Árvore de páginas

Versões comparadas

Chave

  • Esta linha foi adicionada.
  • Esta linha foi removida.
  • A formatação mudou.
Comentário: Migration of unmigrated content due to installation of a new plugin

Relatório Curva ABC - ACR300AA

Visão Geral do Programa

O método ABC consiste em um instrumento classificatório, de natureza quantitativa, que utiliza como base os valores envolvidos.

Essa técnica foi desenvolvida pelo economista Pareto em fins do século passado, na Itália, para demonstrar a má distribuição de renda entre a população daquele país.

Com base nesses estudos de Pareto, os conceitos da classificação ABC foram aplicados em outros segmentos, tendo se destacado como método para classificar materiais que compõem estoques das empresas.

Pelo Critério ABC, os itens “A” são aqueles de maior valor global, os “B” de valor intermediário e os que compõem a classe “C” são os de menor valor total.

Exemplo:

Para melhorar o entendimento da Curva ABC, é apresentado a seguir um exemplo de Relatório de Curva ABC, na opção de Títulos Vencidos.

Determinada empresa possui a seguinte relação de títulos vencidos por cliente:

Cliente

Valor $

Atlantic Importação de Máquinas

750,00

Casa de Ferragens Ltda

1.100,00

Comercial Equipamentos Rat S/A

29.000,00

Ferramentas Bars Ltda

1.800,00

Importadora DCS de Ferramentas

1.750,00

Informak Produtos para Informática

9.500,00

Irmãos Ferragens S/A

2.320,00

Loja de Peças Abemac Ltda

18.500,00

Máquinas e Equipamentos SRR S/A

45.000,00

Metalmecânica JDF Ltda

841,00

TOTAL

110.561,00

 

Utilizando o método de classificação ABC, a lista deve ser ordenada apresentando a sequência decrescente de valor, onde o cliente de maior valor de títulos vencidos é o primeiro da lista e a partir dele os demais até que o último cliente seja o de menor valor.

É importante acumular os valores até a obtenção do Total Geral, conforme apresentado no quadro a seguir:

Seq

Cliente

Valor

Valor Acumulado

01

Máquinas e Equipamentos SRR S/A

45.000,00

45.000,00

02

Comercial Equipamentos Rat S/A

29.000,00

74.000,00

03

Loja de Peças Abemac Ltda

18.500,00

92.500,00

04

Informak Produtos para Informática

9.500,00

102.000,00

05

Irmãos Ferragens S/A

2.320,00

104.320,00

06

Ferramentas Bars Ltda

1.800,00

106.120,00

07

Importadora DCS de Ferramentas

1.750,00

107.870,00

08

Casa de Ferragens Ltda

1.100,00

108.970,00

09

Metalmecânica JDF Ltda

841,00

109.811,00

10

Atlantic Importação de Máquinas

750,00

110.561,00

 

TOTAL

110.561,00

110.561,00

 

Nesse exemplo, os clientes das sequências 01 e 02 constituem a classe A da lista de inadimplentes, representando 66,93% do valor total da lista. Dessa forma, esses devem ser primeiramente considerados em uma eventual cobrança.

Os cálculos dos percentuais podem ser visualizados no tópico Regras de Negócio.

No Contas a Receber, a utilização dessa classificação ABC traz vantagens na otimização de análises gerenciais. Por intermédio desses relatórios ABC é possível visualizar:

  • Saldo de Títulos em aberto por Cliente, que possibilita verificar quais os clientes possuem maior ou menor saldo de títulos em aberto;
  • Saldo de Títulos em aberto por Grupo de Clientes, que possibilita verificar quais os grupos de clientes de maior ou menor saldo de títulos em aberto;
  • Liquidações no Período, que possibilita verificar qual o montante de liquidação por cliente em determinado período;
  • Títulos Vencidos, que possibilita verificar o valor de títulos vencidos para cada cliente e quais são os clientes com o maior valor de títulos vencidos.

Vantagens

  • Mais tempo dedicado ao controle dos Clientes da classe A por envolverem os maiores valores;
  • No caso de aumento da inadimplência, é mais produtivo negociar com clientes da Classe A, que representam a maior parte do saldo a receber.
  • Análises de acompanhamento do crescimento do saldo em aberto por cliente, verificando a distribuição da carteira de títulos.

Relatório Curva ABC

Objetivo da tela:

Permitir emitir relatórios de saldo de títulos em aberto, utilizando a opção de classificação ABC por cliente, por grupo de cliente, liquidações de títulos em determinado período e saldo de títulos vencidos por cliente.

 

Outras Ações/Ações Relacionadas:

 

Ação:

Descrição:

Faixa

Quando acionado, é possível inserir faixa de dados, selecionando as informações a serem apresentadas no relatório que está sendo emitido. Ver mais informações na descrição da tela Faixa - Cliente.

 

Principais Campos e Parâmetros:

 

Campo:

Descrição:

Tipo Curva ABC

Ao assinalar uma das opções, é determinando qual o tipo de Curva ABC deve ser emitido. As opções são:

Saldo em Aberto – Quando assinalado, é determinado que o relatório a ser emitido deve considerar títulos em aberto vencidos e a vencer, apresentando apenas o total por cliente e Total Geral no fim do relatório.  Inserir a data base para considerar os saldos em aberto no campo Data Referência.

Saldo em Aberto por Grupo – Quando assinalado, é apresentado relatório, considerando todos os títulos vencidos ou a vencer, sendo que são apresentados os totais em aberto por grupo de cliente e Total Geral no fim do relatório. Inserir a data base para considerar os saldos em aberto no campo Data Referência.

Liquidações Período – Quando assinalado, é determinado que o relatório a ser emitido deve apresentar por cliente, os totais liquidados em período definido. O período é determinado na faixa de datas inseridas na tela apresentada pelo acionamento do botão Faixa.

Títulos Vencidos – Quando assinalado, é determinado que o relatório a ser emitido deve listar por cliente, os saldos de títulos vencidos em determinada data. Essa data é definida no campo Data Referência.

Qtd Max Sequência

Inserir o número de itens a serem apresentados no relatório que está sendo emitido, sendo que o total do relatório leva em consideração todos os títulos atendidos pela faixa inserida.

Exemplo:
Em um relatório curva ABC do tipo “Títulos Vencidos”, determina-se o campo:

Qtde Max Seqüência  = 5,

sendo que a faixa inserida considera títulos vencidos de 30 diferentes Clientes.

Nesse caso o relatório lista apenas os cinco clientes com maior saldo de títulos vencidos, mas considera os títulos de todos os 30 clientes para a apresentação do total e ainda para o cálculo dos percentuais.

Por Matriz

Ao assinalar esse campo é determinado que o relatório deve apresentar os saldos por matriz de clientes.

Nota
titleNota:

Esse campo não é habilitado quando assinalado o tipo de curva ABC “Saldo em Aberto por Grupo”.

Gera Base Consulta

Ao assinalar esse campo é determinado que o relatório que está sendo emitido deve ser gerado na função de consulta, sendo possível visualizá-lo posteriormente na função consulta.

Ver mais informações na descrição do programa Consulta Curva ABC (ACR238AA).

Devolução = Liquidação

Ao assinalar esse campo as transações de baixas de títulos por devolução são consideradas como liquidação no relatório. Quando não assinalado esse campo, as movimentações de baixa por devolução não são consideradas no relatório.

Estornados que não

Contabilizam

Quando assinalado esse campo, determina que devem ser considerados no relatório, movimentos que antes de contabilizados foram estornados. Nesses casos, as transações da movimentação e do estorno são marcadas como “não contábeis”.

Exemplos:

Em um título com as transações a seguir, podem ocorrer os seguintes exemplos:

Transação Data

Implantação

10/09

Liquidação

25/09

Estorno Liquidação

28/09

 

Na emissão desse relatório foi definida a faixa de datas 01/09 à 15/09 e o campo Estornados que não contabilizam foi assinalado.

É considerado apenas a movimentação de Implantação, devido à faixa de datas definida. Dessa forma, o valor desse título é somado para o saldo atual, visto que até a data 15/09 o mesmo está com saldo em aberto.

 

Na emissão desse relatório foi definida a faixa de datas 01/09 à 27/09 e o campo Estornados que não contabilizam NÂO foi assinalado.

É considerada apenas a movimentação de Implantação, mesmo que o título sofreu liquidação no dia 25. Isso ocorre porque a mesma movimentação de liquidação foi estornada e então não é considerada no relatório. Dessa forma, o valor do título é somado, visto que na data de 27/09 não foram considerados os movimentos estornados, o mesmo está com saldo em aberto.

 

Na emissão desse relatório foi definida a faixa de datas 01/09 à 27/09 e o campo Estornados que não contabilizam foi assinalado.

É considerada movimentação de Implantação e de liquidação, sendo que o estorno ocorreu em data posterior a 27/09 e o campo Estornados que não contabilizam ter sido assinalado. Dessa forma, o valor desse título não é somado, sendo que na data de 27/09 ele está supostamente Liquidado.

 

Na emissão desse relatório foi definida a faixa de datas 01/09 à 30/09.

Sendo assinalado o campo Estornados que não contabilizam, como não assinalando, é considerada apenas a movimentação de Implantação, visto que o estorno ocorreu antes da data final inserida. Dessa forma, o valor desse título é somado na coluna saldo atual, visto o título estar em aberto nessa data.

Indicado Perdas Dedutíveis

Ao assinalar esse campo é determinado que devem ser considerados no relatório os títulos que estejam indicados para perdas dedutíveis.

Data Referência

Inserir data a ser considerada como base na determinação de títulos vencidos ou em aberto.

Exemplos:

Em relatório curva ABC do tipo “Títulos Vencidos” e inserido nesse campo:

Data Referência = 16/10/1999

São considerados todos títulos com data de vencimento anterior a 16/10/1999, respeitando os parâmetros definidos.

 

Em relatório curva ABC do tipo “Saldo em Aberto” e inserido nesse campo:

Data Referência = 16/10/1999

São considerados todos títulos que na data 16/10/1999 possuem saldo, mesmo que foram liquidados após essa data.

Nota
titleNota:

Esse campo não é habilitado quando assinalado o tipo de curva ABC “Liquidações do Período”.

Base

Inserir o código da finalidade econômica para servir de base para o cálculo dos valores na finalidade de apresentação.

Nota
titleNota:

Essa FE obrigatoriamente deve possuir o atributo ARMAZENA (armazena valor) igual a MÓDULO.

Apresentação

Inserir o código da finalidade econômica em que devem ser apresentados os valores do relatório. Para movimentações em outras finalidades, é utilizada a finalidade inserida no campo anterior como base para conversão dos valores para a finalidade apresentação.

Data Cotação

Inserir a data a ser utilizada para a conversão dos valores de movimentações em outras finalidades para a finalidade apresentação.

Tipo Espécie

Assinalar a opção de tipo de espécie de título a ser considerada no relatório que está sendo emitido. As opções são:

Normal – Quando assinalado, determina que para a emissão do relatório, devem ser considerados títulos do tipo normal.

Previsão – Quando assinalado, determina que são considerados no relatório os títulos do tipo previsão.

Antecip – Quando assinalado, determina que são considerados no relatório, os títulos do tipo antecipação. Nos relatórios de tipo “Saldo em Aberto”, as antecipações diminuem o saldo dos clientes por representarem direitos dos mesmos.

Nota
titleNota:

Esse campo não é habilitado quando assinalado o tipo de curva ABC “Liquidações Período” ou “Títulos Vencidos”.

Aviso Deb – Quando assinalado, determina que devem ser considerados títulos do tipo Aviso de Débito.

Cheque – Quando assinalado, são considerados no relatório os títulos do tipo Cheque.

Destino

Assinalar uma das opções que determina o destino de impressão do resultado gerado.

Ver mais informações na descrição do conceito Opções de Destino.

Execução

Assinalar uma das opções que determina se a forma de execução desse programa deve ser on-line ou batch.

Ver mais informações na descrição do conceito Formas de Execução.

Imprime Parâmetros

Ao assinalar esse campo os parâmetros utilizados nessa execução são apresentados na última página do relatório gerado.

Linhas

Esse campo exibe o número de linhas padrão para a listagem a ser emitida, sendo que esse número pode ser aqui alterado.

Colunas

Esse campo exibe o número de colunas padrão para a listagem a ser emitida, sendo que esse número não pode ser alterado.

Faixa -  Cliente

Objetivo da tela:

Permitir inserir faixa de dados, selecionando as informações a serem apresentadas no relatório que está sendo emitido.

 

Principais Campos e Parâmetros:

 

Campo:

Descrição:

Estabelecimento – à

Inserir os códigos inicial e final de estabelecimentos, determinando uma faixa de títulos que devem ser considerados para geração do relatório.

Unid Negócio – à

Inserir os códigos inicial e final das unidades de negócio, determinando uma faixa de títulos que devem ser considerados para geração do relatório.

Grupo Cliente – à

Inserir os códigos inicial e final de grupos de clientes, determinando uma faixa de títulos que devem ser considerados para geração do relatório.

Cliente – à

Inserir os códigos inicial e final de clientes, determinando uma faixa de títulos que devem ser considerados para geração do relatório.

Espécie – à

Inserir as espécies inicial e final, determinando uma faixa de títulos que devem ser considerados para geração do relatório.

Data Liquidac - à

Inserir as datas de liquidação inicial e final, determinando uma faixa de títulos que devem ser considerados para geração do relatório.

Nota
titleNota:

Esses campos somente são habilitados quando assinalada a opção de “Liquidações Período” no Tipo Curva ABC da tela base.

Portador

Inserir os códigos inicial e final de portadores, determinando uma faixa de títulos que devem ser considerados para geração do relatório.

Emissão

Inserir as emissões iniciais e finais, determinando uma faixa de títulos que devem ser considerados para geração do relatório.

Vencimento

Inserir os vencimentos inicial e final, determinando uma faixa de títulos que devem ser considerados para geração do relatório.

Coluna Sequência

Nessa coluna são apresentados números sequenciais, determinando a posição de cada informação no relatório.

Exemplo:

No relatório de Títulos Vencidos os números sequenciais identificam dos maiores aos menores clientes devedores, então determinado cliente com: 
Seq = 3
Significa que esse Cliente é o terceiro maior inadimplente dessa Lista.

Coluna Perc 1

Nessa coluna é apresentado percentual acumulado de itens do relatório. Esse cálculo é feito com a fórmula a seguir:

Perc 1 =                                                            100     *     Número da sequência

                Total de Seqüências do Relatório

 

Exemplo: No relatório de Títulos Vencidos, apresentado anteriormente, aplicando a fórmula exibida, obtemos os seguintes resultados:

SeqCálculo  Perc 1
1 = 100*1 =25,00
 4    
2 = 100*2 =50,00
 4    
3 = 100*3 =75,00
 4    
4 = 100*4 =100,00
 4    
 TOTAL100,00   

Dessa forma, é possível analisar que os dois primeiros Clientes desse relatório representam 50% do total de clientes apresentados.

Valor Saldo

Nessa coluna são apresentados os Totais de saldos de títulos, conforme tipo de relatório curva ABC que está sendo emitido. Esse valor de saldo é que define a posição do Cliente, Matriz ou grupo de cliente no relatório, sendo apresentados sempre do maior saldo para o menor.

Perc 2

Nessa Coluna são apresentados os percentuais de cada valor saldo apresentado, em relação ao valor Total do relatório, conforme fórmula exibida a seguir: 

Perc 2 =                                               Valor Saldo    *     100

                 Saldo Total

Exemplo:

No relatório de Títulos Vencidos, apresentado anteriormente, aplicando a fórmula exibida, obtemos os seguintes resultados:

SeqCálculoCálculoPerc 2    

1

52.326,00

=

0,3455

*

100

=

34,55

151.432,00       

2

45.432,00

=

0,3000

*

100

=

30,00

151.432,00       

3

37.242,00

=

0,2459

*

100

=

24,59

151.432,00       

4

16.432,00

=

0,1086

*

100

=

10,86

151.432,00       

TOTAL

151.432,00

=

1

*

100

=

100,00

151.432,00       

Analisando essa Coluna de Percentual 2, é possível verificar que o primeiro cliente da lista, sozinho, representa 34,55% do valor total de Títulos Vencidos.

Valor Acumulado

Nessa coluna são apresentados valores acumulados de valor saldo a cada da sequência exibida.

Exemplo:

No relatório de Títulos Vencidos, apresentado anteriormente, podemos verificar o cálculo efetuado para a apresentação dos valores na coluna “Valor Acumulado”.

Seq

Valor Saldo

Cálculo

 

Valor Acumulado

1

52.326,00

52.326,00

=

52.326,00

2

45.432,00

52.326,00 + 45.432,00

=

97.758,00

3

37.242,00

97.758,00 + 37.242,00

=

135.000,00

4

16.432,00

135.000,00 + 16.432,00

=

151.432,00

TOTAL

151.432,00

 

=

151.432,00

Perc 3

Nessa Coluna são apresentados percentuais dos valores acumulados em relação ao valor Saldo Total do relatório, conforme fórmula exibida a seguir:

Perc 3 =                                Valor Acumulado Seq  *   100

                 Saldo Total

Exemplo:  

No relatório de Títulos Vencidos apresentado anteriormente, aplicando a fórmula exibida, obtemos os seguintes resultados:

Seq

Cálculo

Cálculo

Perc 2

    

1

52.326,00

=

0,3455

*

100

=

34,55

151.432,00

       

2

97.758,00

=

0,6455

*

100

=

64,55

151.432,00

       

3

135.000,00

=

0,8914

*

100

=

89,14

151.432,00

       

4

151.432,00

=

1

*

100

=

100,00

151.432,00

       

Analisando essa Coluna de Percentual 3, é possível verificar nesse relatório que os dois primeiros clientes da lista, representam 64,55% do valor total de Títulos Vencidos.


Conteúdos Relacionados:

Consulta Curva ABC (ACR238AA)