Árvore de páginas

Versões comparadas

Chave

  • Esta linha foi adicionada.
  • Esta linha foi removida.
  • A formatação mudou.

...

Linha de Produto:Datasul
Segmento:Backoffice
Módulo:MFT - Faturamento
Função:
  • FT0522 - Geração Estrutura Item Importado - FCI
  • FT0526 - Análise Estruturam Item Importado - FCI
Ticket:5882624
Requisito/Story/Issue (informe o requisito relacionado) :
  • DMANFAT1-11978
  • DMANFAT1-11984

02. SITUAÇÃO/REQUISITO

03. SOLUÇÃO

Totvs custom tabs box
tabsGerando Estrutura Item Importado (FT0522),Analisando Estrutura Item Importado (FT0526), Parametrização da Geração e Analise da Estrutura do Item Importado
idspasso1,passo2,passo3
Totvs custom tabs box items
defaultyes
referenciapasso1

Primeiramente para gerar a estrutura do Item Importado pela Movimentação do Estoque será necessário marcar o parâmetro Base de valorização para Movto Estoque no programa Parâmetros Ficha Conteúdo Importado (FT0330). Após realizar esse processo a geração da Estrutura pelo programa Geração Estrutura Item Importado (FT0522) o programa passa a analisar todas as movimentações de estoque que existiram dentro do Período de apuração.

O programa irá criar uma estrutura item a item, tendo como base os tipos de movimentação do estoque “Internas“, “Externar” ou “Internas/Externas” e onde o movimento de estoque gerado for (ACA ou EAC) para o item principal (pai), e (REQ ou RRQ) para os seus componentes (filhos). 

Informações
titleObservação
  • O programa FT0522 gera um relatório dos itens importados de forma resumida, para visualizar todos os níveis e todas as ordens de produção que contemplam cada item, o programa que deve ser utilizado é o FT0526.
  • O FT0526 serve apenas para análise, a estrutura é gerada apenas pelo FT0522.

Abaixo segue um exemplo de relatório para verificação dos itens e seus componentes e quantidades, com base na parametrização do usuário:

Image Modified

Para chegar nesse resultado o sistema analisou todas as movimentações de estoque dos itens envolvidos nesse processo fabril, assim como também as ordens de produções para os componentes (itens filhos) e identificou que para a fabricação do item principal “A” existe essa determinada lista de componentes importados e comprados.

Totvs custom tabs box items
defaultno
referenciapasso2

O programa de análise da estrutura Análise Estrutura Item Importado (FT0526), diferente do programa que gera a estrutura Geração Estrutura Item Importado (FT0522), gera um relatório de forma completa e por níveis, assim como também demonstrando detalhes de todas as ordens de produções que foram consideradas para gerar a estrutura.

Informações
titleObservação
  • O FT0526 é um programa de análise e não faz a geração da estrutura, e deve ser utilizado apenas para analisar a estrutura de uma forma mais detalhada.

Image Modified

O relatório descreve nível a nível quais foram as ordens de produção, a “Quantidade Total” requisitada e a “Quantidade Usada” para a fabricação de 1 (um) item principal (pai). Vale lembrar que para o cálculo da FCI o importante é sempre considerar uma unidade do item principal.

Totvs custom tabs box items
defaultno
referenciapasso3
  • Parametrização Geração Estrutura Item Importado (FT0522)

Para gerar a estrutura do item importado pela movimentação do estoque dois períodos são necessários, o primeiro deles (marcado em verde na imagem abaixo) é o período de apuração, esse intervalo representa a faixa de análise das data em que houveram as movimentações de estoque (ACA ou EAC) para o item principal (pai).

O segundo período (marcado em vermelho na imagem abaixo) é o intervalo da ordem de produção, essas datas devem abranger uma faixa ampla pois é esse período que delimitara a busca das ordens de produção que foram utilizadas para movimentar o estoque de REQ ou RRQ para os componentes (filhos).

Image Modified

Na aba “Parâmetro” do Geração Estrutura Item Importado (FT0522) temos os parâmetros que serão considerados para a busca dos itens, como por exemplo o parâmetro de estado do item e considerar itens faturáveis e também o modo de execução, para gerar uma estrutura nova o parâmetro “Atualizar Estrutura de Itens” deve estar marcado e para gerar um relatório da estrutura previamente gerada temos o parâmetro “Gerar relatório de Estruturas”.

  • Parametrização Análise Estrutura Item Importado (FT0526)

O processo para gerar a estrutura é o mesmo utilizado pelo Geração Estrutura Item Importado (FT0522) e sua parametrização deve ser feita da mesma maneira, sua única diferença está na aba de parâmetros, onde em vez de buscar a informação da base de valorização do Parâmetros Ficha Conteúdo Importado (FT0330) é disponibilizado um parâmetro em tela onde é possível marcar as três formulas de cálculo da estrutura, como demonstrado na imagem a seguir.

Image Modified


04. DEMAIS INFORMAÇÕES

  • Definindo a Estrutura do Item Importado

Estrutura de produtos pode ser uma lista de materiais brutos, pré-montados, subcomponentes, componentes ou partes, e a quantidade necessária de cada um para manufaturar um produto por completo. Pode ser usado para comunicação entre parceiros de negócios ou por simples organização de um projeto, a fim de realizar uma estocagem prévia.

...

A Estrutura do Item Importado será composta pelo Estabelecimento, Item Principal, Componente, Código de Origem do Componente e Quantidade utilizada do Componente na fabricação de 1 (UM) item Principal. Deve-se entender que para o cálculo do Conteúdo de Importação será realizado considerando-se os valores por unidade, onde será calculado pela média aritmética ponderada praticada no penúltimo período de apuração.

  • Exemplo de Estrutura do Item

A Estrutura do Item nada mais é que uma árvore de produtos nível a nível que descreve a relação entre Item Pai X Item Filho.

Image Modified

Com base na Estrutura do produto hipotético A mostrado acima, a leitura dessa estrutura mostra que o Item Principal A é composto dos componentes B, C e D; O componente B é composto dos itens E, F e G; O componente C é composto pelos itens E e I; O componente D é formado pelos itens J e K; O Componente F é composto do item H; o componente J é formado pelo item F; e o componente K é formado pelo item I. Analisando essa estrutura admite-se o conceito de nível.

...

Utilizando o exemplo anterior será considerado o Componente I como sendo importado direto pela Empresa (Código Origem 1), o programa Geração Estrutura Item Importado (FT0522) irá analisar essa estrutura do Item Principal A, descer todos os níveis e identificar quais componentes são importados, para os componentes importados será gerado uma Estrutura do Item Importado indicando a quantidade exata do componente importado é utilizado na fabricação de 1 Item Principal.

  • Exemplo de Relatório de Estrutura do Item Importado (FT0522)

Aplicando a regra descrita anteriormente o programa Geração Estrutura Item Importado (FT0522) realiza a busca e a geração da Estrutura do Item Importado conforme exemplo a seguir.Image Modified


Card documentos
Informacao<li>O parâmetro "Base Valorização" deve estar marcado como "Movto Estoque" nos parâmetros Ficha Conteúdo Importação (FT0330).<br><li>Ambos os períodos contidos nas telas de Análise e Geração Estrutura Item Importado (FT0526 e FT0522) devem estar parametrizados corretamente, como descrito na aba de parametrização deste documento.
TituloIMPORTANTE!


Templatedocumentos


HTML
<style>
div.theme-default .ia-splitter #main {
    margin-left: 0px;
}
.ia-fixed-sidebar, .ia-splitter-left {
    display: none;
}
#main {
    padding-left: 10px;
    padding-right: 10px;
    overflow-x: hidden;
}

.aui-header-primary .aui-nav,  .aui-page-panel {
    margin-left: 0px !important;
}
.aui-header-primary .aui-nav {
    margin-left: 0px !important;
}
</style>