Árvore de páginas

Versões comparadas

Chave

  • Esta linha foi adicionada.
  • Esta linha foi removida.
  • A formatação mudou.

...

CampoDescriçãoIdetificação
Código

Código que funciona como identificador do cliente.

A1_COD

LojaLoja do cliente. Pode ser entendido também como filial.A1_LOJA
DescriçãoNome ou razão social do cliente. Facilita sua identificação, disponibilizando o registro de muitas informações. Normalmente, a informação é apresentada com o código, em relatórios e consultas.A1_NOME
TipoNome reduzido pelo qual o cliente é mais conhecido dentro da empresa. Auxilia nas
consultas e relatórios do sistema. Utilizado em alguns casos em que o espaço não é suficiente para a exibição do nome completo.
A1_NREDUZ
EndereçoEndereço do cliente. Utilizado, principalmente, em consultas e relatórios em que são exibidas informações cadastrais, envio de informações fiscais (relatórios oficiais, meios magnéticos), emissão de boletos, faturas e impressão de documentos fiscais.A1_END
Tipo

Tipo do cliente. Classificação do cliente com o objetivo de auxiliar no cálculo de impostos.

Exemplo: Para que o cálculo do ICMS retido possa ser efetuado nas operações de saída, é necessário que o cliente esteja classificado como solidário.

A1_TIPO
MunicípioMunicípio em que está localizado o cliente. Utilizado, principalmente, em consultas e relatórios em que são exibidas informações cadastrais, envio de informações fiscais (relatórios oficiais, meios magnéticos), emissão de boletos, faturas e impressão de documentos fiscais. Este campo é de digitação livre, pois não existe cadastro de municípios no sistema. Dessa forma, ele não é avaliado no cálculo de impostos municipais (Exemplo: ISS).A1_MUN
Estado

Unidade da Federação em que o cliente está localizado. Além da função cadastral e de consulta, este campo é fundamental para o cálculo do ICMS nas operações de venda para clientes contribuintes, pois a alíquota do ICMS varia conforme os Estados de origem da empresa usuária do sistema e destino do cliente, classificando-se em operações dentro do estado, interestaduais e entre estados da região norte e o restante do país e vice-versa.

A1_EST


Pasta ADM/ FIN

CampoDescriçãoIdetificação
Natureza

Este campo indica qual a natureza financeira a ser utilizada na geração dos títulos de contas a receber no momento da emissão de documentos de saída.

Possui duas funções principais:
Auxiliar na classificação dos títulos gerados; Permitir o recolhimento de impostos que tenham como origem a colocação dos títulos a receber: IRRF, INSS, ISS, PIS (retenção), COFINS (retenção) e CSLL (retenção).

A1_NATUREZA

Vendedor

Código do vendedor preferencial do cliente. Ao informar o cliente na digitação do pedido de vendas, o Sistema efetuará a sugestão do vendedor preferencial. O pedido de vendas permite a utilização de diversos vendedores, mas apenas o primeiro será sugerido.

A1_VEND

Comissão

Percentual de comissão do vendedor. Ao informar o cliente na digitação do pedido de vendas, o Sistema efetuará a sugestão do percentual de comissão. O pedido de vendas permite a utilização de diversos vendedores com seus respectivos percentuais de comissão, mas apenas o primeiro será sugerido.

A1_COMIS

C.Contábil

Código da conta contábil em que devem ser lançadas (via expressão no lançamento contábil) as movimentações do cliente na integração contábil, se houver.

A1_CONTA

Aliq. IRRF

Alíquota para cálculo do Imposto de Renda Retido na Fonte. Caso este campo seja informado, possui prioridade sobre a alíquota do IRRF, informada na natureza financeira atrelada ao cliente.

A1_ALIQIR

Pastas "Fiscais"

CampoDescriçãoIdetificação
Recolhe ISS

Indica se o cliente efetua o recolhimento do ISS ao adquirir o serviço. Dessa forma, caso este campo esteja configurado como “SIM”, significa que a responsabilidade pelo recolhimento é do tomador do serviço (cliente), portanto o título de pagamento do ISS não deverá ser gerado pelo sistema em favor da prefeitura. Em vez disso, o Sistema pode ser configurado para abater o valor do ISS da duplicata gerada como forma de compensação.

A1_RECISS

Recolhe INSS

Indica se o cliente efetua o recolhimento do INSS. Para que o cálculo do INSS seja efetuado, nas operações de saída, este campo deve estar configurado como “SIM”.

A1_RECINSS

Rec. PIS

Indica se deve ser efetuado o cálculo para retenção do PIS para este cliente. O efetivo cálculo da retenção depende também da configuração da natureza financeira e da geração de títulos nos documentos de saída.

A1_RECPIS

Rec. COFINS

Indica se deve ser efetuado o cálculo para retenção da COFINS para este cliente. O efetivo cálculo da retenção depende também da configuração da natureza financeira e da geração de títulos nos documentos de saída.

A1_RECCOF

Rec. CSLL

Indica se deve ser efetuado o cálculo para retenção da CSLL para este cliente. O efetivo  cálculo da retenção depende também da configuração da natureza financeira e da geração de títulos nos documentos de saída.

A1_RECCSLL

...

CampoDescriçãoIdetificação
Transp.

Código da transportadora padrão para a remessa de mercadorias para o cliente. Este campo é sugerido por ocasião da digitação do pedido de venda.

A1_NATUREZA

Cond. Pagto

Código da condição de pagamento padrão para o cliente. Este campo é sugerido por ocasião da digitação do pedido de venda.

A1_COND

Desconto

Percentual do desconto padrão para este cliente. Caso seja informado, o sistema efetuará a sugestão do percentual no primeiro desconto do cabeçalho do pedido de vendas.

A1_DESC

Risco

Grau de risco na aprovação do crédito do cliente em pedidos de venda (A,B,C,D e E):

A: Crédito Ok. O crédito é sempre liberado.
B, C e D: Liberação definida por meio dos parâmetros: MV_RISCO (B, C e D);
E: Liberação manual; o crédito é sempre bloqueado, devendo ser liberado manualmente;
Z: Liberação através de integração com software de terceiros.

A1_RISCO

Lim. Crédito

Limite de crédito estabelecido para o cliente. Valor armazenado, na moeda forte, definida no campo A1_MOEDALC. Default moeda 2.

A1_LC

Venc. Lim Cre.

Data de vencimento do limite de crédito. O Sistema bloqueia os pedidos quando a data do limite de crédito estiver expirada.

A1_VENCLC

Moeda do LC

Moeda do controle de crédito. Cadastrando zero, será usada a moeda informada pelo parâmetro MV_MCUSTO (moeda forte).

A1_MOEDALC

Tabela preço

Tabela de preços padrão vinculada ao cliente. Este conteúdo é sugerido por ocasião da digitação do pedido de venda.

A1_TABELA