Normal, deve-se fazer devolução de requisição de materiais, pelo programa de requisição utilizado anteriormente para requisitar materiais para o reporte.

O usuário nunca deve estornar uma quantidade maior que a já utilizada na operação seguinte.