Árvore de páginas

Comparar Planos de Manutenção

Visão Geral do Programa

Os cálculos para valorização do custo simulado, programado e realizado são apresentados a seguir:

Para o custo simulado de material, são consideradas as necessidades de material do plano de manutenção e valorizado conforme o tipo de preço informado:

- Batch: o custo de material é valorizado com base no último médio fechado;

- On-line: o custo de material é valorizado conforme o preço on-line;

- Padrão: o custo de material é valorizado conforme o preço padrão;

- Base: o custo de material é valorizado ao preço base do item;

- Reposição: o custo de material é valorizado ao preço de reposição do item;

- Última Entrada: o custo de material é valorizado ao preço de última entrada do item.

Exemplo:

Considere um cenário de simulação para o período de 01/01/2010 a 30/06/2010. Este cenário, com base nos parâmetros informados no filtro e nos planos de manutenção cadastrados no sistema, simulou 48 ordens para o período. O plano de manutenção que simulou cada ordem possui duas necessidades de material:

- Item A, com quantidade igual a 5.

- Item B, com quantidade igual a 10.

Supondo que foi selecionado o tipo de preço batch e o custo dos dois itens, valorizados ao último médio fechado, é igual a R$ 10,00, então se têm:

Custo Simulado de Material no Período = [48 (número de ordens) x 5 (quantidade do item A) x 10 (custo do item A)] + [(48 (número de ordens) x 10 (quantidade do item B) x 10 (custo do item B)] = R$ 7.200,00

O cálculo do custo programado de material é igual ao custo simulado, mas aqui o sistema irá considerar as ordens de manutenção que foram confirmadas pelo planejamento e as ordens de manutenção manuais associadas aos planos. O sistema irá ler as necessidades de material das tarefas das ordens.

Para o cálculo do custo realizado, o sistema irá ler os movimentos de material das ordens de manutenção. Se o movimento já estiver valorizado, é lido o valor do movimento. Se o movimento não está valorizado, é feita a valorização do movimento calculando o custo conforme o tipo de preço informado.

Cálculo do Custo de Mão de Obra

Para o cálculo do custo simulado de mão de obra direta, são lidas as especialidades das tarefas do plano de manutenção que gerou a ordem simulada. É verificado se a especialidade possui associação com uma tabela de MOB Direta. Se possuir, é multiplicado o valor/hora da tabela de salários pelo tempo definido para a especialidade. Se o tipo de tempo da especialidade é individual, o tempo é multiplicado pelo número de homens. Não há custo de mão de obra direta se a especialidade não possuir uma tabela de MOB Direta associada.

O cálculo do custo programado de mão de obra direta é igual ao custo simulado, mas aqui são lidas as especialidades das tarefas das ordens de manutenção geradas pelo planejamento e das ordens manuais associadas aos planos.

Para o cálculo do custo realizado, o sistema irá ler os movimentos de mão de obra direta das ordens de manutenção. Se o movimento já estiver valorizado, é lido o valor do movimento. Se o movimento não está valorizado, é multiplicado o tempo reportado pelo valor/hora da tabela de salários.

Cálculo do Custo de GGF

Para o cálculo do custo simulado de GGF são lidas as especialidades das tarefas do plano de manutenção que gerou a ordem simulada. É verificada a forma de controle do custo de cada especialidade, que pode ser:

- Centro de Custo: neste caso, são somados os custos previstos das espécies de GGF para o centro de custo informado.

- Valor Informado: valor hora informado no cadastro da especialidade.

Em seguida, é multiplicado este custo pelo tempo da especialidade. Se o tipo de tempo da especialidade é individual, o tempo é multiplicado pelo número de homens.

O cálculo do custo programado de GGF é igual ao custo simulado, mas aqui são lidas as especialidades das tarefas das ordens de manutenção geradas pelo planejamento e das ordens manuais associadas aos planos.

Para o cálculo do custo realizado, o sistema irá ler os movimentos de GGF das ordens de manutenção. Se o movimento já estiver valorizado, é lido o valor do movimento. Se o movimento não está valorizado, é multiplicado o tempo reportado pelo valor hora conforme o controle de custo da especialidade. Neste caso, se a especialidade é controlada por centro de custo, e o movimento não foi valorizado, são somados os custos das espécies de GGF, conforme o último médio fechado, para o centro de custo da especialidade.

Caminho Básico

 

01. Visualizar as informações detalhadas relativas ao comparativo dos planos de manutenção.

Nota:

É possível detalhar os custos das ordens associadas aos planos de manutenção do sistema visualizando inclusive o custo das tarefas das ordens. No último nível da Árvore, sempre serão apresentados os custos das tarefas dos planos de manutenção.
O custo planejado irá considerar o custo total das ordens planejadas em um período. Este cálculo é feito com base no plano de manutenção das ordens simuladas.
Para o cálculo do custo programado, são lidas as ordens de manutenção do sistema.
Para o cálculo do custo realizado, são lidos os movimentos das ordens de manutenção.

Caminho(s) Alternativo(s)

 

Simular Planejamento

 

01. Acionar Filtro.

02. Acionar Avançado.

03. Selecionar a simulação do planejamento desejada.

04. Definir, se desejar, os valores para o filtro.

05. Acionar Confirma.

06. Visualizar os valores referentes aos custos das ordens associadas aos planos.

 

Definir Visões

 

01. Acionar Definir Visões.

Nota:

As informações sobre o processo para a definição de visões podem ser obtidas no conceito Definir Visões.


Definir Métricas

 

01. Acionar Definir Métricas.

Nota:

 As informações sobre o processo para a definição das métricas podem ser obtidas no conceito Definir Métricas.

 

Notificar

 

01. Acionar Notificar.

Nota:

 Para mais informações, acesse o documento Workflow de Manutenção Industrial.

 

Visualizar Cálculos - Visões Relacionadas

 

01. Acionar Cálculo – Visões Selecionadas (botão maximizar).

02. Visualizar os Cálculos.

Nota:

 Para mais informações, acesse o documento Cálculos das Visões Selecionadas.