Produto: | Datasul |
Ocorrência: | Contabilização exportação |
Passo a passo: | Quanto à contabilização do CPV, quando a nota fiscal é gerada no faturamento, e atualizado no estoque via FT2100, são gerados dois movimentos no estoque: (pode-se consultar via CE0814) 1 - Movimento de saída do depósito padrão do item 2 - Movimento de entrada para o depósito de exportações não embarcadas
Quando é executado o log de CPV via programa EX0403, é realizado um movimento de saída do depósito de exportações não embarcadas, ou seja, consultando no CE0814 existirão os seguintes movimentos: 1 - Movimento de saída do depósito padrão do item 2 - Movimento de entrada para o depósito de exportações não embarcadas 3 - Movimento de saída do depósito de exportações não embarcadas
Abaixo seguem maiores esclarecimentos quanto à contabilização do CPV: >> Contabilização do CPV: - NOTA FISCAL: Transfere o saldo do depósito de faturamento para o “Depósito para exportações não embarcadas” (EX0180). - PROCESSO DE EXPORTAÇÃO: Baixa o saldo do “Depósito para exportações não embarcadas” (EX0180). Debita a conta de “Custo de produtos vendidos” (CD0309) conforme as regras da baixa do estoque do FT2100 (atualização de notas no estoque).
>> Foram criados dois fluxos de contabilização:
- CONTABILIZAÇÃO DA NOTA: Não contabiliza o CPV pela nota, porque ao invés de baixar o saldo em estoque do depósito faturado, transfere o saldo para o “Depósito para exportações não embarcadas”. Credita uma conta de “Receita de exportações não embarcadas” ao invés da conta de “Receita de vendas”.
- CONTABILIZAÇÃO DO PROCESSO: Contabiliza o CPV baixando o saldo do “Depósito para exportações não embarcadas”. Debita (estornando) a conta de “Receita de exportações não embarcadas”. Credita a conta de “Receita de vendas”.
>> Fluxo de contabilização da nota fiscal:
FT2100 – Atualização da nota no estoque: Credita a conta “Transitória de Transferência” (CD0611). Debita a conta “Transitória de Transferência” (CD0611) Não gera lançamento na conta de CPV.
FT0708 – Demonstrativo contábil do faturamento: Credita a conta de “Receita de exportações não embarcadas” (CD0309). Debita a conta “Transitória de receita” (CD0403).
>> Fluxo de contabilização do processo de exportação:
- LOG DE “CONTABILIZAÇÃO DA RECEITA” FT0708 – Demonstrativo contábil do faturamento: Debita (estornando) a conta de “Receita de exportações não embarcadas” (CD0309). Credita a conta “Receita de vendas” (CD0309).
LOG DE “CONTABILIZAÇÃO DO CPV” EX0403 – Atualização de processos de exportação: Credita a conta de “Saldo por depósito” (CE0110). Debita conta de “Custo de produtos vendidos” (CD0309).
>> Os log’s do tipo “Contabilização do CPV” e “Integração com o Contas a Receber” são processados através do programa EX0403 – Atualização de Log's do Processo de Exportação.
Um log pendente é um log com situação igual a “Não Processado” ou “Processado com Erro”.
Enquanto existirem log’s pendentes para um processo de exportação do tipo “Contabilização do CPV”: Não é possível calcular o preço médio (CE0401).
>> O FLUXO com relação aos Log's de exportação: EX0200 – Acompanhamento do processo de exportação. Efetivar ponto de controle de embarque. FT0708 Gerar sumar-ft para os log’s dos processos de exportação. Estornar a receita de exportações não embarcadas e contabilizar a receita de vendas. FT0608 – Contabilização do faturamento (contab. processo export.) Contabilizar o processo de exportação. EX0403 – Atualização de log’s: Baixar o saldo para o “Depósito para exportações não embarcadas” e contabilizar o CPV. Substituir títulos no módulo de Contas a Receber. |
Observações: |