Home

Linha Microsiga Protheus

Páginas filhas
  • Apropriação de Despesas

Produto

Microsiga

Versões

11

Avaliação

1

Sintoma

Apropriação de Despesas

Causa

Como funciona a apropriação de despesas e seus lançamentos contábeis dentro do GFE ?

Solução

A apropriação de despesa efetua o rateio da despesa de frete proporcionalmente ao valor de cada um dos itens das notas fiscais de origem e agrega a mesma ao custo dos itens.

No GFE, para que o documento de frete possa ter sua despesa apropriada, é necessário que as notas relacionadas ao mesmo sejam do sentido “Entrada” (Tipo Documento Carga). Assim, o campo “Sit. Receb” do documento de frete ficará como “Não Enviado”, estando apto para ser integrado com o Recebimento. Caso contrário, o campo ficará com a situação “Não se Aplica” pois não há integração quando as notas são de saída, por exemplo.

Com relação a grade contábil, o GFE irá gerar um DB do valor total do frete na conta Transitória de Fretes, definida na Transitória de Fornecedor do cadastro de contas por filial. Somente será gerada dessa forma quando o tipo de documento de carga estiver parametrizado com Tipo Contab igual a “Custo”.

Ao integrar com o recebimento, serão feitos os lançamentos contábeis de acordo com os parâmetros daquele módulo, para a nota de rateio gerada. O lançamento a CR deve ser parametrizado para a mesma conta transitória de fornecedor que o GFE, de forma que os lançamentos sejam anulados e reste apenas o lançamento a DB nas contas de Saldo do Item e Impostos. 

Observações

Para maiores informações sobre a contabilização, acessar a FAQ Contabilização Apropriação Despesa