Árvore de páginas

Contabilização dos Movimentos de Entrada de Materiais Recebidos para Beneficiamento

A contabilização das notas fiscais de remessa para beneficiamento (entrada), informada por intermédio do programa Manutenção de Documentos (RE1001) será a seguinte:

 

Lançamentos a Débito:

  • Valor do item na Conta de Saldo de Estoque do item. Será definida no programa Manutenção Contas Contabilização (CE0110). O débito, quando informada uma ordem de produção para o item a ser beneficiado, será efetuado na Conta da Ordem de Produção, informada no programa Manutenção de Documentos (RE1001);

  • Valor dos impostos nas contas de Impostos a Recuperar (IPI e ICMS). Serão definidas no programa Manutenção Estabelecimentos (CD0602).

 

Lançamentos a Crédito:

  • Valor do item* na Conta Contábil Entrada de Beneficiamento. Será definida no programa Manutenção Estabelecimentos do Estoque (CD0611).

  • Valor dos impostos nas Contas Contábeis de Despesas de Impostos (IPI e ICMS). Serão definidas no programa Manutenção Contas para Faturamento (CD0309).

 

Importante:

a)  O valor do item segue a seguinte regra: caso o item seja do tipo de controle de estoque Total, o seu valor será o custo médio. Se o tipo de controle for Consignado, Físico ou Débito Direto, o seu valor será informado na nota fiscal.

b)  Quando da atualização das notas fiscais para a integração com os demais módulos do Datasul-EMS, caso não seja encontrado um grupo de contas cadastrado no programa Manutenção Contas para Faturamento (CD0309), para os lançamentos contábeis dos impostos, será assumida a conta de Entrada para Beneficiamento. A mesma será apresentada no campo Conta Transit, pasta Docum II.


Exemplo:
Item Beneficiado – Celulose

Quantidade = 100 kg

Valor Líquido = 587,00

ICMS = 99,79

IPI = 58,70

Total Nota = 645,70

Custo médio = 587,00