Árvore de páginas

Ficha Técnica - GCH - Banco de Horas

Área:Gestão do Capital Humano
Assunto:Banco de Horas
Fase:EXTRACAO
Programa Progress:EMS0601.p
Arquivo de Parâmetros:EMS0601.xml
Fato:

HUR_DTS_Overtime_Bank_Fact

   










Opções do Arquivo de Parâmetros

Tipo Períodos

Os valores podem ser: “Informados” ou “Variáveis”.

Informados:
Quando selecionado, deverão ser preenchidos os campos “Data Início” e “Data Término" para que o usuário possa escolher a faixa de datas. É muito utilizada para fazer a carga inicial de dados no BI.

Variáveis:
Quando selecionado, deverão ser preenchidos os campos "Intervalo Inicial (dias)" e "Intervalo Final (dias)". Esta opção é utilizada na atualização diária automática do BI, uma vez que sua parametrização é realizada em número de dias, não necessitando fixar datas. Os dias informados serão sempre calculados com base na data atual. Exemplo: Se a data atual do sistema 15/01/2003, o "Intervalo Inicial" for preenchido como -15 e o "Intervalo Final" forem preenchidos com 0 (zero), então o sistema irá buscar as informações no ERP com data de início de 01/01/2003 até 15/01/2003.

Tipo Cotação Moeda

Os valores podem ser: “Referência”, “Mensal” ou “Diária”.

Referência:
Quando selecionado, deverá ser preenchido o campo "Data Referência" para que possa ser informada a data base para a busca da cotação da(s) moeda(s). 

Mensal:
Quando selecionado, os valores extraídos sempre serão convertidos com base na cotação mensal.

Diária:
Quando selecionado, os valores extraídos sempre serão convertidos com base na cotação diária.

Importante:
Todos os valores das moedas serão buscados no programa Manutenção Cotação de Moedas (FP0006). Caso a cotação não exista para o parâmetro informado, o valor não será convertido.
Para estes casos, será gerada uma observação no relatório de inconsistência.

Moeda Padrão HCM

Informar o código da moeda padrão utilizada no sistema HCM; o código da moeda na quais os valores gerados no sistema HCM estão registrados.

Importante:
As moedas estão cadastradas no programa Manutenção Moedas (FP0005).

Moedas

Informar o(s) código(s) da(s) moeda(s) que deve(m) ser utilizada(s) no BI. O código da moeda deve ser o mesmo utilizado no programa Manutenção de Moedas (FP0005).






Regras Padrões de Negocio

 

 

Regra Principal para Extração

Os seguintes parâmetros são considerados:

Data do apontamento das horas, somente horas do tipo Positivo e Negativo e Tipo de Compensação Padrão, ou seja, tipo 1 (um).

Empresa

O código da empresa é buscado no programa Manutenção de Estabelecimentos (FP0560).

Importante:
O relacionamento Empresa X Estabelecimento é feito automaticamente pelo sistema. Mais informações poderá obtido no manual do sistema HCM.

Integração com EMS2 ou EMS5

O BI faz a validação desta integração, por meio do programa Manutenção de Estabelecimento (FP0560).
Quando os campos Empresa e Estabelecimento na opção Integração Magnus/EMS2 estiverem preenchidos, o extrator automaticamente converte os códigos de estabelecimento e empresa para os informados nestes campos.

Importante:
Os valores preenchidos neste cadastro devem estar corretamente validados com o EMS. O cadastramento incorreto, irá gerar informações de recursos humanos para o BI de forma incorreta, comprometendo a integridade das informações.

 

Relatório de Inconsistências: INC_HUR_DTS_Overtime_Bank_Fact.TXT

Este relatório é gerado somente quando encontradas inconsistências de integridade referencial na base de dados durante a extração. Se encontra no diretório ...\datasul\bi\spool\HR.
Além do relatório de inconsistências, um outro arquivo referente a execução do extrator é também gerado no diretório temporário do Progress, definido através do parâmetro –T, no arquivo .pf disponibilizado para conexão. O nome do arquivo é formado pelo nome do extrator a qual se refere, com extensão .log.

Conferência das Informações

Medida

Programa Conferência

Qtde Horas Banco Horas

PE5500

Vl Horas Banco Horas

PF1662 com PE5500

Relatório Banco de Horas por Período - PE5500

Permite listar a quantidade de horas no banco de horas organizadas por estabelecimento e funcionário.

Critérios para utilização desse programa para conferência:

  • Possui as mesmas regras do extrator, considerando os registros do banco de horas no qual o campo que indica o tipo de compensação (idi_hrs_posit) = 1 (Positivo) ou = 2 (Negativo).
  • Verifica o período informado nos parâmetros (mês / ano).
  • Considera todos os funcionários (admitidos / demitidos).

 

Parâmetros que devem ser utilizados:

Relatório Banco de Horas - Pasta Seleção - PE5500

Selecionar opção Por Estabelecimento / Matrícula.

Relatório Banco de Horas – Pasta Parâmetros - PE5500

Informar data de referência desejada para a validação. 

Informar a data inicial (mês / ano). 

Banco 1 é obrigatório. O mesmo não poderá ser alterado, pois é o único tipo de compensação extraído / tratado pelo BI. 

Relatório Banco de Horas – Pasta Seleção - PE5500

Não devem ser preenchidas as faixas constantes nessa pasta. Elas devem permanecer como apresentadas quando executado o programa, pois o extrator não utilizará desses filtros.

Medidas para Conferência

Quantidade de Horas no Banco de Horas: Conferir a quantidade de horas do relatório x BI, por empresa e estabelecimento. Caso o valor não estiver correto, é necessário realizar a conferência por funcionário para localizar a divergência.

Consulta Históricos Salariais e Funções - FP1662

Permite consultar as informações referentes aos históricos salariais, assim como as funções dos funcionários.

 

Parâmetros que devem ser utilizados:

Acionar o botão Vá Para ou Pesquisa para informar os dados correspondentes a cada funcionário.

Consulta Históricos Salariais e Funções - Parâmetros

Inserir o código da matrícula do funcionário e do estabelecimento. Os códigos informados devem ser diferentes dos códigos dos funcionários para os quais se deseja fazer a conferência (por amostragem).

 

Consulta Históricos Salariais e Funções - Resultados - FP1662

Não devem ser preenchidas as faixas constantes nessa pasta. Elas devem permanecer como apresentadas quando executado o programa, pois o extrator não utilizará desses filtros.

Medidas para Conferência

  • Valor do Salário Hora: não existe relatório padrão disponível no Human Capital Management (HCM) que apresente o valor das horas do banco de horas. Sendo assim, a conferência deve ser realizada por amostragem. Para isso, é necessário alternar os funcionários por períodos, estabelecimentos, centros de custo e cargos diferentes.
  • Regra para validação: comparar a medida Vl Horas no Banco Horas, obtido no BI, x Quantidade de Horas no Banco de Horas do Funcionário, obtido no Relatório de Banco de Horas (PE5500), ou diretamente no BI, * Valor Salário Hora “Sal Hora” do Funcionário” no referido mês / ano Data Liber Salário, obtido por intermédio do programa Consulta de Históricos Salariais e Funções (FP1662).

 

Nota:
Não existem outro relatório padrão no ERP TOTVS que siga o mesmo critério do extrator de dados do BI para validar a seguinte medida na sua totalização:

Medida

Considerações

Vl Horas no Banco Horas

Regra: Valor correspondente ao total de horas (por dia) existentes no banco do funcionário. Fórmula: total de horas do dia "cálculo do bco_hrs_compens_func.qti_hrs_marcac_ptoelet" * histor_sal_func.val_salario_hora.

 

Recomenda-se o uso do DataViewer para construir o relatório para a validação dessa medida, conforme as regras descritas acima.