Árvore de páginas

Visão Gerencial - Expressões especiais

Produto:

Microsiga Protheus

Ocorrência:

Quais as expressões especiais da Visão Gerencial?

Passo a passo:

Está disponível o recurso de fórmula para o cadastro em que há situações de retorno de valor condicional, ou cálculos específicos de saldo ao gerar relatório com visões gerenciais. É possível preencher o campo Fórmula com a função que realiza o tratamento condicional de retorno do valor da linha de detalhe da entidade analítica.

As expressões suportadas atualmente pelo campo Fórmula da visão gerencial são:

Expressão: ROTINA=

  • Sintaxe: ROTINA= U_funcaousuario()

Com o conteúdo ROTINA=, o retorno da função especificada serve como uma base ou fator de multiplicação a ser aplicado sobre os saldos originais, ou seja, o saldo correspondente ao intervalo de entidades definida na linha da entidade/visão gerencial multiplicado pelo retorno da função especificada (se o retorno for zero o saldo por consequência passa a ser zero no relatório).

Observação

O retorno da expressão ROTINA= atualiza apenas o saldo atual da entidade gerencial analítica, e é repetido para a coluna de saldo anterior, se for parametrizada para exibição em função do processamento do relatório ou consulta.

Expressão: SALDO=

  • Sintaxe: SALDO= U_funcaousuario()

 Com o conteúdo: SALDO= , o retorno da função especificada é o valor do saldo apresentado no relatório, de maneira independente do intervalo de entidades informado da linha da entidade visão/gerencial.

Observação

O retorno da expressão SALDO= atualiza apenas o saldo atual da entidade gerencial analítica, e será repetido para a coluna de saldo anterior, se for parametrizada para exibição em função do processamento do relatório ou consulta.


Expressão: TEXTO=

  • Sintaxe: ("texto_definido_pelo_usuário ").

  Com o conteúdo: TEXTO= , a string especificada entra aspas (“”) é impressa na geração da visão gerencial como uma linha de comentário / descrição para o relatório gerado, substituindo a descrição da entidade gerencial.

Expressão: ENTIDADE=

  • Sintaxe: ENTIDADE=Código_da_entidade

 Com o conteúdo: ENTIDADE = , o retorno é o valor do saldo da entidade especificada, apresentado no relatório de maneira independente do intervalo de entidades informado da linha da entidade visão/gerencial.

 A expressão ENTIDADE = utiliza a função padrão GETSLDENT() de uma forma mais simples e completa, pois atualiza todos os valores de saldos referentes a entidade gerencial especificada.

Observação

A entidade gerencial informada na expressão ENTIDADE= deve pertencer a mesma visão gerencial que contém a entidade gerencial analítica que utilizou esta expressão

A expressão ENTIDADE= atualiza todos os saldos utilizados pelo processamento da visão gerencial, inclusive o saldo anterior, sendo a sintaxe adequada para relatórios demonstrativos como o DFC – Demonstrativo de Fluxo de Caixa, pois o mesmo exige a impressão da coluna de saldos anteriores.

Expressão: VISAO=

  • Sintaxe: VISAO=Código_da_visão

 Com o conteúdo: VISAO =, o retorno é o valor do saldo da entidade definida com Resultado da Visão especificada, apresentado no relatório de maneira independente do intervalo de entidades informado da linha da entidade visão/gerencial.

A expressão: VISAO = , utiliza a função padrão GETSLDVIS() de uma forma mais simples e completa, pois atualiza todos os valores de saldos referentes a entidade gerencial especificada.

Observação

A expressão VISAO= atualiza todos os saldos utilizados pelo processamento da visão gerencial, inclusive o saldo anterior, sendo a sintaxe adequada para relatórios demonstrativos como o DFC – Demonstrativo de Fluxo de Caixa, pois o mesmo exige a impressão da coluna de saldos anteriores.

Expressão: VARIACAO=

  • Sintaxe: VARIACAO=Código_da_entidade

Com o conteúdo: VARIACAO = , o retorno é o valor da variação entre o saldo anterior e o saldo atual da entidade especificada, apresentado no relatório de maneira independente do intervalo de entidades informado da linha da entidade visão/gerencial.

A expressão: VARIACAO = ,utiliza a função padrão GETVARENT() de uma forma mais simples e completa, pois atualiza todos os valores de saldos referentes a entidade gerencial especificada.

Expressão: MOVIMENTO=

  • Sintaxe: MOVIMENTO= CONTAB, CCUSTOB, ITEMCTBB,CLVLB, CONTAP, CCUSTOP, ITEMCTBP, CLVLP, ORIGEM

Com o conteúdo: MOVIMENTO= , o retorno é o total do movimento das entidades definidas como bases (CONTAB, CCUSTOB, ITEMB e CLVB), sejam elas encontradas em conjunto a débito ou a crédito, com a opção de restringir as combinações com as entidades definidas como contrapartidas (CONTAP, CCUSTOP, ITEMCTBP, CLVLP, ORIGEM)

O parâmetro ORIGEM está relacionado ao campo CT2_ORIGEM o qual pode conter uma informação definida pelo usuário, e também ser aproveitada para filtro dos movimentos a serem considerados na composição do saldo.


Importante:

A sintaxe movimento pode ser utilizada apenas com parte dos parâmetros definidos, como por exemplo:

MOVIMENTO=CONTA

Resultado: retorna todos os movimentos em que a conta especificada esteja a débito ou a crédito

MOVIMENTO=CONTA01,,,,CONTA02

Resultado: retorna todos os movimentos em que a CONTA01 tenha como contrapartida a CONTA02, independentemente de estarem a débito ou a crédito.

Observação

A utilização da SINTAXE: MOVIMENTO= informando as entidades de contrapartida automaticamente elimina da seleção os movimentos tipo partida simples.

Se forem intercalados parâmetros da SINTAXE: MOVIMENTO= , como demonstrado no exemplo “2. MOVIMENTO=CONTA01,,,,CONTA02”, devem ser respeitadas as virgulas que indicam os parâmetros que não foram considerados


Expressão: FATOR=

  • Sintaxe: FATOR=U_funcaousuario()

Com o conteúdo: FATOR= , o retorno da função especificada serve como uma base ou fator de multiplicação a ser aplicado sobre os saldos originais, ou seja, o saldo correspondente ao intervalo de entidades definida na linha da entidade/visão gerencial multiplicado pelo retorno da função especificada (se o retorno for zero o saldo por consequência passa a ser zero no relatório).

Observação

O retorno da expressão: FATOR= , atualizará apenas o saldo atual da entidade gerencial analítica, e é repetido para a coluna de saldo anterior, se for parametrizada para exibição em função do processamento do relatório ou consulta.
A sintaxe FATOR= tem a mesma funcionalidade da sintaxe ROTINA= e seu objetivo é substituir o uso desta segunda, pois a mesma causava a impressão aos usuários de que o retorno seria o valor definido pela rotina, e não o fator de cálculo.

Expressão: FTENTIDADE=

  • Sintaxe: FTENTIDADE=Código_da_entidade,fator

Com o conteúdo: FTENTIDADE= , o retorno é o valor do saldo da entidade especificada multiplicado pelo fator informado como segundo parâmetro, apresentado no relatório de maneira independente do intervalo de entidades informado da linha da entidade visão/gerencial.

A expressão: FTENTIDADE= , utiliza a função padrão GETSLDENT() de uma forma mais simples e completa, pois atualiza todos os valores de saldos referentes a entidade gerencial especificada, e combina a aplicação da função: FATOR= facilitando a demonstração de resultados que dependeriam da montagem de uma função específica utilizando este recurso.


Observação

A entidade gerencial informada na expressão: FTENTIDADE= , deve pertencer a mesma visão gerencial que contém a entidade gerencial analítica que utilizou esta expressão

O fator informado como segundo parâmetro deve ter o ponto decimal definido com “.” (ponto) e não com “,” virgula.
A expressão: FTENTIDADE= , atualiza todos os SALDOS utilizados pelo processamento da visão gerencial, inclusive o SALDO anterior, sendo a sintaxe adequada para relatórios demonstrativos como o DFC – Demonstrativo de Fluxo de Caixa, pois o mesmo exige a impressão da coluna de saldos anteriores. 

Importante

O uso de expressões especiais em relatórios limita-se ao uso para SALDOS, não sendo possível sua utilização em MOVIMENTOS. 



Observação: Deve-se sempre colocar a formula na entidade gerencial em que se quer ter os valores convertidos(Destino) com o fator, apontando para à entidade Alvo(Origem dos saldos somados na linha).

Exemplo da visão gerencial: