Árvore de páginas

Versões comparadas

Chave

  • Esta linha foi adicionada.
  • Esta linha foi removida.
  • A formatação mudou.

...

Principais Campos e Parâmetros:


Campo:

Descrição:

Tp Cob Desp

Image Modified

Opções que identifica a forma de cobrança das despesas acessórias e do IPI contidos na nota fiscal emitida. As opções disponíveis são:

  • Primeira duplicata: as despesas acessórias e o IPI serão integralmente cobrados na primeira duplicata.
  • Rateio entre todas as duplicatas: as despesas acessórias e o IPI serão rateados entre todas as duplicatas.
  • Rateio entre todas com IPI na primeira: as despesas acessórias serão rateadas entre todas as duplicatas e o IPI será cobrado integral na primeira duplicata.
  • Apenas IPI na primeira e rateio nas restantes: a primeira duplicata emitida será somente de IPI. O restante das despesas mais a mercadoria serão rateadas nas demais duplicatas.
Nota
titleNota:

Entende-se por "Despesas" os valores adicionais "frete + seguro + embalagem".

Os valores de IR e INSS são deduzidos da primeira duplicata quando esses valores são inferiores à primeira duplicata. Caso contrário, a dedução é rateada entre as duplicatas.

Essas opções serão consideradas como padrão ao incluir um novo cliente. Poderão ser alteradas ou definidas especificamente para cada cliente utilizando a Atualização de Clientes (CD1510).

IPI/ICMS Ret Op Ent Fut

Image Modified

Opções que determina se os valores dos impostos ICMS Substituto e IPI, em uma operação de entrega futura, são retidos na nota fiscal de faturamento de entrega futura ou na nota fiscal de remessa de entrega futura.

Nota
titleNota:

Esse parâmetro também é utilizado para o Faturamento Antecipado.

Destaca IPI Nota de Remessa

Image Added

Quando marcado o valor do IPI será destacado/escriturado na nota fiscal de Remessa, o ICMS continuara sendo destacado na nota de Faturamento.

Nota
titleNota:

Esse parâmetro será habilitado apenas quando marcada a opção "Nota de Faturamento".

Nr Fatura Exportação

Opções que determina se o número da fatura da nota fiscal de exportação é o número da nota fiscal ou o número do processo de exportação.

Nota
titleNota:

O número do processo de exportação é informado no momento do cálculo da nota fiscal por intermédio de uma das funções de cálculos de nota. Ver detalhes no processo Cálculo de Notas Fiscais e no procedimento Parametrizando o campo Número da Fatura de Exportação.

Forma de Geração de Documentos

Forma de geração dos títulos. As opções disponíveis para a geração são:

  • Gera para Endereço de Entrega: gera o título para o endereço de entrega do cliente.

  • Gera para Endereço de Cobrança do Cliente: gera o título para o endereço de cobrança do cliente.

Nota
titleNota:

A única informação que será alterada, dependendo do parâmetro, é a do cliente contra o qual será gerado o título no Contas a Receber.

Esse campo indica se os documentos serão gerados para o endereço de entrega ou de cobrança dos clientes.

Informações
titleImportante:

Quando for gerado o título no Contas a Receber usando Gera para Endereço de Cobrança do Cliente, o sistema irá criar o título contra o cliente, cujo endereço seja o de cobrança do cliente da venda.

Uma determinada Empresa possui dois endereços: Matriz e Filial, pois se localizam em cidades distintas, sendo que a Matriz centraliza os pagamentos a fornecedores.

A Filial acaba de comprar mercadorias de nossa empresa, e a forma de geração de títulos está definida como: Gera para Endereço de Cobrança do Cliente.

Em nosso cadastro de clientes, a Filial possui como endereço de cobrança a Matriz. Ver detalhes na pasta Endereço, função Manutenção de Clientes (CD0704).

Sendo assim, quando for atualizada a duplicata faturada contra a Filial no Contas a Receber, em nossa empresa, o título será gerado contra o cliente da Matriz.

Nesse mesmo exemplo, caso o parâmetro forma de geração de títulos estiver selecionado como Gera para Endereço de Entrega do Cliente, o título será gerado contra o cliente da Filial.

Alíquota ICMS para Não Contribuintes

Assinalar uma das opções que identifica se a alíquota de ICMS para vendas a clientes não contribuintes é assumida do cadastro de Unidades de Federação ou do cadastro de Natureza de Operação.

Veja também procedimento Definindo o Tratamento Tributário do ICMS.

Forma de Rateio do Frete

Define como é efetuado o rateio do valor do frete para efeito de apuração da base de cálculo do IPI. Assinalar uma das opções:

  • Peso: efetuado com base no peso líquido das mercadorias.
  • Valor: efetuado com base no valor das mercadorias.
Geração OFOpções que define se o processo de atualização das notas fiscais, no módulo de Obrigações Fiscais, é processado por integração ou por exportação.
Geração CROpções que define se a geração de duplicatas no módulo de Contas a Receber será processada por integração ou por exportação.
Despesa com ICMS e ICMS ST Oper Consignação

Image Modified

Determinar em qual nota deve ser considerada a despesa com ICMS e ICMS ST (Nota de Remessa/Nota de Faturamento).

Despesa com IPI Oper Consignação

Image Modified

Determinar em qual nota deve ser considerada a despesa com IPI e ICMS ST (Nota de Remessa/Nota de Faturamento).

Atualização Parâmetros Faturamento – Pasta Cálculos 

...

Campo:

Descrição:

Moeda

Código da moeda de referência a ser utilizada quando da conversão do valor mínimo para faturamento. 

Vl.Min Fatur

Valor mínimo para faturamento.

Nota
titleNota:

Essa informação é utilizada pelas funções de Faturamento de Pedidos e Manutenção Preparação Faturamento, nas quais é confrontado o valor aqui parametrizado com o valor total da nota.

Custo para Estatística

Opções para a geração dos valores do preço do custo das mercadorias nas estatísticas do faturamento. As opções disponíveis são:

  • Base: quando selecionado, indica que o tipo de preço padrão para a geração dos valores do preço de custo das mercadorias, nas estatísticas do faturamento, é o preço base do item.

  • Médio: quando selecionado, indica que o tipo de preço padrão para a geração dos valores do preço de custo das mercadorias, nas estatísticas do faturamento, é o preço médio do item.

  • Reposição: quando selecionado, indica que o tipo de preço padrão para a geração dos valores do preço de custo das mercadorias, nas estatísticas do faturamento, é o preço de reposição do item.

  • Ult. Entrada: quando selecionado, indica que o tipo de preço padrão para a geração dos valores do preço de custo das mercadorias, nas estatísticas do faturamento, é o preço de última entrada do item.

  • Padrão: quando selecionado, indica que o tipo de preço padrão para a geração dos valores do preço de custo das mercadorias, nas estatísticas do faturamento, é o preço padrão do item.

  • On-Line: quando selecionado, indica que o tipo de preço padrão para a geração dos valores do preço de custo das mercadorias, nas estatísticas do faturamento, é o preço on-line do item.

Nota
titleNota:

No cadastro de estabelecimento da área de Materiais poderá ser selecionado o tipo de custo que o estabelecimento vai trabalhar. Ver detalhes na pasta Tipo Custo, função Manutenção de Estabelecimentos para Área de Materiais (CD0602), processo Preparação das Informações em Materiais, Manual de Referência dos Cadastros Gerais.

O valor do custo padrão de um item pode ser consultado pelo programa Consulta de Item. Ver detalhes na pasta Item2, função Consulta de Item (CS0602), processo Consultas, Manual de Referência de Custos.

Os valores de custos calculados no faturamento também poderão ser consultados nos relatórios de estatísticas do faturamento, como por exemplo na função Relatório Faturamento por Produto (FT1108), processo Relatórios.

 

Valor Mínimo IRRF

Valor mínimo para o cálculo de Imposto de Renda Retido na Fonte (IRRF). 

Valor Mínimo PIS/COFINS/CSLL

Valor mínimo para retenção das contribuições sociais (PIS/COFINS/CSLL).

Nota
titleNota:

O valor informado será considerado no momento da geração da nota fiscal. Onde os valores de PIS, COFINS e CSLL serão calculados separadamente e a soma dos mesmos confrontada com o valor informado nesse campo. Caso o valor da soma das três contribuições seja inferior ao valor informado, esses serão desconsiderados da retenção, e não serão destacados na nota, pois houve a isenção deles, conforme a Lei vigente.

Caso a soma das contribuições ultrapasse o valor mínimo informado, os valores retidos das três contribuições serão destacados na nota.

 

Desconta na primeira Duplicata?

Quando selecionado, significa que os valores de INSS/IR/ISS Retido serão descontados na primeira duplicata, caso contrário, os valores serão descontados de todas as duplicatas, de forma rateada.

Por Item deste a implantação do Pedido/Nota?

Quando selecionado, significa que os valores de comissão serão calculados com base no Cadastro de Comissões desde a implantação do Pedido de Venda. Desta forma, ao se consultar os valores de comissões, estes serão apresentados de forma unificada desde a Implantação do Pedido, Cálculo da Nota e irão coincidir com os valores apresentados pelo Módulo de Contas a Receber. Com este parâmetro marcado, os valores de comissão não serão recalculados no momento da atualização das notas no Contas a Receber, ou seja, serão mantidos valores gerados na implantação do Pedido, mesmo que o cadastro de comissões tenha sofrido atualizações posteriores.

Nota
titleNota:

O processo de cálculo de comissões utilizando o cadastro de comissões desde a implantação do Pedido de Venda/Nota efetua o cálculo de comissões também por item.

Para continuar trabalhando da forma anterior, ou seja, recalculando os valores de comissão com base na tabela de Comissões no momento da atualização das notas no Contas a Receber, este parâmetro deverá ficar desmarcado.

Gera Grupo Rastro para Itens Controlados por LoteQuando selecionado indica que o grupo rastro será gerado no XML independente do ramo de negócio.

Atualização Parâmetros Faturamento – Pasta Impostos 

...