O Microsiga Protheus possui um conjunto de tabelas que definem a organização básica dos dados, como estrutura física das tabelas, propriedades de apresentação na interface, parâmetros e perguntas de parametrização, entre outros. A este conjunto de tabelas denominamos Dicionário de Dados.

O Dicionário de Dados oferece flexibilidade na personalização do sistema e agilidade do desenvolvimento. Pode-se afirmar que parte do código-fonte do Microsiga Protheus encontra-se na forma de Dicionário de Dados.

A personalização do sistema proporciona aos usuários do sistema uma forma simples de adequar as tabelas do sistema a sua realidade, através da criação de campos, alteração das propriedades dos campos padrões do sistema em diversos níveis que abordaremos nos próximos capítulos.

A personalização somente é possível se o desenvolvedor seguir as boas práticas do desenvolvimento com o dicionário de dados. Apesar de extenso, o conjunto de regras que compõe o guia de boas praticas tem como objetivo principal, manter no Dicionário de Dados tudo aquilo que possa ser colocado, garantindo ao Microsiga Protheus um alto grau de personalização.

Nos próximos capítulos abordaremos as propriedades de cada uma das tabelas do Dicionário de Dados

  • Sem rótulos