Page tree
Skip to end of metadata
Go to start of metadata

Configurações para bloqueio de crédito

Produto:

Microsiga Protheus®

Ocorrência:

Quais são as configurações para bloqueio de crédito?

Passo a passo:

Para que o bloqueio de crédito seja respeitado no módulo Faturamento (SIGAFAT):

Primeiramente é importante que as análises de crédito sejam realizadas de forma Automática, e não, utilizando os botões "Manual" ou "Liberar". Para que sejam consideradas as configurações do sistema, realize liberação automática.

Conceito:

A Análise automática de crédito abate do saldo de crédito do cliente (A1_LC) o valor de Pedidos já liberados por crédito (A1_SALPEDL) e o valor dos títulos em aberto (A1_SALDUP).


OBS: É importante esclarecer que o campo A1_SALPEDL não é composto de despesas acessórias (Frete/Seguro/Despesas), ou de impostos previstos na planilha Financeira. No entanto, após faturar, esses valores podem compor o título Financeiro. Como a análise de crédito abate do limite (A1_LC) o valor de Pedidos liberados (A1_SALPEDL) e também o valor de títulos em aberto (A1_SALDUP); então, após a geração do título, por consequência, esses valores são considerados na obtenção de Saldo disponível para as próximas análises.

Configurações básicas:

  • No configurador preencha o conteúdo do parâmetro MV_BLOQUEI como .T. de forma a habilitar a análise de crédito (submeter os Pedidos à análise de crédito).

  • Informe a moeda de análise de crédito do Cliente (A1_MOEDALC) - Exemplo Moeda 1
    Obs: Verifique também MV_MCUSTO que deve ser compatível para a análise automática.

  • Limite de crédito (A1_LC): Atribua um valor de Limite que este Cliente pode ter de crédito com sua empresa.
    Se estiver zerado, irá bloquear por falta de crédito.

  • Configure o parâmetro  MV_CREDCLI
    Se = C (Cliente) - Irá validar os dados de todas as Lojas para bloqueio do Cliente.
    Se = L (Loja) - A análise será individual por cada Loja do Cliente (Bloqueio por loja).
    Este parâmetro tem o objetivo de indicar se deve ser consultada a situação de outras Filiais antes de liberar o Pedido, de modo a permitir o bloqueio com base na inadimplência de outra Filial do mesmo Cliente.

    OBS: Se MV_CREDCLI = C então todas as lojas deverão conter conteúdo no campo A1_RISCO (detalhes acima).
    Caso contrário, não será possível a avaliação de situação financeira das demais lojas para a liberação do Pedido, de modo que é exibida a mensagem: "Atenção É necessário que o cliente e loja estejam com configurações de risco conforme outras lojas"

Configurações alternativas:

  • RISCO (Bloqueio por inadimplência)
    A1_RISCO = A Irá Liberar Sempre / A1_RISCO = E Irá Bloquear Sempre (sendo necessário liberar manualmente).
    Baseado no Risco (B, C ou D) configure o respectivo parâmetro que determina a tolerância de títulos em atraso (obs: ao ultrapassar os dias de atraso tolerados para títulos do Cliente, passa a bloquear):
    MV_RISCOB = Exemplo conteúdo: 15 (ou seja, clientes com A1_RISCO = B => tolera até 15 dias de atraso)
    MV_RISCOC = Exemplo conteúdo: 30 (ou seja, clientes com A1_RISCO = C => tolera até 30 dias de atraso)
    MV_RISCOD = Exemplo conteúdo: 60 (ou seja, clientes com A1_RISCO = D => tolera até 60 dias de atraso)

  • Limite de Crédito Secundário (A1_LCFIN): Utilizado para controlar o limite de crédito diferenciado para alguns Tipos de títulos (conforme FINA015), como por exemplo, para notas fiscais e cheques.
    Detalhes em: http://interno.totvs.com/mktfiles/tdiportais/helponlineprotheus/p12/portuguese/mata030_analise_de_credito.htm

  • Data de Limite de crédito (A1_VENCLC): Define até que data esse limite é válido.
    Pedidos submetidos à análise automática posterior à data de vencimento ficarão bloqueados.

  • MV_LIMINCR - Define o Valor mínimo para submeter os Pedidos à avaliação de crédito
  • MV_LIBNODP - Submeter à liberação de crédito itens com TES que não geram duplicata?
  • MV_BLQCRED - Se preenchido com .T. permite bloquear o crédito propositalmente caso não haja saldo de estoque disponível para atender o pedido, de forma a não comprometer o saldo de limite de crédito.


Observações:

  • Evitar que um Pedido seja bloqueado por crédito
    Para evitar que um Pedido seja bloqueado por crédito, as alternativas são: Desativar a análise de crédito pelo parâmetro MV_BLOQUEI , configurar o Cliente para Risco A, ou manter o Cliente dentro das condições de crédito.
    A análise de crédito não é sujeita à Forma de Pagto (Exemplo: A vista ou Cartão de crédito); não tem relação. O cadastro de Formas_de_Pagamento no Faturamento é de caráter apenas informativo.
    Em caso de Cliente inapto à liberação; porém, deseja que o Pedido seja liberado, uma opção é realizar a liberação manual do Pedido.

  • Como configurar para que a Filial X bloqueie a Venda para meu Cliente que está com débitos (inadimplente) de compras realizadas na minha Filia Y
    Para essa configuração é necessário, no momento da homologação do sistema, definir o modo de compartilhamento das tabelas SA1, SE1 e SE5, de forma igual, como Compartilhadas. Detalhes em: FAT0217_Como_Configurar_a_Analise_de_Credito_de_todas_as_Filiais_da_Empresa

  • Títulos de NCC e RA (ainda que com data de vencimento ultrapassado) não impedem liberação automática; pois caracterizam crédito do Cliente e não débito.
    NCC e RA também alimentam o campo títulos em aberto (A1_SALDUP) porém, com negativo para que contabilize o valor como crédito.


Pode lhe interessar:FAT0084_Bloqueio_de_Crédito (Quando, aparentemente, o sistema está liberando ou bloqueando indevidamente por Crédito)