Para atender a ECF - Escrituração Contábil Fiscal foi necessário a evolução do Evento tributário dos tributos IRPJ e CSLL. Com a evolução do Evento Tributário, também será possível buscar informações do resultado contábil do TOTVS Gestão Contábil, através de DRE (Demonstração do Resultado do Exercício) Na Tabela de Itens do Evento Tributário, o usuário poderá buscar informações de seu Plano de Contas Contábeis, Natureza de Operação e Parte B do LALUR referente a Receitas, Adições, Exclusões, deduções, etc. O Evento Tributário será por Coligada, visto que mais de uma Filial poderá estar enquadrada no mesmo regime tributário.
O usuário poderá também no Evento Tributário, definir as regras de Seleção de Contas Contábeis individualizadas por Filial. Com essa opção marcada o sistema irá selecionar somente lançamentos que estejam com a filial preenchida.
Observações: No caso de contas contábeis, poderá informar Contas de qualquer Nível, assim, se tiver um Grupo de Contas de Receitas e todas interferirem no cálculo, basta informar o nível sintético.
No caso da Parte B do LALUR só serão possíveis atribuir contas de Adição, Exclusão, Dedução e Compensação.
A edição do evento só será habilitada a partir do momento que não houver nenhum Período de apuração encerrado do tributo selecionado no evento.