Árvore de páginas

Versões comparadas

Chave

  • Esta linha foi adicionada.
  • Esta linha foi removida.
  • A formatação mudou.
Comentário: Migration of unmigrated content due to installation of a new plugin

Extrator SPED Contábil - LF0302

Visão Geral do Programa

As informações que precisam ser extraídas para levar a base do MLF são as informações constantes nos livros Diário Geral e Diários Auxiliares. Essas informações serão utilizadas para gerar os arquivos da ECD e enviar ao SPED.

Não será mais necessário informar a matriz SPED, pois serão consideradas todas as válidas no período de extração selecionado.

Extrator SPED Contábil – Pasta Livros

Objetivo da tela:

Permitir determinar os livros, produto e módulos que serão considerados na extração das informações.


Principais Campos e Parâmetros:


Campo:

Descrição:

Livros

Selecionar o livro a ser considerado na extração das informações para o SPED Contábil. As opções disponíveis são:

  • Diário Geral: Quando selecionada, indica que a extração de informações considera todos os módulos do produto selecionado.
  • Diário Auxiliar: Quando selecionada, habilita a seleção de módulos a serem considerados para o produto selecionado. Neste caso serão buscados os movimentos contábeis dos módulos selecionados das suas origens, não necessitando mais rodar o Diário Auxiliar como pré-requisito, com exceção do Patrimônio do EMS2 que deverá ser executado o seu Sumário Contábil.

Em qual produto está a sua Contabilidade?

Selecionar o produto Datasul onde é feita a contabilidade. As opções disponíveis são:

  • EMS 2
  • EMS 5
Informações
titleImportante:

O sistema necessita desta informação, pois caso esteja no EMS5, os dados vindos dos módulos do EMS2 deverão utilizar matriz de tradução de empresa e conta contábil. Essa necessidade existe porque este parâmetro de integração poderá mudar em determinado período e o sistema não possuí essa rastreabilidade. Neste caso, o usuário poderá decidir conforme parametrização da época.

Módulos do EMS 2

Selecionar o módulo do produto EMS2 a ser considerado na extração das informações.

Informações
titleImportante:

Os módulos serão habilitados somente quando selecionada a opção "Diário Auxiliar", de acordo com a opção selecionada em "Produto".

Módulos do EMS 5

Selecionar o módulo do produto EMS5 a ser considerado na extração das informações.

Informações
titleImportante:

Os módulos serão habilitados somente quando selecionada a opção "Diário Auxiliar", de acordo com a opção selecionada em "Produto".


Extrator SPED Contábil – Pasta Seleção 

Objetivo da tela:

Permitir determinar as seleções que serão utilizadas para a extração das informações.


Principais Campos e Parâmetros:


Campo:

Descrição:

Cenário Contábil

Selecionar o cenário contábil que a empresa tem cadastrado como cenário contábil "Fiscal", mas poderá ser selecionado um cenário que não seja o fiscal. Mas lembrando que isto afeta na apresentação dos dados contábeis da empresa para a Receita.

Informações
titleImportante:

Este campo somente será habilitado, quando no quadro "Produto" da pasta de Parâmetros for selecionada a opção "EMS5".

Empresa EMS2

Inserir o código da empresa do produto EMS2 a ser considerado na extração das informações. Neste caso o extrator irá considerar esta empresa para a busca dos lançamentos contábeis no módulo origem selecionado do EMS2. E ao integrar os dados com o MLF, caso a contabilidade esteja no EMS5, será utilizada a matriz de tradução da Empresa e das Contas Contábeis.

Empresa EMS5

Inserir o código da empresa do produto EMS5 a ser considerado na extração das informações. Neste caso o extrator irá considerar esta empresa para a busca dos lançamentos contábeis no módulo origem selecionado do EMS5.

Data da Extração

Inserir a faixa de datas a ser considerado na extração das informações. Caso a empresa não tenha nenhuma situação de incorporação, fusão, cisão ou encerramento, sugerimos informar do primeiro ao último dia do mês para a extração, pois desta forma o sistema não precisa realizar a recomposição de saldos dos diários auxiliares, e também porque na geração do arquivo irá exigir o mesmo período da extração, e a Receita somente aceita arquivo com dias quebrados quando tem alguma situação especial descrita acima na empresa.

Extrair somente plano de contasRealizar a extração das tabelas dwf-cta-ctb l-ecd e dwf-cta-ctbl-refer-ecd.
Utiliza moeda funcional?

Informar a finalidade econômica que armazena os valores em reais com efeito da moeda funcional. 

Esta finalidade deve estar parametrizada como "Moeda Funcional ECD" na manutenção de Finalidade Econômica. Conforme descrição no link abaixo.

Manutenção Finalidade Econômica - UTB077AA



Extrator SPED Contábil – Pasta Parâmetro 

Objetivo da tela:

Permitir estabelecer os parâmetros para a extração das informações.


Principais Campos e Parâmetros:


Campo:

Descrição:

Atualiza Cadastro Participantes

Quando selecionada, indica que serão extraídas as informações do participante cadastradas na rotina Manutenção Códigos de Relacionamento na contabilidade fiscal.

Relaciona Lançamento x Participante

Quando selecionada, indica que será relacionado ao lançamento contábil o código de identificação do participante no arquivo do SPED Contábil, no registro de Partidas do Lançamento.

Informações
titleImportante:

Este campo somente será habilitado, quando assinalada a opção "Atualiza Cadastro Participantes".
Serão buscados os dados dos participantes relacionados no produto que está parametrizada a Contabilidade.

Demonstrações Contábeis

Selecionar a forma como os dados devem ser extraídos para as Demonstrações Contábeis quando escolhida a opção de Diário Geral. As opções disponíveis são:

  • Gera J100 em Períodos sem Apuração de Lucros e Perdas – quando assinalado, determina que o bloco J100 deve ser gerado em períodos que não possuam apuração de lucros e perdas.
Informações
titleImportante:

Este campo somente será habilitado quando o diário selecionado for o Diário Geral. 

  • Balancete Contábil – determina que as informações devem ser extraídas com base no balancete contábil, permitindo que seja enviado para o SPED a mesma estrutura de apresentação que o balancete fornece.
    • Estrutura – determina que devem ser extraídos os saldos das contas por nível da estrutura do plano de contas. Considerando o nível da estrutura do plano de contas informado para apresentar os saldos. São consideradas as contas analíticas e sintéticas

    Nível – Inserir o nível desejado para extração. O extrator considera o nível informado e todos os níveis superiores.

Nota
titleNota:

Caso deseje considerar também as contas analíticas, além das sintéticas e de forma estruturada, deve-se informar o nível mais baixo da estrutura do plano de contas para considerar todas as contas. Caso deseje reportar somente as contas analíticas e sem estrutura, deve-se utilizar a opção “Conta Contábil”.

    • Conta Contábil – determina que devem ser extraídos os saldos de todas as contas do plano de contas. Nesse caso são consideradas as contas analíticas e sem estrutura.
Nota
titleNota:

Caso deseje considerar também as contas sintéticas, deve-se utilizar a opção "Estruturado".

  • Demonstrativo Contábil – determina que as informações devem ser extraídas com base no demonstrativo contábil.
    • Balanço Patrimonial – Inserir o número do demonstrativo referente ao balanço patrimonial.
    • Demonstrativo de Resultado - Inserir o demonstrativo de resultado.
Informações
titleImportante:

É recomendável efetuar uma boa conferência do demonstrativo no próprio EMS2 ou EMS5 de forma a validar se a demonstração construída contempla todos os valores e na forma de abertura desejada (mais ou menos detalhada). Verificar se o ativo tem o mesmo valor que o passivo. Verificar se os subtotais da demonstração de resultado estão coerentes e verificar também, das duas demonstrações, se a estrutura e os níveis de apresentação estão adequados.
Isto é muito importante porque o arquivo da Escrituração Contábil Digital (ECD) será gerado exatamente da mesma forma como o demonstrativo contábil imprimiu as demonstrações parametrizadas e se houverem erros nela, o arquivo também conterá o mesmo erro e o programa validador da Receita Federal não aceitará o arquivo.

O usuário deve cadastrar um demonstrativo que englobe todos os estabelecimentos e unidades de negócio da empresa que estará enviando a Escrituração Contábil Digital (ECD), visto que o balanço patrimonial e a demonstração de resultado do exercício são relativos aos números por empresa. Porém, se colocar os filtros por estabelecimento ou unidade de negócio, o programa de extração de dados ira considerar esses filtros. É de responsabilidade do usuário fazer a montagem do demonstrativo considerando todos os dados da empresa.

Apuração de Resultados

Selecionar a forma de apuração de resultados a ser considerada pelo extrator. As opções disponíveis são:

  • Utiliza apuração de resultados realizada no produto.
  • Realiza apuração de resultados no período selecionado (somente para o SPED Contábil)
Nota
titleNota:

Este campo somente é habilitado quando o livro selecionado for o “Diário Geral”. Caso seja selecionado o livro “Diário Auxiliar”, este campo não é habilitado.

Informações
titleImportante:

Quando realizada uma apuração de resultados pelo SPED, todas as outras apurações daquele período em diante, no mesmo ano, deverão obrigatoriamente ser realizadas pelo SPED. Dessa forma, ao informar o cenário, empresa e período, o extrator irá verificar se a extração do período anterior no mesmo ano apurou resultados pelo SPED. Caso tenha apurado, esse campo deixa de ser habilitado para manutenção e fica selecionada a opção de realizar a apuração de resultados no período selecionado.

Caso a conta de lucros e perdas possua unidade de negócio informada na matriz de tradução de contas externas, e as contas de Receita/Despesa que serão apuradas não possuírem esta unidade na matriz, o saldo da conta de lucros e perdas para aquela unidade não irá corresponder com o saldo real, pois no momento da apuração os saldos das contas que não possuem unidade na matriz foram acumulados no registro com unidade de negócio em branco.

Para resolver essa situação é possível remover a unidade de negócio da matriz de tradução para a conta de lucros e perdas, ou se desejar apurar o resultado desta unidade, informá-la para todas as contas de Receita e Despesa.


Extrator SPED Contábil – Pasta Impressão 

Objetivo da tela:

Permitir determinar o destino da geração, bem como a forma de execução.

Para mais detalhes consulte o conceito Pasta Impressão.