O cadastro de curso difere de acordo com o contexto selecionado. Verifique abaixo as regras de acordo com o nível de ensino.
 
Contexto Ensino Superior
 
Identificação
Código INEP Código da Instituição de Ensino no Censo Escolar (INEP). Configuração do RA É possível configurar uma máscara para o RA (Registro Acadêmico) do aluno. Todo aluno matriculado nesse curso terá o RA definido de acordo com a máscara informada. Obs.: Esta configuração pode ser definida nos parâmetros do sistema. Obs.: A parametrização da máscara do RA do aluno pode ser definida pelo Nível de Ensino ou pelo Curso.
Modalidade É a modalidade do curso ofertado pela Instituição. Por exemplo: Graduação
 
Capes A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) desempenha papel fundamental na expansão e consolidação da pós-graduação stricto sensu (mestrado e doutorado) em todos os estados da Federação. Para maiores informações consulte o site da Capes.
 
Presencial/Distância
Se o curso é ministrado na modalidade Presencial ou a Distância
 
Escola
Algumas instituições de ensino possuem esse conceito, como exemplo: O curso de Artes Plásticas faz parte da Escola de Artes
 
Área
Qual área o curso se enquadra. Por Exemplo: Biológica - Exatas
 
Máscara da turma
O TOTVS Educacional possibilita que a instituição crie uma máscara para as turmas de cada curso. Por Exemplo: Todas as turmas de Direito terão o prefixo "DIR" + um sequencial - Desta forma a instituição consegue manter um padrão.  
A configuração da máscara a ser aplicada é bastante flexível atendendo a necessidade das Instituições de Ensino de acordo com a sua regra de negócio.
 
No quadro abaixo é demonstrado as possibilidades de personalização.
 

CÓDIGO

DESCRIÇÃO

&

Esse caractere representará o período letivo. Para definir na máscara o período letivo 2022/1, por exemplo deverá ser escrito &&&&&& um símbolo para cada caractere.

#

Sequencial simples, se o usuário quiser que haja um sequencial para as turmas, basta colocar este símbolo a quantidade de vezes que desejar.

Letras e números

Poderá ser usado qualquer letra e/ou número na montagem da máscara, exemplo: Imagine que as turmas serão montadas com o nome "TURMA"+ sequencial então:  a máscara será  TURMA ### simplesmente.

[ ]

Todos os códigos listados abaixo, são letras e sinais, para que o sistema entenda-os como  códigos, eles devem estar entre colchetes "[" e "]". Cada grupo deste será entendido como SESSÃO.

c

A letra 'c' minúscula, representa o código do curso. Suponha que o código do curso  seja 167. Para defini-lo na máscara, deverá ficar assim [ccc].

C

A letra 'C' MAIÚSCULA, representa o nome do curso, lembrando que cada letra representa um caractere do nome. Para parametrizar uma descrição DIR (DIREITO) deverá ficar assim [CCC].

h

Código da Habilitação. O funcionamento é o mesmo do código do curso

H

Nome da habilitação. O funcionamento é idêntico ao nome do curso.

m

Código da Matriz Curricular

M

Nome da Matriz Curricular

t

Código do Turno

T

Nome do Turno

p

Código do Período da Disciplina

Observação:

As letras utilizadas no quadro acima, se utilizadas fora dos colchetes serão apenas letras comuns, portanto se o usuário precisar utiliza-las como letras, basta não colocar os colchetes que indicam inicio e término de sessão.

Exemplo:
Curso: SISTEMAS DE INFORMAÇÃO
Habilitação: PROGRAMAÇÃO
Período Letivo: 2022/1
Turno: Manhã

Máscara = [CCC][HHHH]-&&&&&&-[p]-###-[T]

CÓDIGO

DESCRIÇÃO

RESULTADO

[CCC]

3 primeiros caracteres do nome do curso

SIS

[HHHH]

4 primeiros caracteres da habilitação

PROG

-

Hífen

-

&&&&&&

6 primeiros caracteres do período letivo

2022/1

[p]

Caractere do período da disciplina

Período da Disciplina

-

Hífen

-

###

Sequência normal, começando com

001

-

Hífen

-

[T]

Primeiro caractere do nome do turno

M

 
Portanto a máscara da primeira turma seria: SISPROG-2022/1-1-001-M.
 
Suponha que o usuário queira somente informar a nomenclatura SISPROG, ao invés do Nome do Curso + Habilitação, seria necessário somente escrever SISPROG (sem os colchetes) para que a máscara fosse parametrizada com a escrita da nomenclatura.
 
Obs.: Para que seja utilizado as máscaras parametrizadas, o campo TURMA no cadastro de Turma e/ou Turma/Disciplina precisa estar com o valor ZERO ao se fazer o cadastro.
 
Exemplificando essa regra:

  1. Se o campo Turma estiver com valor diferente de ZERO, o sistema utiliza o que foi cadastrado;
  2. Se o campo Turma estiver com valor igual a ZERO, o sistema procura no cadastro do curso em questão e monta o código da turma de acordo com a máscara parametrizada.
  3. Se não houver máscara parametrizada, o sistema informa que a máscara não foi cadastrada.


Observação importante:
Os códigos gerados para as turmas podem se repetir em períodos letivos diferentes.



A partir da versão 12.1.27.17412.1.28.10812.1.29 (release) os colchetes não são mais considerados na contagem do número de caracteres na máscara da turma no cadastro do curso, ou seja, se a máscara informada for [ c ], então ao invés de contar 3 caracteres, irá contar apenas um. Entretanto, uma validação foi inserida para quando a máscara informada gerar um código de turma maior que 20 caracteres, uma mensagem será exibida para o usuário, informando tal situação. Além disso, um ícone de informação foi colocado ao lado do campo de máscara, com intuito de mostrar todas as opções disponíveis de personalização da máscara, com isso, não é mais exibido estas opções parando o ponteiro do mouse em cima do campo, e sim parando o ponteiro em cima do ícone. 


 Informações Complementares


Habilitações (Ensino Superior)

Séries (Ensino Básico)

Exportar dados do Curso, Turma e Turma/Disciplina para arquivo XML


 Veja Também


Boletim Técnico - Máscara da turma