Objetivo


Nesse documento serão apresentadas as regras gerais de consumo de licenças por parte do ERP Datasul (Totvs12). 

Importante

Serão abordadas somente as regras para as requisições de consumo de licenças por parte do ERP. Regras de escalamento, abono, etc não serão abordadas pois são feitas diretamente pelo License Server e não pelo ERP.


Visão Geral


Quando um programa (padrão ou específico) com interface for executado no Datasul/Totvs12, este irá solicitar o consumo de licença com base nas seguintes regras:

  1. Tentará consumir a licença do módulo especificado dentro do programa (através da include de licenciamento), caso seja um módulo padrão do produto;
  2. Caso o programa não tenha a include de licenciamento com módulo padrão especificado, consome a licença do módulo onde o programa se encontra cadastrado no menu;
  3. Em qualquer outra situação consome licença do Foundation.

 

Observações

 

  • Alguns programas que são executados em diversos módulos, possuem uma lista de módulos possíveis de serem consumidos.

    Exemplo:

    O programa CD0202 pode consumir licença de qualquer um desses módulos:

    MPD,MPL,MCP,MCF,MCC,MIN,MDB,MDP,MPM,MMI,MCE,MRE,MEN,MOF,MPV,MGC,MCN,MPL,FND.

    Nesse caso o programa verifica se já existe consumo em um dos módulos da lista e faz o consumo para este mesmo módulo (fazendo com que a licença seja abonada no servidor de licenças).

 

  • Os programas que são dos módulos UTB, MNU, BTB, SEC, MUT, MCD, FND, MMP, MJE, MSO, EDU, MBH, MAU possuem um tratamento especial para não consumirem uma nova licença quando são usados em conjunto com programas de outros módulos.

  • Todos os programas Web (HTML, FLEX, metadados, webspeed, etc) consomem a licença do módulo onde o programa está cadastrado no menu.

  • No caso do HCM, existem 2 tipos de licença: HCM On-demand e Light HCM. Nessa caso, o erp sempre irá verificar primeiramente as licenças On-demand:

    - Caso exista alguma licença On-demand (número de limitantes maior que zero), o sistema irá liberar o acesso aos módulos do HCM e irá limitar as funções do HCM (cadastramentos de funcionários, fechamento da folha de pagamento, etc) com base no número de licenças On-demand do cliente.

    - Caso não exista nenhuma licença On-demand, vai consumir licenças Light HCM ao acessar os programas conforme regras já descritas nesse documento.

    - Caso o cliente tenha os 2 tipos de licenças simultaneamente, as licenças Light HCM serão ignoradas.