Liberação de pedido Mais Negócios Pedidos Liberados com um novo campo chamado Ticket de Crédito (C9_TICKETC). Regra de reutilização conforme parâmetros MV_RSKREUS (reutiliza S/N) e MV_RSKMGRE (Margem de reuso). A cada recomposição da entidade C9 a regra de ticket é aplicada. Parceiro - Regras de validação do ticket de crédito (pré-autorização): - Prazo mínimo dias do primeiro vencimento >= Número de dias para o primeiro informado
- Prazo máximo dias do primeiro vencimento <= Número de dias para o primeiro informado
- Prazo máximo dias do último vencimento >= (Número de parcelas informado * Intervalo entre as parcelas informado)
- Número mínimo de parcelas <= Número de parcelas informado
- Número máximo de parcelas >= Número de parcelas informado
- Distanciamento mínimo entre parcelas (dias) <= Intervalo entre as parcelas informado
- Distanciamento máximo entre parcelas (dias) >= Intervalo entre as parcelas informado
O valor do ticket é gerado com de acordo com os exemplos abaixo, sempre considerando uma margem estabelecida pelo parâmetro: MV_RSKPACR - Percentual de acréscimo durante geração do ticket de crédito (geralmente usado para contemplar impostos e frete) MV_RSKVLNF - Define se irá utilizar o valor da Nota Fiscal na geração do Ticket (Planilha Financeira - Pedido de Venda) considerando os valores dos impostos.
Pedidos sem adiantamento são aqueles em que a condição de pagamento utilizada no Pedido de Venda (C5_CONDPAG) possuir o campo Adiantamento (E4_CTRADT) diferente de "Sim". Exemplo: Valor da liberação = 100 MV_RSKPACR = 10 Valor do ticket = 110 (Valor da liberação + % margem estabelecida no parâmetro MV_RSKPACR) Pedidos com adiantamento são aqueles em que a condição de pagamento utilizada no Pedido de Venda (C5_CONDPAG) possuir o campo Adiantamento (E4_CTRADT) igual a "Sim". Exemplo: Valor da liberação = 100 Valor da parcela 1 = 20 Valor da parcela 2 = 80 Valor base do ticket = 80 (valor da liberação – valor da parcela 1) MV_RSKPACR = 10 Valor do ticket = 88 (valor base do ticket + % margem estabelecida no parâmetro MV_RSKPACR) No envio da aprovação do Ticket de Crédito e do Faturamento a primeira parcela não será enviada, pois ela será compensada automaticamente com os títulos de adiantamento (RA) vinculados ao Pedido de Venda quando o Documento de Saída for gerado. Portanto, para utilização com adiantamentos, é importante se atentar aos critérios abaixo: Quantidade de parcelas A condição de pagamento utilizada deverá contemplar ao menos duas parcelas. Valor da primeira parcela A soma dos títulos de adiantamento (RA) vinculados ao Pedido de Venda deverá ser igual ao valor da primeira parcela, pois caso exista uma diferença de valores, ficará um saldo em aberto na primeira parcela ou nos títulos de adiantamento (RA). Caso a soma dos títulos de adiantamento (RA) for maior que o valor da primeira parcela gerada pelo Documento de Saída, ficará um saldo em aberto nos títulos de adiantamento (RA). Caso a primeira parcela gerada pelo Documento de Saída for maior que a soma dos títulos de adiantamento (RA), ficará um saldo em aberto na primeira parcela. Novos status de bloqueio (C9_BLCRED):
80 - Em análise do parceiro 90 - Bloqueio por regras do parceiro 91 - Atraso no Parceiro (limite) 92 - Reanálise Risk Reuso de ticket
Regra de reutilização baseada conforme parâmetros: - MV_RSKREUS - Indica a reutilização de tickets de credito. Sendo 0=Não reusa; 1=Valor Exato;2=Margem
- MV_RSKMGRE - Margem percentual a menor na reutilização de tickets de crédito
- MV_RSKMGMA - Margem percentual a maior na reutilização de tickets de crédito
Exemplo de aplicação:
MV_RSKREUS = 2 MV_RSKMGRE = 5 MV_RSKMGMA = 5 MV_RSKPACR = 10 Valor da liberação = 100 Valor do ticket = 110 Reuso = Ao alterar uma liberação, para que o reuso ocorra seu valor de ticket deverá estar entre 104,50 e 115,50.
Quando MV_RSKREUS = 1, os parâmetros MV_RSKMGRE e MV_RSKMGMA não serão mais considerados e o reuso só será realizado para tickets com valores exatos.
Reanálise Risk (Bloqueio de Crédito 92) Quando existir um Pedido de Venda com liberação parcial e o Ticket de Crédito estiver com o Status Aprovado, a nova liberação ficará com o C9_BLCRED = '9080' e as liberações anteriores com C9_BLCRED = '92'. Com essas informações de uma nova liberação, será realizado uma nova análise do valor do Ticket de Crédito x Pedido de Venda, de acordo com as configurações Mais Negócios, reuso por exemplo, dependendo será cancelado o Ticket de Crédito Aprovado e criado um novo que passará pelo processo de análise na Supplier ou será utilizado o mesmo Ticket de Crédito Aprovado anteriormente.
Liberação de pedido Limite interno Validação de atraso em pedidos para clientes que possuem cartão do parceiro e com condição de pagamento a prazo em limite interno. Utiliza função RSKTermBilling. Se parceiro não permite faturamento, pedido é bloqueado (C9_BLCRED = 91 - Atraso no parceiro).
Regras na utilização do parâmetro - Se o cliente estiver bloqueado por atraso na Supplier, somente poderá comprar na modalidade de pagamento a vista ou antecipado na área de Crédito interna do Parceiro. - Se o cliente estiver bloqueado por crédito na Supplier e possuir saldo em aberto na Supplier (Limite utilizado), somente poderá comprar na modalidade de pagamento a vista ou antecipado na área de Crédito interna do Parceiro. - Se o cliente estiver bloqueado por crédito na Supplier e NÃO possuir saldo em aberto na Supplier (Limite utilizado), poderá comprar em qualquer modalidade de pagamento interna do Parceiro. - No momento da liberação de pedidos de venda para um cliente, o sistema irá verificar quando foi a última atualização da situação do cliente junto à Supplier. - Baseado no parâmetro MV_RSKMACL, que define o intervalo em minutos para atualizar a situação do cliente junto à Supplier, se a última atualização foi a mais tempo do que o intervalo definido, o sistema irá realizar uma nova consulta. Caso contrário irá considerar o resultado da última consulta realizada. Exemplo de aplicação:
MV_RSKMACL= 300 Corresponde a 300 minutos (5 horas) de intervalo para uma nova consulta da situação do cliente junto à Supplier. O máximo de minutos que será acatado pelo sistema para este parâmetro é de 1440 minutos (24 horas). Qualquer conteúdo acima disso será considerado como 1440. Qualquer conteúdo inválido, ou zero, ou negativo, ou em branco, para este parâmetro, que é numérico fará com que o sistema considere o seu conteúdo default que é de 300 minutos. Validação do limite interno
Um cliente em atraso na modalidade interna do Parceiro, NÃO pode efetuar nenhum tipo de pré-autorização e faturamento no Mais Negócios.
Renovação / Cancelamento de Ticket Tickets renovados para pedidos Liberados atualiza campo Ticket de Crédito (C9_TICKETC). Tickets vencidos / cancelados - realiza estorno de liberação de pedido. Renovação ocorre 1 dia antes do vencimento. Tickets não renovados passam a ter o status "Vencido" ao dia seguinte da data de vencimento. |