Árvore de páginas

Versões comparadas

Chave

  • Esta linha foi adicionada.
  • Esta linha foi removida.
  • A formatação mudou.

CONTEÚDO

Índice
stylenone


01. VISÃO GERAL

Para amadurecer o produto, antes de colocá-lo em grande escala é muito comum, no segmento de tecnologia da informação, as empresas realizarem testes pilotos prévios, de modo a garantir a adequação e robustez da solução. A fim de endereçar isso, são liberadas versões intermediárias do produto para testes em campo. A versão do produto tratada aqui, se enquadra nesse contexto.

A plataforma TOTVS Consignado tem como objetivo facilitar e automatizar os processos de contratação e cobrança de empréstimo consignado para empresas que tenham sua folha de pagamento controlada, via Protheus ou via RM, módulo RH, criando uma nova experiência na contratação do crédito.

Com a plataforma, é possível tornar mais rápido esse contato da operadora de crédito com o colaborador, já que a mesma terá algumas informações à sua disposição.

Por ser uma plataforma na nuvem, o TOTVS Consignado precisa que os dados dos ERPs sejam extraídos, compartilhados e enviados do ERP à plataforma. Já na nuvem, eles serão filtrados e tratados. Assim, serão disponibilizados para acesso e repasse à operadora de crédito, quando necessário. Para isso, é utilizada uma integração do ERP, que será o responsável por fazer o sincronismo de base de dados.

A operadora de crédito terá à sua disposição dados do colaborador necessários para o consignado, como nome, data de admissão, salário, matrícula, margem consignável, se houve geração de folha de pagamento para o funcionário naquele período, além de dados rescisórios de colaboradores que já tenham empréstimos vigentes e conciliações do empréstimo. Terá ainda dados da empresa, como a quantidade de funcionários por faixa salarial, a média salarial e o turnover anual, que influenciam nas ofertas de propostas, diferenciação de taxas, entre outros.

02. EXEMPLO DE UTILIZAÇÃO

Os seguintes requisitos são necessários para implantação do produto:

  • Protheus versão 12.1.25 ou superior;
  • DBAccess versão BUILD-20191119 ou superior;
  • APPSERVER_BUILD-17.3.1.18 ou APPSERVER_BUILD-19.3.0.4 ou superior;
  • SMARTCLIENT_BUILD-17.3.0.16 ou SMARTCLIENT_BUILD-19.3.0.5 ou superior;
  • Também são necessárias algumas configurações prévias:

03. TELA XXXXX

Outras Ações / Ações relacionadas

...

O processo de ativação é simples, porem, deve ser realizado com cautela para garantir a saúde do envio dos dados para nuvem.

Este processo é iniciado após provisionamento dos ambientes do cliente. Após o cliente receber as credenciais de acesso, através de email enviado ao final da preparação do ambiente SaaS, o responsável deverá seguir os passos abaixo para garantir o cumprimento dos requisitos bem como habilitar as credenciais no erp nos passos indicados abaixo.

Normalmente este procedimento é realizado por profissional da área de TI responsável.


02. PRÉ-CONDIÇÕES PARA CONEXÃO

Os seguintes requisitos são necessários para implantação do produto:

    • Protheus
    • DBAccess versão TOTVS DBACCESS - BUILD 20.1.1.2 (20200606) ou superior;
    • APPSERVER_BUILD-19.3.1.7 ou superior;
    • SMARTCLIENT_BUILD-19.3.1.4 ou superior;
    • Pacote de atualização da LIB >= TECHFIN-2.0.0;
    • Ativação da chave do TOTVS Consignado, através da configuração do Parâmetro no configurador (SIGACFG > Ambiente > Cadastros > Parâmetros)
      • MV_CONSIG - Chave do TOTVS Consignado, deve ser criado manualmente  (preenchido com o valor .T.);
      • Caso o dicionário de dados seja no banco, o parâmetro será criado automaticamente durante a execução do Wizard de Configuração do Conector entre Protheus/Carol.
    • Configuração da tabela S137, na rotina de Manutenção de Tabelas;
    • Atualização do menu do SIGAGPE, para disponibilização do menu de Importação de Parcelas (solicitar o arquivo ao time de suporte).


ATENÇÃO: Para ter essas novas funcionalidades na base do Protheus, é importante realizar a atualização do dicionário de dados, via UPDDISTR, e estar com o pacote de expedição contínua aplicado na base, conforme última versão disponibilizada na Central de Downloads.


  • Também são necessárias algumas configurações prévias:


Informações

Valores usados para o preenchimento dos campos são específicos para cada cliente e serão disponibilizados para que sejam realizadas as validações. Os dados usados na validação dos campos das imagens são apenas exemplos, para demonstração do funcionamento deste processo.

Totvs custom tabs box
tabsConfiguração do Wizard,Agendamento da execução da rotina FWTECHFINJOB
ids1,2
Totvs custom tabs box items
defaultyes
referencia1

Para ativar o TOTVS Consignado em seu erp  é necessário realizar a configuração do Wizard para conexão e exportação dos dados para o ambiente em nuvem.

Importante: 

    • O wizard deve ser aberto de forma exclusiva, sem que nenhuma outra instância do SmartClient esteja aberta e sem que outros jobs estejam rodando.


O passo a passo para configuração do Wizard, que pode ter seu processo cancelado em qualquer etapa da execução, pode ser visto a seguir, assim como alguns exemplos de preenchimento incorreto.

O acesso ao Wizard é feito pelo SmartClient, chamando o programa CONFIGCONSIGNADO, pelo campo de “Programa inicial”.

Image AddedFigura 01 - Chamada do Wizard, no SmartClient


Totvs custom tabs box
tabsBoas Vindas,Autenticação,Dados de Integração,Ativando a Integração
ids4,5,6,7
Totvs custom tabs box items
defaultyes
referencia4

Com o Wizard aberto, a tela de boas vindas é exibida. Neste ponto, o usuário pode ou cancelar a ação ou avançar para a tela de autenticação. 

Image Added

Figura 02 - Tela de “Boas vindas” do Wizard


Também é nessa tela que ocorrem as validações da versão da Techfin e dos artefatos. Como exemplo, é possível ver na figura abaixo que o DBAccess utilizado não estava compatível:

Image AddedFigura 03 - Tela de “Boas vindas” do Wizard, com DBAccess incompatível

Totvs custom tabs box items
defaultno
referencia5

Na tela de autenticação, devem ser inseridos o usuário e senha do sistema. Apenas é possível avançar para a próxima tela se os dados de ambos os campos forem inseridos corretamente. Caso contrário, o sistema exibe alertas para que os dados sejam informados, caso tenham ficado em branco, ou para que sejam corrigidos o(s) campo(s) com preenchimento incorreto.

Preenchendo os campos com os dados corretos e com a seleção do grupo de empresas realizada, o usuário pode seguir para a próxima tela, para preenchimento dos dados da plataforma.

Image Added

Figura 04 - Tela com os campos de usuário, senha e seleção de grupo de empresa, para autenticação do acesso

Totvs custom tabs box items
defaultno
referencia6

A tela para preenchimento com os dados de integração contém dois campos, onde devem ser informados os dados da plataforma, que são: Client ID e Client Secret.

Image Added

Figura 05 -Tela com os campos para inserção dos dados que possibilitam o acesso à plataforma


Nesse ponto, ocorrem algumas validações, por exemplo, se algum dos campos não tiver sido preenchido ou se o campo teve o seu preenchimento feito com dados incorretos.

Image Added

Figura 06 - Validação de campos vazios


Image Added

Figura 07 - Campos preenchidos com informações inválidas


Totvs custom tabs box items
defaultno
referencia7

Com os dados preenchidos corretamente, é possível avançar e verificar o status da ativação da integração, na última tela do Wizard.

Image Added Image Added

Telas com o status da ativação da integração do ERP com a plataforma

Figura 08                                                                                                                       Figura09


Após a ativação da integração do ERP com a plataforma, ative o job FWTECHFINJOB para que os dados sejam enviados para a Carol.

Totvs custom tabs box items
defaultno
referencia2

No configurador do Protheus (SIGACFG > Ambiente > Schedule > Schedule), realizar o Agendamento da execução da rotina FWTECHFINJOB, com Padrão de recorrência “Sempre Ativo”, conforme exemplo abaixo:

Image Added

Figura 10 - Exemplo de Schedule que deve ser configurado



Obs. 1: Para mais informações de como configurar o schedule, verificar item 05. LINKS ÚTEIS, desse documento;

Obs. 2: O schedule deve ser configurado após a configuração do Wizard.


IMPORTANTE: Após finalizar o Wizard realize a conferência da habilitação da chave de ativação do TOTVS Consignado conforme abaixo:

Image Added

Figura 11 - Acesso ao programa

Image Added

Figura 12 - Seleção da localização do parâmetro 


Image Added

Figura 13 - Busca do parâmetro

Image Added

Figura 14 - Seleção do parâmetro

Image Added

Figura 15 - Validação da habilitação do parâmetro = .T.


03. FUNCIONAMENTO DA CARGA DE DADOS

O ERP terá seus dados transmitidos para a nuvem por meio de uma conexão estabelecida pela chamada de um assistente de ativação (wizard) - TOTVS App -, onde devem ser configurados os campos com as URL's correspondentes, responsáveis por essa conexão e parametrização do endpoint.

Os dados brutos são armazenados na nuvem, em tabelas mapeadas. Entretanto, é necessário que seja feito um tratamento e uma normalização dos mesmos, antes da disponibilização para a instituição de crédito parceira. O tratamento é feito por meio da execução de um job, dentro da Carol - plataforma de dados e inteligência artificial da TOTVS -, por uma execução agendada, mas que também pode ser feita de forma manual, conforme necessidade.

TOTVS Consignado consome os dados, disponibilizados pela Carol, trata e os envia para os parceiros, realizando a conciliação das parcelas que foram enviada para o ERP.

Atenção: 

Existem dados do funcionário que são exigidos para consumo da instituição de crédito (necessários para análises de crédito e geração de objeto contratual) e devem estar na base de dados do ERP de forma integra para que sejam validados e não interfiram na consistência do processo de solicitação do empréstimo consignado. 

Para tanto faz-se necessária a realização de consistência destes dados onde é apresentada mensagem de validação no processo de simulação/solicitação; deve-se ter atenção especial para as regras de consistência dos dados em especial os que não são padronizados pelo erp para que os mesmos sejam carregados para a base de dados do Consignado de forma integra no consumo das instituições parceiras.

Regras (campos obrigatórios informados no vinculo funcional do erp:

- DDD e Telefone - pelo menos um telefone com DDD válido (numérico de 10 a 99)  

- email funcional

Data de nascimento

Nro RG, Orgão emissor e Data de emissão

Nome da mãe  (mesmo que identificação de Mãe Desconhecida) 

        - Salário > 0 


04. ATIVAÇÃO DE NOVO GRUPO DE EMPRESAS

O procedimento para habilitar um novo grupo de empresa no erp deve seguir as seguintes ações:

    1. Realizar novamente a configuração do wizard e apontar o novo grupo de empresa conforme item 02 deste documento. Este procedimento deve ser realizado com o job em modo exclusivo e depois retornar para normal.
    2. Aguardar liberação da solicitação do time Techfin do b2b
    3. Aguardar liberação da solicitação do time Techfin realizada ao parceiro para habilitação dos novos CNPJ's

      Atenção: As solicitações de habilitação de novas coligadas, ocorrem através da equipe Techfin que deve ser acionada pelo cliente;


05. TABELAS UTILIZADAS

As seguintes tabelas do Protheus são utilizadas nesse projeto:

    • CONFIGCONSIGNADO
    • FWTECHFINJOB
    • SX6 - Parâmetros do Sistema

05. LINKS ÚTEIS

04. TELA XXXXX

Principais Campos e Parâmetros

...

Card documentos
InformacaoUse esse box para destacar informações relevantes e/ou de destaque.
TituloIMPORTANTE!

...


HTML
<!-- esconder o menu --> 


<style>
div.theme-default .ia-splitter #main {
    margin-left: 0px;
}
.ia-fixed-sidebar, .ia-splitter-left {
    display: none;
}
#main {
    padding-left: 10px;
    padding-right: 10px;
    overflow-x: hidden;
}

.aui-header-primary .aui-nav,  .aui-page-panel {
    margin-left: 0px !important;
}
.aui-header-primary .aui-nav {
    margin-left: 0px !important;
}
</style>

...