Documento de API
Produto: | Datasul |
Ocorrência: | Documentação de API |
Nome Físico | cpp/cpapi011.p |
Objetivo: Realizar o estorno dos reportes da produção, gerando a movimentação “contrária” de estoque, de materiais, de GGF e Mão-de-obra direta em relação aos movimentos originalmente gerados pelo reporte. Toda a movimentação é feita com base nos movimentos gerados originalmente, não permitindo a realização de estornos parciais. Essa característica auxilia na eliminação de erros, tornando o processo muito mais rápido e seguro.
Funcionamento: Realiza-se a chamada através de um comando RUN normal, passando-se as temp-tables carregadas com as informações necessárias ao processamento de um ou mais estornos. A sintaxe para a chamada é:
{cpp/cpapi009.i} //Definição das temporárias para uso no CPAPI011. São iguais a CPAPI009 {cdp/cd0666.i} //Definição da tabela temporária tt-erro run cpp/cpapi011.p (input table tt-rep-prod, input-output table tt-erro, input table tt-relatorio, input YES /*l-deleta-erros*/).
Parâmetros: Os parâmetros utilizados pela API são:
tt-rep-prod
(Definição conforme CPAPI009) – Temp-table contendo as informações principais dos reportes que serão estornados. Apesar da temp-table possuir vários campos, pois sua definição é a mesma utilizada por outra API (CPAPI009 – Reporte por Item), os únicos campos que precisam ser preenchidos para que o estorno seja processado são:- Cod-versao-integracao: Contém a versão de integração da API (atualmente 001)
- Nr-reporte: Contém o número do reporte que será estornado
- Data: Contém da data de geração dos movimentos do estorno
tt-erro
(Definição da tabela conforme CPAPI009) – Temp-table que retorna os erros e “avisos” retornados pela API durante o processamento dos reportes.tt-relatorio
(Definição da tabela conforme CPAPI009) – Apesar de não ser mais utilizada, esta temp table deve ser utilizada para manter compatibilidade entre os programasl-deleta-erros
Informa à API que o conteúdo anterior, eventualmente existente na temp-table de erros será eliminado logo após o início do processamento da API. Normalmente utiliza-se YES, sendo parametrizado como NO apenas se a chamada para a API fizer parte de uma transação maior, que eventualmente já tenha gerado registros na temp-table de erros e que devam permanecer após a chamada da API.
Retorno: A API irá setar o return-value de forma a informar ao programa “chamador” se a execução foi realizada com sucesso ou não. Os valores possíveis para o return-value são: OK (execução correta) e NOK (execução com problemas). Os motivos para a rejeição do movimento de estorno são especificados na temp-table tt-erro.
UPC Interna: A API possui duas chamadas UPC do tipo Ponto Estratégico, executadas respectivamente antes e depois do processamento do estorno.
Os nomes dos pontos de chamada UPC são respectivamente “Before-Return” e “After-Return” e o valor passado para a UPC corresponde ao rowid da tabela rep-prod relativo ao estorno sendo processado no momento.