Árvore de páginas

LinhaDatasul
VersãoTotvs Datasul 11.5 ou posterior
AmbienteTodos
PlataformaTodos
CategoriaProgress e Oracle

 

Visão Geral

Apresentar como é a configuração do Timeout do produto Datasul, como funciona e qual o comportamento esperado.

O processo de timeout consiste no controle da última interação do usuário com o produto onde após o tempo configurado será apresentado ao usuário uma mensagem informando que a sessão irá expirar. Com isso ele terá tempo para tomar uma decisão: clicar na janela para continuar o seu trabalho ou deixar a sessão expirar e voltar para a tela de login.

Configuração

A configuração do tempo do timeout é realizada nas linhas a seguir que devem estar informadas no arquivo datasul_framework.properties que encontra-se no diretório instancia_jboss\conf\datasul:

#+-------------------------------------------+
#|       CONFIGURACOES TIMEOUT               |
#+-------------------------------------------+
#label da instancia na tela de Login
session.timeout=30
session.timeout.message=2

Dentro do atributo session.timeout é especificado o tempo de timeout em minutos, onde será apresentado a janela informando ao usuário que a sessão esta inativa por N tempo e o usuário será desconectado. Caso o valor do tempo de timeout seja zero (0), (session.timeout=0) automaticamente o timeout será desabilitado para todos os usuários.

No atributo session.timeout.message é especificado o tempo em minutos, em que a janela de mensagem ficará apresentada até que o usuário clique nela ou a mesma se feche sozinha e seja feito o logout, voltando para a tela de login.

Existe uma configuração no menu Foundation -> Módulo básico -> Tarefas -> Timeout Parâmetro básico, em que pode ser especificado um "Grupo Exceção" do timeout, onde todos os usuários que participarem desse grupo de exceção não terão timeout. Essa opção é muito útil para os usuários que necessitam realizar processamentos pesados/demorados que não podem ter o seu processamento interrompido.

Funcionamento

O funcionamento do timeout feito entre a sessão Flex e Progress é integrado, onde o controle é efetuado pelo Flex. No caso do Menu HTML, o controle é realizado pelo próprio Menu HTML.

Enquanto o usuário interagir com o produto estará sendo verificado a data e hora da última interação do usuário, mantendo a sessão ativa. A partir do momento que o usuário parar de interagir no Flex/Menu-HTML ou no Progress, o timeout ocorrerá após N minutos de inatividade. 

Relatórios e/ou processamentos demorados não estão contemplados no timeout, ou seja, caso o processamento de algum programa ultrapasse o tempo estipulado na configuração do produto e o usuário não fez nenhuma interação com o sistema nesse período o timeout ocorrerá. Nestes casos, indica-se a inclusão do usuário no grupo de exceção ou a execução deste processo pelo RPW.

 

Observação

Em caso de bancos Progress, haverá a necessidade de uma configuração extra na carga do banco de dados para acesso às VSTs ("Virtual System Tables"). Na carga do banco será necessário adicionar os seguintes parâmetros:

" -basetable 1 -tablerangesize 3500 "