Child pages
  • Parâmetros Gerais TOTVS Gestão de Estoque, Compras e Faturamento
Skip to end of metadata
Go to start of metadata

Definições Gerais 1/3

Campos que afetam o Cálculo do Movimento: Os campos marcados serão os que ao serem editados afetarão o resultado final do movimento.

Definições Gerais 2/3

Cálculo Financeiro: Informe como o sistema deverá executar os cálculos financeiros:

  • Arredonda: Os valores serão arredondados de acordo com o número de casas decimais informado nos parâmetros gerais.
  • Trunca: Os valores serão truncados, ou seja, não serão arredondados.

Período de Movimentação: Informe o intervalo de datas que será o limite inicial e final para se incluir movimentos no sistema. Assim, quando for feita uma movimentação fora do período aqui indicado, o sistema não aceitará.

Nº Máximo de Linhas na Visão: Defina neste campo o número máximo de linhas que um filtro deverá retornar.

Casas Decimais: Defina o número de casas decimais para os campos Quantidade, Valores, Tributos, Pesos e Custos.

Definições Gerais 3/3

Permite Visualização dos Dados no Filtro por Usuário: Desmarcando este Parâmetro o sistema obedecerá as restrições de acessos indicadas no Menu Cadastros/Segurança/Usuários/Associação de Filtros.

Buscar Defaults de Cliente/Fornecedor e de Representante: Marcando este parâmetro alguns campos defaults informado nos Cadastros do Cliente/Fornecedor e Representante terão prioridades na inclusão de movimentos. Ou seja, caso o usuário informe um campo e posteriormente insira um Cli/For ou representante com default para este mesmo campo, ele será sobreposto.

Remetente do envio de E-mail: Informe neste campo se o e-mail do remetente para envio de orçamento ou ordem de compra, tanto para o movimento quanto para a cotação, venha do funcionário responsável ou do usuário logado. Caso este campo seja preenchido com o "funcionário responsável", o e-mail utilizado será o da pessoa que estará relacionada com o funcionário. No caso de escolha do "usuário logado", será utilizado o e-mail do usuário que estiver logado no sistema.

Juros ao Mês (%): Informe neste campo qual a taxa de juros ao mês a ser calculada sobre os lançamentos gerados para o TOTVS Gestão Financeira.

Id da Empresa Centralizadora do Workflow do Fluig: Informe neste campo o Id da Empresa do Fluig utilizado na integração e definido nos Parâmetros Globais | Aba Integração Fluig.

Utilizar usuário para cancelamento de Workflow no Fluig: Marcando este parâmetro será possível definir um usuário específico para ser utilizado no cancelamento de Workflows no Fluig. Para maiores informações, consulte aqui.

Calendário Oficial

Calendário: Informe o calendário que será utilizado como padrão para os controles de datas do sistema.

Numeração Geral

Série: Escolha a Série para definir Número em que começará a numeração dessa Série.

Número: Informe o Número que será o contador inicial para os movimentos com a Série em questão, desta forma todos os movimentos com a mesma, terão os números seqüenciais a partir do informado neste campo.

Numeração por Filial

Série: Escolha uma Série para que sejam apresentadas todas as filiais cadastradas e então definido qual será a numeração inicial dos movimentos para esta Série e Filiais específicas.

Usar Máscara: Marcando este campo as tabelas cadastradas obedecerão a máscara informada no campo Máscara. Caso o mesmo esteja desmarcado, mesmo estando o campo preenchido ele não será levado em consideração na inclusão das tabelas.

Tabelas 1, 2, 3, 4 e 5:

Nome: Informe o nome default para a tabela.

Máscara: Informe a máscara do código das mesmas. Todas as máscaras a serem cadastradas/definidas, ou, editáveis dentro dos parâmetros do sistema, podem ser constituídas por um conjunto de caracteres pré-definidos, cujos significados são:

  • # → Numéricos (0 a 9);
  • Q → Alfanuméricos (0 a 9 - A até Z - a até z);
  • L → Alfabéticos Maiúsculos;
  • l → Alfabéticos Minúsculos;
  • A → Alfanuméricos Maiúsculos;
  • a → Alfanuméricos Minúsculos;
  • Separadores → ( '.', ',', '-', ':', '/', ' ', '(', ')' );

Usar em Produto, Item de Movimento e Movimento: Defina em que locais as tabelas serão utilizadas.

Fabricantes

Máscara: Defina a máscara para o Cadastro de Fabricantes.

Nome Fabricante:  Defina qual será o nome dado ao campo Fabricantes.

Usa Tabela de Classificação: Ativando a opção "Usar Tabelas de Classificação", na janela de edição Fabricante aparecerá a opção Tabelas que não é parametrizada aqui, e sim, em Parâmetros das Tabelas de Classificação.

Filial

Campo que descreve a Filial: Defina o nome que descreverá a Filial: Nome Fantasia ou Nome.

Funcionário

Máscara: Defina a máscara para o Cadastro de Funcionários.

Nome da Tabela:  Defina qual será o nome dado ao campo Funcionários.

Vincular Funcionário a Filial: Marcando esta opção, quando se estiver fazendo uma movimentação em que o campo funcionário é editado, somente os funcionários da filial do movimento poderão ser informados no movimento.
Observações:

  • A utilização do campo funcionário no movimento é determinada através dos tipos de movimentos Pasta Identificação/Funcionários.
  • A informação de qual filial pertence o funcionário é feita no Cadastro de Funcionário, campo "Filial".
  • Se este campo for marcado, a informação da filial no cadastro dos funcionários deve ser preenchida, pois, sem ela não será possível se informar funcionários nos movimentos.

Local de Estoque

Máscara: Defina a máscara para o Cadastro de Local de Estoque.

Nome da Tabela: Defina qual será o nome dado ao campo Local de Estoque.

Usar Local Único: Marque esta opção se a empresa possui um único local físico de estoque.
ObservaçãoPara utilizar esse recurso é necessário criar um local de estoque para cada filial existente.

Mensagem

Nome da Tabela: Defina qual será o nome dado ao campo Mensagem.

Definições do Produto

Nome da Tabela: Defina qual será o nome dada a Tabela Produto.

Máscara: Informe a Máscara para o Código do Produto.
ObservaçõesAs máscaras para produto só poderão ser alteradas se aumentadas, nunca diminuídas. Para configuração da máscara do produto base para grade numerada, será aceito os seguintes formatos: A ou Q para campo alfanumérico, # Para números. 

Opções para a Máscara: Não controla níveis de máscara. Neste caso o sistema não fará qualquer controle dos níveis de máscara do produto, o campo último nível no cadastro de produtos é desabilitado e será possível a inclusão e movimentação de qualquer produto, com qualquer código, desde que este é claro, esteja cadastrado.
ExemploSe a máscara indicada no campo anterior for #.##.## e cadastramos direto o produto 1.01, o sistema aceitará sem conferir se o primeiro nível ainda não foi incluído.

Controla Níveis de Máscara: Escolhendo esta opção, o sistema passará a controlar os níveis de máscara dos produtos cadastrados no sistema da seguinte forma:

  • No caso do exemplo anterior, não seria possível cadastrar o produto 1.01 sem antes ter cadastrado o de código 1 e não seria possível cadastrar o de código 1.01.01 sem antes ter cadastrado os de código 1 e 1.01.
  • Caso estejam cadastrados os produtos 1, 1.01 e 1.01.01, não será permitida a alteração do código 1.01 para 1.02, por exemplo, pois este tem produtos ligados ao mesmo.
  • No momento da digitação do item de movimento, o sistema só apresentará na lista de produtos para consulta aqueles que são de último nível.
  • Na edição dos itens de um contrato, só exibirá produtos cujo tamanho do código é igual ao da máscara ou onde o campo último nível está marcado.
  • Na importação de produtos, só importará o produto se o de nível anterior já existir e se este produto de nível anterior não tem a marca de "Último Nível".

Completa com zeros à esquerda: Neste caso, ao digitar parte do código do produto e ir para o próximo campo, o valor digitado será completado com zeros à esquerda até atingir o tamanho da máscara, o mesmo acontecendo no cadastro de produtos ao preencher o campo "Código do produto para encargos" na pasta Dados do Contrato. Ao inserir um item de movimento, o parâmetro 'Completa com zeros à esquerda' será considerado somente para os casos em que a máscara do produto tenha apenas um nível (Ex.: ######). Não terá efeito quando a máscara tiver 2 ou mais níveis.

Descrição do Produto: De acordo com as opções, selecione a forma que deseja consultar os produtos: Nome Fantasia, Descrição ou Descrição Auxiliar.

Descrição com Limitação de Tamanho: Informando uma das opões, o sistema irá limitar o tamanho dos caracteres do cadastro de produto para que possa ser utilizado em impressoras fiscais, que normalmente apresentam um tamanho bastante reduzido da descrição do produto. O objetivo do campo é limitar na interface do usuário de forma que o produto seja cadastrado da forma correta. Será apresentando as seguintes opções:

  • Não Utiliza: o sistema não irá consistir a limitação de caracteres.
  • Descrição Principal: O sistema irá limitar o tamanho da descrição Principal  do cadastro de produto quando informado o tamanho desejado.
  • Nome Fantasia: O sistema irá limitar o tamanho do Nome Fantasia do cadastro de produto quando informado o tamanho desejado.

Tamanho: É o tamanho dos caracteres estabelecidos para o cadastramento.

Unidade Padrão: Informe aqui a unidade default para o produto, ou seja, sempre que incluir um novo produto, a unidade aqui informada será a que preencherá os campos para informações de unidade no mesmo, porém, o campo poderá ser alterado.

Código Auxiliar Único para Produtos: Marcando este parâmetro não será permitida a inclusão de produtos com código auxiliar iguais.

Complementa o Último Nível do Código do Produto: Marcando este parâmetro, na inclusão de um novo produto pelo menu cadastro, o sistema irá completar o último nível do código. Para isso, deverá ser informado o primeiro nível do código do produto, clicar na tabela TAB, que o sistema irá completar sequencialmente este código, respeitando a máscara do produto.

Não Modificar Código do Produto: Habilite este campo, caso deseja que o código do produto não seja alterado. Se incluir um produto com código errado não será possível a alteração do mesmo, deve-se então cancelar o produto cadastrado e incluir o novo. Com esta opção desmarcada, o campo código do produto poderá ser alterado a qualquer momento, desde que não tenha sido movimentado, integrado ao TOTVS Gestão Fiscal pela escrituração de movimentos, integrado ao TOTVS Gestão Patrimonial, e ao EPI, e quando há incompatibilidade de máscaras, pois o sistema não conseguirá atualiza os códigos dos produtos, que já tenham sido movimentados.

Usa Funcionário Responsável do Produto: Habilitando esta opção, será apresentada no cadastro de produto a pasta "Funcionário Responsável" pelo produto.

Campo Complementar na visão: Marcando esta opção os campos complementares de produtos aparecerão no ícone configurar campos na visão de produtos.

Definições de Produto 2/3

Usa Código Reduzido:

  • Não Utiliza: o código reduzido não será utilizado para os produtos.
  • Sequencial: utilizará o código reduzido e este terá uma numeração sequencial.
  • Não Sequencial: utilizará o código reduzido, porém, este não será sequencial.

Copiar para Código Principal: Caso esteja marcado, ao incluir um produto, se o código principal não for informado, o código reduzido será copiado para este.
ObservaçõesEste parâmetro somente pode ser marcado se o código reduzido for 'Sequencial' e a máscara do código reduzido for igual à máscara do código principal. Como o código reduzido sequencial é gerado somente ao salvar o registro, a cópia somente será feita ao salvar o registro. Vale frisar que a cópia não é feita quando for realizada alteração do registro.

Máscara: Informe a Máscara para o Código Reduzido.

Seqüência Atual: Defina qual será a Seqüência Atual.

Tipo Histórico:

  • Histórico Curto: Marcando esta opção, o histórico a ser informado no contrato e no item poderá conter no máximo 255 dígitos.
  • Histórico Longo: Marcando esta opção, o histórico a ser informado poderá conter um número indeterminado de dígitos, dependendo da capacidade de armazenamento de seu equipamento.

ObservaçãoApós a definição de utilização de "Histórico Longo", não será possível o retorno à opção "Histórico Curto". Já a alteração do histórico curto para o longo é possível, portanto, aconselhamos primeiro definir o trabalho utilizando o histórico curto. Se posteriormente houver necessidade de se informar para os contratos históricos com mais de 255 dígitos, isto poderá ser revertido. A utilização de histórico curto ocupará menos espaço em sua base de dados.

Definições de Produto 3/3

Características Físicas: Será apresentada uma pasta no cadastro do produto, para que informe as características físicas do mesmo, tais como, peso líquido, peso bruto, comprimento, etc.

Dados Fiscais: Na inclusão do produto, você poderá cadastrar os dados fiscais do mesmo, tais como, procedência, Nomenclatura Comum do Mercosul.

Casas Decimais: Habilite este parâmetro se desejar informar um número de casas decimais diferente da indicada na Pasta Gerais dos Parâmetros Gerais/Tabelas para cada Produto, este habilitará no Cadastro de Produto, Pasta Preços , o campo "Nº de Casas Decimais".

Produto Composto: Marcando esta opção, o sistema habilitará a pasta Produtos Compostos no Cadastro de Produtos.

Produto Similar: Marcando esta opção, o sistema habilitará a pasta Produtos Similares no Cadastro de Produtos.

Fornecedores: Para cadastrar para cada produto incluído os fornecedores do mesmo.

Conta Trabalho: Marcando esta opção, o sistema habilitará a pasta Conta Trabalho no Cadastro de Produtos.

Tabela de Classificação Utilizada para Aplicar Fornecedores a um Grupo de Produtos: Indique neste campo a tabela de classificação que deverá ser utilizada para aplicar a um grupo de produtos um determinado fornecedor.

Campos Opcionais

Nome do Campo Livre 1, 2 e 3 do Produto: Defina os nomes dos Campos Livres.

Datas Opcionais

Edita Data Extra 1 e 2 do Produto: Marque caso deseje utilizar Datas Extras.

Nome Data Extra 1 e 2 do Produto: Defina um Nome paras as Datas Extras.

Grade Numerada

Habilita Grade Numerada: Habilitando esta opção será apresentada no cadastro das Tabelas Auxiliares a Grade Numerada por Produto que será incluída à partir de um produto base.

Grade Numerada Original:

  • Não utilizar: O sistema nem habilitará o campo de grade numerada no cadastro do produto e nos parâmetros de tipos de movimentos.
  • Utilizar com controle de estoque: Além de o sistema habilitar o campo de Grade Numerada no Cadastro do Produto e nos Parâmetros de Tipos de Movimentos, marcando esta opção, as grades terão Controle de Estoque, ou seja, se o Tipo de Movimento afeta o estoque aumentando ou diminuindo, os saldos dos itens das Grades também aumentarão ou diminuirão.
  • Utilizar sem controle de estoque: Marcando esta opção, o sistema também habilitará o campo Grade Numerada no Produto e nos Tipos de Movimentos, porém, os itens  de Grade não terão Controle de Estoque.

Nome da Grade: Defina um nome para a Grade.

Separador Código de Barras: Defina um separador para o Código de Barras.

Lote

Permite Lote e Número de Série Simultaneamente: Marcando este campo na inclusão do Movimento o Item poderá utilizar Número de Série e número de Lote simultaneamente. Caso este parâmetro não esteja marcado e o item possua Número de Série e Lote simultaneamente, somente a pasta Lote estará habilitada no movimento. Caso este parâmetro esteja marcado, não será permitido cadastrar intervalos de Número de Série na tela do Item de Movimento, sendo desabilitada a opção "Gerar nº de série sequencial" (para cada novo Número de Série deverá ser informado um Lote relacionado).

Permite Número de Lote Repetido: Marcando este campo, será permitido cadastrar um lote de produto com o mesmo número para uma mesma filial e local.

Gera Número de Lote SequencialMarcando este parâmetro, o campo "Número Lote" ficará desabilitado e sua numeração será gerada sequencialmente. Este número respeitará a máscara cadastrada no campo "Máscara número lote".

Máscara: Defina uma Máscara para o Lote Sequencial.

Uso Códigos EAN:

  • Não Usa: Marcando essa opção, a aba "Código de Barras" não é visualizada na grid do Produto.
  • Usa Opcional: Marcando essa opção, a aba "Código de Barras" é visualizada na grid do produto, mas não é obrigatório informar o Código de Barras para salvar o Produto.
  • Obrigatório Sempre: Marcando essa opção, a aba "Código de Barras" é visualizada na grid do produto, sendo obrigatório informar o Código de Barras para salvar o Produto.
  • Obrigatório para Tipo Produto: Marcando essa opção, a aba "Código de Barras" é visualizada na grid do produto, sendo obrigatório informar o Código de Barras para salvar o Produto.

ObservaçãoMarcando a opção 'Obrigatório para Tipo Produto', é obrigatório informar código de barras para cadastrar Produtos. Para cadastrar Serviços o preenchimento não é obrigatório.

Preços

Preços 1/3

Usa Preço 1 e 2 de Produtos: Defina se utilizará Preços.

Nome do Preço 1 e 2: Defina um nome para o Preço.

Código da Moeda do Preço 1 e 2: Defina qual será a moeda para os Preços.

Preços 2/3

Usa Preço 3 e 4 de Produtos: Defina se utilizará Preços.

Nome do Preço 3 e 4: Defina um nome para o Preço.

Código da Moeda do Preço 3 e 4: Defina qual será a moeda para os Preços.

Preços 3/3

Usa Preço 5 de Produtos: Defina se utilizará Preço.

Nome do Preço 5: Defina um nome para o Preço.

Código da Moeda do Preço 5: Defina qual será a moeda para os Preço.

Produto Global

Usa Produto Global: Se uma coligada não possui nenhum produto cadastrado, ou seja, uma coligada nova, podemos iniciar o cadastro de produtos já trabalhando com produto global marcando este campo.

Representante

Máscara: Defina a máscara para o Cadastro de Representantes.

Nome Fabricante: Defina qual será o nome dado ao campo Representantes.

Descrição Representante: Defina se a descrição dos Representantes será pelo Nome ou Nome Fantasia.

Transportadora 

Nome Transportadora: Defina qual será o nome dado ao campo Transportadora.

Descrição Representante: Defina se a descrição da Transportadora será pelo Nome ou Nome Fantasia.

Segundo Número

Segundo Número geral: Informe o número que será o contador inicial a ser seguido para sequencializar o Segundo Número nos Movimentos, isto se, nos Parâmetros do Tipo de Movimento escolher a seqüência do Segundo Número pelo "Segundo Número Geral".

Filial: Informe o primeiro número que será o contador inicial a ser seguido para sequencializar o Segundo Número nos Movimentos para cada Filial, isto se, nos Parâmetros do Tipo de Movimento escolher a seqüência do Segundo Número por "Filial".

Natureza Orçamentária/Financeira

Utiliza Natureza Orçamentária/Financeira: Defina se será possível utilizar Natureza Orçamentária/Financeira.

Máscara: Defina uma máscara para as Naturezas Orçamentárias/Financeiras.

Marca

Máscara: Defina uma máscara a ser aplicada no código da Marca. Neste campo serão aplicadas as seguintes regras:

  • A máscara default será composto pelos caracteres "#####".
  • Será permitido usar os caracteres e como separadores os caracteres. Caso seja utilizado um caracter diferente destes, ele será considerado como um caracter vazio.
  • Este campo não poderá ser alterado caso já existe algum registro já cadastrado na base para coligada logada.

Nome da Marca: defina qual o nome será exibido no sistema. Comportamento similar ao do Fabricante, Representante e Transportadora. O nome default deste campo será "Marca".

Usa Marca Global: campo para definir se o cadastro de Marca será Global. O valor default deste campo é "marcado".

Importante: quando existirem cadastros de marca globais, o parâmetro "Usa marca Global" não poderá ser desmarcado. Da mesma forma, quando o parâmetro está desmarcado e existirem marcas cadastradas por coligada, não é possível alterar o parâmetro. Caso a Coligada esteja  configurada para Central de Compras ou Participante de Central de Compras será obrigatório habilitar o parâmetro Usa Marca Global.

ObservaçõesAs coligadas que estiverem usando marca global, poderão visualizar os seus registros em outras coligadas que também usam marca global.
Exemplo: Coligada 1 não usa marca global; Coligada 2 e Coligada 3 usam marca global. Ao abrir o cadastro de Marca na coligada 2 serão exibidos os registros cadastrados nas coligadas 2 e coligada 3. Ao abrir o cadastro de Marca na Coligada 1 serão exibidos somente os registros da Coligada 1, pois ela não trabalha com marca global