Páginas filhas
  • LCRE1400 - Como trabalhar com cobrança descontada no logix?

Produto:

Logix

Ocorrência:

Como trabalhar com cobrança descontada no logix?

Passo a passo:

Para não atrapalhar aqueles clientes que utilizam cobrança descontada de forma manual, foi criado um parâmetro no LOG00087 / PROCESSO SAIDAS  / CONTAS A RECEBER  / COBRANCA DESCONTADA / Utilizar cobrança descontada manual (financeiro e contábil)? 

Do contrário, entende-se que é a cobrança descontada do Logix, sendo transferido e negociado pelo CRE1371 e remetida por borderô. O resumo consta abaixo:

  1. A cobrança descontada é parecida com o Vendor, com a diferença de que o titulo não terá um valor a maior a ser custeado pelo cliente.
  • A definição de desconto é a troca de títulos por espécie. Em função disso a empresa paga taxas e juros ao banco referente ao período de ‘troca’ até o vencimento do titulo.
  • As informações são gravadas nas tabelas cre_contr_cobranca e cre_tit_cob_esp, tal como no Vendor. Nesta tabela pode ser visto os valores aplicados separadamente: taxa de cobrança, IOF, outros impostos e juros.

 2. Um titulo pode ser alterado para cobrança descontada pelo cre0680 ou pelo cre1371.

 3. A negociação é feita pelo cre1371.

 4. A cobrança descontada padrão é enviado ao banco por borderô (não temos a opção escritural). Portanto o cre1610 vai gerar a tabela docum_emis, observando sempre se o cliente não possui descontada de forma manual (parâmetro do LOG2240 descrito acima).

 5. A remessa deve ser feita por borderô. O principal programa é o CRE1620 (Impressão de duplicatas). Neste momento é gerado um lote para que a baixa do títulos seja efetuada pelo CRE1580, sendo que as tarifas ficam gravadas no campo de despesas. Com isso a contabilização e o TRB são integrados sem problemas.

  • Salvo no TRB, quando o parâmetro do CRE6720, indicador 259 estiver ligado, devemos desconsiderar as despesas.
  • O campo de despesa possui o valor de encargos e juros da operação de desconto. Ou seja, é a soma da taxa de cobrança descontada, IOF, outros impostos e taxa de juros. Com isso, a integração contábil e TRB é pelo valor total das despesas.

 6. A exclusão do pagamento no CRE0150 volta o saldo do documento normalmente e também reabre o portador para uma nova negociação descontada ou para que o usuário possa alterar o titulo para cobrança simples.

Observações: