Árvore de páginas

Manutenção de Processo de Exportação - EX3001

Visão Geral do Programa

A partir do preenchimento das informações solicitadas por essa função será dada sequência ao processo de exportação.

No Datasul EMS, o processo de exportação se caracteriza pela identificação de um conjunto de mercadorias que serão enviadas para outros país com condições de pagamento e valores pré-acordados.

Esse programa é responsável por cadastrar todas as informações necessárias em um processo de exportação. De posse dessas informações o Datasul EMS pode definir o comportamento de uma venda para o mercado externo. Por intermédio desse programa, também é possível registrar toda a documentação emitida para um processo de exportação.

Manutenção Proc Exportação – Pasta Valores

Objetivo da tela:

Permitir o cadastro de informações pertinentes aos valores do processo de exportação.


Outras Ações/Ações Relacionadas:


Ação:

Descrição:

Inclui

Quando acionado, habilita os campos para realizar a inclusão dos dados correspondentes ao registro do Processo de Exportação.

Modifica

Quando acionado, habilita os campos para realizar a manutenção dos dados correspondentes ao Processo de Exportação selecionado.

Elimina

Quando acionado, permite eliminar o Processo de Exportação selecionado.

Importante:

Não é possível eliminar o processo de exportação quando esse possuir algum log de atualização pendente (Não Processado ou Processado com Erro).

Discrepâncias

Quando acionado, é apresentada a janela Manutenção de Discrepâncias (EX3001A), por intermédio da qual é possível realizar a manutenção correspondente.

Relacionamentos

Quando acionado, é apresentada a janela Relacionamentos do Processo de Exportação (EX0190), por intermédio da qual é possível efetuar o relacionamento do Pedido de Venda com o Processo de Exportação informado, assim como verificar as entregas e as notas fiscais do processo.

Suspender Faturamento do Processo de Exportação

Quando acionado, suspende o processo de exportação para faturamento.

Importante:

Somente é possível suspender processos de exportação cuja situação seja "Aberto".

Quando da suspensão do processo de exportação, somente esse é suspenso, os pedidos relacionados ao mesmo permanecem com suas situações inalteradas. Caso seja necessário suspender o pedido, essa suspensão deverá ser efetuada por intermédio das funções de Manutenção de Pedidos (PD4000\PD4050).

Reativar Faturamento do Processo de Exportação

Quando acionado, reativa o processo de exportação para faturamento.

Importante:

Somente é possível reativar o processo de exportação quando os pedidos relacionados a ele não estiverem suspensos.

Quando da reativação do processo de exportação, somente esse é reativado, os pedidos relacionados ao mesmo permanecem com suas situações inalteradas. Caso seja necessário reativar o pedido, essa reativação deverá ser efetuada por intermédio das funções de Manutenção de Pedidos (PD4000\PD4050).

Cancela Processo de Exportação

Quando acionado, o cancela o processo de exportação selecionado.

Importante:

Quando a situação do processo de exportação for “Aberto”, no momento do cancelamento, as entregas relacionadas ao processo de exportação também serão canceladas. Caso a quantidade pedida não esteja relacionada em sua totalidade ao processo de exportação, o sistema gera uma nova entrega para o pedido de venda, com a quantidade informada no processo de exportação, sendo eliminado o relacionamento da entrega original e criado um novo relacionamento para a nova entrega gerada.

Quando a situação do processo de exportação for “Faturado Parcial”, no momento do cancelamento, as entregas relacionadas ao processo de exportação passarão a apresentar a situação "Faturado", sendo que somente o saldo das entregas serão cancelados. Caso a quantidade pedida não esteja relacionada em sua totalidade ao processo de exportação, o sistema gera uma nova entrega para o pedido de venda, com a quantidade não faturada da entrega do processo de exportação, sendo criado um novo relacionamento para a nova entrega gerada.

No momento do cancelamento do processo, será assumido o motivo de cancelamento definido na função Parâmetros de Exportação (EX0180)adicionando o código do estabelecimento e o número do processo que exportação que originou o cancelamento.

Processo Embalagem

Quando acionado, é apresentada a janela Manutenção de Embalagens do Processo de Exportação (EX3500), por intermédio da qual é possível cadastrar a estrutura de embalagem no processo de exportação antes do faturamento, a qual é pré-requisito para a impressão do Packing List.


Principais Campos e Parâmetros:


Campo:

Descrição

Estab

Selecionar o código do estabelecimento responsável pela exportação.

Data Embarque

Exibe a data de embarque do processo de exportação. Essa data é informada por intermédio da função Acompanhamento do Processo (EX0200).

Processo Exportação

Inserir o número do processo de exportação.

Situação

Exibe a situação atual do processo de exportação. As opções disponíveis são:

  • Aberto;
  • Faturado Parcial;
  • Faturado;
  • Embarcado;
  • Suspenso;
  • Cancelado.

SubProcesso

Quando assinalado, determina que esse processo de exportação é um subprocesso.

Nota:

O subprocesso permite desmembrar o Processo de Exportação quando por exemplo, não for possível cumprir as quantidades acordadas na Proforma, porém serão enviadas para o cliente em algum momento.

Somente é possível informar como subprocesso um processo que esteja com as seguintes situações: Aberto, Faturado Parcial ou Faturado.

Processo de Exportação de Origem

Selecionar o processo de exportação que está dando origem ao subprocesso.

Nota:

Somente serão possíveis de informar os Processos de Exportação que atendão aos seguintes requisitos:

  • Possuir o mesmo estabelecimento do SubProcesso;
  • Possuir o mesmo Itinerário do SubProcesso;
  • Possuir o mesmo Importador do Subprocesso.

Valor Total

Exibe a moeda e o valor total, sem a aplicação de descontos e com despesas, do processo de exportação.

Desconto

Exibe o valor de descontos concedidos para as despesas.

Valor Líquido

Exibe a descrição e o valor líquido das despesas que formam o preço dos itens do processo de exportação. Esse é o valor do processo sem as despesas e com a aplicação dos descontos

Nota:

Esse campo retira apenas as despesas que estão definidas para serem destacadas no processo de exportação.

Valor Despesas de Exportação

Exibe o valor total das despesas do processo de exportação.

Nota:

Esse campo considera apenas as despesas que estão definidas para serem destacadas no processo de exportação.

Valor

Exibe a inconterm e seu valor, o qual representa o valor da somatória das despesas de acompanhamento do processo de exportação vinculadas a incoterm do processo.

Peso Líquido Total (Kg)

Exibe o total do peso líquido, em quilogramas, dos itens do processo de exportação.

Peso Bruto Total (Kg)

Exibe o total do peso bruto, em quilogramas, dos itens do processo de exportação.

Volume Total Informado (m3)

Exibe o volume total informado, em metros cúbicos, dos itens do processo de exportação.

Volume Total Calculado (m3)

Exibe o volume total calculado, em metros cúbicos, dos itens do processo de exportação. Esse valor é calculado pelo módulo de Faturamento.

Manutenção Proc Exportação – Pasta Geral 1

Objetivo da tela:

Nessa janela é possível informar a primeira parte das informações gerais pertinentes ao processo de exportação.


Outras Ações/Ações Relacionadas:


Ação:

Descrição:

Consulta Itinerário

Quando acionado, apresenta a janela Consulta de Itinerários (CD2767), na qual é possível consultar o itinerário e seus pontos de controle.


Principais Campos e Parâmetros:


Campo:

Descrição

Cod Importador

Selecionar o código do importador, previamente cadastrado quando da implantação do pedido de venda.

Nota:

O importador deve ser cliente estrangeiro ou trading. Esse campo permite que seja informado o nome abreviado ou o código do importador, sendo que o sistema sempre guarda somente código do importador.

Incoterm

Selecionar a Incoterm a ser utilizada no processo de exportação.

Idioma

Selecionar o idioma a ser utilizado no processo de exportação.

Itinerário

Selecionar o código do itinerário pelo qual o processo de exportação será remetido ao cliente.

Nota:

Este campo somente ficará disponível para alteração do valor quando:

  • Parâmetros de Exportação (EX0180): Novo parâmetro “Permite alterar Itinerário antes do Faturamento” marcado;
  • Quando o Processo de Exportação estiver “Aberto”.

Importante:

Caso o usuário realize alteração no Itinerário e esse Itinerário Anterior possuir Despesas no Acompanhamento do Processo e/ou Declarações Comunicações (EX0200), serão verificadas as informações referentes a qual Ponto de Controle está, em qual Posição encontra-se o Ponto (se antes ou depois do Ponto de Embarque) e se esse Ponto está disponível no Novo Itinerário informado.

Despesas:

  • Caso esteja em um Ponto de Controle obrigatório (Despacho, Embarque, Desembarque e/ou Chegada), a despesa será gerada neste novo ponto de controle.
  • Caso esteja em um Ponto de Controle Não obrigatório, será verificado se este mesmo código encontra-se disponível na estrutura do Novo Itinerário. Se existir, o mesmo será criado.
  • Caso esteja em um Ponto de Controle Não obrigatório e estiver disponível no Novo Itinerário porém após o Ponto de Controle de Embarque o mesmo será criado. 

O mesmo tratamento está sendo realizado com a Declaração/Comunicação que estiver inserida no Acompanhamento do Processo (EX0200):

  • Caso esteja em um Ponto de Controle obrigatório (despacho, embarque, desembarque e/ou chegada), a Declaração/Comunicação será gerada neste novo ponto de controle.
  • Caso esteja em um Ponto de Controle Não obrigatório, será verificado se este mesmo código encontra-se disponível na estrutura do Novo Itinerário. Se existir, o mesmo será criado.

Se houverem Despesas inseridas na estrutura do Novo Itinerário (CD2567) mas que não estão no Itinerário Anterior, as mesmas serão geradas no Acompanhamento do Processo (EX0200) se o parâmetro “Considera Despesa Itinerário” da função Manutenção Parâmetros Exportação estiver marcado. Se a mesma despesa estiver na estrutura do Novo Itinerário (CD2567) e no Itinerário Anterior, prevalecerá a despesa inserida no Itinerário Anterior.

Se houverem Declarações/Comunicações na estrutura do Novo Itinerário (CD2567) mas que não estão no Itinerário Anterior, as mesmas serão geradas no Acompanhamento do Processo (EX0200). Se a mesma Declaração/Comunicação estiver na estrutura do Novo Itinerário (CD2567) e no Itinerário Anterior, prevalecerá a Declaração/Comunicação inserida no Itinerário Anterior.

Origem Processo

Selecionar a origem do processo de exportação. As opções disponíveis são:

  • Proforma;
  •  Pedido do Cliente;
  • Pedido Interno.

Processo de Exportação de Origem

Selecionar o processo de exportação que está dando origem ao subprocesso.

Nota:

Somente serão possíveis de informar os Processos de Exportação que atendão aos seguintes requisitos:

  • Possuir o mesmo estabelecimento do SubProcesso;
  • Possuir o mesmo Itinerário do SubProcesso;
  • Possuir o mesmo Importador do Subprocesso.

Dt Implantação Proc Exp

Exibe a data de implantação do processo de exportação.

Nome Trader

Inserir o nome do trader responsável pela negociação.

Não Informa Permissões de Embarque

Quando selecionado, indica que não é obrigatório informar uma permissão para o Embarque.

Local Transbordo 1, 2, 3, 4

Selecionar o ponto de controle a ser considerado como local de transbordo. O sistema permite que sejam informados até 4 pontos diferentes para transbordo.

Nota:

O sistema não efetua nenhum controle sobre a informação desse campo, tendo esse uma função documentacional, permitindo que em momento futuro seja identificado os locais de transbordo do processo.
O local de transbordo deve ser um ponto de controle cadastrado.

Tipo Exportação

Selecionar o tipo de exportação. As opções disponíveis são: 

  • Beneficiamento
  • Serviço
  • outros

Manutenção Proc Exportação – Pasta Geral 2

Objetivo da tela:

Nessa janela é possível informar a segunda parte das informações gerais pertinentes ao processo de exportação.


Principais Campos e Parâmetros:


Campo:

Descrição

Declaração Base

Selecionar a declaração base a ser utilizada pelo processo de exportação.

Declaração País

Selecionar a declaração por país a ser utilizada pelo processo de exportação.

Declaração Cliente

Selecionar a declaração por cliente a ser utilizada pelo processo de exportação.

Dt Prev Ex-Factory

Inserir a data de previsão Ex-Factory, a qual representa a data prevista em que a mercadoria ou produto a ser exportado estará disponível para ser retirada da fábrica ou local de produção.

Data EST/ETD

Inserir a data estimada ou prevista de saída no porto/aeroporto.

Data ETA

Inserir a data estimada ou prevista de chegada no porto/aeroporto.

Cond Pagto

Inserir o código da condição de pagamento dos pedidos do processo de exportação.

Descrição Valor Líquido

Inserir a descrição do valor líquido do pedido de venda da mercadoria.

País Venda

Selecionar o país para o qual foram vendidos os itens do processo de exportação

Manutenção Proc Exportação – Pasta Geral 3

Objetivo da tela:

Nessa janela é possível informar a terceira parte das informações gerais pertinentes ao processo de exportação.


Principais Campos e Parâmetros:


Campo:

Descrição

Data Prevista Liberação Container

Inserir a data prevista para liberação do contêiner.

Hora Prevista Liberação Container

Inserir hora prevista para liberação do contêiner.

Data de Abertura do Gate

Inserir a data que será aberto o Gate.

Horário de Abertura do Gate

Inserir a hora que será aberto o Gate.

Data Estufagem

Inserir a data da estufagem do produto.

Local Estufagem

Inserir o local da estufagem do produto.

Data Desova

Inserir a data de desova do produto.

Local Desova

Inserir o local de desova do produto.

Move Type

Inserir o código do tipo de movimento.

Complemento Shipment/PackingInserir o descritivo simplificado sobre o contêiner e bag que serão utilizados para o processo.
Motivo Traslado

Inserir o motivo do translado de acordo com a tabela disponibilizada pela SAT.

Tipo Exportação

Informar se a exportação é do tipo Definitiva Chave A1, Temporária ou Definitiva Chave Diferente de A1.

Regime Aduaneiro

Inserir o regime aduaneiro utilizado.

Manutenção Proc Exportação – Transporte

Objetivo da tela:

Nessa janela é possível informar os detalhes pertinentes ao transporte dos itens do processo de exportação.


Principais Campos e Parâmetros:


Campo:

Descrição

Via Transporte

Selecionar a via de transporte utilizada pela mercadoria a ser exportada. As opções disponíveis são:

  • Rodoviário;
  • Aeroviário;
  • Marítimo;
  • Ferroviário;
  • Rodoferroviário;
  • Rodofluvial;
  • Rodoaeroviário;
  • Outros.


Nota:

As opções disponíveis são:

  • Marítima/Fluvial/Lacustre
  • Aéreo
  • Postal
  • Ferroviário
  • Rodoviário/Terrestre
  • Oleoduto/Gasoduto
  • Cabeamento elétrico (Aéreo/Subterrâneo)
  • Outros
  • Courier/Aéreo

Agente Marítimo/Comp Aérea

Selecionar o código do agente marítimo ou companhia aérea encarregada de transportar a mercadoria.

Id Veículo Transportador

Inserir a placa de identificação do veículo pelo qual será transportada a mercadoria.

Transportador Internacional

Selecionar o código da transportadora internacional encarregada de transportar a mercadoria.

Nota:

Esse campo será preenchido caso a mercadoria não seja transportada por uma transportadora do país exportador.

Armador

Selecionar o código do proprietário do navio (armador) pelo qual será transportada a mercadoria.

Despachante

Selecionar o código do despachante encarregado da liberação da mercadoria para ser enviada ao exterior.

Seguradora

Selecionar o código da companhia encarregada do seguro da mercadoria a ser transportada.

Fabricante

Selecionar o código do fabricante da mercadoria comercializada.

Tipo Frete Exportação

Selecionar o tipo de frete de exportação. As opções disponíveis são:

  • Collect;

  • Prepaid.

Complementar do Tipo Frete ExportaçãoInserir informação complementar do Tipo Frete Exportação selecionado no processo.

Volume Informado (m3)

Inserir o volume total informado, em metros cúbicos, dos itens do processo de exportação.

Volume Calculado (m3)

Exibe o volume total calculado, em metros cúbicos, dos itens do processo de exportação.

Hora Dead-lineInserir hora limite para depositar os contêineres a serem embarcados.
Data Dead-lineInserir data limite para depositar os contêineres a serem embarcados.
Hora Dead-line DraftInserir hora limite para a apresentação dos documentos relativos a carga a ser embarcada.
Data Dead-line DraftInserir data limite para a apresentação dos documentos relativos a carga a ser embarcada.

Manutenção Proc Exportação – Pasta Inf Docum

Objetivo da tela:

Nessa janela é possível informar as informações documentacionais do processo de exportação.


Principais Campos e Parâmetros:


Campo:

Descrição

Carta Crédito

Inserir o número de identificação da carta de crédito a ser utilizada na transação.

Bco Carta Crédito

Selecionar o código do banco responsável pela liberação da carta de crédito do processo de exportação.

Ag Carta Crédito

Selecionar o código da agência do banco responsável pela liberação da carta de crédito do processo de exportação.

Bco Cobrança

Selecionar o código do banco responsável pela cobrança dos valores do processo de exportação.

Ag Cobrança

Selecionar o código da agência do banco responsável pela cobrança dos valores do processo de exportação.

Courier Cobrança

Inserir o courier responsável pela cobrança.

Bco Entrega Doctos

Selecionar o código do banco para o qual será feito a entrega dos documentos pertinentes ao processo de exportação.

Ag Entrega Doctos

Selecionar o código da agência do banco para a qual será feita a entrega dos documentos pertinentes ao processo de exportação.

Data Entrega Doctos

Inserir a data de entrega dos documentos ao banco.

Data Remessa

Inserir a data de remessa dos documentos ao banco.

Forma Envio Doctos

Inserir a forma de envio dos documentos ao banco.

Referência Bancária

Inserir um referencial bancário dos documentos.

Hora Dead-line

Inserir à hora do dead-line.

Data Dead-line

Inserir a data do dead-line.

Dt Cruze

Inserir a data em que a mercadoria transportada atravessa a fronteira do país exportador.

Marca 1, 2, 3, 4, 5

Inserir as marcas constantes na embalagem das mercadorias comercializadas.

Número do BookingInserir o número do booking enviado pelo armador.

Manutenção Proc Exportação – Pasta Documentos

Objetivo da tela:

 Nessa janela é possível vincular documentos ao processo de exportação.


Outras Ações/Ações Relacionadas:


Ação:

Descrição:

Incluir

Quando acionado, apresenta a janela Documentos Proc Exportação, na qual é possível incluir documentos ao processo de exportação.

Modificar

Quando acionado, apresenta a janela Documentos Proc Exportação, na qual é possível manutenir as informações dos documentos do processo de exportação.

Eliminar

Quando acionado, permite eliminar as informações do documentos selecionado.

Documentos Proc Exportação

Objetivo da tela:

Nessa janela é possível informar os detalhes que identificam o documento vinculado ao processo de exportação.


Principais Campos e Parâmetros:


Campo:

Descrição

Tipo Docto

Selecionar o tipo de documento a ser vinculado ao processo de exportação. Os documentos possíveis são os cadastrados no programa EX0070 - Documentos de Exportação (Cadastro_de_Documentos_de_Exportação_EX0070).

Data Emissão

Inserir a data de emissão do documento.

Hora Emissão

Inserir a hora de emissão do documento.

Nr Docto

Inserir de identificação do número do documento.

Descrição

Inserir uma descrição para o documento.

Nr Vias

Inserir o número de vias do documento.

Nr Cópias

Inserir o número de cópias do documento.

Manutenção Proc Exportação – Pasta Narrativa

Objetivo da tela:

Nessa pasta é possível informar narrativas pertinentes ao processo de exportação.


Principais Campos e Parâmetros:


Campo:

Descrição

Narrativa

Inserir narrativas pertinentes ao processo de exportação.

Manutenção Relacionamento Nota Fiscal/Embarque – EX3001C

Objetivo da tela:

Nessa janela é possível desvincular notas ficais/embarques do processo de exportação de origem para vincular a um Subprocesso.

De acordo com o processo de exportação de origem, essa tela carrega todas as Notas Fiscais e Embarques (independentes de já faturados ou não) que existem no Processo de Exportação Origem. Sendo que é necessário selecionar quais registros (Notas Fiscais e/ou Embarques) deseja vincular ao Subprocesso, consequentemente irá desvincular no Processo de Exportação de Origem.

Importante:

Não será possível o acesso a esta rotina (Relacionamento Nota Fiscal/Embarque – EX3001C), nas seguintes situações:

  • Caso o usuário não tenha permissão para desvincular a Nota Fiscal/Embarque;

  • Caso o Processo de Exportação já tenha tido seu Log de Geração de Tìtulos no CR e/ou Contabilização da Receita Processados com Sucesso;

  • Caso o Processo de Exportação já tenha sido contabilizado (para clientes que realizam a contabilização pela Data do Embarque);

  • Caso a nota fiscal que já tenha sido contabilizada.

  • Caso a nota fiscal que já tenha sido devolvida.

  • Caso a nota fiscal tenha sido cancelada.


Outras Ações/Ações Relacionadas:


Ação:

Descrição:

Marcar todos/Desmarca todos

Quando acionado, permite marcar ou desmarcar todos os registros da listagem.

?

Quando acionado, permite que o documento marcado tenha seu relacionamento alterado, desvinculando do processo e vinculando no subprocesso.

Importante:

Todo o relacionamento de atualização dos dados do Processo de Exportação (Pedidos, Entregas, Notas Fiscais e Embarques) já é efetivado ao movimentar o documento entre os processos.

?

Quando acionado, permite que o documento marcado tenha seu relacionamento alterado, desvinculando do subprocesso e vinculando no processo.

Importante:

Todo o relacionamento de atualização dos dados do Processo de Exportação (Pedidos, Entregas, Notas Fiscais e Embarques) já é efetivado ao movimentar o documento entre os processos.

Filtro

Quando acionado, apresenta a janela EX3001C, na qual é possível definir filtros a serem considerados para exibição dos documentos.

Nota:

Os campos dos filtros são habilitado de acordo com tipo de documento selecionado (nota fiscal ou embarque).


Principais Campos e Parâmetros:


Campo:

Descrição

Estab

Exibe o código do estabelecimento responsável pela exportação.

Processo Exportação de Origem

Exibe o código do processo de exportação de origem.

Itinerário

Exibe o itinerário do processo de exportação de origem.

Nota Fiscal / Embarque

Permite definir qual o tipo de documento a ser considerado para fazer a quebra do processo de exportação. É possível quebrar o processo de exportação a partir da Nota Fiscal do Processo de Origem ou a partir do Embarque do Processo de Origem.

Subprocesso de Exportação

Exibe o número do subprocesso de exportação.

Importante:

Quando este programa for acessado utilizando o botão “Desvincular” do folder “Notas Fiscais” e/ou “Embarque” dos Relacionamentos do Processo de Exportação (EX0190), este campo ficará habilitado para que o usuário informe um dos subprocessos relacionados ao Processo que se deseja desvincular a Nota/Embarque.

EX3001C2

Objetivo da tela:

Nessa janela é possível definir quais as informações se deseja atualizar no Processo de Origem e no SubProcesso (Declarações/Comunicações, Registro de Exportação e Acondicionamento se houverem no Processo de Origem).

Importante:

O relacionamento dos documentos com o processo de exportação já é efetivado na janela EX3001C, nessa janela será definido somente as informações que serão geradas e atualizadas.


Principais Campos e Parâmetros:


Campo:

Descrição

Subprocesso de Exportação

Selecione as informações que deverão ser geradas de forma automática com base no processo de exportação de origem. As opções disponíveis são:

  • Despesas.

  • Declaração/Comunicação do Processo.

  • Acondicionamento.

  • Registro de Exportação.

Processo Exportação de Origem

Selecione as informações que deverão ser atualizadas de forma automática. As opções disponíveis são:

  • Acondicionamento.
  • Registro de Exportação.
  • Elimina informações de Exportação do Documetno Fiscal em OF.

Caso assinalada a opção Registro de Exportação, será possível definir se deseja eliminar as informações de exportação do documento fiscal em Obrigações Fiscais.

Nota:

Em casos de eliminação dessas informações em Obrigações Fiscais, o mesmo poderá ser atualizado se utilizado o botão “Atualiza Documento em OF” do programa de Registro de Exportação (EX5000).

Título no Contas a Receber

 Quando assinalado, determina que os títulos no Contas a Receber deverão ser atualizados.

Portador

Selecionar o código do portador para os títulos gerados no faturamento. 

Nota:

Caso seja informado o portador e alguma nota fiscal possuir duplicatas com código de vencimento igual a 3-Antecipação, esta duplicata será gerada com o mesmo portador informado para a antecipação e não para o portador da nota fiscal.

Forma de Geração dos Títulos

Definir a forma de geração dos títulos no módulo de Contas a Receber. As opções disponíveis são:

  • Gera para Endereço de Entrega: gera o título para o endereço de entrega do cliente.
  •  Gera para Endereço de Cobrança do Cliente: gera o título para o endereço de cobrança do cliente.
     

Nota:

A informação padrão fornecida neste campo é definida na função Manutenção de Parâmetros do Faturamento (FT0301)pasta Atualizações, campo Forma de Geração de Títulos. No entanto, a mesma poderá ser alterada.




Importante:

  • Se o título foi gerado com o número da Nota Fiscal, será atualizada somente a informação do Número do Processo;

  • Se o título foi gerado com o número do Processo de Exportação: o Comissão de Representante:

    • Será verificado se a Comissão do Representante já foi enviada ao Contas a Pagar. Caso negativo, o título original do Processo terá seu saldo zerado e gerado novo título no Contas a Receber para o Subprocesso criado com o saldo restante;

    • Caso a Comissão do Representante já tiver sido enviado ao Contas a pagar, será emitida uma mensagem em tela notificando ao usuário que o movimento da comissão do representante já foi enviada ao Contas a Pagar. Desta forma, o título deverá ter seus ajustes realizados de forma manual.

  • Caso o título já possua movimentações de valores, o título deverá ter seus ajustes realizados de forma manual.

  • Caso o título já tenha sido vinculado a um contrato de câmbio, o título deverá ter seus ajustes realizados de forma manual.

  • Caso o título já tenha sido estornado, o título deverá ter seus ajustes realizados de forma manual.

  • Caso o título não possua saldo o título deverá ter seus ajustes realizados de forma manual.

Discrepâncias Proc Exportação – Pasta Consig

Objetivo da tela:

Permitir manutenir e visualizar os dados do consignatário do processo de exportação.


Outras Ações/Ações Relacionadas:


Ação:

Descrição:

Busca Informações Padrões

Quando acionado, restaura as informações definidas no cadastro em questão. Nesse caso, as alterações efetuadas manualmente nessa pasta são descartadas e sobrepostas pelas informações do cadastro.


Principais Campos e Parâmetros:


Campo:

Descrição

Código Consig

Selecionar o código do consignatário da mercadoria comercializada.

Nome Compl, Endereço, Cep, Bairro, Estado, Cidade, País

Exibe o endereço do consignatário informado, podendo ser alterado quando necessário.

Discrepâncias Proc Exportação – Pasta Notif

Objetivo da tela:

Nessa janela é possível manutenir e visualizar os dados do notificado do processo de exportação.


Outras Ações/Ações Relacionadas:


Ação:

Descrição:

Busca Informações Padrões

Quando acionado, restaura as informações definidas no cadastro em questão. Nesse caso, as alterações efetuadas manualmente nessa pasta são descartadas e sobrepostas pelas informações do cadastro.


Principais Campos e Parâmetros:


Campo:

Descrição

Cod Notif

Selecionar o código do notificado da mercadoria comercializada.

Nome Compl, Endereço, Cep, Bairro, Estado, Cidade, País

Exibe o endereço do notificado informado, podendo ser alterado quando necessário.

Discrepâncias Proc Exportação – Pasta Notif 2

Objetivo da tela:

Nessa janela é possível manutenir e visualizar os dados do segundo notificado do processo de exportação.


Outras Ações/Ações Relacionadas:


Ação:

Descrição:

Busca Informações Padrões

Quando acionado, restaura as informações definidas no cadastro em questão. Nesse caso, as alterações efetuadas manualmente nessa pasta são descartadas e sobrepostas pelas informações do cadastro.


Principais Campos e Parâmetros:


Campo:

Descrição

Cod Notif 2

Selecionar o código de um segundo notificado da mercadoria comercializada.

Nome Compl, Endereço, Cep, Bairro, Estado, Cidade, País

Exibe o endereço do notificado informado, podendo ser alterado quando necessário.

Discrepâncias Proc Exportação – Pasta Estabelec

Objetivo da tela:

Nessa janela é possível manutenir e visualizar os dados do estabelecimento do processo de exportação.


Outras Ações/Ações Relacionadas:


Ação:

Descrição:

Busca Informações Padrões

Quando acionado, restaura as informações definidas no cadastro em questão. Nesse caso, as alterações efetuadas manualmente nessa pasta são descartadas e sobrepostas pelas informações do cadastro.


Principais Campos e Parâmetros:


Campo:

Descrição

Cod Estabel

Exibe o código do estabelecimento do processo de exportação.

Nome Compl, Endereço, Cep, Bairro, Estado, Cidade, País

Exibe o endereço do estabelecimento informado, podendo ser alterado quando necessário.

Discrepâncias Proc Exportação – Pasta Cliente

Objetivo da tela:

Nessa janela é possível manutenir e visualizar os dados do cliente do processo de exportação.


Outras Ações/Ações Relacionadas:


Ação:

Descrição:

Busca Informações Padrões

Quando acionado, restaura as informações definidas no cadastro em questão. Nesse caso, as alterações efetuadas manualmente nessa pasta são descartadas e sobrepostas pelas informações do cadastro.


Principais Campos e Parâmetros:


Campo:

Descrição

Cliente

Exibe o código do cliente do processo de exportação.

Endereço, Cep, Bairro, Estado, Cidade, País

Exibe o endereço do cliente informado, podendo ser alterado quando necessário.

Discrepâncias Proc Exportação – Pasta Cliente Final

Objetivo da tela:

Nessa janela é possível manutenir e visualizar os dados do cliente final do processo de exportação.


Outras Ações/Ações Relacionadas:


Ação:

Descrição:

Busca Informações Padrões

Quando acionado, restaura as informações definidas no cadastro em questão. Nesse caso, as alterações efetuadas manualmente nessa pasta são descartadas e sobrepostas pelas informações do cadastro.


Principais Campos e Parâmetros:


Campo:

Descrição

Cliente Final

Selecionar o código do cliente final do processo de exportação.

Endereço, Cep, Bairro, Estado, Cidade, País

Exibe o endereço do cliente final informado, podendo ser alterado quando necessário.

Discrepâncias Proc Exportação – Pasta Transporte

Objetivo da tela:

Nessa janela é possível manutenir e visualizar os dados do transportador internacional do processo de exportação.


Outras Ações/Ações Relacionadas:


Ação:

Descrição:

Busca Informações Padrões

Quando acionado, restaura as informações definidas no cadastro em questão. Nesse caso, as alterações efetuadas manualmente nessa pasta são descartadas e sobrepostas pelas informações do cadastro.


Principais Campos e Parâmetros:


Campo:

Descrição

Transportador

Exibe o código da transportadora internacional encarregada de transportar a mercadoria.

Nota:

Esse campo não é habilitado para manutenção e apresenta a transportadora internacional informada na pasta Transporte, da janela Manutenção Proc Exportação (EX3001).

Endereço, Cep, Bairro, Estado, Cidade, País

Exibe o endereço do transportador informado, podendo ser alterado quando necessário.

Discrepâncias Proc Exportação – Pasta Contato

Objetivo da tela:

Nessa janela é possível informar a sequência do contato no cliente a ser relacionado ao processo de exportação.


Principais Campos e Parâmetros:


Campo:

Descrição

Sequência

Inserir a sequência que identifica o contato do cliente a ser relacionado ao processo de exportação.

Nota:

Os contatos do cliente podem ser manutenidos por intermédio da função Manutenção Contatos do Cliente (CD0704B).

Nome

Exibe o nome da pessoa de contato no cliente.

Área Contato

Exibe a área de atuação do contato no cliente.

Cargo

Exibe o cargo de atuação do contato no cliente.

Telefone/Ramal

Exibe o telefone e ramal do contato.

Telefax/Ramal

Exibe o telefax e ramal do telefax no cliente.

E-mail

Exibe o e-mail do contato no cliente.

CNPJ/CPF

Exibe o CNPJ ou CPF do contato no cliente.


Conteúdos Relacionados:

Relacionamentos do Processo de Exportação (EX0190)

Manutenção de Pedidos (PD4000\PD4050)

Parâmetros de Exportação (EX0180)

Manutenção de Embalagens do Processo de Exportação (EX3500)

Acompanhamento do Processo (EX0200)

Consulta de Itinerários (CD2767)

Cadastro de Itinerários (CD2567)

Registro de Exportação (EX5000)

Manutenção Contatos do Cliente (CD0704B)

Armador

Carta de Crédito (Crédito Documentário)

Consignatário

Notificado