01. INTRODUÇÃO/OBJETIVO
O objetivo desta funcionalidade é fornecer parâmetros adicionais que permitam direcionar um trabalho de impressão para um sistema concentrador de impressões.
Navegadores Suportados
Navegadores | Observação |
---|---|
Chrome | Versões mais recentes do Chrome são suportadas. |
Edge | Versões mais recentes do Edge são suportadas. |
Firefox | Versões mais recentes do Firefox são suportadas. |
Opera | Versões mais recentes do Opera são suportadas. |
02. CONFIGURAÇÃO/ATIVAÇÃO
Para ativar estas funcionalidades, é necessário acessar pela tela inicial as Propriedades do Sistema (propriedades) e, na aba Propriedades RPW, selecionar a opção 'Habilitar impressão em escala'.
Figura 1 - Propriedades RPW
- Habilitar Impressão em Escala - Quando assinalado, habilita a impressão em escala, permitindo direcionar um trabalho de impressão para um sistema concentrador de impressões. Com isso, trabalhos de impressão que requerem um número grande de vias ou que sejam extensos podem ser salvos em arquivo e direcionados para um servidor de impressão, liberando a estação de trabalho que gerou o relatório.
Maiores informações sobre os demais parâmetros, disponíveis em: Configurações - RPW
03. PARAMETRIZAÇÃO DAS IMPRESSORAS
Para tornar uma impressora apta para impressão em escala é necessário selecionar a opção 'Impressão em Escala' na tela Manutenção de Impressoras (BTB034AA). Esta opção somente estará visível quando o recurso está habilitado nas Propriedades RPW.
Figura 2 - Manutenção de Impressora
- Impressão em Escala - Indica que a impressora está apta para impressão em escala quando assinalado.
04. REQUISITOS
Para que os relatórios do EMS 2 se enquadrem nos requisitos necessários para utilizarem os recursos da impressão em escala são: seguir o template padrão do DDK e utilizar a include include/i-rpout.i.
No EMS 5, os relatórios devem ser alterados via DWB por meio da aplicação do filtro pdfprogchange.p que é o mesmo filtro para geração de relatórios em PDF.
05. FUNCIONAMENTO
Basicamente o que difere o funcionamento das duas possibilidades de impressão - Normal e Escala, é o fato de que, na impressão em escala, a impressão efetiva dos relatórios não é realizada pelo produto Datasul. O produto irá apenas gerar os arquivos e direcioná-los para um sistema concentrador de impressões. Todos os parâmetros necessários para a correta impressão do arquivo estarão em seu nome, gerado de acordo com as definições que seguem:
Impressora em Escala
Definição do nome do arquivo:
- Nome da Impressora.
- Código do Usuário.
- Nome do layout de impressão.
- Número de vias.
- Código do programa emissor do relatório.
- Data.
- Hora.
- Número Pedido Execução – Incluído no momento de gerar o arquivo
Exemplo: laser_19.super.Form_Etiqueta.V1.ser003b.1208201363369.lst
Na impressão normal, o produto realiza a impressão e não há a necessidade de enviar no nome do arquivo as mesmas informações da impressão em escala:
Impressora Normal
- Código do programa emissor do relatório.
- Data.
- Hora.
Exemplo: ser003b.1208201363369.lst