Índice:


       



Atenção

⚠️ A partir da versão 12.1.2402 a detecção de ausência também considerará o tempo que o RM está em segundo plano. 


Objetivo


Esclarecer as diferenças entre as configurações “Tempo espera (min) p/ lock (necessário logoff)” e “Tempo para desconexão automática (min)”.

Obs.: Configurações validas somente para o uso do sistema através da MDI.

Requisitos


Linha de Software
Versão
Data de Liberação
Observação
RM12.01.01 e/ou posterioresOutubro/2014Para os requisitos de software deve-se consultar a portabilidade RM: Portabilidade RM 12.01

Como Configurar


Faça login no sistema através do RM.exe.

Concluído o login dentre as opções do menu acesse: Sistema > Ambiente > Configurações > Parâmetros > Parâmetros Globais.

O sistema apresentará as opções de Parâmetros Globais, neste, selecione a guia “Configurações Públicas”.

Nesta visão é possível configurar, em minutos, os parâmetros:

Tempo espera (min) p/ lock (necessário logoff) e/ou Tempo para desconexão automática (min).

Observação:

Os campos "Tempo espera (min) p/ lock (necessário logoff)" e "Tempo para desconexão automática (min)", são limitados para receber no máximo 9.999 minutos.

⚠️ Atenção:  Após a configuração dos campos é necessário fazer logout no sistema para que a nova parametrização seja aplicada.

Usabilidade:


  • Tempo para (min) p/ lock (necessário logoff):

   A opção “Tempo espera (min) p/ lock (necessário logoff)” irá bloquear o sistema sem afetar os processos que estiverem em execução e não fará liberação das licenças que estão em uso por este usuário.

   Para acionarmos a tela de bloqueio definimos um tempo limite (em minutos) de ociosidade do uso do sistema (RM). Completado os minutos configurados surgirá uma tela de bloqueio. O sistema entenderá que o usuário está ausente e por segurança o acesso ao sistema foi bloqueado.

 

Observação:

  • Tendo a estação bloqueada os processos uma vez iniciado não serão interrompidos.
  • As licenças de uso que estiverem sendo consumidas não serão liberados mesmo com o bloqueio do sistema.
  • Diferente do usuário bloqueado, somente usuário com status de supervisor poderá encerrar a conexão bloqueada.
  • Tempo para desconexão automática (min):

   A opção “Tempo para desconexão automática (min)” irá “derrubar” a conexão deste usuário. Os processos que estiverem em execução serão executados (sendo possível ser visualizado através do Gerenciamento de Jobs). As licenças em uso serão liberadas.

   Para acionarmos a tela de desconexão definimos um tempo limite (em minutos) de ociosidade do uso do sistema. Completado os minutos configurados surgirá uma tela informando a desconexão. O sistema entenderá que o usuário está ausente durante o tempo estipulado e encerrará sua conexão.

Observação:

  • As licenças de uso que estavam sendo consumidas serão liberadas.
  • Caso o usuário faça login para desbloquear a tela de sessão encerrada, novas licenças serão consumidas. Obs.: Nesta situação haverá a necessidade de licenças disponíveis, caso contrário será apresentada mensagem informando que o número de licenças está excedido.

Observação:

  • Os processos em execução não são finalizados quando ocorre a desconexão automática do sistema, o mesmo será processado e executado normalmente.




Para maiores informações:


Canais de Atendimento:

 

Chamado: Através do Portal Totvs www.suporte.totvs.com.br

Telefônico: 4003-0015 Escolhendo as opções 2 – (Software), 2 – (Suporte Técnico), 3 – (RM), 9 – (Demais Áreas), 4 – (BI) e 3 –  (Gerador de Relatórios e Planilha).






Produto: Framework

Versão: 12.01.XX

Processo: Segurança

SubProcesso: Bloqueio do Sistema & Desconexão Automática