Histórico da Página
Dica |
---|
Disponível a partir da release 12.1.2410 ou através de pacote de expedição contínua do plano de saúde com data igual ou superior |
CONTEÚDO
- Visão Geral
- Exemplo de utilização
- Implantação
- Utilização da Rotina
- Tabelas utilizadas
01. VISÃO GERAL
Para tornar o fluxo de cobrança dos beneficiários dinâmico e rápido, o módulo de Plano de Saúde (PLS) disponibilizou a integração com a plataforma TOTVS Gestão de Receita Recorrente (GRR), com essa integração as operadoras que utilizarem o modelo de receita recorrente, poderão da melhor maneira reduzir inadimplência e aumentar a previsibilidade de recebimentos, uma solução para automatizar as cobranças recorrentes e melhorar ainda mais o seu desempenho financeiro.
Nota |
---|
Para mais informações sobre a plataforma TOTVS Gestão de Receita Recorrente. Clique aqui |
02. EXEMPLO DE UTILIZAÇÃO
a. Implantação
A implantação da integração do PLS com o GRR é feita nas seguintes etapas:
Atualizar o dicionário de dados através do pacote de expedição contínua do plano de saúde com data igual ou superior ou para incluir manualmente pelo configurador, clique aqui para acessar a boletim técnico.
Dica icon false Ao final do processo o ambiente precisa ter os seguintes campos:
BA0_GRRREG
BA0_DIAGRR
BA3_INTGRR
BBT_INTGRR
BQC_INTGRR
BT5_INTGRRAlém do parâmetro:
MV_PLUPBFQ
- Aplicar os seguintes patchs no ambiente:
- Release 12.1.2210:
- Release 12.1.2310
Configurar o ini do ambiente a ser implantado a integração
Bloco de código language text title appserver.ini - PRODUÇÃO [environment] fw-tf-registry-endpoint=https://endpoint-registry.totvs.app/api/v1/services
ou
Bloco de código language text title appserver.ini - SANDBOX [environment] fw-tf-registry-endpoint=https://endpoint-registry.staging.totvs.app/api/v1/services
Realizar a implantação da plataforma TOTVS Gestão de Receita Recorrente (GRR) através do Guia de implantação GRR:
Aviso Para poder ocorrer a integração com o produto GRR - Gestão de Receita Recorrente é importante seguir estas etapas:
Aplicar o patch do GRR no ambiente Protheus.
Configurar ini do appserver
Executar o Wizard GRRWIZARD seguindo os passos definidos no guia.
- Cadastros necessários:
- Preencher os campos de integração GRR (BQC_INTGRR, BT5_INTGRR E BA3_INTGRR) para indicar quais famílias (BA3), contratos (BT5) ou subcontratos (BQC) deverão ser enviados para o GRR. O sistema irá verificar quem vai enviar conforme o nível:
- Nível Família: Campo informado como: Sim (Enviar para o GRR), Não (Não enviar para o GRR), Em branco (Olhar o próximo nível, no caso o subcontrato).
- Nível Subcontrato: Campo informado como: Sim (Enviar para o GRR), Não (Não enviar para o GRR), Em branco (Olhar o próximo nível, no caso o contrato)
- Para verificar esse nível, os campos da família deverão estar em branco.
- Para verificar esse nível, os campos da família deverão estar em branco.
- Nível Subcontrato: Campo informado como: Sim (Enviar para o GRR), Não (Não enviar para o GRR)
- Para verificar esse nível, os campos da família e subcontrato deverão estar em branco.
- Para verificar esse nível, os campos da família e subcontrato deverão estar em branco.
- Nível Família: Campo informado como: Sim (Enviar para o GRR), Não (Não enviar para o GRR), Em branco (Olhar o próximo nível, no caso o subcontrato).
- No cadastro de beneficiários (BA1), os campos de DDD (BA1_DDD), telefone (BA1_TELEFO), e-mail (BA1_EMAIL) e de endereços deverão estar preenchidos corretamente, pois a aplicação (GRR) utiliza esses campos para transmissão de informação.
No cadastro da operadora de saúde, deverá ser informado a régua de cobrança da plataforma TOTVS Gestão de Receita Recorrente (GRR) que determina a quantidade de dias de antecipação que a plataforma poderá enviar para os beneficiários as faturas,
Nota title Importante Para o sistema enviar a régua de cobrança no processamento do schedule, depois que preencher a quantidade de dias, o campo Regua GRR (BA0_GRRREG) deverá estar como Não, para o sistema entender que a régua está desatualizada no GRR e precisa enviar o novo valor.
- Preencher os campos de integração GRR (BQC_INTGRR, BT5_INTGRR E BA3_INTGRR) para indicar quais famílias (BA3), contratos (BT5) ou subcontratos (BQC) deverão ser enviados para o GRR. O sistema irá verificar quem vai enviar conforme o nível:
Configurar o item de planos na plataforma TOTVS Gestão de Receita Recorrente (GRR), para atender as datas de cobranças adequadas ao cenário da operadora.
Informações title Exemplo Estou gerando o Lote de cobrança (PLSA627), na data 01/09/2023, a plataforma TOTVS Gestão de Receita Recorrente (GRR), deverá estar configurada para que, após a data de geração da cobrança, a plataforma envie para os beneficiários. Esse item é configurado em produtos na plataforma.
No primeiro processamento do schedule, o parâmetro MV_PLUPBFQ deverá estar preenchido como .T. para que o sistema envie os itens (Lançamentos de faturamento - BFQ) e as subscrições (Famílias) gerados no último ano. Após isso, o sistema irá alterar o parâmetro para .F. para que no segundo processamento não envie novamente essa carga inicial.
- Cadastrar o shedule INTEGPLSGRR responsável pela integração entre o módulo Plano de Saúde (PLS) e a plataforma TOTVS Gestão de Receita Recorrente (GRR), é essa aplicação que iremos cadastrar no configurador (SIGACFG) no item de schedule conforme explicações abaixo.
- No Protheus módulo Configurador efetuaremos a configuração do Schedule, responsável por enviar os dados para a plataforma TOTVS Gestão de Receita Recorrente (GRR), tanto a subscrições quanto as medições geradas pelo lote de cobrança, lembrando que o cadastro do schedule deverá ser feito por um responsável da área de TI da operadora.
Dica |
---|
Rotina: INTEGPLSGRR |
Nota |
---|
Para mais informações de como configurar o schedule. Clique aqui |
b. Utilização da Rotina
Com a aplicação INTEGPLSGRR já cadastrada no schedule conforme acima, ela irá verificar se há movimentações a serem enviadas para a plataforma, lembrando que a quantidade de verificação diária vai depender do que foi estipulado no schedule .
Gerar Lote de cobrança do período desejado em Atualizações / Faturamento / Lote de Cobrança (PLSA627).
Após geração do lote de cobrança e o schedule configurado, a rotina verificará os movimentos de cobrança (BM1) dentro daquele mês em que o schedule está sendo processado, de todas as famílias que estão configuradas para enviar para a plataforma TOTVS Gestão de Receita Recorrente.
03. TABELAS UTILIZADAS
- BA1 - Beneficiários
- BA3 - Famílias
- BQC- Subcontrato
- BT5 - Grupo de Empresa Contrato
- BBT - Títulos Gerados
- BM1- Composição da Cobrança
- HRH - Assinatura GRR