Árvore de páginas

Versões comparadas

Chave

  • Esta linha foi adicionada.
  • Esta linha foi removida.
  • A formatação mudou.

...

Totvs custom tabs box
tabsInstalação e Configuração, Eventos (Mensagens))
idsinstalacao,eventos
Totvs custom tabs box items
defaultyes
referenciainstalacao

Guia para a instalação e configuração da integração do sistema SARA com o PUCOMEX - CCT | Controle de Carga e Trânsito.

NOTA: Para instalação e configuração da integração com o CCT, é requisito possuir a instalação do EAIService do sistema SARA. Para sua instalação consulte a documentação EAI Service | Serviço de Integração.

Componentes

ComponenteDescrição
CCTRequest.bpl

Responsável pela autenticação, envio e recebimento de mensagens para o sistema PUCOMEX - CCT.

RecepcaoNFE.bpl

Responsável por buscar as informações necessárias referente a Recepção por Nota Fiscal Eletrônica e gerar a mensagem XML para envio ao CCT.

RecepcaoDueRuc.bplResponsável por buscar as informações necessárias referente a Recepção por DU-E ou RUC e gerar a mensagem XML para envio ao CCT. 
RecepcaoDocumentoTransporte.bplResponsável por buscar as informações necessárias referente a Recepção por Documento de Transporte e gerar a mensagem XML para envio ao CCT.
RecepcaoConteiner.bplResponsável por buscar as informações necessárias referente a Recepção por Contêiner e gerar a mensagem XML para envio ao CCT.

Unitizacao.bpl

Responsável por buscar as informações necessárias referente ao processo de Unitização e gerar a mensagem XML para envio ao CCT.
Desunitizacao.bplResponsável por buscar as informações necessárias referente ao processo de Desunitização e gerar a mensagem XML para o envio ao CCT.
EntregaConteiner.bplResponsável por buscar as informações necessárias referente ao processo de Entrega de Contêiner e gerar a mensagem XML para envio ao CCT. 
 EntregaDueRuc.bplResponsável por buscar as informações necessárias referente ao processo de Entrega de mercadorias solta por DUE ou RUC e gerar a mensagem XML para envio ao CCT.  

EntregaDocumentoTransporte.bpl

Responsável por buscar as informações necessárias referente ao processo de Entrega por Documento de Transporte e gerar a mensagem XML para envio ao CCT. 

 CCTSiscomex.iniArquivo de configuração para a integração com o CCT contendo o perfil do interveniente e o caminho das chaves do certificado digital para autenticação.

Instalação dos componentes

Para a instalação dos componentes basta efetuar a cópia dos arquivos mencionados acima para a pasta de instalação do serviço do EAIService.


Instalação do Open SSL

A autenticação com os serviços do sistema PUCOMEX é realizada de forma segura por autenticação SSL, portanto para que isso ocorra deverá ser instalado o pacote de drivers do OpenSSL.

Para a instalação deverá ser executado o arquivo "Win32Install_OpenSSL_Silent_Mode.bat"  como administrador no servidor onde foi instalado o serviço EAIService. Este arquivo estará localizado na pasta EXECUTAVEIS do sistema SARA juntamente com o arquivo Win32OpenSSL-1_0_2q.exe.

Configuração do arquivo .INI 

O arquivo CCTSiscomex.INI deverá ser criado na pasta CONFIG, localizado no diretório SERVICES.

Neste arquivo deverá ser configurado o perfil do interveniente e o caminho das chaves da certificação digital A1 para autenticação no CCT. 

Ver a lista de perfis de intervenientes disponíveis em https://val.portalunico.siscomex.gov.br/docs/api/#autenticacao.

As chaves do certificado digital A1 deverão estar em arquivos no formato .PEM. Para a geração dos arquivos seguir as orientações em "Geração dos arquivos .PEM de um certificado digital".


NOTANOTAS:

Atualmente a certificação digital está disponível somente no modelo A1.

Em caso de  ERRO na autenticação, atualmente o sistema manter o "status" da mensagem como pendente para serem reenviadas e os erros ficarão registrados no arquivo de LOG DE ERROS parametrizado no arquivo INI.


Painel
titleCCTSiscomex.INI

[PROFILE]
RoleType=DEPOSIT
[CERTIFICATE]
SiscomexCertFile=C:\TOTVS 12\SARA\SARA Server\SARA_10\SERVICES\config\CertificadoDigital\CCT\cert.pem
SiscomexKeyFile=C:\TOTVS 12\SARA\SARA Server\SARA_10\SERVICES\config\CertificadoDigital\CCT\privatekey.pem
SiscomexRootCertFile=C:\TOTVS 12\SARA\SARA Server\SARA_10\SERVICES\config\CertificadoDigital\CCT\publiccert.pem


NOTA: É possível ativar ou desativar uma ou mais mensagens de integração com o CCT, abaixo segue alguns exemplos:


Bloco de código
languagesql
titleAtivar ou Desativar Mensagens
/*Desativar a integração de todas as mensagens do CCT*/
update tab_eai_external_application set eea_active = 0 where eea_id = 1

/*Desativar a integração da mensagem da Unitização de Carga*/
update tab_eai_transaction set et_active = 0 where et_id = 2 

Inclusão de registros no cadastro DE-PARA (Módulo Sistema)

Para algumas integrações é necessário registrar o mapeamento DE-PARA de alguns registros chaves de tabelas de domínio do CCT com o SARA.

No sistema SARA, o registro deverá ser realizado no módulo sistema, no menu Cadastro | De-Para quando houver a necessidade. 

Os registros de tabelas de domínio do CCT poderão ser encontrados em no link https://www35.receita.fazenda.gov.br/tabaduaneiras-web/public/pages/security/login_publico.jsf.


Abaixo, segue os tipos de dados que devem estar mapeados:

  1. Tipos de Embalagem
  2. Tipos de Documento de Transporte
  3. Via de Transporte
  4. Documentos Aduaneiros



Parametrização do endereço base para a integração com o PUCOMEX - CCT

Para informar o endereço base para a integração com o PUCOMEX, basta realizar o comando SQL abaixo informando o endereço no campo eea_address_base.


Bloco de código
languagesql
titleComando SQL
update tab_eai_external_application 
	set eea_address_base = 'https://val.portalunico.siscomex.gov.br' 
where eea_id = 1
Totvs custom tabs box items
defaultno
referenciaeventos
Totvs custom tabs box
tabsRecepção por NF-e (Nota Fiscal Eletrônica), Recepção por Documento de Transporte, Recepção por Contêiner, Recepção por DUE/RUC, Unitização de Carga, Desunitização de Carga, Entrega por Documento de Transporte, Entrega por Contêiner, Entrega por DUE/RUC
idsrecepcaoNfe,recepcaoDocTransporte,recepcaoConteiner,recepcaoDueRuc,unitizacao,desunitizacao,entregaDocTransporte,entregaConteiner,entregaDueRuc
Totvs custom tabs box items
defaultyes
referenciarecepcaoNfe

Objetivo

Efetuar a recepção das notas fiscais eletrônica (NF-e) no módulo CCT de forma integrada e automática, por meio da utilização do sistema SARA no processo de descarga de mercadorias destinadas a exportação em um recinto alfandegado.

Para mais informações sobre a Recepção de Nota Fiscal Eletrônica no CCT, acessar o link http://portal.siscomex.gov.br/conheca-o-portal/principais-funcionalidades-do-modulo-cct.

Manual da API de integração referente a Recepção por Nota Fiscal Eletrônica: https://docs.portalunico.siscomex.gov.br/swagger/cct-ext.html#/Carga/recepcionarNFE

Procedimento de Utilização (Sistema SARA)

  1. No sistema SARA, para um processo de exportação, efetuar o recebimento completo de uma ou mais notas ficais (NF-e), com ou sem contêiner vinculado.
    1. Geração da CESV para a operação de descarga (Recebimento)
    2. Registro do documento de entrada (Módulo expedição, pré-cadastro ou importação do XML da NF-e)
      1. Para a geração da pendência de envio para o CCT, a NF deverá possuir as seguintes informações:
        1. Campo "Chave de acesso (NF-e)" preenchido na aba "Cadastro complementar"
        2. O CFOP da nota fiscal deverá estar configurado no SARA com a operação "EXPORTAÇÃO".
    3. Geração e fechamento da Ordem de serviço de descarga.
    4. Fechamento da CESV de descarga, mas somente se o processo não for armazenagem sobre-rodas.
  2. O sistema SARA somente irá disparar a rotina para validar a geração da pendência de envio após o encerramento da OS e CESV exceto para operações com armazenagem sobre-rodas onde o veículo de transporte ainda permanece dentro do recinto após o recebimento.
  3. Para armazenagem sobre-rodas, a pendência será gerada após o fechamento da OS de Descarga.
  4. A informação do peso aferido para envio, será considerado o peso aferido do veículo de transporte. Até o momento o Siscomex - CCT não recepciona o peso aferido por documento. Para o processo de armazenagem sobre-rodas, o peso aferido do veículo não será enviado , e o motivo da não-pesagem será informado "A ARMAZENAGEM FOI REALIZADA SOBRE-RODAS".
  5. No processo de integração, será realizada uma recepção (geração e envio do arquivo) por veículo de transporte (CESV).
Totvs custom tabs box items
defaultno
referenciarecepcaoDocTransporte

Objetivo

Efetuar a recepção de carga por Documento de Transporte no módulo CCT de forma integrada e automática, por meio da utilização do sistema SARA no processo de descarga de mercadorias destinadas a exportação em um recinto alfandegado.

Para mais informações sobre a Recepção por Documento de Transporte no CCT, acessar o link http://portal.siscomex.gov.br/conheca-o-portal/principais-funcionalidades-do-modulo-cct.

Manual da API de integração referente a Recepção por Documento de Transporte: https://docs.portalunico.siscomex.gov.br/swagger/cct-ext.html#/Documento%20de%20Transporte/recepcionarDocumentoTransporte

Procedimento de Utilização (Sistema SARA)

  1. No sistema SARA, para um processo de exportação, efetuar o recebimento completo das mercadorias ou contêineres tendo como documento de entrada um DAT - Documento de Acompanhamento de Transporte ou uma MIC-DTA (Manifesto Internacional de Carga).
  2. Para a recepção por documento de transporte a carga poderá ser solta ou unitizada em contêiner e o terminal de envio não poderá pertencer a mesma jurisdição aduaneira do terminal de recebimento. 
  3. Deverá ser executado os seguintes processos: 
    1. Geração da CESV para a operação de descarga de contêiner ou carga solta. (Recebimento)
    2. Registro do documento de entrada (Módulo expedição ou pré-cadastro) sendo o tipo de documento de entrada um DAT ou MIC-DTA.
      1. Para a geração da pendência de envio para o CCT, o DAT ou MIC-DTA poderá ser referente a mercadoria solta ou unitizada em contêiner.
    3. Geração e fechamento da Ordem de serviço de descarga de carga solta ou contêiner.
    4. Fechamento da CESV de descarga de mercadoria solta ou contêiner.
  4. O sistema SARA somente irá disparar a rotina para validar a geração da pendência de envio após o encerramento da OS e CESV, mas somente em um processo que não for sobre-rodas. 
  5. Para processos sobre-rodas, a pendência será disparada após o fechamento da ordem de serviço de descarga.
  6. A informação do peso aferido para envio, será considerado o peso aferido do veículo de transporte.
  7. No processo de integração, será realizada uma recepção para cada documento de transporte.
Totvs custom tabs box items
defaultno
referenciarecepcaoConteiner

Objetivo

Efetuar a recepção de carga por Contêiner no módulo CCT de forma integrada e automática, por meio da utilização do sistema SARA no processo de descarga de mercadorias destinadas a exportação em um recinto alfandegado.

Para mais informações sobre a Recepção por Contêiner no CCT, acessar o link http://portal.siscomex.gov.br/conheca-o-portal/principais-funcionalidades-do-modulo-cct.

Manual da API de integração referente a Recepção por Contêiner: https://docs.portalunico.siscomex.gov.br/swagger/cct-ext.html#/Carga/recepcionarConteiner

Procedimento de Utilização (Sistema SARA)

  1. No sistema SARA, para um processo de exportação, efetuar o recebimento completo das mercadorias tendo como documento de entrada uma DU-E. Para a recepção por contêiner a carga deverá estar unitizada em contêiner e o terminal de envio deverá pertencer a mesma jurisdição aduaneira do terminal de recebimento.
    1. Geração da CESV para a operação de descarga de contêiner. (Recebimento)
    2. Registro do documento de entrada (Módulo expedição ou pré-cadastro) sendo o tipo de documento de entrada a DU-E.
      1. Para a geração da pendência de envio para o CCT, a DU-E deve ser recebida como contêiner.
    3. Geração e fechamento da Ordem de serviço de descarga de contêiner.
    4. Fechamento da CESV de descarga de contêiner.
  2. O sistema SARA somente irá disparar a rotina para validar a geração da pendência de envio após o encerramento da OS e CESV. 
  3. A informação do peso aferido para envio, será considerado o peso aferido do contêiner. 
  4. No processo de integração, será realizada uma recepção para cada contêiner.
Totvs custom tabs box items
defaultno
referenciarecepcaoDueRuc

Objetivo

Efetuar a recepção de carga por DU-E ou RUC no módulo CCT de forma integrada e automática, por meio da utilização do sistema SARA no processo de descarga de mercadorias destinadas a exportação em um recinto alfandegado.

Para mais informações sobre a Recepção de carga por DU-E ou RUC no CCT, acessar o link http://portal.siscomex.gov.br/conheca-o-portal/principais-funcionalidades-do-modulo-cct.

Manual da API de integração referente a Recepção de Carga por DU-E ou RUC: https://docs.portalunico.siscomex.gov.br/swagger/cct-ext.html#/Carga/recepcionarDocumentoCarga

Procedimento de Utilização (Sistema SARA)

  1. No sistema SARA, para um processo de exportação, efetuar o recebimento completo das mercadorias tendo como documento de entrada uma DU-E referente a mercadoria solta. Para a recepção por DU-E a carga não poderá estar unitizada em contêiner, somente como mercadoria solta.
    1. Geração da CESV para a operação de descarga de mercadoria solta (Recebimento)
    2. Registro do documento de entrada (Módulo expedição ou pré-cadastro) sendo o tipo de documento de entrada a DU-E.
      1. Para a geração da pendência de envio para o CCT, a DU-E deve ser recebida como mercadoria solta, não podendo existir vínculo com contêiner na recepção.
    3. Geração e fechamento da Ordem de serviço de descarga de mercadoria solta.
    4. Fechamento da CESV de descarga de mercadoria solta.
  2. O sistema SARA somente irá disparar a rotina para validar a geração da pendência de envio após o encerramento da OS e CESV. 
  3. A informação do peso aferido para envio, será considerado o peso aferido do veículo de transporte. Até o momento o Siscomex - CCT não recepciona o peso aferido por documento.
  4. No processo de integração, será realizada uma recepção para cada DU-E.
Totvs custom tabs box items
defaultno
referenciaunitizacao

Objetivo

Efetuar a Unitização de Carga no módulo CCT de forma integrada e automática, por meio da utilização do sistema SARA no processo de unitizações de mercadorias em contêineres (estufagem) destinadas a exportação em um recinto alfandegado.

Para mais informações sobre a Unitização de Carga no CCT, acessar o link http://portal.siscomex.gov.br/conheca-o-portal/principais-funcionalidades-do-modulo-cct.

Manual da API de integração referente a Unitização de Carga: https://docs.portalunico.siscomex.gov.br/swagger/cct-ext.html#/Carga/unitizar

Procedimento de Utilização (Sistema SARA)

  1. Para o envio das informações de unitização, o sistema SARA efetuará a validação para a geração das pendências (fila) em dois momentos:
    1. Fechamento da OS de OVA pós desembaraço.
    2. Liberação do documento de saída (DU-E).
  2. Se a unitização for realizada antes do registro do documento de saída, a geração da pendência para envio ao CCT ocorrerá somente após o registro do desembaraço da DU-E. Se a DU-E estiver unitizada em mais de um contêiner, o sistema deverá gerar as pendências somente quando for realizado o registro do desembaraço do último documento.
  3. Se a unitização ocorrer após o desembaraço, a geração da pendência para o envio ao CCT ocorrerá após o fechamento da OS de OVA pós desembaraço. Em caso de mais de um contêiner para estufagem, a pendência será gerada somente após o fechamento da última OS.
  4. Para o processo de exportação (Unitização), o sistema deverá gerar um único arquivo XML contendo os documentos e os contêineres. 
  5. Para unitizações de um documento (DU-e) em mais de um contêiner, a chave para a geração da pendência de integração será o "Código do documento de saída", por meio desta o sistema irá consultar todos os contêineres unitizados e efetuará a geração de um único arquivo XML para a integração.
  6. Para unitizações de vários documentos (DU-e) em um único contêiner, a chave para a geração da pendência de integração será o "Código de movimentação do contêiner", por meio deste o sistema irá consultar todos os documentos (DU-e) que foram unitizados e efetuará a geração de um único arquivo XML para a integração.
  7. Para que o CCT aceite a unitização de forma correta, as notas fiscais (NF-e) vinculadas a DU-E,  deverão estar recepcionadas no CCT.
Totvs custom tabs box items
defaultno
referenciadesunitizacao

Objetivo

Efetuar a Desunitização de Carga no módulo CCT de forma integrada e automática, por meio da utilização do sistema SARA no processo de desunitizações de contêineres (desovas) relacionadas ao processo de exportação em um recinto alfandegado.

Para mais informações sobre a Desunitização de Carga no CCT, acessar o link http://portal.siscomex.gov.br/conheca-o-portal/principais-funcionalidades-do-modulo-cct.

Manual da API de integração referente a Unitização de Carga: https://docs.portalunico.siscomex.gov.br/swagger/cct-ext.html#/Carga/desunitizarCarga

Procedimento de Utilização (Sistema SARA)

  1. Para o envio das informações de desunitização, o sistema SARA efetuará a validação para a geração das pendências quando:
    1. Fechamento da OS de Desova Pós Desembaraço.
  2. A chave para a geração da pendência o contêiner que estiver vinculado na ordem de serviço de desova.
  3. Para o CCT, devemos enviar um arquivo por contêiner, podendo conter mais de um documento DU-E desovados.
  4. Para que o CCT efetue a desunitização de forma correta, é necessário que as informações de uma unitização já tenha sido registrada.
Totvs custom tabs box items
defaultno
referenciaentregaDocTransporte

Objetivo

Efetuar as Entregas de Carga por documento de transporte no módulo CCT de forma integrada e automática, por meio da utilização do sistema SARA no processo de saída das mercadorias destinadas a exportação em um recinto alfandegado.

Para mais informações sobre as entregas de Carga no CCT, acessar o link http://portal.siscomex.gov.br/conheca-o-portal/principais-funcionalidades-do-modulo-cct.

Manual da API de integração referente a entrega de carga por documento de transporte: https://docs.portalunico.siscomex.gov.br/swagger/cct-ext.html#/Documento%20de%20Transporte/entregarDocumentoTransporte

Procedimento de Utilização (Sistema SARA)

  1. Para o envio das informações de entrega por documento de transporte, o sistema SARA efetuará a validação para a geração das pendências em dois momentos:
    1. Fechamento da OS de CARGA de contêiner ou mercadoria solta.
    2. Registro do documento de transporte do tipo DAT ou MIC-DTA.

  2. Para a geração da pendência, atualmente o sistema está validando as seguintes regras:
    1. Na CESV de CARGA, na tela de relacionamento com o documento de saída, por meio do botão "Documento de Transporte", deverá ser vinculado o documento de transporte DAT ou MIC-DTA gerado pelo transportador no CCT.
    2. Os lotes (carga solta ou contêiner) deverão possuir lotes desembaraçados para exportação e seu carregamento efetivado na OS de carregamento.


Processo com MIC-DTA na entrada e armazenagem sobre-rodas. (Processo em Portos Secos de Fronteira).

  1. Para o envio das informações da entrega por documento de transporte (MIC-DTA), cuja armazenagem ocorreu SOBRE-RODAS e o documento de entrada for uma MIC-DTA, a pendência será gerada NO fechamento do CESV (saída do veículo).
  2.  Os lotes de cargas serão desembaraçados por meio da DU-E normalmente.
Totvs custom tabs box items
defaultno
referenciaentregaConteiner

Objetivo

Efetuar as Entregas por Contêiner no módulo CCT de forma integrada e automática, por meio da utilização do sistema SARA no processo de saída de contêineres destinadas a exportação em um recinto alfandegado.

Para mais informações sobre as entregas de Carga no CCT, acessar o link http://portal.siscomex.gov.br/conheca-o-portal/principais-funcionalidades-do-modulo-cct.

Manual da API de integração referente a entrega por contêiner: https://docs.portalunico.siscomex.gov.br/swagger/cct-ext.html#/Carga/entregarConteiner

Procedimento de Utilização (Sistema SARA)

  1. Para o envio das informações de entrega por contêiner, o sistema SARA efetuará a validação para a geração das pendências em dois momentos:
    1. Fechamento da OS de CARGA de contêiner.
    2. Fechamento da CESV de CARGA.

  2. Para a geração da pendência, atualmente o sistema está validando as seguintes regras:
    1. No carregamento (CESV e OS), deverá existir contêineres carregados.
    2. Os contêineres deverão possuir lotes desembaraçados para exportação.
    3. Não possuir um documento DAT vinculado a CESV de CARGA.

Trânsito Simplificado

A entrega de contêiner por meio de trânsito simplificado ocorrerá quando o destino do contêiner for um terminal da mesma jurisdição aduaneira.

Para que o sistema possa verificar se é trânsito simplificado, o recinto aduaneiro terá que informar no CESV qual o terminal de destino quando a operação for CARGA. Em caso do terminal de destino possuir o mesmo código URF do recinto aduaneiro, o sistema efetuará a geração da mensagem para o evento Entrega de Contêiner contendo as informações referente ao trânsito simplificado.


Totvs custom tabs box items
defaultno
referenciaentregaDueRuc

Objetivo

Efetuar as entregas de mercadorias (carga solta) por meio da DU-E ou RUC no módulo CCT de forma integrada e automática, por meio da utilização do sistema SARA no processo de saída de mercadorias destinadas a exportação em um recinto alfandegado.

Para mais informações sobre as entregas de Carga no CCT, acessar o link http://portal.siscomex.gov.br/conheca-o-portal/principais-funcionalidades-do-modulo-cct.

Manual da API de integração referente a entrega por DU-E ou RUC: https://docs.portalunico.siscomex.gov.br/swagger/cct-ext.html#/Carga/entregarDocumentoCarga

Procedimento de Utilização (Sistema SARA)

  1. Para o envio das informações de entrega de mercadorias (carga solta) por DU-E ou RUC, o sistema SARA efetuará a validação para a geração das pendências em dois momentos:
    1. Fechamento da OS de CARGA de Mercadoria Solta.
    2. Fechamento da CESV de CARGA.

  2. Para a geração da pendência, atualmente o sistema está validando as seguintes regras:
    1. No carregamento (CESV e OS), deverá existir mercadorias (carga solta) carregadas (Fracionada ou Total).
    2. Os lotes carregados deverão estar desembaraçados para exportação e com registro da DU-E como documento de saída.
    3. Não possuir um documento DAT vinculado a CESV de CARGA como documento de transporte.

NOTA: Para uma DUE/RUC poderá ocorrer carregamentos fracionados, ou seja, para cada uma das saídas (CESV) será enviada a informação contendo as informações referente ao carregamento fracionado.

...