Árvore de páginas

 Este documento é material de especificação dos requisitos de inovação, trata-se de conteúdo extremamente técnico.             

  

Informações Gerais

 

Especificação

Produto

Datasul

Módulo

Gestão de Planos de Saúde

Segmento Executor

Saúde

Chamado

TTZQFC

 

 

Release de Entrega Planejada

12_1_10

Réplica

Não se aplica

País

( X  ) Brasil  (  ) Argentina  (  ) Mexico  (  ) Chile  (  ) Paraguai  (  ) Equador

(  ) USA  (  ) Colombia   (  ) Outro _____________.

Objetivo

Esse projeto tem como objetivo implementar a leitura do histórico da provisão e das faturas de coparticipação, na impressão dos movimentos para o relatório da DIOPS.

Definição da Regra de Negócio

 Requisito 1: Incluir a leitura dos históricos da provisão na impressão do relatório da DIOPS (af0810l.p).

Conforme informado pelo cliente, o objetivo desse relatório é o preenchimento do quadro assistencial exigido pela ANS nas auditorias da IN 45. Para isso é necessário apresentar o valor dos movimentos contabilizados no grupo de contas 411, porém atualmente esse valor possui diferença ao verificar com os outros relatórios da contabilização, como por exemplo o Diario Auxiliar. Para corrigir isso é necessário realizar a leitura do histórico da provisão na impressão desse relatório. Atualmente é realizado apenas leitura na tabela histdemconpp, porém é necessário ler também a tabela histor-demonst-pagto-provis, como fazem os outros relatórios da contabilização.

 Realizar as seguintes alterações no relatório da DIOPS (af0810l.p):

 Aba de Parametros:  Na aba de parâmetros incluir dois novos campos: Empresa e Estabelecimento, conforme hoje existe nos outros relatórios da contabilização, por exemplo Diario Auxiliar (pp0710h).

  • Empresa: Criar um novo campo relacionado a empresa que deve vir por default com o valor da paramecp.ep-codigo. Quando o usuário informar algum valor nesse campo ler a tabela dzempre e verificar se o mesmo existe. Esse campo será utilizado na busca da conta.
  • Estabelecimento: Criar um novo campo relacionado ao estabelecimento que deve vir por deafult com o valor da paramecp.cod-estabel. Quando o usuário informar algum valor nesse campo ler a tabela dzestabe e verificar se o mesmo existe.

Aba de Seleção:  Incluir dois novos campos nessa aba: Especie e Subconta e incluir o zoom no prestador e conta.

  • Grupo de Prestador: Incluir o zoom da busca pelo grupo do prestador nesse campo.
  • Especie: Incluir esse novo campo que vai buscar e espécie.  Valor inicial “”. Valor Final “ZZZ”.
    • Conta: Incluir o zoom pela conta.
    • Subconta: Incluir esse novo campo, onde o usuário informará o valor da subconta. Valor inicial “”. Valor Final “ZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZ”

Após sair da tela de seleção deve abrir uma nova mensagem informando o usuário que deve realizar o filtro para o grupo de contas que sera utilizado na busca das faturas de coparticipação:

Ao clicar em Ok sera aberto o browser do grupo de contas.

  • Grupo de Contas: Nessa tabela o usuário selecionará o grupo de contas pelos quais serão filtradas as contas de coparticipação. Deve trazer por default todos os grupos de contas desmarcados, e obrigar selecionar pelo menos um grupo sempre. Essa tabela terá as colunas: Seleção, Grupo (grp-ctas-peona.num-grupo), Descriçao (grp-ctas-peona.des-grupo), Inicio (grp-ctas-peona.dat-inic) e Fim (grp-ctas-peona.dat-fim). Os dados devem ser buscados na tabela grp-ctas-peona. Nessa tabela vamos ter as funções: F1 – Confirma; Enter – Marca/Desmarca; F5 – Marca Todos; F6 – Desmarca Todos.

Ao clicar na opção “Imprimir” deve realizar a busca dos dados:

Alterar a leitura da tabela histdemconpp. Incluir os novos filtros na leitura da tabela: empresa (histdemconpp.ep-codigo), estabelecimento (histdemconpp.cod-estabel), espécie (histdemconpp.cod-esp) e  subconta (histdemconpp.sc-codigo).  Gravar esses novos filtros na tabela temporária da impressão tmp-rel-diops para exibir no relatório ao final.

Incluir a leitura da tabela histor-demonst-pagto-provis: pela empresa (histor-demonst-pagto-provis.ep-codigo), estabelecimento (histor-demonst-pagto-provis.cod-estabel), data emissão (histor-demonst-pagto-provis.dt-emissao), espécie (histor-demonst-pagto-provis.cod-esp), conta (histor-demonst-pagto-provis.ct-codigo) e subconta (histor-demonst-pagto-provis.sc-codigo). Realizar as mesmas regras da leitura da histdemconpp e gravar o registro na tabela temporária da impressão tmp-rel-diops para exibir no relatório ao final.

                Alterar a impressão do relatório: Incluir no mapa de seleção o valor da espécie e subconta selecionada. Incluir um novo mapa de parâmetros com os valores da empresa e estabelecimento. Incluir na impressão dos movimentos o campo de espécie e subconta, tanto no relatório LST como no relatório CSV.

 

Requisito 2: Incluir a leitura das faturas de coparticipação no relatório da DIOPS (af0810l.p).

Devem ser apresentadas também as informação das contas de co-participação do FP no relatório da DIOPS, pois a norma diz que devem ser apresentados os valores liquidos do período referente a cobertura assistencial.

O relatório da DIOPS serve para realizar o preenchimento do quadro de "Cobertura Assistencial - DIOPS", que no momento do envio deve fechar os valor nos centavos com o total do grupo de contas 411 (que conforme o anexo 2 da RN 322), contempla as contas de eventos, glosa, recuperação por participação e outros. O envio dessa informações para ANS ocorre trimestralmente, e deve contemplar todas as informações registradas na contabilidade. O próprio sistema da ANS no momento do recebimento do arquivo XML critica as informações, e esses são auditadas pela auditoria independente que também envia relatório para a ANS. Verificar FAQ disponibilizada pelo jurídico:

http://tdn.totvs.com/pages/releaseview.action;jsessionid=2D0C4BD3E3ED48DC23EDDE022FBE9DB7?pageId=223164658.

Assim deve ser alterado o programa af0810l.p para realizar a leitura nas faturas de coparticipação pelo grupo de contas. Essa leitura não pode ser realizado apenas pelo tipo de nota (2 ou 7), pois podem existir faturas avulsas e eventos programados que sejam referentes a faturas de coparticipação e que não tenham essa classe de nota. Para isso vamos seguir a mesma lógica implementada no relatório do PEONA (pp0310b), para buscar SEMPRE as faturas pelos grupos de contas selecionados pelo usuario.

Criar uma nova procedure le-fatura-coparticipacao que vai realizar a leitura na fatura conforme os filtros: código (fatura.ep-codigo), empresa (fatura.cod-estabel), data de emissão (fatura.dt-emissao), espécie (fatura.cd-especie)  e que estejam contabilizadas (fatura.lg-contabilizado). Após isso, buscar as notas de serviço da fatura e a tabela fatueven.

Buscar os eventos do faturamento (evenfatu) e verificar se a classe do evento é igual a de D (evento de contador)  ou F (evento de imposto), deve desconsiderar.

Buscar a proposta que será apresentada no relatório através da nota de serviço pela modalidade (notaserv.cd-modalidade) e termo de adesão (notaserv.nr-ter-adesao).

Se a fatura é avulsa, ou seja, os campos fatura.in-tipo-fatura for igual a 3 ou 4, então criar a nova procedure le-nota-fatura-avulsa para fazer a validação por fatura avulsa. Nessa procedure verificar se a conta dessa fatura (fatueven.ct-codigo) está dentro das contas iniciais e finais informadas pelo usuário e verificar o grupo de contas passando para nova procedure verifica-grupo-contas a conta (fatueven.ct-codigo) e a data de emissão da fatura (fatura.dt-emissao). Caso esteja dentro do grupo de contas cria o registro da diops com os dados da fatura, conta (fatueven.ct-codigo) e valor (fatueven.vl-evento), os dados do prestador e do movimento zerados.

Se a fatura não é avulsa, faz a busca por nota cria a nova procedure le-nota-grupo-conta, que vai verificar se existe uma fateveco vinculado a nota. Caso não exista, deve verificar a conta e o grupo de contas através do campo fatueven.ct-codigo. Se a conta está dentro do intervalo e pertence ao grupo de conta informado pelo usuário cria o registro da diops com os dados da fatura, conta (fatueven.ct-codigo) e valor (fatueven.vl-evento), os dados do prestador e do movimento zerados. Caso exista, uma fateveco deve verificar se a conta da mesma está dentro do intervalo informado pelo  usuário (fateveco.ct-codigo) e verifica o grupo de contas passando para nova procedure verifica-grupo-contas a conta (fateveco.ct-codigo) e a data de emissão da fatura (fatura.dt-emissao), caso esteja tudo parametrizado buscar os movimentos (moviproc e mov-insu) e verificar se o grupo de prestador do movimento está dentro do intervalo do grupo de prestador informado pelo usuário. Cria os dados da diops com os dados retornados.

A procedure verifica-grupo-contas vai receber a conta e a data. Busca os grupos de contas selecionados na tabela “grp-ctas-peona” e verifica se a data de emissão da fatura está dentro da data inicial e final desse grupo. Busca na tabela “ctas-peona” pelo grupo de contas encontrado e pela conta passada por parâmetro. 

 

 Este documento é material de especificação dos requisitos de inovação, trata-se de conteúdo extremamente técnico.