Árvore de páginas

Manutenção Tipo Transação Caixa - CMG003AA

Visão Geral do Programa

Tipo de Transação de Caixa é um classificador de movimentos ocorridos ou previstos para ocorrer em curto prazo, sendo caracterizada a forma como a operação financeira ocorreu ou ocorrerá, a incidência de custos referentes às manutenções das contas correntes e a tributação sobre movimentação financeira.

Exemplo: 

Tipo Transação Caixa: Mútuo

Este tipo de transação de caixa será utilizado quando ocorrer uma operação de mútuo entre contas correntes.

Importante:

Deve-se atentar que o Tipo de Transação de Caixa é a forma de como ocorrerá uma certa movimentação e não o porque desta movimentação.

Exemplo:

Efetuado um saque da conta corrente por intermédio de um cheque, com a finalidade de efetuar o pagamento a um determinado fornecedor. Neste caso, o tipo de transação de caixa é cheque e não fornecedor.

Manutenção Tipos Transação Caixa

Objetivo da tela:

Permitir efetuar a inclusão de Tipos de Transação de Caixa do Módulo Caixa e Bancos.


Outras Ações/Ações Relacionadas:

Ação:Descrição:

Inclui

Quando acionado, permite efetuar a inclusão de um Tipo de Transação de Caixa. Ver detalhes na descrição da tela Inclui.

Modifica

Quando acionado, permite modificar as informações inseridas em um Tipo de Transação de Caixa.

Elimina

Quando acionado, permite eliminar um Tipo de Transação de Caixa. Ver detalhes na descrição Elimina.

Movimentos – Opção Contas Contábeis

Quando acionado, permite relacionar uma conta contábil a um Tipo de Transação de Caixa. Ver detalhes na descrição da tela Movimentos – Opção Contas Contábeis.


Movimentos – Opção Impostos

Quando acionado, permite incluir Impostos para o Tipo de Transação de Caixa. Ver detalhes na descrição da tela Movimentos – Opção Impostos.


Movimentos – Opção Segurança

Quando acionado, permite selecionar quais os Grupos de Usuários que poderão implementar as informações referentes aos Tipos de Transação de Caixa Unidades, formando assim, um Grupo de Segurança do Tipo de Transação de Caixa. Ver detalhes na descrição da tela Movimentos – Opção Segurança.

Detalhe

Quando acionado, permite consultar em detalhes um Tipo de Transação de Caixa.

Pesquisa

Quando acionado, permite efetuar a pesquisa dos Tipos de Transação de Caixa já implementados.


Principais Campos e Parâmetros:

Campo:

Descrição

Tipo Transação Caixa

Selecionar um Tipo de Transação de Caixa já implementado.

Nota:

Para o Tipo de Transação de Caixa informado, permite visualizar as informações de Rateio Contábil, Impostos e Segurança relacionadas a este.

Inclui

Objetivo da tela:

Permitir incluir um Tipo de Transação de Caixa.

Se a empresa corrente não utilizar o Módulo Fluxo de Caixa, não será necessário informar os tipos de fluxos financeiros de entrada e saída. Ver detalhes no programa Manutenção Parâmetros Gerais Caixa e Bancos (CMG002TA).


Outras Ações/Ações Relacionadas: 

Ação:Descrição:

Cópia

Quando acionado, permite efetuar a cópia das informações inseridas em um Tipo de Transação de Caixa, com o objetivo de transferir estas para um outro Tipo de Transação de Caixa, alterando somente as informações que se fizerem necessárias.

Parâmetros da Localização

Quando acionado, permite acessar a tela de Parametrizações Localizadas do Tipo de Transação de Caixa.

Quando acionado, permite acessar a tela de Parametrizações Localizadas de Tipo de Transação de Caixa.


Principais Campos e Parâmetros:

Campo:Descrição:

Tipo Transação Caixa

Inserir um código que identifique um Tipo de Transação de Caixa.

Descrição

Inserir uma descrição para o Tipo de Transação de Caixa, sendo esta relacionada ao código informado.

Emite Aviso Laçto

Quando assinalado, determina que os movimentos implementados com o tipo de transação de caixa terão a emissão do aviso de lançamento.

Aviso de Lançamento é utilizado para formalizar uma operação efetuada, isto é, informar que foi realizada uma movimentação na conta corrente da empresa destino.

Exemplo:

Operação de Mútuo.

Atualiza Fluxo Caixa

Quando assinalado, determina que os movimentos implementados com o tipo de transação de caixa atualizarão o Módulo Fluxo de Caixa.

Importante:

Se esta opção não for selecionada, não será criado rateio financeiro para os movimentos implementados com este tipo de transação de caixa, sendo que não será possível acessar a tela de Rateio Financeiro da Movimentação de Conta Corrente.

Caso este tipo de transação de caixa for alterado para não Atualizar o Fluxo de Caixa, sendo que o mesmo possui movimentos com rateios, será validado se os valores do rateio com os valores do movimento conferem, caso contrário, se os rateios forem eliminados, não será efetuada nenhuma validação.

Quando esta opção for selecionada e a empresa utilizar o módulo Fluxo de Caixa, será necessário informar o tipo de fluxo financeiro entrada e saída, pois assim será possível efetuar o rateio dos movimentos que possuem este tipo de transação de caixa.

Gera Impto Realiz

Quando assinalado, determina que o Tipo de Transação de Caixa terá a Geração de Impostos sobre os movimentos realizados.

Gera Impto NRealiz

Quando assinalado, determina que o Tipo de Transação de Caixa terá a Geração de Impostos sobre os movimentos não realizados.

Nota:

Existem movimentos previstos em que o valor do Imposto é elevado e pode ser relevante no processo de Fechamento de Caixa. Então, executando a geração dos impostos destes movimentos não realizados, pode-se ter uma previsão mais exata no Fechamento de Caixa.

Tipo Trans Imposto

Inserir o código de um Tipo de Transação Imposto.

Importante:

1- Este campo somente estará habilitado, quando a espécie informada para o tipo de transação de caixa for diferente de imposto.

2- Somente será possível informar, para este campo, tipos de transações caixa que possuem espécie do tipo imposto.

3- Para que seja informado, é necessário que este tipo de transação de caixa imposto já possua pelo menos uma conta contábil e um imposto relacionado.

4- O movimento de imposto será criado a partir do imposto informado para o tipo de transação de caixa com espécie imposto.

5- Se a espécie de um tipo de transação de caixa imposto for alterada para outra qualquer, será apresentada uma mensagem perguntado para confirmar ou não a alteração. Caso sim, serão eliminados todos os impostos relacionados ao tipo de transação de caixa;

6- Na tela de pesquisa do tipo de transação de caixa imposto, serão apresentados apenas os tipos de transações de caixa que possuem espécie imposto.

O Imposto é um tipo de movimento gerado automaticamente no sistema, a partir de um outro movimento. Pelo fato do Imposto ser também um movimento, é necessário identificar qual é o Tipo de Transação de Caixa que este possui.

Quando um movimento for implementado com tipo de transação de caixa Cheque, será gerado a partir deste movimento, um outro movimento referente a Imposto, com o tipo de transação de caixa CPMF.

Exemplos:

Tipo de Transação de Caixa: Cheque.

Tipo de Transação de Caixa Imposto: CPMF (Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira).

Os Tipos de Transações de Caixa para Imposto são opcionais, pois existem movimentos feitos na conta corrente que não possuem tributação.


Transferência de numerário de uma conta para outra, sendo estas contas da mesma pessoa jurídica.

Fluxo Padrão

Selecionar um indicador de Fluxo de Movimento da Conta Corrente para o Tipo de Transação de Caixa. Podendo ser:

1 - Entrada;

2 - Saída.

Exemplo:

Entrada: Depósito feito em uma conta corrente.

Saída: Pagamento de um título.

Importante:

Estes fluxos serão utilizados como fluxos padrões iniciais nos movimentos de determinadas contas correntes, implementados com o tipo de transação de caixa, podendo alterá-los conforme a necessidade do usuário.

Espécie Transação

Selecionar um Indicador de Espécie do Tipo de Transação de Caixa. Podendo ser:

Movimento: são movimentações normais, geralmente envolvidas na geração operacional do caixa da empresa, como por exemplo, as Receitas de vendas e os Pagamentos;

- Transferência: referem-se as transferências de numerários entre contas correntes. Deverá ser utilizado um tipo de transação de caixa de finalidade "Mútuo", caso ocorra transferência entre contas correntes de empresas diferentes e esteja informada a obrigatoriedade deste controle nos Parâmetros Gerais do Caixa e Bancos (CMG), sendo que este ocorre para transferências entre unidades de negócio diferentes;

Mútuo: registro de operações de transferência entre empresas ou unidades negócio, de acordo com a obrigatoriedade informada nos Parâmetros Gerais do Caixa e Bancos (CMG); bem como o controle de saldos das obrigações ou direitos perante outras empresas ou unidades de negócio;

Juros: referem-se ao registro de juros utilizados em contas correntes, oneração das operações entre as empresas ou unidades organizacionais, cobrança de encargos financeiros dos bancos referentes a cobertura de saldo das contas do tipo "Garantida" ou "Bancária", como por exemplo: cheque especial. No cálculo de encargos da conta corrente referente a Juros, somente poderá ser utilizada esta espécie;

Correção Monetária: referem-se ao registro de correção monetária, a qual é aplicada em contas correntes que utilizam o tipo de transação de caixa. No cálculo de encargos da conta corrente, referente a Correção Monetária, somente poderá ser utilizada esta espécie;

Tarifa: registro das tarifas bancárias cobradas pelo banco, referente aos diversos serviços prestados;

Imposto: registro dos impostos cobrados pelo banco, referentes a movimentação financeira;

Contábil: transações exclusivamente contábeis, sem alteração do saldo financeiro da conta corrente. Esta espécie do tipo de transação é utilizada para acertos contábeis das contas correntes;

Não Contábil: movimentos gerados unicamente sobre o saldo financeiro da conta corrente, sem impacto contábil, ou seja, sem gerar lançamento contábil na contabilidade. Esta espécie do tipo de transação é utilizada para acertos nos saldos das contas correntes, como por exemplo, a implantação dos sistemas.

Nota:

Quando a espécie for do tipo Mútuo, Transferência ou Imposto, será necessário informar o Tipo de Fluxo Financeiro Entrada e Saída. Para as outras espécies somente será necessário informar estes tipos de fluxos, caso estas (tipo de transação de caixa) atualizarem o Fluxo de Caixa e utilizarem o módulo de Fluxo de Caixa.

Tipo Fluxo Entrada

Inserir um código que represente um Tipo de Fluxo Financeiro Entrada.

O tipo de fluxo financeiro entrada será utilizado como default quando um movimento do tipo entrada for incluído na conta corrente do Caixa e Bancos.

Nota:

Este fluxo deverá ser informado quando:

  • A espécie do tipo de transação de caixa for do tipo Mútuo, Transferência ou Imposto;
  • As outras espécies atualizarem o fluxo de caixa e a empresa utilizar o Módulo de Fluxo de Caixa.

Tipo Fluxo Saída

Inserir um código que represente um Tipo de Fluxo Financeiro Saída.

O tipo de fluxo financeiro saída será utilizado como default, quando um movimento do tipo entrada for incluído na conta corrente do Caixa e Bancos.

Nota:

Este fluxo deverá ser informado quando:

  • A espécie do tipo de transação de caixa for do tipo Mútuo, Transferência ou Imposto;
  • As outras espécies atualizarem o fluxo de caixa e a empresa utilizar o Módulo de Fluxo de Caixa.

Histórico Padrão

Inserir um código referente ao Histórico Padrão, o qual está associado ao tipo de transação de caixa.

Nota:

Quando o histórico padrão é informado, este será assumido como default para o tipo de transação de caixa. A informação deste é opcional.

Elimina

Objetivo da tela:

Um Tipo de Transação de Caixa só pode ser eliminado caso esta não esteja sendo utilizada em outro procedimento do Datasul-EMS. Caso o Tipo de Transação de Caixa conta a ser eliminada estiver sendo utilizado em outro procedimento no momento de sua eliminação, o sistema apresentará a mensagem "Possui Relacionamentos", onde deve ser efetuado o seguinte:

1. Identificar os procedimentos relacionados com o Tipo de Transação de Caixa;

2. Em cada um destes procedimentos, selecionar e eliminar as ocorrência onde o Tipo de Transação de Caixa está sendo utilizado.

Pode acontecer que no momento em que o processo 2 estiver sendo utilizado, a ocorrência que deseja eliminar também possua relacionamentos e assim por diante. Isto ocorrido, deve-se executar todos os passos identificados anteriormente, sempre atentando para a possibilidade ou não de eliminar as ocorrências relacionadas. No caso de não poder eliminar as ocorrências relacionadas ao Tipo de Transação de Caixa, este também não pode ser eliminado.

Movimentos – Opção Contas Contábeis

Objetivo da tela:

Permitir inserir uma Conta Contábil a um Tipo de Transação de Caixa.


Outras Ações/Ações Relacionadas:

Ação:Descrição:

Inclui Conta Contábil Tipo Transação

Quando acionado, permite inserir uma conta contábil a um Tipo de Transação de Caixa. Ver detalhes na descrição da tela Inclui Conta Contábil Tipo Transação.

Modifica

Quando acionado, permite modificar as informações inseridas em um Tipo da Transação de Caixa.

Elimina

Quando acionado, permite eliminar o relacionamento de uma Conta Contábil e um Tipo de Transação de Caixa.

Detalhe

Quando acionado, permite consultar em detalhes as informações de um relacionamento de uma conta contábil e um tipo de transação de caixa.

Faixa

Quando acionado, permite limitar a quantidade de ocorrências a serem apresentadas na tabela.

Filtro

Botão desabilitado.

Pesquisa

Quando acionado, permite efetuar a pesquisa dos Tipos de Transação de Caixa já implementados.

Inclui Conta Contábil Tipo Transação Caixa

Objetivo da tela:

Permitir inserir uma Conta Contábil a um Tipo de Transação de Caixa.


Outras Ações/Ações Relacionadas:

 

Ação:Descrição:

Cópia

Quando acionado, permite copiar as informações inseridas a um Tipo de Transação de Caixa com o objetivo de transferir estas para um outro Tipo de Transação de Caixa, alterando somente as informações que se fizerem necessárias.


Principais Campos e Parâmetros:


Campo:Descrição:

Empresa

Inserir o código da empresa para a qual a conta contábil será inserida para um Tipo de Transação de Caixa.

Conta Corrente

Inserir o código que represente uma conta corrente.

Conta Corrente é uma unidade para o controle e escrituração dos fluxos financeiros ocorridos na empresa, podendo estar representada em contas bancárias ou em controles internos de cada organização.

Nota:

A informação da conta corrente é opcional. Quando ela não for informada, a conta contábil implementada será valida para as contas correntes que vierem a utilizar o tipo de transação de caixa e que não possuírem nenhuma conta contábil especificada.

Finalidade

Definir o indicador da Finalidade Contábil para o tipo de transação de caixa. Podendo ser:

1- Débito Padrão;

2- Crédito Padrão.

Plano Contas

Inserir um código que represente um Plano de Contas, o qual está associado ao tipo de transação de caixa.

Plano de Contas é um conjunto de normas e intitulações sobre contas, destinado a servir de guia e modelo para os trabalhos de registro e demonstração de fatos patrimoniais; previsão das contas a serem utilizadas em um sistema de escrituração e estudo prévio de contas, destinado a estabelecer a normalização de registros contábeis.

Importante:

Este plano de contas deverá ser um plano primário e estar associado a empresa da conta corrente. Quando existir apenas um plano de contas primário, será assumido o plano existente e o campo ficará desabilitado. Mas se existir mais de um plano de contas primário, será sugerido o último plano de contas válido.

Conta Contábil

Inserir um código que represente uma Conta Contábil, a qual está associada ao tipo de transação de caixa.

Importante:

A conta contábil deve estar implementada nas Contas Contábeis Integração para o módulo Caixa e Bancos e na finalidade informada.

Se a espécie do tipo de transação de caixa for Mútuo, deverá ser implementada uma conta contábil de integração com a finalidade Transitória de Mútuo, sendo que será associada a finalidade Débito ou Crédito da conta contábil do tipo de transação de caixa. O mesmo ocorre para o tipo de transação de caixa que possui a espécie Transferência, só que a conta contábil integração deverá estar associada a finalidade Transitória de Transferência. As contas contábeis dos outros tipos de transações de caixa deverão possuir a finalidade Débito ou Crédito.

Estas Contas Contábeis são as contas correspondentes das Contas Contábeis, existentes nas Contas Correntes, isto é, se na função Contas Correntes existe uma conta contábil Principal Ativo, no procedimento tipo de transação de caixa, existirá uma conta contábil de Débito ou Crédito Padrão associada a conta corrente. Então, quando um movimento for implementado na Movimentação de Conta Corrente para uma determinada Conta Corrente, utilizando um certo tipo de transação de caixa, será gerado um movimento contábil na conta contábil da conta corrente, isto é, uma partida, e na conta contábil do tipo de transação de caixa, será gerado um outro movimento contábil, que será a contra partida. Ver detalhes no programa Manutenção Conta Corrente.

Quando a conta corrente não for informada, a conta contábil implementada será válida para as contas correntes que vierem a utilizar o tipo de transação de caixa, e que não possuírem nenhuma conta contábil especificada.

Estabelecimento

Selecionar o estabelecimento a ser considerado para o rateio contábil.

Importante:

O estabelecimento informado deve ser válido na data atual e estar relacionado a empresa.

Unidade de Negócio

Selecionar a unidade de negócio a ser considerada para o rateio contábil.

Importante:

Somente é possível informar unidades de negócio analíticas, que estejam relacionadas ao estabelecimento e que estejam dentro da validade na data atual.

Plano CCusto

Inserir o plano de centro de custo a ser considerado para o rateio contábil.

Importante:

Somente é possível informar planos de centro de custo que estejam relacionados a empresa e que esteja dentro da validade na data atual.

Centro de Custo

Inserir o centro de custo a ser considerado para o rateio contábil.

Importante:

Somente é possível informar centro de custos que estejam relacionados ao plano de centro de custo e a unidade de negócio, que estejam dentro da validade e que o usuário possua permissão.

Caso o estabelecimento esteja na lista de estabelecimentos restritos, não poderá ser informado o centro de custo.

Percentual Rateio

Inserir o percentual de rateio.

Importante:

A soma dos percentuais de rateio deve ser igual a 100%.

Movimentos – Opção Impostos

Objetivo da tela:

Imposto Tipo de Transação de Caixa é o imposto a ser utilizado para a tributação de um determinado movimento de acordo com algumas definições de parâmetros.

Esta tela somente poderá ser acessada se a Espécie do tipo de transação de caixa for Imposto.

Quando o imposto de um movimento é calculado, é gerado um outro movimento correspondente a este imposto, sendo que este possui o tipo de transação de caixa imposto informado para o tipo de transação de caixa do movimento.

O Cálculo do Imposto é efetuado pela seguinte fórmula:

Fórmula
valor do movimento * alíquota, sendo que a alíquota é informada na Função Imposto.

O Imposto Tipo de Transação de Caixa ocorrerá sobre os tipos de transação de caixa de espécie "Imposto", que associado a determinados Impostos, gerarão movimentos de impostos na conta corrente desejada.

No Imposto Tipo de Transação de Caixa, pode-se definir se será ou não gerado imposto sobre os movimentos implementados na Movimentação Diária. Se o imposto não for informado, não será gerado nenhum imposto, mas caso o imposto informado seja do tipo ENT (entrada), somente será gerado imposto sobre as entradas e o mesmo ocorre se o tipo de fluxo for SAI (saída).

Para efetuar a inclusão de Impostos para o Tipo de Transação de Caixa, deve-se assinalar a opção Impostos e acionar o botão Movimentos.


Outras Ações/Ações Relacionadas:


Ação:Descrição:

Inclui Impostos

Quando acionado, permite incluir Impostos para o Tipo de Transação de Caixa. Ver detalhes na descrição da tela Inclui Impostos.

Modifica

Quando acionado, permite modificar as informações de um determinado imposto do Tipo de Transação de Caixa.

Elimina

Quando acionado, permite eliminar um Imposto implementado para um Tipo de Transação de Caixa.

Detalhe

Quando acionado, permite consultar em detalhes as informações referentes ao Imposto do Tipo de Transação de Caixa implementado.

Faixa

Quando acionado, permite limitar a quantidade de ocorrências a serem apresentadas na tela.

Filtro

Botão desabilitado.

Pesquisa

Quando acionado, permite efetuar a pesquisa dos Tipos de Transações de Caixa já implementados no Módulo de Caixa.

Botão Inclui Imposto

Objetivo da tela:

Permitir incluir impostos para o Tipo de Transação de Caixa.


Outras Ações/Ações Relacionadas:


Ação:Descrição:
Cópia

Quando acionado, permite efetuar a cópia das informações inseridas para um imposto com o objetivo de transferir estas informações para um outro imposto.


Principais Campos e Parâmetros:


Campo:Descrição:

País

Inserir um código que represente um País, ao qual o movimento ou o parâmetro estabelecido está associado.

Unidade Federação

Inserir um código referente a Unidade de Federação desejada, a qual está associada a um código do País.

Nota:

O preenchimento da Unidade de Federação é opcional, não sendo obrigatório. Quando isto ocorrer, significa que o imposto valerá para todas as Unidades Federativas do País informado.

Tipo Imposto

Selecionar o Indicador do tipo de Imposto sobre a Movimentação Financeira. Podendo ser:

1-       ENT;

2-       SAI.

Nota:

Este indicador informa que será gerado imposto sobre as entradas e saídas de uma conta corrente. 

Exemplo: 

Imposto de saída: CPMF (Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira), o qual só é gerado nas saídas das movimentações.

Sequência

Inserir um número de sequência para o Tipo de Transação de Caixa.

Nota:

O número de sequência é fornecido pelo sistema, podendo ser alterado para outro número de sequência, desde que este não esteja relacionado ao País, a Unidade de Federação e ao Tipo de Imposto.

Este número serve para permitir a definição de parâmetros diferenciados para datas diferentes, isto é, pode-se incluir o mesmo imposto para várias datas de validade, pois a sequência destes não vai ser a mesma.

Imposto

Inserir um código que represente o Imposto desejado, o qual está associado ao movimento.

Nota:

Estes impostos podem ser somente Impostos sobre Movimentação Financeira.

Class Imposto

Inserir um código que represente a Classificação de Imposto desejada.

Classificação Impostos, é que irá determinar qual alíquota será utilizada, ou seja, são as variações que um imposto pode sofrer.

Exemplo:

No IR as variações são os códigos de retenção.

No ICMS as alíquotas de ICMS.

Inicio Validade

Inserir a Data Inicial de validade para o Imposto.

Quando um período de datas de validade for determinado, a data inicial de validade é incluída a este período, porém a data final não.

Exemplo:

"Período de datas: Janeiro/96 (01/01/2001 a 31/01/2001). Para que o dia 31/01/2001 esteja incluído neste período, é necessário que a data final de validade seja 01/02/2001."

Importante:

Não será possível implementar dois tipos de impostos com a mesma data de validade, pois o sistema não conseguirá identificar qual imposto será utilizado para a tributação.

Fim Validade

Inserir a Data Final de validade para o Imposto.

Quando um período de datas de validade for determinado, a data inicial de validade é incluída a este período, porém a data final não.

Exemplo:
"Período de datas: Janeiro/96 (01/01/2001 a 31/01/2001). Para que o dia 31/01/2001 esteja incluído neste período, é necessário que a data final de validade seja 01/02/2001."

Importante:

Não será possível implementar dois tipos de impostos com a mesma data de validade, pois o sistema não conseguirá identificar qual imposto será utilizado para a tributação.

Movimentos – Opção Segurança

Objetivo da tela:

Permitir relacionar Tipos de Transação de Caixa com Grupos de Segurança de Usuários. 

Grupo de Segurança é o conjunto de usuários que possuem os mesmos objetivos e responsabilidades. 

A tela de implementação dos relacionamentos apresenta as seguintes características: 

Para relacionar Grupos de Segurança a um Tipo de Transação de Caixa, estes devem ser selecionados e transferidos para a tabela Segurança Tipo Transação Caixa, por intermédio das setas de movimentação.

Nota:

O Grupo de Segurança “*” Todos os Usuários engloba todos os Grupos de Segurança.


Conteúdos Relacionados:

Manutenção Plano Contas (UTB080AA)

Manutenção Conta Corrente (UTB099AA)

Manutenção Tipo Fluxo Financeiro (UTB037AA)

Manutenção Histórico Padrão (UTB015AA)