Árvore de páginas

Objetivo

É o cadastramento de benefícios de diferentes tipos, unidades e distribuições a conceder aos funcionários.

Visão Geral


Benefícios do Tipo Indeterminado

Um benefício do Tipo Indeterminado é aquele que não necessita movimentação e que é concedido todos os meses conforme a fórmula de cálculo utilizada.

De início é necessário cadastrar o benefício cujo Tipo de Benefício é Indeterminado no procedimento Manutenção de Benefícios (ver detalhes em Manutenção Benefícios). A Distribuição de Benefícios pode ser Geral ou Informado.

Outro requisito básico é relacionar os Benefícios aos Estabelecimentos (ver detalhes em Benefícios do Estabelecimento).

A determinação dos funcionários que tem direito ao benefício ocorre de acordo com os parâmetros informados na pasta Parâmetros deste procedimento. Este procedimento deve ser utilizado para relacionar-se um benefício de Distribuição Geral aos funcionários de um estabelecimento.

Por último, quando o benefício for de Distribuição “Informado”, é necessário que se relacione os Benefícios aos Funcionários (ver detalhes em Manutenção Benefícios Funcionário). Para um benefício novo, do tipo Indeterminado, pode-se informar o valor do benefício no campo Valor, quando este valor for diferente para cada funcionário. Sempre que uma fórmula de cálculo fizer uso do Valor do Benefício, é utilizado o valor apresentado no campo Valor.

Exemplo:
Seguro de Vida

Plano de Saúde

Mensalidade do Grêmio

Mensalidade do Sindicato

Nestes casos, a fórmula de cálculo pode simplesmente se constituir na atribuição do valor do benefício informado no campo Valor. A determinação dos valores que cabem ao funcionário e à empresa é feita pela mesma fórmula. Conforme segue:



VB = 100,00

Valor do Benefício

M1 =

100,00 (VB)

M1 = 100,00

Memória 1

T1 =

M1 * 0,0025

T1 = 0,25

Total 1 que cabe ao Funcionário

T2 =

M1 – T1

T2 = 9,75

Total 2 que cabe à Empresa


Benefícios do Tipo Movimento

Um benefício do Tipo Movimento é aquele que necessita que a cada vez que o funcionário fizer uso do benefício, seja lançado um movimento de entrada. Isto pode ser feito pelo procedimento Movimento por Funcionário (ver detalhes em Movimento por Funcionário). Ou, pelo procedimento Movimento por Referência (ver detalhes em Processo Incluir Movimentos – Função Movimento por Referência). Ou, pelo procedimento Geração de Movimento (ver detalhes em Processo Incluir Movimentos– Função Geração de Movimento). Ou, ainda, pela Importação de Movimentos de Benefícios (ver detalhes em Processo Vale Mercado – Função Importa Movimentos de Benefícios).

De início é necessário cadastrar o benefício cujo Tipo de Benefício é Movimento no procedimento Manutenção de Benefícios (ver detalhes em Processo Preparação de Informações – Função Manutenção Benefícios). A Unidade do benefício pode ser Valor ou Quantidade. Quando for informado Valor, ao inserir um movimento de benefício a informação solicitada é a do campo Valor. Caso contrário, a informação do campo Quantidade é a que deve ser informada. Quando informada a quantidade, o valor do benefício é determinado multiplicando-se esta quantidade pelo Valor Unitário do Benefício. O valor unitário provém do relacionamento do Benefício com o Estabelecimento, sendo informado na pasta parâmetros. A Distribuição de Benefícios pode ser Geral ou Informado.

Quando a distribuição é “Geral”, o benefício vale para todos os funcionários que atendam aos parâmetros definidos no procedimento Benefícios do Estabelecimento (ver detalhes em Processo Preparação de Informações – Função Benefícios do Estabelecimento: Pasta Parâmetros).

Quando a Distribuição é “Informado”, há a necessidade de utilizar o procedimento Benefícios do Funcionário (ver detalhes em Processo Preparação de Informações – Função Benefícios do Funcionário) para relacionar o benefício a cada funcionário/dependente que utilizar o benefício. Caso este relacionamento ainda não tenha sido estabelecido, e seja tentada a inclusão de um movimento do benefício para o funcionário/dependente, (por exemplo, utilizando o procedimento Movimentos por Funcionário) é apresentada a seguinte mensagem: “Benefício não relacionado para Funcionário/Dependente” (ver detalhes em Processo Incluir Movimentos – Função Movimentos por Funcionário).

O valor do benefício é apresentado como resultado da aplicação das fórmulas de cálculo informadas na Pasta Fórmulas, ou dos percentuais informados na Pasta Valores (ver detalhes em Processo Preparação de Informações – Função Manutenção Benefícios Estabelecimento: Pasta Fórmulas e Pasta Valores). A fórmula padrão informada na pasta Fórmulas é utilizada para sugerir uma fórmula quando se estiver lançando um Movimento por Funcionário ou por Referência (ver detalhes em processo Incluir Movimentos – Função Atualiza Movimentos por Funcionário e Função Atualiza Movimentos por Referência). E a mesma fórmula é utilizada quando se fizer a Geração de Movimentos (ver detalhes em processo Incluir Movimentos – Função Geração Movimentos). Os percentuais ao invés das fórmulas são utilizados quando o campo “Usa Fórmula de Cálculo” não está assinalado (ver detalhes em Processo Preparação de Informações – Função Manutenção Benefícios Estabelecimento: Pasta Informações Básicas).

Exemplo:
Farmácia
Supermercado
Loja da Empresa
Ambulatório da Empresa
Almoxarifado da Empresa


Benefícios do Tipo Vale Transporte

Um benefício do Tipo Vale Transporte controla o Vale Transporte.

Inicialmente, deve ser cadastrado um benefício do Tipo Vale Transporte utilizando-se o procedimento Manutenção de Benefícios (ver detalhes em Processo Preparação de Informações – Função Manutenção de Benefícios).

Em seguida, deve ser relacionado o benefício de Vale Transporte ao Estabelecimento, utilizando-se o procedimento Benefícios do Estabelecimento (ver detalhes em Processo Preparação de Informações – Função Benefícios do Estabelecimento).

Deve-se, ainda, criar as Linhas de Transporte utilizando o procedimento Manutenção Linhas de Transporte (ver detalhes em Processo Preparação de Informações – Função Manutenção Linhas de Transporte). O objetivo é alimentar o módulo com as Linhas de Transporte que são utilizadas pelos funcionários, e os respectivos valores das tarifas. Visa, inclusive indicar se a Linha está ativa ou não.

Deve-se também relacionar as Linhas de Transporte aos Funcionários utilizando o procedimento Manutenção Linhas dos Funcionários (ver detalhes em Processo Preparação de Informações – Função Manutenção Linhas dos Funcionários). Deve-se indicar o Tipo de Requisição para o funcionário.

Como alternativa, pode-se importar as linhas de transporte dos funcionários a partir de um arquivo texto utilizando o procedimento Importação de Linhas de Transporte Funcionários (ver detalhes em Processo Preparação de Informações – Função Importa Linhas de Transporte dos Funcionários). 


  • Sem rótulos