Árvore de páginas

Versões comparadas

Chave

  • Esta linha foi adicionada.
  • Esta linha foi removida.
  • A formatação mudou.
LinhaDatasul
VersãoTotvs Datasul 11.5 ou posterior
AmbienteTodos
PlataformaTodos
CategoriaProgress e Oracle

 

Visão Geral

Extrair

Apresentar como é a configuração do Timeout do produto Datasul, como funciona e qual o comportamento esperado.

O processo de timeout consiste no controle da última interação do usuário com o produto onde após o tempo configurado será apresentado ao usuário uma mensagem informando que a sessão irá expirar. Com isso ele terá tempo para tomar uma decisão: clicar na janela para continuar o seu trabalho ou deixar a sessão expirar e voltar para a tela de login.

Configuração

A configuração do tempo do timeout é realizada nas linhas a seguir que devem estar informadas no arquivo datasul_framework.properties que encontra-se no diretório instancia_jboss\conf\datasul:

Bloco de código
#+-------------------------------------------+
#|       CONFIGURACOES TIMEOUT               |
#+-------------------------------------------+
#label da instancia na tela de Login
session.timeout=30
session.timeout.message=2

Dentro do atributo session.timeout é especificado o tempo de timeout em minutos, onde será apresentado a janela informando ao usuário que a sessão esta inativa por N tempo e o usuário será desconectado. Caso o valor do tempo de timeout seja zero (0), (session.timeout=0) automaticamente o timeout será desabilitado para todos os usuários.

No atributo session.timeout.message é especificado o tempo em minutos, em que a janela de mensagem ficará apresentada até que o usuário clique nela ou a mesma se feche sozinha e seja feito o logout, voltando para a tela de login.

Existe uma configuração no menu Foundation -> Módulo básico -> Tarefas -> Timeout Parâmetro básico, em que pode ser especificado um "Grupo Exceção" do timeout, onde todos os usuários que participarem desse grupo de exceção não terão timeout. Essa opção é muito útil para os usuários que necessitam realizar processamentos pesados/demorados que não podem ter o seu processamento interrompido.

Funcionamento

O funcionamento do timeout feito entre a sessão Flex e Progress é integrado, onde o controle é efetuado pelo Flex. No caso do Menu HTML, o controle é realizado pelo próprio Menu HTML.

Enquanto o usuário interagir com o produto estará sendo verificado a data e hora da última interação do usuário, mantendo a sessão ativa. A partir do momento que o usuário parar de interagir no Flex/Menu-HTML ou no Progress, o timeout ocorrerá após N minutos de inatividade. 

Relatórios e/ou processamentos demorados não estão contemplados no timeout, ou seja, caso o processamento de algum programa ultrapasse o tempo estipulado na configuração do produto e o usuário não fez nenhuma interação com o sistema nesse período o timeout ocorrerá. Nestes casos, indica-se a inclusão do usuário no grupo de exceção ou a execução deste processo pelo RPW.

 

Informações
titleObservação

Em caso de bancos Progress, haverá a necessidade de uma configuração extra na carga do banco de dados

No "Datasul 11" a desconexão de usuário pelo TimeOut é feita na camada Flex do produto e deve ser configurada conforme a FAQ "http://tdn.totvs.com/display/dts/Timeout+Flex".
Caso a sua empresa já esteja utilizando a release "11.5.7", sugerimos que seja aplicado o pacote "Ambiente muito lento após aplicação de pacote 11.5.7", pois nesse pacote foram feitas algumas correções com relação ao TimeOut também.

Filtro para download do pacote "Ambiente muito lento após aplicação de pacote 11.5.7":
Linha: Datasul
Versão: TOTVS Datasul 11.5
Ambiente: Todos
Plataforma: Todos
Categoria: Progress
Tipo: Liberação Especial

=> Lembramos que apesar do tempo do TimeOut agora ser configurado na camada Flex, para que essa funcionalidade funcione corretamente é necessário que no programa "Parâmetros Básicos"("BTB927AA") em "Foundation/Básico (NPS)/Tarefas" seja marcada a opção "Habilita TimeOut?" e seja informado o grupo de exceção que será utilizado.

...

para acesso às VSTs ("Virtual System Tables"). Na carga do banco será necessário adicionar os seguintes parâmetros:

" -basetable 1 -tablerangesize 3500 "