Árvore de páginas

O cadastro de Produtos contém as principais informações sobre produtos e serviços adquiridos, fabricados ou fornecidos pela empresa, realizando o controle desses produtos em todos os módulos do Sistema.

As empresas exclusivamente comerciais tem, possivelmente, apenas produtos para revenda e materiais de consumo.

As empresas industriais tem, possivelmente, todos os tipos de produtos ou materiais utilizados para produção: Produtos Acabados, Produtos Intermediários, Matérias-primas, Materiais de Consumo e Outros inclusive Mão de Obra ou Serviços Agregados a fabricação que devem compor o custo do produto final.

A definição de produto é genérica e abrange muitos conceitos que podem variar de acordo com o ramo de atuação da organização, bem como o módulo utilizado.

Exemplo:


Módulo

Produto

Oficinas

Peças

Gestão Ambiental

Resíduos

Gestão de Transportes

Combustível


Transporte Municipal



Dica:

  • Para casos de itens não estocáveis podemos criar produtos com código igual a Genéricos, Despesas, Diversos, etc.
  • Não é possível excluir um produto se este faz parte da Sugestão de Orçamento.



Integração TOTVS Educacional

Esta rotina disponibiliza a integração com o RM Classis, para isto veja mais detalhes em Integração TOTVS Educacional x Backoffice Protheus


Mão de Obra para Controle de Custo:

Para apurar e ratear o custo da mão de obra envolvida na fabricação do produto, pela Integração Contábil no recálculo do custo médio, utilize duas metodologias:


  1. Apuração do custo da mão de obra valorizada em um único centro de custo

Nesse método, somente um produto pode ser integrado a cada centro de custo.

Para tanto:

  1. Cadastre um centro de custo para integração (exemplo: 10200).
  2. Cadastre o produto com código iniciado pelas iniciais MOD somado ao centro de custos para integração, sendo que, somente um produto pode ser integrado a cada centro de custos.
  3. No processamento do recálculo do custo médio, se a pergunta Calcula MOD está configurada com Sim, todo valor gerado para o centro de custos é absorvido pelo produto.


Exemplo de código do produto mão de obra:


2. Apuração do custo de mão-de-obra valorizada e rateadas no mesmo centro de custos.

O mesmo centro de custo pode ser associado a mais de um produto, desde que os grupos contábeis sejam distintos para cada produto.

Para tanto:

  1. Cadastre um centro de custo para integração (exemplo: 10200).
  2. Cadastre um produto de mão de obra com qualquer código e relacionar no campo CC p/ Custo o código do centro de custo para integração. Além da informação do centro de custo, no campo Gr. Cnt Custo, informe também um grupo contábil para filtrar os dados.
  3. No processamento do recálculo do custo médio, se a pergunta Calcula MOD está configurada com Sim, todo valor gerado para o Centro de custo e grupo de contas associado é absorvido pelo produto.

      Exemplos de código de produto mão de obra:

 

Produto

M00000001

Descrição

Mão de obra de montagem

Tipo

MO

Unidade

HR

CC p/ Custo

10200 (CC produção de parafusos)

Gr. Cnt Custo

00000001 (Grupo de metais)

 

Produto

M00000002

Descrição

Mão de obra de embalagem

Tipo

MO

Unidade

HR

CC p/ Custo

10200 (CC produção de parafusos)

Gr. Cnt Custo

00000002 (Grupo de plásticos)

Comparação entre as duas metodologias:

Método 1

Código do produto fixo MOD + centro de custos.

Um centro de custos pode ser integrado a um único produto.

Método 2

Código do produto livre.

Um centro de custos pode ser integrado a mais de um produto, desde que cada produto esteja associado a um grupo contábil diferente.

Para a integração contábil, preencha os campos: CC p/ Custo e Gr. Cnt Custo no Cadastro de Produtos.

No Planejamento e Controle de Produção - PCP, na opção Recursos, associe cada recurso vinculado a um centro de custos, ao seu grupo de contas, no campo Gr Cnt. CUSTO (grupo contábil custeio).



Importante:

  • Outros gastos adicionais envolvidos na fabricação de um produto e que devem ser rateados por centro de custo na Contabilidade, podem ser cadastrados como MOD, quando utilizado o método 1, para efetuar o rateio (exemplo: Gastos Gerais de Fabricação - GGF). Se utilizado o método 2, cadastre normalmente o produto e vincule-o ao centro de custo relacionado a gastos gerais de fabricação.
  • Caso a empresa não trabalhe com valorização da mão de obra por rateio entre centros de custo, defina um custo fixo da mão-obra em Saldos em Estoque.
  • Esta rotina dispõe da funcionalidade de integração com Sistema RM - Nucleus. Consulte as informações no item Integração Microsiga Protheus X RM do Controle de Lojas e Front Loja.
  • Esta rotina permite integração com o WMS Logix, para isto configure o Adapter EAI e o parâmetro MV_EAIGPR.



Desoneração Folha de Pagamento

O campo Verif Ind e o parâmetro MV_CFIND têm com objetivo levar como tipo 2 os produtos, que não são industrializados pela empresa, para a tabela S033 - Faturamento Mensal, pois ao informar diretamente pelo parâmetro MV_CFEREC, o produto leva o tipo para ela, mas no entanto não leva para o SPED.

"A Lei 12.715/ 2012, em seu artigo 8º, §1º, item I, dispõe que a contribuição sobre o valor da receita bruta, excluídas as vendas canceladas e os descontos incondicionais concedidos, à alíquota de 1%, será aplicada apenas em relação aos produtos industrializados pela empresa, não tratando da receita de revenda”.

Para contemplar essa lei, faz parte do processamento do cálculo INSS Patronal na Desoneração Folha, os registros que possuírem no cadastro de Produtos o campo INSS Patron preenchido com a opção Sim e os CFOPs de operações nacionais considerados como receita. Além disso verifica-se o conteúdo do campo Verif Ind se é Sim e se o CFOP utilizado no produto está no parâmetro MV_CFIND.

Quando estas duas condições são atendidas, este produto é acatado como industrializado para empresa e entra como receita para cálculo da Desoneração da Folha, porém, quando o conteúdo do campo Verif Ind for Sim e não possui o CFOP no parâmetro MV_CFIND, o produto não é considerado industrializado pela empresa e não entra como receita para cálculo da desoneração da folha, no entanto é levado à tabela S033 - Faturamento Mensal como tipo 2.



Importante:

As informações descritas contemplam exclusivamente os clientes do produto Microsiga Protheus® que possuem Gestão de Pessoal e Faturamento.


Detalhes sobre as funcionalidades do Gestão de Pessoal atribuídas à Desoneração da Folha de Pagamento podem ser consultados em:




Veja Também