Árvore de páginas

Assunto Ajuste de marcações para jornada contínua

Produto:

Microsiga Protheus®

Ocorrência:

Ajuste de marcações para jornada contínua

Passo a passo:

No ambiente Ponto Eletrônico, a jornada contínua é aquela que ultrapassa 24 horas de trabalho e é configurada na tabela de horário padrão, por meio de campos específicos.

Quando os horários da 1ª entrada e 1ª saída forem iguais, ou o horário da 1ª saída for maior que o da 1ª entrada, entende-se que o horário da saída corresponde ao próximo dia.

Ou seja:

1ª E = 1ª S ou 1ª S > 1ª E -> Horário de saída ocorre no próximo dia.


Para jornadas contínuas 24 X 24, quando o trabalhador realiza horas extras, de tal forma que a última marcação ultrapasse o limite do dia, passa-se a considerar a marcação de entrada do dia seguinte, ficando o dia anterior com marcações em quantidade ímpar.

Observe:

Dia

Limite

Mínimo

EntradaSaída

Limite

Máximo

0103:0008:00

08:00 (dia 2)

13:00
0303:0008:00

08:00 (dia 4)

13:00
DiaMarcação
0108:00
0309:00

Pode-se observar uma marcação para o dia 1, às 08:00 horas e outra marcação para o dia 3, às 09:00 horas.

Caso o trabalhador tenha entrado às 08h do dia 1 e saído às 09h do dia 3 (25 horas corridas trabalhadas como horas extras), deve-se reajustar as marcações reposicionando-as conforme a situação.

A fim de automatizar este processo de reajuste de marcações, o sistema possui o campo R6_MCIMPJC, pode-se determinar que a última marcação seja considerada de fato como a saída da jornada.

Desta forma, o resultado da classificação das marcações será o seguinte:

DiaEntradaSaída
0108:00

09:00  (dia 3)


Procedimentos para Utilização:

Acesse o Configurador / Ambiente / Cadastros / Parâmetros, localize os parâmetros MV_GETDIAA e MV_GETDIAP e  configure os mesmos com a quantidade de dias anteriores e posteriores a serem considerados para as marcações.

Os parâmetros MV_GETDIAA e MV_GETDIAP permitem determinar a amplitude do período para a obtenção das marcações que serão lidas e classificadas.

Observe as marcações a seguir:

DiaHora
0108:10
0209:10
0308:00
0407:59
0508:01
0609:01

Se o período de apontamento terminasse dia 4 e somente fossem lidas as marcações até esse dia, para um turno com jornada contínua, deixaríamos de ler a marcação do dia 05.

Neste caso, o dia 04 apresentaria apenas uma marcação e resultaria em um apontamento de falta.

O Sistema, por padrão, amplia o período de leitura para dois dias antes e dois dias após o período. No entanto dependendo da forma de configuração dos horários dos turnos, estes limites devem ser reajustados pela empresa por meio dos parâmetros mencionados. Os valores máximos para esses parâmetros é de sete dias.

Entre no módulo Ponto Eletrônico/ Atualizações/ Cadastros gerais, selecione um turno e, na pasta Informações Ponto, configure o campo MC.IMP.JC.

Importante!

Não é realizado nenhum tipo de controle para que se verifique se o turno apresenta jornada contínua ou não; ou seja, o ajuste será aplicado a qualquer turno que tenha sido assim configurado.

Para que o ajuste automático de marcações de uma jornada continue sendo realizado, além das configurações descritas anteriormente, deve-se observar o seguinte:

  • A leitura/apontamento deverá ser feita por meio da opção Miscelâneas/Leitura/ Apontamento. O apontamento realizado por meio das manutenções de marcações não realizará o ajuste das marcações.
  • Para um dia que apresenta marcação em quantidade ímpar, a próxima marcação será reposicionada se a quantidade de marcações para ela também ímpar.
DiaEntradaSaídaEntradaSaída
0108:0020:0021:00 
0308:0008:00 (dia 4)08:00 
  • Na situação acima, em que o trabalhador deveria ter saído às 08:00 do dia 02, ocorreu o prolongamento da jornada até as 08:00 do dia 3.
  • Devido à configuração dos limites definidos na tabela de horário padrão, a marcação foi classificada como a entrada do dia 3. O ajuste, neste caso, será efetuado visto que a quantidade de marcações classificadas para o dia 03 também é ímpar.
  • Como resultado tem-se:
DiaEntradaSaídaEntradaSaída
0108:0020:0021:0008:00 (dia 3)
0308:00 (dia 4)08:00 (dia5)  


Para tornar sem efeito um ajuste já realizado, deve-se reapontar as marcações por meio da opção Leitura/Apontamento, a qual é disponibilizada em Miscelâneas.

No entanto, as marcações pertencentes ao período seguinte e que foram ajustadas para o período corrente deverão ser reposicionadas manualmente por meio da opção Consulta/Cad. Marcações, informando o período ao qual pertencem.

As marcações do último dia do período de leitura/apontamento, informadas nos parâmetros, não serão ajustadas. Isto porque não se pode ter a certeza de que todas as marcações deste dia foram registradas pelo trabalhador e lidas pelo Sistema.

Para o período de apontamento, todos os turnos do trabalhador devem possuir tabela de horário padrão (SPJ) configurada para jornada contínua e aplicada a todos os dias.

Além disso, todos os turnos deverão possuir o novo campo R6_MCIMPJC configurado para ser aplicado este tratamento.

A implementação não é recomendada, quando se faz uso da Geração Automática de Marcações.

A implementação não é recomendada para turnos em que é aplicado o conceito de Turnos Opcionais.

Observações:

Embora os parâmetros MV_GETDIAA e MV_GETDIAP tenham sido criados para viabilizar a implementação corrente, eles não são de uso exclusivo desta implantação.

Por exemplo, as empresas que não apresentam turnos com jornada contínua podem configurá-los para limitar a amplitude do período de leitura/apontamento.

Isso é válido, por exemplo, quando existem customizações que requerem a leitura de marcações, além do valor padrão desses parâmetros (dois dias a mais e a menos).