Page tree
Skip to end of metadata
Go to start of metadata

Geração FT Complementar

Visão Geral do Programa

Por meio desse programa é possível gerar notas fiscais de rateio no recebimento, correspondentes às despesas do mercado nacional de uma operação de importação (Embarque). As notas fiscais geradas serão conhecidas após o ponto de nacionalização, até o último ponto de controle efetivado.


As despesas complementares, correspondentes à nota em questão, devem ser parametrizadas por intermédio do programa Manutenção de Despesas (CD1070) para incidir no valor do frete, no valor da embalagem, no valor do seguro ou no valor de outras despesas. Nesse programa também será parametrizado o rateio dos valores correspondentes às despesas de importação, que poderá ser por peso (taxa sobre peso), quantidade (taxa sobre quantidade) ou valor.


O programa permite que seja informado mais de um embarque para a nota fiscal complementar. Nesse caso, os valores das despesas complementares de cada embarque selecionado são rateados entre os itens correspondentes a cada uma das notas fiscais principais do embarque.


A geração das duplicatas pertinentes às despesas e impostos de importação é efetuada conforme descrito no conceito Regras da Geração de Duplicatas para os Impostos e Despesas de Importação.


Geração de Nota Fiscal Complementar – Pasta Parâmetros

Objetivo da tela:

Permitir a definição de informações gerais da nota fiscal a ser gerada.


Outras Ações/Ações Relacionadas:

Ação:

Descrição:

Executar

Quando acionado calcula e executa a geração da nota fiscal de rateio no recebimento, realizando todas as validações necessárias.

Fechar

Quando acionado, encerra a execução do programa.

Despesas

Quando acionado, apresenta a janela Seleção de Despesas, da função Geração de Nota Fiscal Complementar (IM0101C), podendo selecionar as despesas que irão fazer parte da nota de rateio.
Ao menos uma despesa deverá ser selecionada para geração e só podem ser selecionadas despesas com a mesma moeda do fornecedor informado na tela do IM3101. 

ConferênciaQuando acionado permite efetuar a simulação da geração da nota fiscal complementar, que é apresentada em um arquivo de texto para permitir a conferência das informações antes da geração definitiva da nota fiscal complementar.
Seleção de Embarque

Quando acionado apresenta a tela Seleção de Embarque (IM3101B), na qual é possível selecionar os embarques a serem considerados para a geração da nota fiscal complementar.

Importante:

Na primeira seleção dos embarques será apresentada inicialmente a tela Seleção de Embarques (IM3101B1), que permite selecionar as faixas de informações a serem consideradas para a apresentação dos embarques na tela Seleção de Embarque (IM3101B).

Seleção de Despesas

Quando acionado apresenta a tela Seleção de Despesas (IM3101C), na qual é possível selecionar as despesas que serão consideradas para a geração da nota fiscal complementar.

Importante:

Na primeira seleção das despesas será apresentada inicialmente a tela Seleção de Despesas (IM3101C1), que permite selecionar as faixas de informações a serem consideradas para a apresentação das despesas na tela Seleção de Despesas (IM3101C).

Limpar Embarques e DespesasQuando acionado, limpa todas as seleções de embarques e despesas efetuadas e permite iniciar novo processo de geração de nota complementar.


Principais Campos e Parâmetros:

Campo:

Descrição

Embarque

Selecionar o número do embarque correspondente à nota fiscal a ser gerada.

Importante:

Por intermédio do botão Seleção é possível selecionar mais de um embarque a ser considerado para a geração da nota fiscal complementar. Quando selecionado mais de um embarque, esse campo é desabilitado.

Estabelecimento

Selecionar o código do estabelecimento no qual a nota fiscal deverá ser gerada.

Importante:

É necessário que esse campo seja informado para que seja habilitada a seleção de múltiplos embarques, isso porque somente é possível selecionar os embarques de um único estabelecimento.

FornecedorSelecionar o código do fornecedor da despesa para o qual será gerada a nota fiscal de rateio.
Nro DocumentoInserir o número do documento de entrada a ser gerado do Recebimento.
SérieSelecionar o código da série do documento a ser gerado. A regra para a série ser apresentada em tela é a mesma válida para o Recebimento: caso no RE0103 esteja desmarcado o campo "Utiliza Série" o campo não estará visível em tela.
Natureza OperaçãoSelecionar o código da natureza de operação correspondente ao documento a ser gerado. Deve ser uma natureza de rateio.
Data TransaçãoInserir a data de transação do documento a ser gerado.
Data de EmissãoInserir a data de emissão do novo documento.
Estabelecimento FiscalSelecionar o código do estabelecimento fiscal correspondente ao documento.
Cód ObservaçãoInserir o código de observação do documento (Indústria/ Serviço/ Comércio/ Devolução Cliente).
Data Cotação MoedaInserir a data de cotação que será utilizada para conversão do valor da moeda estrangeira.
Nota Fiscal FaturaQuando assinalado, informa se o documento irá gerar um título definitivo no financeiro, quando atualizado.
Conta TransitóriaInserir a conta transitória do documento de entrada.
Sub Conta TransitóriaInserir a sub conta transitória do documento de entrada.
Sucursal Fatura

Inserir o número da sucursal da fatura digitada.

Ponto de Venda

Inserir o número do ponto de venda da fatura digitada.

Timbrado

Inserir o número de Timbrado referente à legislação paraguaia para as nacionalizações.

Data Vencimento

Inserir a data de vencimento do Timbrado informado anteriormente.

Gravado

Inserir o valor total não gravado das despesas.

Não Gravado

Inserir o valor total gravado das despesas.

Isento

Inserir o valor total isento das despesas.

ObservaçãoInserir observações para o documento a ser gerado.

Pasta Imposto

Objetivo da tela:

Nesta tela é possível incluir os impostos para o documento de rateio a ser gerado, assim como modificá-los e eliminá-los. Quando gerado o documento, os impostos serão calculados automaticamente.
Os impostos são aplicados sobre o valor das despesas que estiverem parametrizadas pra incidir no valor do IVA.
Não será possível visualizar no módulo Importação, os impostos informados neste programa. A visualização estará disponível no documento gerado no Recebimento.


Principais Campos e Parâmetros:

Campo:

Descrição

Cód Imposto

Informar o código de imposto que será calculado sobre o valor da despesa.

Descrição

Apresenta a descrição do imposto que será calculado sobre o valor da despesa.

% ImpInformar o percentual do imposto que será calculado sobre o valor da despesa.
Valor Base

Informar o valor base que será  usado para o cálculo do imposto.

Val Imp ME

Apresenta o valor do imposto que foi calculado, também permite alteração de valor no campo.


Seleção de Embarques - IM3101B

Objetivo da tela:

Essa janela é apresentada ao acionar o botão Seleção de Embarques, localizado na janela Geração de Fatura Complementar (IM3101). Nessa janela é possível selecionar quais embarques que serão considerados para a geração da fatura complementar.

Outras Ações/Ações Relacionadas:

Ação:

Descrição:

Seleção

Quando acionado, apresenta a janela Seleção de Embarques (IM3101B1), na qual é possível determinar as faixas de informações a serem consideradas para apresentação dos embarques nessa janela.
Quando a seleção for modificada, os embarques já selecionados serão desmarcados automaticamente, sendo necessário reiniciar o processo de marcação dos mesmos.

Marca/Desmarca

Quando acionado, permite marcar o embarque ainda não marcado para geração da nota fiscal complementar ou desmarcar o embarque que já estiver marcado.
Também é possível marcar e desmarcar o embarque selecionado com um duplo clique.

Marca Todos

Quando acionado, marca todos os embarques apresentados no browser para geração da fatura complementar.

Desmarca TodosQuando acionado, desmarca todos os embarques previamente marcados para geração da fatura complementar.

Principais Campos e Parâmetros:

Campo:

Descrição

Embarque

Exibe o número do embarque disponível para seleção.

Declaração de Importação

Exibe o número da declaração de importação do embarque.

Data NacionalizaçãoExibe a data de nacionalização do embarque.
ExportadorExibe o código do exportador do embarque.
ItinerárioExibe o código do itinerário do embarque.
Conhecimento MasterExibe os números dos conhecimentos Master dos embarques.
Conhecimento HouseExibe os números dos conhecimentos House dos embarques.
Embarque OriginalExibe os números do embarque original. Esse número é apresentado quando o embarque é quebrado em outros embarques menores, sendo este o que originou o embarque parcial.

Faixa de Seleção de Embarques - IM3101B1

Objetivo da tela:

Nessa janela é possível selecionar as faixas de informações a serem consideradas para a apresentação dos embarques na tela Seleção de Embarque (IM3101B).


Seleção de Despesa - IM3101C

Objetivo da tela:

Essa janela é apresentada ao acionar o botão Seleção, localizado na janela Geração de Fatura Complementar (IM3101). Nessa janela é possível selecionar quais as despesas que serão consideradas para a geração da fatura complementar.


Outras Ações/Ações Relacionadas:

Ação:

Descrição:

Rateio de DespesasQuando acionado, exibe a tela Rateio das Despesas por Embarque - IM3101D para o rateio de despesas para os embarques selecionados.

Seleção

Quando acionado, apresenta a janela Faixa de Despesa (IM3101C1), na qual é possível determinar as faixas de informações a serem consideradas para apresentação das despesas nessa janela.
Quando a seleção for modificada, as despesas já selecionadas serão desmarcadas automaticamente, sendo necessário reiniciar o processo de marcação das despesas.

Marca/Desmarca

Quando acionado, permite marcar a despesa ainda não marcada para geração da nota fiscal complementar ou desmarcar a despesa já marcada.
Também é possível marcar e desmarcar a despesa selecionada com um duplo clique.
As despesas vinculadas a nota fiscal complementar serão atualizadas no acompanhamento de embarque como recebidas, quando da geração da nota.

Marca Todos

Quando acionado, marca todas as despesas apresentadas no browser para geração da fatura complementar.

Desmarca TodosQuando acionado, desmarca todas as despesas previamente marcadas para geração da fatura complementar.


Principais Campos e Parâmetros:

Campo:

Descrição

Cód Desp

Exibe o código das despesas disponíveis para geração da nota fiscal complementar.
Somente são apresentadas as despesas dos embarques previamente selecionados para geração da nota fiscal complementar. Estas despesas deverão estar vinculadas ao embarque (por intermédio do programa IM0055) e deverão estar após ao ponto de nacionalização e antes do ponto de chegada. O ponto de controle dessa despesa deverá possuir data efetiva informado.

Desc Desp

Exibe a descrição das despesas.

FornecedorExibe os códigos dos fornecedores das despesas.
Nome AbrevExibe os nomes abreviados dos fornecedores das despesas.
EmbarqueExibe os números dos embarques, do qual as despesas são provenientes.
Pto ContrExibe os códigos dos pontos de controle do embarque.
Desc PtoExibe as descrições dos pontos de controle do embarque.
MoedaExibe os códigos das moedas no qual as despesas foram informadas.
Cond PagtoExibe os códigos das condições de pagamento das despesas.
Val DespesExibe os valores das despesas.


Seleção de Despesa - IM3101C1

Objetivo da tela:

Essa janela é apresentada ao acionar o botão Seleção, localizado na janela Seleção de Despesas (IM3101C). Nessa janela é possível selecionar as faixas de informações a serem consideradas para apresentação das despesas na janela Seleção de Despesas (IM3101C), necessitando definir as seguintes informações:


Principais Campos e Parâmetros:

Campo:

Descrição

Cód Desp

Inserir uma faixa com os códigos as despesas a serem consideradas para seleção.

Ponto Controle

Inserir uma faixa com os códigos dos pontos de controle das despesas a serem consideradas para seleção.

Rateio das Despesas por Embarque - IM3101D

Objetivo da tela:

Essa janela é apresentada ao acionar o botão 'Rateio de Despesas', localizado na tela 'Seleção de Despesas (IM3101C)'. Nela é possível consultar o rateio efetuado para os embarques selecionados, considerando as despesas previamente selecionadas.

Importante:

  • Essa tela não efetiva o rateio, apenas exibe uma prévia. Para efetivar o rateio para os embarques selecionados, deve ser acionado o botão 'OK'. Na sequência, o sistema exibe uma mensagem solicitando a confirmação. Ao clicar em 'Sim' as despesas são efetivamente rateadas entre todos os embarques selecionados conforme mostrado na tela 'IM3101D'.
  • Uma vez efetivado, não é possível desfazer o rateio. A única alternativa é eliminar as despesas geradas pelo rateio por meio do programa Acompanhamento de Embarque (IM0055).
  • A tela 'IM3101D' considera como valor da despesa para rateio o valor exibido na tela 'IM3101C'.


Principais Campos e Parâmetros:

Campo:

Descrição

Browse de Despesas

Exibe as despesas selecionadas para rateio e o seu valor total.

Browse de Despesas Rateadas

Exibe todas as despesas selecionadas rateadas para todos os embarques selecionados. Os valores são rateados conforme a regra de cada despesas, que é informado no programa Manutenção de Despesas (CD1070).


Conteúdo Relacionado:

Como ratear uma despesa para mais de um embarque?