Árvore de páginas


CONTEÚDO

01. VISÃO GERAL

Visando o melhor gerenciamento de receitas e despesas adicionais oriundas de um evento não previsto na prestação do serviço de entrega, foi implementado o controle de liberação de bloqueios de ocorrências tanto pelo tipo Hierárquico quanto pelo Limite de Valor.   

Ao apontar uma ocorrência relativos a lançamentos de valores a pagar / receber, (16 - Receita; 17 - Despesa; 18 - Receita/Despesa;19 - Cobrança tentativa de entrega; 20 - Cobrança de retorno), o Sistema gera um bloqueio considerando o limite de valor do usuário por aprovação, ou seja, é verificado se o valor vinculado ao bloqueio de receita ou despesa em relação ao valor do limite de usuário.

        Apenas registros de bloqueio, cujos valores estejam dentro do limite e nível hierárquico do usuário aprovador, serão apresentados para o mesmo aprovar ou reprovar. 

02. CONFIGURAÇÃO INICIAL 

Para que seja possível utilizar o controle de aprovação por Tipo Hierárquico e Limite de Valor, as rotinas abaixo citadas devem estar configuradas da seguinte forma:

Rotinas x Bloqueios (TMSA025)

No registro relativo à rotina Registro de Ocorrências (TMSA360) deve existir o código de bloqueio (exemplo: 16-Receita)  com o tipo de liberação 2-Hierarquia e Usa Limite de Valor com 1-Sim.

Aprovadores (TMSA026)

Deve existir pelo menos um usuário cadastrado como Aprovador do código de bloqueio 16-Receita, da rotina Registro de Ocorrências (TMSA360) com o tipo de liberação 2-Hierarquia, Nível de Liberação e Limite de valor para liberar.

Tabela de Ocorrências (TMSA020)

Deve existir uma ocorrência configurada para efetuar o lançamento de valores a Receita/Despesa (16 - Receita; 17 - Despesa; 18 - Receita/Despesa;19 - Cobrança tentativa de entrega; 20 - Cobrança de retorno)

03. EXEMPLO DE UTILIZAÇÃO

No exemplo abaixo configuramos o Tipo de Liberação Hierárquica de Nível 2, onde cadastramos 2 Aprovadores (Nível 1 e Nível 2)  com seus respectivos Limite de valor para liberação.

Efetuar o Apontamento de Ocorrência

  1.  No SIGATMS, clique em Atualizações > Ocorrências > Registro de Ocorrências.

  2.  Na tela Registro de Ocorrências, clique em Apontar. 

  3.  Na sequência, informe os seguintes campos:

    1. Data Ocorrência

    2. Hora Ocorrência

    3. Código da Ocorrência - selecione uma ocorrência configurada para efetuar o lançamento de valores a pagar/receber.

    4. Fil. Docto / No.Docto / Serie Docto.

    5. Valor da Ocorrência
  4.  Clique em Salvar.
  5.  O Sistema disponibilizará o bloqueio para todos os aprovadores de Nível 1, que tenha direito de liberação de valores para o Valor da Ocorrência.
  6.  O Sistema também disponibilizará o bloqueio para todos os aprovadores de Nível 2, que tenha direito de liberação de valores para o Valor da Ocorrência

IMPORTANTE!

  • As liberações automáticas dos bloqueios também irá considerar tanto o tipo de liberação hierárquica quanto o limite de valor. 
  • Se indicada a aprovação automática,  o registro de bloqueio cujo valor da Ocorrência esteja dentro do limite de Liberação de Valores  de aprovação do usuário de inclusão da ocorrência, será liberado automaticamente para todos os níveis inferiores ao usuário.

Efetuar a Manutenção de Bloqueios (Nível 1)

  1.  No SIGATMS, clique em Atualizações > Manut. Bloqueios > Manutenção de Bloqueios.

  2.  Na tela Manutenção de Bloqueios, assinale o registro e clique em Liberar. 

  3.  Informe o Motivo da Liberação.

  4.  Clique em Liberar. 

Efetuar a Manutenção de Bloqueios (Nível 2)

  1.  No SIGATMS, clique em Atualizações > Manut. Bloqueios > Manutenção de Bloqueios.

  2.  Na tela Manutenção de Bloqueios, assinale o registro e clique em Liberar.

  3.  O Sistema somente disponibilizará o bloqueio para aprovação do Nível 2, quando houver a aprovação do Nível 1. 

  4.  Informe o Motivo da Liberação.

  5.  Clique em Liberar.

  6.  Com a aprovação de todos os níveis, o Documento Complementar poderá ser gerado.

04. ASSUNTOS RELACIONADOS