Árvore de páginas

Importante

A partir do leiaute 17 que entra em vigor em 01/2023, o registro K235 será obrigatório somente no tipo de leiaute completo.

Apresenta o consumo das mercadorias no processo produtivo, vinculado ao produto resultante informado no Registro K230.

Campo

Descrição

Tipo

Tam

Dec

Obrig

01

REG

Texto fixo contendo "K235"

C

4

-

O

02

DT_INI_OP

Data de saída do estoque para alocação ao produto

N

8

-

O

03

COD_ITEM

Código do item componente/insumo (campo 02 do Registro 0200)

C

60

-

O

04

QTD

Quantidade consumida do item

N

-

6

O

05

COD_INS_SUBST

Código do insumo que foi substituído, caso ocorra a substituição (campo 02 do Registro 0210)

C

60

-

OC

Para a montagem deste registro, são considerados os movimentos internos (SD3) de requisições e devoluções que possuam uma ordem de produção informada no campo D3_OP preenchido, e que tenham sido geradas dentro do período que será processado pelo Bloco K

Os dados gravados neste registro referem-se aos componentes consumidos no processo produtivo. No sistema, o consumo de componentes é realizado através de requisições via movimentos internos.

Como o sistema possui o conceito de devolução de consumo, o processamento do registro K235 leva em consideração uma composição entre requisições e devoluções para obter o consumo do período.

Existem situações onde o cliente possui uma ordem de produção trabalhada durante vários períodos (meses). Exemplo: Caso em um período seja realizada uma requisição para produção  de 100 unidades e no período seguinte exista apenas uma devolução de 30 unidades, o registro será direcionado ao registro K275 (Correção de apontamento e retorno de insumos) com o saldo negativo para correção da quantidade consumida do insumo durante o processo produtivo. Lembrando que somente é direcionado ao registro K275 devoluções realizadas no mês anterior ao do processamento. Mais detalhes na página referente ao Registro K275.

Recomendamos que em processos produtivos com Ordens de Produções que são trabalhadas durante vários períodos (meses), o consumo seja realizado conforme a demanda. 

Alerta: Existe o parâmetro MV_EMPDOP, que indica se será possível empenhar o produto pai que esteja contido na própria estrutura. Para requisições, não existe parâmetro, será sempre possível requisitar. Porém, o validador do SPED FISCAL impedirá a listagem do produto produzido como item requisitado da própria OP.

Ordens de Produção geradas pelo módulo de Manutenção de Ativos (SIGAMNT) não são consideradas neste registro.

Tipos de Produtos considerados

00, 01, 02, 03, 04, 05 e 10.