Árvore de páginas


CONTEÚDO

  1. Visão Geral
  2. Exemplo de utilização
  3. Campos do ativo para o EFD Contribuições
  4. Próximos passos
  5. Demais Informações


01. VISÃO GERAL

Neste documento iremos detalhar como realizar a inclusão de Ativos Imobilizados que foram adquiridos e possuem depreciação acumulada ou que são controlados em outros sistemas/planilhas.

A inclusão dos ativos pode ser efetuada pelo usuário através do compras, na rotina MATA103 e depois realizando a classificação do bem(ATFA240) ou manualmente na rotina ATFA012(Ativos).

Também é possível incluir ativos de forma automática através do ExecAuto da rotina ATFA012 ou pelo importador MILE, lembrando que essas opções são customizadas e é responsabilidade do cliente a alimentação dos campos que entender necessários.


02. EXEMPLO DE UTILIZAÇÃO

O Protheus não realiza a depreciação retroativa dos bens, mas é possível incluí-lo com depreciação acumulada, para que o sistema saiba quanto o ativo já depreciou e assim poder continuar a sua depreciação mês a mês.

Portanto, ao incluir um bem que já possui depreciação, deverá informar normalmente os campos de inicio de aquisição, data de inicio de depreciação e depreciação acumulada, isso com os dados de quando o bem foi adquirido de fato.

Exemplo:

Há um ativo que está sendo controlado através de planilha, mas ainda não está cadastrado no Protheus, o bem está na empresa desde 01/01/2020 e será cadastrado para começar a depreciar mês a mês a partir de 01/01/2024.

Com isso o parâmetro MV_ULTDEPR da filial que será cadastrado o bem precisará estar igual a 20231231 e o bem poderá ser alimentado conforme imagem abaixo:


Dessa maneira o sistema gerará o registro de inclusão(N4_OCORR = 05) e de depreciação acumulada(N4_OCORR = 06 e N4_TIPOCNT = 4) na tabela de movimentos, assim como na SN3 também ficará registrado esses valores e a depreciação mês a mês do bem poderá ser feita normalmente, parando de depreciar assim que o valor da depreciação acumulada chegar no valor original do bem. Lembrando que o exemplo é de uma depreciação linear, mas o bem deve parar de depreciar conforme a sua regra de depreciação.


03. CAMPOS DO ATIVO PARA O EFD CONTRIBUIÇÕES

Para que o bem imobilizado seja apresentado no registro F120 do EFD Contribuições é importante o preenchimento dos seguintes campos do cadastro do ativo imobilizado.

Na Aba de Dados do Bem no campo Calc. PIS (N1_CALCPIS) informar como 1-Sim ou 3-Fração.


Na Aba de Fiscal, preencher todos os campos e no campo Cod.BC Cred (N1_CODBCC) informar como 09 ou 11(conforme layout do registro F120).


04. PRÓXIMOS PASSOS

Após bem imobilizado cadastrado, necessário realizar o processamento da depreciação, em Miscelanea > Processamentos > Cálculo Mensal, conforme nosso exemplo ele busca o ultimo calculo baseado no parâmetro MV_ULTDEPR.


Após depreciação executada no módulo do Ativo Fixo, será necessário executar\gerar o EFD Contribuições através do Módulo Fiscal.



05. DEMAIS INFORMAÇÕES

DT Rotina automática ATFA012-Atualização de Ativos Imobilizados - NOVO

Cross Segmento - Backoffice Linha Protheus - SIGAATF - ATFA012 incluir ativo via txt MILE

Ativo fixo (ATFA012 - SIGAATF)

Configuração do parâmetro MV_ULTDEPR -- 108844

EFDCON - Apuração PIS/COFINS e Arquivo EFD Contribuições

Download oficial do manual do EFD Contribuições

EFD Contribuições - Preenchimento do campo CL2_VLEXCL

EFD Contribuições - F120 e F130 - Ativo Fixo