A transferência interna permite que alunos matriculados em uma determinada Matriz Aplicada sejam transferidos para outra Matriz Aplicada de outra Filial do mesmo Nível de Ensino.

Dados de Origem

Dados de Destino

Filial = A
Matriz Aplicada = A

Filial = A
Matriz Aplicada = A

Dados de Origem

Dados de Destino

Filial = A
Matriz Aplicada = A

Filial = A
Matriz Aplicada = A

A funcionalidade de transferência interna está disponível para os dois níveis de ensino (Básico e Superior) podendo ser acessada em: Atividades Acadêmicas / Transferência Interna / Transferência entre filiais


Preenchimento dos dados de origem:
A primeira etapa do processo compreende no preenchimento dos dados de origem dos alunos que serão transferidos.

Obs..: Se o aluno estiver matriculado em mais de um curso ele será listado mais de uma vez na seleção.
Após a seleção de alunos, é possível visualizar e agrupar os dados dos alunos para tomada de decisão baseado nas seguintes informações:

  • Registro Acadêmico
  • Nome
  • Matriz Aplicada
  • Situação de Matrícula

Ensino Básico
Ao selecionar o parâmetro "Transferir disciplinas em curso" a transferência somente será realizada se na filial destino possuir uma turma disponível com todas as disciplinas da filial origem.
Ao selecionar a turma de destino, o sistema realiza a transferência do aluno mesmo que na turma de destino não tenha as disciplinas da turma de origem. Ao final do processo é informado no log as disciplinas que não foram encontradas na turma de destino.
Obs..: O aluno é matriculado nas disciplinas existentes da turma de destino selecionada.


No contexto Básico do TOTVS Educacional a Transferência Interna somente é possível entre Filiais. Não há forma de realizar a transferência interna dos alunos para outro curso dentro da mesma Filial, como ocorre no Contexto Superior. Mudança de Matriz Aplicada no contexto básico é somente a mudança de Turno. Para mudança de Turno será necessário utilizar o processo de Mudança de Turma/Turno presente na matrícula do aluno no período letivo.
 
Ensino Superior
Ao selecionar o parâmetro "Transferir disciplinas em curso" para cada Turma/Disciplina que o aluno está matriculado na filial origem o sistema busca uma Turma/Disciplina disponível na filial destino. Se não houver Turma/Disciplina disponível é informado no log.
Ao selecionar a turma de destino, o sistema realiza a transferência do aluno matriculando nas disciplinas existentes da turma de destino selecionada mesmo que na turma de origem exista disciplinas que não se encontram na turma de destino.
Se o aluno tiver disciplinas em curso na filial origem ao realizar a transferência interna sem marcar o parâmetro "Transferir disciplinas em curso" ou se não for informado a turma de destino, a transferência é realizada criando apenas a matrícula na filial destino.
Quando a turma de destino não é informada e o parâmetro "Transferir disciplinas em curso" estiver desmarcado, o sistema realiza somente a matrícula do aluno na filial destino.
É possível que o aluno que tenha matrícula em duas disciplinas, por exemplo, seja matriculado na Matriz Destino em apenas uma disciplina, conforme disponibilidade de turma.
Seja para Ensino Básico ou Superior, a busca por turmas disponíveis irá obedecer as parametrizações do sistema e as regras pré-definidas:

  • Número de vagas
  • Conflito de horários
  • e etc

Importante

Quando o aluno já estiver matriculado em disciplina no período letivo de destino, o sistema irá atualizar a situação de matrícula desta disciplina.

Exemplo

Supondo que um aluno está matriculado no período letivo 2019/1 na filial 2 e na disciplina DISC1_2 com o status de matriculado, estes são os dados de origem. Entretanto, na filial 1 o aluno possui matrícula no período letivo 2019/1, turma T1 e DISC1_1, porém com a situação de matrícula de transferido. Na filial 1 existe mais uma turma T2 com a mesma disciplina DISC1_1. Ao realizar o processo de transferência interna do aluno da filial 2 para filial 1 e informar a turma T2, o sistema irá localizar a DISC1_1 e irá atualizar a situação de matrícula da mesma para a situação de matrícula selecionada no processo e além disso, o código da turma na matrícula do período letivo será alterada de T1 para T2, mas o aluno terá matrícula na disciplina DISC1_1 na turma T1, ou seja, ele não irá mudar a turma na matrícula da disciplina.


  • Opção: Manter o contrato original e alterar a matriz aplicada para matriz destino*

Marcada: o contrato original será mantido e somente a matriz aplicada será alterada, desta forma nenhuma ação será aplicada sobre os lançamentos já gerados para as parcelas.
Desmarcada: será gerado um novo contrato para a matriz aplicada de destino.
Se a situação de matricula informada no campo "Situação dos alunos no curso após a transferência" estiver parametrizada para cancelar o contrato financeiro, o processo realizará o cancelamento do contrato original e também cancelará todos os lançamentos gerados para a parcela cuja a data de vencimento seja superior a data da realização da transferência.

Observação:
Se o sistema estiver parametrizado para "Cancelar Remessa automaticamente ao cancelar o lançamento financeiro quando o boleto estiver com status Remetido ou Registrado", e o boleto do lançamento estiver com o status igual a remetido ou cancelado a remessa será cancelada e será apresentado uma mensagem de alerta no log do processo.

Só será possível concluir o processo de transferência caso o plano de pagamento do curso de origem for disponibilizado para a matriz aplicada do curso de destino.

Está condição somente acontece se marcar o parâmetro que irá aproveitar o contrato trocando a matriz aplicada. 

  • Parâmetro Verificar Inadimplência Transferência  Interna*

Esta funcionalidade permite que um determinado usuário possa realizar a transferência de um aluno entre filiais ou coligadas  mesmo estando inadimplente.
Para isto é necessário realizar algumas parametrizações:

Para transferir:
Marque o parâmetro "Verificar inadimplência na transferência interna".

  • Caminho: Configurações| Parâmetro| Matricula| Movimento 4/4

No parâmetro educacional marque a opção "Bloquear matrícula de inadimplentes".

  • Caminho: Configurações | Parâmetro| Matricula| Movimento 1/4

No perfil do usuário logado marcar a opção Matricular alunos inadimplentes.

  • Caminho: Serviços Globais |Segurança| Perfis| Usuário do perfil | Anexo| Parâmetros educacionais

A transferência é realizada com sucesso mesmo o aluno sendo inadimplente.
Para impedir a transferência:
Basta desmarcar o parâmetro: Matricular alunos inadimplentes.
OBS.. Na transferência entre coligadas o processo é o mesmo. Mas para bloquear a transferência é necessário marcar também o parâmetro: Verificar débitos do aluno em outras coligadas, na coligada de destino.

Atenção

A transferência entre filiais realiza a:

  • Matrícula do aluno no curso (SHABILITACAOALUNO)
  • Matrícula do aluno no período letivo (SMATRICPL)
  • Matrícula do aluno nas disciplinas (SMATRICULA)

Quaisquer informações dependentes ou correlacionadas a estas tabelas não são transferidas e devem ser cadastradas manualmente. Por exemplo:

  • Notas/Faltas
  • Contratos
  • e etc

Ao realizar o processo de Transferência Interna para alunos que possuírem débitos ou créditos na conta corrente e que optarem por cancelar o contrato antigo (original) e gerar um novo contrato, o sistema atualizará automaticamente a matriz aplicada dos registros da conta corrente dos alunos com a informação da matriz aplicada utilizada como destino neste processo, assim os registros da conta corrente do aluno estarão sempre vinculados a contratos ativos.

Informações Complementares


Cadastro de Curso

Turma/Disciplina

Registro Acadêmico