Páginas filhas
  • Quais são os erros de NCM mais comuns?

Fique atento!

Esta documentação não é mais atualizada neste canal.

Confira as FAQ's atualizadas clicando aqui. 

Erros de NCM

Produto:

1007 - Manutenção de nota fiscal de entrada, 1008 - Manutenção de nota fiscal de saída

Passo a passo:

Os erro mais comuns das validações de NCM podem ser conferidos abaixo:

 

Rejeição 778 - Informado NCM inexistente: foi informado NCM completo, contudo ele não existe na tabela de NCM (anteriormente não existia a validação referente à veracidade do NCM). Artigo disponível no link: Rejeição 778: Informado NCM inexistente - Como resolver?.

Rejeição 471 - Informado NCM=00 indevidamente, que indica que a nota fiscal não é uma nota de ajuste, por isso, é necessário o preenchimento do NCM completo para o produto na rotina 580 – Cadastrar NCM.

Rejeição 777 - Obrigatória a informação do NCM completo (redação dada pela NT 2013/005), que indica que deve ser informado o NCM completo (8 posições) exceção. Para item de serviço ou item sem produto (exemplo: transferência de crédito de ICMS, crédito do ativo imobilizado), as notas possuem a finalidade de ajuste e geralmente são editadas nas rotinas 1007 – Manutenção de notas de entrada, e 1008 – Manutenção de notas de saída, onde deve ser informado o valor: 00 (zeros), conforme NT 2013/005.

Observações
  • O início desta regra obedece ao cronograma disposto no Ajuste Sinief 07/05 (NT 2013/005).
  • “No caso de mercadorias que não possuem uma classificação exatamente igual à descrita na tabela do MDIC (MInisterio do Desenvolvimento Industrial e Comercio Exterior) ou as mercadorias que não possam ser classificadas por aplicação poderão classificar-se na posição correspondente aos artigos mais semelhantes”. (NT 2013/005).
  • “Em caso de não ser possível aplicar o disposto na observação 2, pelo fato de o item da nota se referir a operação impossível de ser classificada segundo a tabela do MDIC (MInistério do Desenvolvimento Industrial e Comércio Exterior), deve ser Informado o código “00000000”” (NT 2014/004). Porém, o Servidor autorizador da Sefaz validará a nota.