Árvore de páginas

 

Produto

Microsiga Protheus® Livros Fiscais, Versão 11

Chamado

TRLRDL

País(es)

Brasil

Banco(s) de Dados

Todos

Importante

Esta melhoria depende de execução do update de base UPDFIS conforme Procedimentos para Implementação.

 

Disponibilizado, por meio de arquivos pré-configurados, o preenchimento automático das informações de Outros Créditos e Outros Débitos no Registro de Apuração de ICMS (MATA953) para o Estado de Amazonas. Este arquivo pode ser configurado conforme a necessidade de cada empresa usuária do Sistema, bastando, para isso, utilizar-se de qualquer editor de texto que não possua formatação especial, como por exemplo, o NotePad do Windows.

Também está disponível o tratamento que realiza a redução do ICMS retido a crédito de Substituição Tributária de 20%, sobre o imposto devido pelo alienante/remetente da prestação de serviço de transporte, atendendo à legislação do Estado do Amazonas.


Procedimentos para Implementação

 

  • Copie para o diretório \SYSTEM o arquivo de configuração P9AUTOTEXT.AM.
  • Para que os campos e parâmetros necessários ao processamento sejam criados automaticamente, foi disponibilizado o compatibilizador UPDFIS.

Importante

Antes de executar o compatibilizador UPDFIS é imprescindível:

a) Realizar o backup da base de dados do produto que será executado o compatibilizador (diretório\PROTHEUS11_DATA\DATA) e dos dicionários de dados SXs (diretório\PROTHEUS11_DATA\SYSTEM).

b) Os diretórios acima mencionados correspondem à instalação padrão do Protheus, portanto, devem ser alterados conforme o produto instalado na empresa.

c) Essa rotina deve ser executada em modo exclusivo, ou seja, nenhum usuário deve estar utilizando o sistema.

d) Se os dicionários de dados possuírem índices personalizados (criados pelo usuário), antes de executar o compatibilizador, certifiquem-se de que estão identificados pelo nickname. Caso o compatibilizador necessite criar índices, irá adicioná-los a partir da ordem original instalada pelo Protheus, o que poderá sobrescrever índices personalizados, caso não estejam identificados pelonickname.

e) O compatibilizador deve ser executado com a Integridade Referencial desativada*.

 

Atenção


O procedimento a seguir deve ser realizado por um profissional qualificado como Administrador de Banco de Dados (DBA) ou equivalente!

 

A ativação indevida da Integridade Referencial pode alterar drasticamente o relacionamento entre tabelas no banco de dados. Portanto, antes de utilizá-la, observe atentamente os procedimentos a seguir:

i.     No Configurador (SIGACFG), veja se a empresa utiliza Integridade Referencial, selecionando a opção Integridade/Verificação (APCFG60A).

ii.     Se não há Integridade Referencial ativa, são relacionadas em uma nova janela todas as empresas e filiais cadastradas para o sistema e nenhuma delas estarão selecionadas. Neste caso, E SOMENTE NESTE, não é necessário qualquer outro procedimento de ativação ou desativação de integridade, basta finalizar a verificação e aplicar normalmente o compatibilizador, conforme instruções.

iii.     Se há Integridade Referencial ativa em todas as empresas e filiais, é exibida uma mensagem na janela Verificação de relacionamento entre tabelas. Confirme a mensagem para que a verificação seja concluída, ou;

iv.     Se há Integridade Referencial ativa em uma ou mais empresas, que não na sua totalidade, são relacionadas em uma nova janela todas as empresas e filiais cadastradas para o sistema e, somente, a(s) que possui(em) integridade está(arão) selecionada(s). Anote qual(is) empresa(s) e/ou filial(is) possui(em) a integridade ativada e reserve esta anotação para posterior consulta na reativação (ou ainda, contate nosso Help Desk Framework para informações quanto a um arquivo que contém essa informação).

v.     Nestes casos descritos nos itens “iii” ou “iv”, E SOMENTE NESTES CASOS, é necessáriodesativar tal integridade, selecionando a opção Integridade/ Desativar (APCFG60D).

vi.     Quando desativada a Integridade Referencial, execute o compatibilizador, conforme instruções.

vii.     Aplicado o compatibilizador, a Integridade Referencial deve ser reativada, SE E SOMENTE SE tiver sido desativada, através da opção Integridade/Ativar (APCFG60). Para isso, tenha em mãos as informações da(s) empresa(s) e/ou filial(is) que possuía(m) ativação da integridade, selecione-a(s) novamente e confirme a ativação.

 

Contate o Help Desk Framework EM CASO DE DÚVIDAS!

viii.   Quando desativada a Integridade Referencial, execute o compatibilizador, conforme instruções.

ix.     Aplicado o compatibilizador, a Integridade Referencial deve ser reativada, SE E SOMENTE SE tiver sido desativada, através da opção Integridade/Ativar (APCFG60). Para isso, tenha em mãos as informações da(s) empresa(s) e/ou filial(is) que possuía(m) ativação da integridade, selecione-a(s) novamente e confirme a ativação.

 

Contate o Help Desk Framework EM CASO DE DÚVIDAS!

 

  1. Em Microsiga Protheus® Smart Client, digite U_UPDSIGAFIS no campo Programa Inicial.
  2. Clique em OK para continuar.
  3. Após a confirmação é exibida uma tela para a seleção da empresa em que o dicionário de dados será modificado. Selecione o programa U_UPDSIGAFIS.
  4. Ao confirmar é exibida uma mensagem de advertência sobre o backup e a necessidade de sua execução em modo exclusivo.
  5. Clique em Processar para iniciar o processamento. O primeiro passo da execução é a preparação dos arquivos. É apresentada uma mensagem explicativa na tela.
  6. Em seguida, é exibida a janela Atualização concluída com o histórico (log) de todas as atualizações processadas. Nesse log de atualização são apresentados somente os campos atualizados pelo programa. O compatibilizador cria os campos que ainda não existem no dicionário de dados.
  7. Clique em Gravar para salvar o histórico (log) apresentado.
  8. Clique em OK para encerrar o processamento.

 

Procedimento para Configuração


  • No Configurador (SIGACFG) acesse Módulo/ Cadastros/ Parâmetros, observe a configuração dos parâmetros a seguir. Caso não existam, é necessário criá-los conforme a seguinte estrutura:

 

Nome

MV_ESTADO

Tipo

Caracter

Descrição

Sigla do estado da empresa usuária do Sistema. 

Exemplo

AM

Nome

MV_GERAUT

Tipo

Lógico

Descrição

Indica se os valores referentes ao Fust/Funttel que serão gerados automaticamente na aba Apuracao-Icms (T) ou não serão gerados automaticamente(F).             

Exemplo

T

Nome

MV_FUST

Tipo

Numérico

Descrição

Fundo de Universalização de Serviços de Telecomunicações.

Nome

MV_FUNTTEL 

Tipo

Numérico

Descrição

Percentual a ser aplicado sobre a receita bruta do período para o calculo do Funttel - Fundo para o Desenvolvimento Tecnológico das Telecomunicações.    

 

  • No módulo Configurador (SIGACFG), opção Base de Dados/ Dicionário/ Base de Dados, inclua/verifique os campos informados nos parâmetros:

 

  • Tabela SF3 – Livros Fiscais

Campo

F3_CRPRST

Tipo

Numérico

Tamanho

16

Decimal2

Formato

@E 9,999,999,999.99

Cabeçalho

Vlr. Crd. Pres.

Descrição

Valor Crédito Presumido ST

Help

Armazena o valor resultante da aplicação do percentual de crédito presumido ou da redução do ICMS retido pelo alienante/remetente da prestação de serviço de transporte rodoviário de cargas informado no campo F4_CRPRST.

 

Campo

F3_SOLTRIB

Tipo

Numérico

Tamanho

12

Decimal2

Formato

@E 99,999,999.99 

Cabeçalho

ICM.Sol.Trib.

Descrição

ICMS Solidário Tributado

Help

Valor do ICMS solidário que foi tributado na entrada ou na saída, possibilitando direito a crédito no Livro de apuração de ICMS.

Campo

F3_CREDST

Tipo

Caracter 

Tamanho

1

Decimal0

Formato

@! 

Cabeçalho

Créd./Déb. ST

Descrição

Créd./Déb. Subst.Tributária

Help

Define se o lançamento foi efetuado com crédito ou débito de ICMS solidário, de acordo com a configuração do TES (F4_CREDST). 

 

Tabela SF4 – Cadastro de TES

Campo

F4_CRPRST 

Tipo

Numérico

Tamanho

5

Decimal2

Formato

@E 99.99

Cabeçalho

% Crd. Pres.

Descrição

% Crédito Presumido ST

Help

Percentual de crédito presumido de Substituição Tributária retido pelo contratante do serviço de transporte.

Legislação dos estados afetos: - Decreto 20.686/1999 (AM) 

  

Campo

F4_CREDST

Tipo

Caracter 

Tamanho

1

Decimal0

Formato

@! 

Cabeçalho

Créd./Déb. ST

Descrição

Créd./Déb. Subst.Tributária

Opções1=Credita; 2=Retido ST; 3=Debita; 4=Subst. Trib.

Help

Define se existe crédito ou débito para o ICMS Substituto. 

Campo

F4_LFICMST

Tipo

Caracter 

Tamanho

1

Decimal0

Formato

@! 

Cabeçalho

LF ICMS-ST

Descrição

Livro Fiscal ICMS ST

OpçõesN=Não; I=Isentas; O=Outras, T=Tributadas
PadrãoN

Help

Este campo deve ser configurado nas situações em que se faz necessária a escrituração do ICMS Subst. Tributária calculada na movimentação, nas colunas Isenta, Outras ou Tributadas. Caso o tratamento do ICMS ST seja o comumente utilizado, mantenha este campo preenchido com N

 

Arquivos pré-formatados

 

Padrão: P9AUTOTEXT.CFG

Arquivo padrão que pode ser utilizado pelos estados os quais não possuem um arquivo P9AUTOTEXT.

Amazonas: P9AUTOTEXT. AM

 

Na apuração de ICMS são gerados os seguintes subitens:

002.20 – FUST

  • Este subitem somente será gerado quando o parâmetro MV_GERAUT for verdadeiro e o MV_FUST estiver preenchido.

002.21 – FUNTTEL

  • Este subitem somente será gerado quando o parâmetro MV_GERAUT for verdadeiro e o MV_FUNTTEL estiver preenchido.

003.01 – Est. Cred. - Art. 18

  • Este subitem somente será gerado quando houver operações de Saída com Diferimento de ICMS. O campo F4_ICMSDIF do cadastro de Tes deve ser preenchido e o campo F3_ICMSDIF deve ter valor. O cálculo para esse subitem é: Valor ICMS Diferido dividido pelo Valor Contábil das Saídas com ICMS, multiplicado pelo Valor do ICMS Creditado nas Entradas.
    Ex.: 140,00 / 6600,00 * 700,00 = 14,85

006.01 - Crédito Estímulo

  • Este subitem somente será gerado quando houver Atribuição do Valor de Credito Estimulo.

006.02 - Credito Fiscal Presumido - Art.24 RICMS/AM-DEC 20.686/1999

  • Este subitem somente será gerado a partir de notas fiscais de Entrada Interestaduais na Zona Franca de Manaus.

ICMS ST: 007.01 - CR PRES - ART.111 - DEC. 20.686/1999-AM

  • Este subitem somente será gerado a partir de notas fiscais de entrada, que possuírem o campo F4_CRPRST do cadastro de Tes preenchido e com valor no campo F3_CRPRST
     

Importante

Para mais informações sobre Crédito Presumido, consulte o Boletim Técnico de Crédito Presumido e Substituição Tributaria – Transporte – Amazonas.

 

Informações Técnicas

 

Tabelas Utilizadas

SA1 – Cadastro de Clientes

SA2 – Cadastro de Fornecedores

SB1 – Cadastro dos Produtos

SD1 – Itens de Notas Fiscais de Entrada

SD2 – Itens de Notas Fiscais de Saída

SF1 – Cabeçalho de Notas Fiscais de Entrada

SF2 – Cabeçalho de Notas Fiscais de Saída

SF3 – Livros Fiscais

SF4 – Cadastro de TES

Funções Envolvidas

MATA953 – Apuração do ICMS

Sistemas Operacionais

Windows®/Linux®

 

 

  • Sem rótulos