Recuperação de dados no dia "D" do Censo do ensino básico 

Características do Requisito

Linha de Produto:

TOTVS Gestão Educacional

Segmento:

Educacional

Módulo:

EDU

Rotina:

Rotina

Nome Técnico

Arquivamento e recuperação dos dados do Educacenso.

Recuperação de dados no dia "D" do Censo do ensino básico 

Rotina(s) envolvida(s)

Nome Técnico

“Matrícula e Avaliação” |“Matrículas” (Matrícula no período letivo)

“Matrícula e Avaliação” | “Matrículas” (Matrícula no período letivo)

“Matrícula e Avaliação” | “Matrículas” (acessar o processo “Alterar situação de matrícula”) 

“Matrícula e Avaliação” | “Matrículas” (acessar o processo “Alterar situação de matrícula”)

“Atividades acadêmicas” | “Assistentes” | “Arquivamento e recuperação dos dados do Educacenso”“Atividades acadêmicas” | “Assistentes” | “Arquivamento e recuperação dos dados do Educacenso”.

Cadastros Iniciais:

Cadastro de matricula no período letivo

Preparação do arquivo para o Educacenso

Parâmetro(s):

Parâmetros do Educacional -> Configurações”-> “Parâmetros” -> “Secretaria” -> “Geral 5/5”

Parâmetros de Perfil para o Educacional -> Sistemas Globais” ->” Segurança” ->” Perfis” -> "Parâmetros educacionais"

Requisito (ISSUE):

PCREQ-5424

País(es):

Brasil

Tabelas utilizadas:

SMATRICPL

Versões/Release:

12.1.7

  

Descrição

Permitir ao usuário obter uma “fotografia” dos seus dados e arquiva-los, em distintas linhas do tempo para futuro envio ao Educacenso.

 

Procedimento para Utilização

A funcionalidade de geração dos dados Educacenso sofreu uma reformulação, permitindo ao cliente obter uma “fotografia” dos seus dados em momentos distintos na linha do tempo. Evitando assim, que a volatilidade dos dados ao longo do tempo, mascare a real situação da época requerida. Sendo assim, devemos seguir alguns passos:

1º Passo)  Foi criado o campo “data de encerramento de matrícula para efeitos do Educacenso” na matrícula do período letivo, que juntamente com o campo “data de matrícula” irão definir uma lógica de filtro por meio da data de corte informada pelo MEC.  A data de corte deverá estar compreendida entre a “data de matrícula” e a “data de encerramento de matrícula para efeitos do Educacenso”, sendo que esta última poderá ser nula. Segue a cláusula que será acrescida às consultas do banco de dados, possibilitando buscar os alunos e suas respetivas turmas, esta lógica se aplica da seguinte forma:

(:DATACORTE >= SMATRICPL.DTMATRICULA AND :DATACORTE <= SMATRICPL. DTMATRICULAENCERRA) OR (:DATACORTE >= SMATRICPL.DTMATRICULA  AND SMATRICPL. DTMATRICULAENCERRA  IS NULL)

2º Passo)  Ambos os campos,  “data de matrícula” e “data de encerramento para efeitos do  Educacenso” poderão ser alterados por meio de permissão, configurada em “Sistemas Globais” | ” Segurança” | ” Perfis” (sistema: Educacional), para tanto deve-se editar o perfil e através do botão direito do mouse escolher o menu: “Outras informações” ->” Parâmetros educacionais”. 

  • Permitir alterar a data de matricula no período letivo;
  • Permitir alterar a data de encerramento da matricula para efeitos do Educacenso no período letivo.

3º Passo) Na tela de parametrização do TOTVS Educacional é de suma importância a definição das consultas que serão usadas na extração dos dados para o Educacenso  (Consultas SQL: MEC.2016.00.00, MEC.2016.00.10, MEC.2016.20.00, MEC.2016.30.00, MEC.2016.40.00, MEC.2016.50.00, MEC.2016.51.00, MEC.2016.60.00, MEC.2016.70.00, MEC.2016.80.00). As consultas necessárias devem ser importadas da seguinte forma:

  • No ato da importação, sugere-se importar para todas as coligadas. 
  • Atentar para a aba parâmetros, e clicar em “Fixo”, para que o código da consulta SQL fique exatamente com o mesmo nome da consulta importada.
  • Após importação de todas consultas citadas acima, verificar se as mesmas estão devidamente parametrizadas em “Configurações” | “Parâmetros” | “Secretaria” - “Geral 5/5”.

4º Passo) Executar o processo de preparação do arquivo acessando a funcionalidade: “Atividades acadêmicas” | “Assistentes” | “Preparação do arquivo para o Educacenso”.

5º Passo) Acessar a funcionalidade “Atividades acadêmicas” | “Assistentes” | “Arquivamento e recuperação dos dados do Educacenso”.

6º Passo) Esta funcionalidade será responsável por “tirar as fotografias” dos dados do censo, gerando uma versão base. Neste processo deverá ser informada a “data de corte” definida pelo MEC e então clicar no botão “Gerar arquivo base”, responsável por gerar um arquivo XML “base” que será exibido no canto esquerdo da tela no formato de árvore (treeview). O usuário poderá gerar a versão “base” a partir dos dados da base de dados, ou de uma outra versão “base” já gerada.

7º Passo) Para alterar os dados de uma versão “base” basta seleciona-la e clicar no botão “Ler arquivo”, que carregará os dados e os exibirá no lado direito no formato de árvore.

8º Passo) Os campos “data de matrícula” e “data de encerramento da matrícula para efeitos do Educacenso” na matrícula do período letivo podem sofrer alteração mediante permissão. Desta forma podem ocorrer casos em que o usuário altere os cadastros, possibilitando que um determinado aluno passe a ter mais de uma turma nos dados referente ao registro 80. Tendo em vista este tipo de situação existe a funcionalidade “Considerar último registro de matrícula” (um botão na tela),  que permitirá somente a permanência da última matricula feita pelo sistema. Esta verificação será feita a partir do campo físico RECCREATEDON da tabela SMATRICPL.

9º Passo) O botão “Remover item” exclui uma ou várias linhas marcadas, nos casos em que a linha possui filhos estes também serão excluídos.

       Exemplos:

  • Exclusão do registro 30, ocasiona  a exclusão dos itens dos registros 40, 50 e 51. 
  • Exclusão do registro 60, ocasiona a exclusão dos itens dos registros 70 e 80.

10º Passo) Após fazer os devidos ajustes nos dados destas tabelas, o usuário deverá salvar esta manutenção, clicando no botão “Salvar nova versão XML”. Esta ação gera um novo arquivo XML que será listado na visão em árvore, preservando sempre a versão anterior intacta.

11º Passo) O usuário poderá gerar várias versões de manutenção, no entanto, deverá definir qual será a versão oficial, para que o Gerador de Saídas a utilize no momento de gerar o arquivo TXT definitivo. Para definir a versão oficial basta selecionar a versão desejada e clicar no botão “XML oficial”.

12º Passo) Será permitido excluir todos os arquivos de Manutenção gerados, com exceção do arquivo Base, bastando selecionar a versão desejada e clicar no botão “Excluir arquivo”.

13º Passo) Definido o arquivo XML oficial, o usuário poderá gerar o arquivo .txt que será enviado para o MEC. Para a geração do arquivo o usuário deverá acessar o módulo “Integração” e a funcionalidade disponível no menu: “Gerador de Saídas” | “Layouts”. Nos casos em que o Layout “Educacenso” ainda não tenha sido importado, o usuário deverá fazê-lo por meio do menu anexo à própria visão de Layouts: “Processos” | “Importar Layout”.

14º Passo) Após importação do layout, deve-se executar a geração por meio do menu anexo à própria visão de Layouts: “Processos” | “Geração de Saídas”.

15º Passo) Este processo irá requerer três parâmetros, sendo eles: Código coligada, código filial e ano base.

O conteúdo destes campos será por exemplo:  1 para código coligada, 1 para código filial e 2015 para ano base. O arquivo final será gerado em uma pasta de nome “saídas” criada no mesmo diretório da aplicação, no seguinte formato de nome :

EducaCenso-AAAAMMDDhhmmss, onde, AAAA (ano), MM (mês), DD(dia), hh(hora), mm(minutos), ss(segundos).

Exemplo: EducaCenso-20150720115856