Árvore de páginas

Versões comparadas

Chave

  • Esta linha foi adicionada.
  • Esta linha foi removida.
  • A formatação mudou.
Comentário: Migration of unmigrated content due to installation of a new plugin

Manutenção Parametrização Pagamento Prestadores - PP0110G

Visão Geral do Programa

Este programa tem por objetivo cadastrar dados para a geração dos títulos, títulos de impostos e contabilização, bem como, de outros processos do pagamento do prestador.

Possibilita parametrizar vários dados que servirão para o cálculo do pagamento de prestadores. Esta estrutura tem a funcionalidade de indicar o código da espécie de antecipação, o portador e modalidade para a antecipação, os eventos extra e de desconto utilizados para adiantamentos, se será feita dedução de INSS da produção, conta contábil transitória para lançamento do pagamento dos prestadores, valor mínimo para pagamento de IRRF, se considera o menor valor calculado para o INSS, além de outros dados referentes à contabilização do PP e geração do pagamento do prestador, bem como dados para integração dos títulos do pagamento com o contas  a pagar e contas a receber do sistema EMS.

PP0110G - tela eSocial


Objetivo da tela:

Parametrizar dados para o funcionamento do módulos de pagamento de prestadores.


Outras Ações/Ações Relacionadas:

Ação:

Descrição:

Código

Localização de código (utilizada para consultas).

Inclui

 Incluir um novo registro.

ModificaModifica o registro em uma tabela.
EliminaExcluir um registro.
RelatórioImpressão de um relatório ou listagem.
Lista
Exibe uma listagem em tela dos registros da tabela que está sendo manipulada. Poderá ser aplicado um filtro para carga dos registros.
SaídaSair desta tela.
AjudaAjuda do sistema.


Principais Campos e Parâmetros:

Campo:

Descrição:

Empresa e descrição

Informar o código da empresa de comercialização do plano de saúde. Este código deve estar cadastrado no cadastro de empresas do sistema EMS.

Espécie antecip. e descrição

Informar o código da espécie para a geração do título de antecipação. Este código deverá estar cadastrado no cadastro de espécies do sistema EMS. A descrição está disponível no cadastro de espécies do sistema EMS. É utilizada quando gerado um título de antecipação, através do programa Manutenção Cálculo/Previsão Pagamento Prestadores (PP0410O).

Portador antecip. e descrição

Informar o código do portador para a geração dos títulos de antecipação. Este código deverá estar cadastrado no cadastro de portadores do sistema EMS. É utilizado quando gerado um título de antecipação, através do programa Manutenção Cálculo/Previsão Pagamento Prestadores (PP0410O).

Modalidade/Carteira

Informar o código da modalidade ou carteira de pagamento, do portador de antecipação, para a geração dos títulos de antecipação. Este código deverá estar cadastrado no cadastro de portadores do sistema EMS. É utilizado quando gerado um título de antecipação, através do programa Manutenção Cálculo/Previsão Pagamento Prestadores (PP0410O).

Evento extra adiant. e descrição

Informar o código do evento extra de adiantamento (evento de classe “E”), para a geração dos adiantamentos aos prestadores. Este código deverá estar cadastrado no cadastro Manutenção Eventos Pagamento Prestador (PP0110C). A descrição está disponível no cadastro PP0110C. Este evento, é utilizado, quando efetuado o cálculo do adiantamento do prestador, através do programa Manutenção Cálculo Pagamento Prestadores com Adiantamento (PP0410M). O evento será utilizado para efetuar o crédito do adiantamento. Não é utilizado no cálculo do pagamento do prestador (PP0410O).

Evento desc. Adiant. e descrição

Informar o código do evento de desconto do adiantamento (evento de classe “D”) do prestador, para a geração dos adiantamentos aos prestadores. Este código deverá estar cadastrado no cadastro Manutenção Eventos Pagamento Prestador (PP0110C). A descrição está disponível no cadastro PP0110C. Este evento, é utilizado, quando efetuado o cálculo do adiantamento do prestador, através do programa Manutenção Cálculo Pagamento Prestadores com Adiantamento (PP0410M). O evento será utilizado para efetuar o desconto do adiantamento quando realizado o cálculo do pagamento do prestador (PP0410O). OU seja, o PP0410M gera um evento extra para pagar o adiantamento e gera um evento de desconto para descontar quando realizado o cálculo do pagamento do prestador.

Plano centro custo

Informar o código do plano de centro de custo, caso a operadora trabalhe com mapa de distribuição de centro de custo, na contabilidade da empresa. Caso a operadora não trabalhe com plano de centro de custo, este campo deve ser deixado em branco. Caso informado, deverá estar cadastrado no cadastro de planos de centro de custos, do sistema EMS.

Conta transitória e descrição

Informar o código da conta contábil transitória a ser associada ao título do pagamento do prestador. Este código deverá estar cadastrado no cadastro de contas contábeis, do sistema EMS e estar válida dentro do plano de contas da contabilidade. Este código é utilizado para gerar os títulos do Pagamento do prestador e integrar, os mesmos, ao sistema de contas a pagar do EMS. A descrição está disponível no cadastro de contas, do sistema EMS.

Centro custo

Informar o código do centro de custo, relacionado à conta transitória, a ser associado ao título do pagamento do prestador. Este código deverá estar cadastrado no cadastro de contas contábeis e centro de custo, do sistema EMS e estar válido dentro do plano de contas da contabilidade. Este código é utilizado para gerar os títulos do Pagamento do prestador e integrar, os mesmos, ao sistema de contas a pagar do EMS.

Termo abertura

Indica o código do termo de abertura do livro diário auxiliar da contabilidade do pagamento de prestadores (Relatório Diário Auxiliar Pagamento Prestador (PP0710C)).

Este código é utilizado, apenas, no GP100 e deve estar cadastrado no cadastro Manutenção Termo Abertura / Encerramento (CD0102), do sistema EMS.

No TOTVS 12, para emitir o diário contábil do pagamento de prestador, o termo de abertura deverá estar disponível no cadastro Livro Fiscal (bas_livro_fisc), com o campo “Modulo” = “HPP”, do sistema EMS.

Termo encerramento

Indica o código do termo de encerramento do livro diário auxiliar da contabilidade do pagamento de prestadores (Relatório Diário Auxiliar Pagamento Prestador (PP0710C)).

Este código é utilizado, apenas, no GP100 e deve estar cadastrado no cadastro Manutenção Termo Abertura / Encerramento (CD0102), do sistema EMS.

No TOTVS 12, para emitir o diário contábil do pagamento de prestador, o termo de encerramento deverá estar disponível no cadastro Livro Fiscal (bas_livro_fisc), com o campo “Modulo” = “HPP”, do sistema EMS.

Evento desconto plano

Informar o código do evento de desconto do plano de saúde, que foi faturado para um beneficiário que, também, é um prestador de serviços da operadora. Quando executado o faturamento de planos de saúde, é gerada uma fatura para o prestador pagar, porém, caso no programa Manutenção Termo Adesão (MC0110B), o campo “Desc. Plano Producao” = “SIM”, não será enviada a fatura, para o contas a receber, para o prestador pagar. Neste caso, será gerado evento para descontar quando executado o cálculo do pagamento do prestador (PP0410O). Caso o campo “Desc. Plano Producao” = “NÃO”, o plano não será descontado no pagamento do prestador.  O evento deverá ser da classe “D”. O código do evento deverá estar cadastro Manutenção Eventos Pagamento Prestador (PP0110C). A descrição está disponível no cadastro PP0110C.

Conta glosas

Este parâmetro é utilizado no cálculo do pagamento (PP0410O), na rotina de faixas de negociação.

Se informado SIM, no programa de cálculo (PP0410O), na rotina de faixa de negociação serão consideradas as quantidades de procedimentos e/ou insumos dos movimentos glosados (Classe "G") somados com as quantidades de movimentos normais, para a valorização por faixa de negociação (Manutenção Faixas Negociação Prestadores (PP0110B)).

Se informado NÃO, no programa de cálculo (PP0410O), na rotina de faixa de negociação serão consideradas as quantidades de procedimentos e/ou insumos dos movimentos normais (que serão pagos-não possuem glosa de pagamento), para a valorização por faixa de negociação (Manutenção Faixas Negociação Prestadores (PP0110B)).

Min.pgto.IRRF

Informar o valor mínimo para que haja o recolhimento do imposto de renda do pagamento do prestador. Se o valor do imposto de renda, calculado no programa Manutenção Cálculo/Previsão Pagamento Prestadores (PP0410O), for maior ou igual a este valor, será gerado imposto de renda a recolher. Caso contrário, não será gerado imposto de renda. Este valor é utilizado tanto para cálculo do imposto de renda de Pessoa Física quanto para Pessoa Jurídica.

Pag.inicial diário

Informar o número da página inicial, para emitir o livro diário auxiliar, da contabilidade, do pagamento de prestador (Relatório Diário Auxiliar Pagamento Prestador (PP0710C)). A impressão do livro irá mostrar, na primeira página, o número informado neste campo.

Ultima pagina diário

Informar o número da última página, para emitir o livro diário auxiliar, da contabilidade, do pagamento de prestador (Relatório Diário Auxiliar Pagamento Prestador (PP0710C)). A impressão do livro irá mostrar, na última página, o número informado neste campo. Após, se existirem mais movimentos a serem impressos, será iniciado na primeira página, novamente.

Proxima pag. Diário

Informar o número da próxima página, para emitir o livro diário auxiliar, da contabilidade, do pagamento de prestador (Relatório Diário Auxiliar Pagamento Prestador (PP0710C)).

Atualizacao

Data de atualização do registro, informada, automaticamente, pelo sistema.

Especie INSS e descrição

Informar o código da espécie para gerar o cálculo do recolhimento do imposto de INSS. Este código deverá estar cadastrado no cadastro de espécies do EMS. A espécie é utilizada quando executado o cálculo do pagamento do prestador (PP0410O), gerando um título de INSS, relacionado ao pagamento. A descrição está disponível no cadastro de espécies, do sistema EMS.

Especie INSS Pro-Labore9358969 DSAUGPSFINAN-8653 DT Diferenciar Espécies Impostos de Pró-labore e Produção

% INSS pessoa física

Informar o percentual a ser aplicado sobre a base do INSS, de atendimentos a planos de pessoa física (cálculo de prestador pessoa física COOPERADO),  quando executado o cálculo do pagamento do prestador (PP0410O).

% INSS pessoa beneficente

Informar o percentual a ser aplicado sobre a base do INSS, de atendimentos a planos de contratos beneficentes (cálculo de prestador pessoa física COOPERADO),  quando executado o cálculo do pagamento do prestador (PP0410O).

% INSS pessoa jurídica

Informar o percentual a ser aplicado sobre a base do INSS, de atendimentos a planos de pessoa jurídica (cálculo de prestador pessoa física COOPERADO),  quando executado o cálculo do pagamento do prestador (PP0410O).

% INSS pro-labore

Informar o percentual a ser aplicado sobre a base do INSS, de prestadores com cargo administrativo, que recebem um valor fixo. É utilizado quando executado o cálculo do pagamento do prestador (PP0410O).

% INSS credenciado

Informar o percentual a ser aplicado sobre a base do INSS, de atendimentos a planos de pessoa jurídica (cálculo de prestador pessoa física CREDENCIADO), quando executado o cálculo do pagamento do prestador (PP0410O).

Salario contribuição INSS

Informar o valor do salário base de contribuição do prestador ao INSS. É o “valor” máximo da base de contribuição. Utilizado no cálculo do pagamento do prestador (PP0410O), para calcular o valor do INSS.

Deduz INSS do pagamento

Informar se irá deduzir o valor do INSS do pagamento do prestador ou não. Caso informado "SIM", será gerado o título do INSS e descontado do líquido do prestador. Caso informado "NÃO", será gerado o título do INSS e NÃO SERÁ descontado do líquido do prestador.

Tipo pessoa intercambio INSS

Informar o tipo de pessoa que deve ser considerada, para o cálculo do recolhimento do INSS, quando o prestador atendeu beneficiários de outras unidades (intercâmbio de fora para dentro). Este indicador será utilizado para definir qual percentual será aplicado na base do INSS, quando houver atendimento à beneficiários de intercâmbio. Se informado F-Fisica, será utilizado o “% INSS física”. Se informado J-Juridica, será utilizado o “% INSS jurídica”.

Especie ISS e descrição

Informar o código da espécie para gerar o cálculo do recolhimento do imposto de ISS. Este código deverá estar cadastrado no cadastro de espécies do EMS. A espécie é utilizada quando executado o cálculo do pagamento do prestador (PP0410O), gerando um título de ISS, relacionado ao pagamento. A descrição está disponível no cadastro de espécies, do sistema EMS.

Especie ISS Pro Labore9358969 DSAUGPSFINAN-8653 DT Diferenciar Espécies Impostos de Pró-labore e Produção

Data inicial da produção

Informar a data inicial mínima da produção do prestador, para que seja executado o cálculo do recolhimento do imposto de ISS.

Contabilizar por forma pagto.

Informar se a contabilização/conta contábil será ou não aberta por forma de pagamento do movimento do revisão de contas. Caso informado “SIM”, ao gerar o demonstrativo contábil, do pagamento do prestador, as contas contábeis serão abertas pela forma de pagamento do movimento. Se informado “NÃO”, as contas não serão abertas por forma de pagamento. Este indicador é utilizado na geração do demonstrativo contábil do pagamento do prestador (Demonstrativos Pagamento Prestador (PP0710A)), para posteriormente realizar a contabilização dos movimentos (Manutenção Contabilização Pagamento Prestador (PP0710B)).

Contab. Even. Extras proced/insumo

Informar se a contabilização dos eventos extras será aberta por procedimento e/ou insumo. Caso informado “SIM”, ao gerar o demonstrativo contábil, do pagamento do prestador, as contas contábeis, dos eventos extras, serão abertas pelo movimento (procedimento/insumo). Se informado “NÃO”, as contas não serão abertas por movimento. Este indicador é utilizado na geração do demonstrativo contábil do pagamento do prestador (Demonstrativos Pagamento Prestador (PP0710A)), para posteriormente realizar a contabilização dos movimentos (Manutenção Contabilização Pagamento Prestador (PP0710B)).

Utiliza estabelec. X unidade

Informar se utilizará o cadastro de estabelecimento x unidade seccional do prestador para gerar os títulos do pagamento do prestador. Caso informado “SIM”, ao executar o cálculo do pagamento do prestador, será gerado o título com o estabelecimento conforme unidade seccional do prestador (campo do cadastro do Prestador) e que foram informados no cadastro Manutenção Associativa Estabelecimento x Unidade (CG0110K). Caso informado “NÃO”, o título será gerado com o estabelecimento dos parâmetros da Manutenção Parâmetros Globais Sistema (PR1410P).

Contab. Por ato Prin/Auxi

Informar se a contabilização/conta contábil será aberta por tipo de ato (principal/auxiliar), referente ao movimento do revisão de contas. Caso informado “SIM”, ao executar o demonstrativo contábil do pagamento do prestador, será verificado qual o tipo de ato do movimento do revisão de contas e com ele será acessada a conta contábil por tipo de ato. Caso informado “NÃO”, os movimentos contábeis não serão abertos por tipo de ato. Este indicador é utilizado na geração do demonstrativo contábil do pagamento do prestador (Demonstrativos Pagamento Prestador (PP0710A)), para posteriormente realizar a contabilização dos movimentos (Manutenção Contabilização Pagamento Prestador (PP0710B)).

Calcula auto-gerados

Informar se abre a opção de cálculo de Auto-Gerados, no programa de previsão e cálculo do pagamento do prestador (PP0410O). Caso informado “SIM, ao executar o programa PP0410O, no botão parâmetro, no campo “Previsao ou Calculo ?” será mostrada a opção “Prev. Eventos Auto-gerados e a opção Eventos Auto-gerados”, além das outras opções de cálculo. Caso informado “NÃO”, não serão mostradas as opções “Prev. Eventos Auto-gerados e a opção Eventos Auto-gerados”, ou seja, não será possível executar cálculo de auto-gerados.

Layout auto-gerado e descrição

Caso informado “SIM”, no campo Calcula Auto-Gerados, é obrigatório informar o layout de geração do relatório. O layout padrão do sistema é o lapp001.p, porém pode ser parametrizado um layout específico do cliente. O código do layout deverá estar cadastrado na Manutenção Layout (TE0110Q). A descrição está disponível no cadastro TE0110Q. Caso informado “NÃO”, no campo Calcula Auto-Gerados, este campo ficará desabilitado.

Evento auto-gerado e descrição

Caso informado “SIM”, no campo Calcula Auto-Gerados, é obrigatório informar o evento para lançar o valor do desconto de auto-gerados calculado pelo programa (PP0410O). O evento deverá estar cadastrado na Manutenção Eventos Pagamento Prestador (PP0110C). A descrição está disponível no cadastro PP0110C. Caso informado “NÃO”, no campo Calcula Auto-Gerados, este campo ficará desabilitado.

Exp. títulos vários fluxos fin.

Informar se será exportado título, do pagamento de prestador, com mais de um fluxo financeiro, para o contas a pagar, do sistema EMS. Este campo é utilizado para informar se os eventos e movimentos do revisão de contas serão abertos em fluxos financeiros conforme cadastro Manutenção Fluxo Financeiros Pagamento Prestadores x Plano (PP0110K). Caso informado “SIM”, ao executar a integração dos títulos com o contas a pagar, será acessada a tabela de fluxos financeiros x Pano e gerados os itens do título, abertos por fluxos. Caso informado “NÃO”, será gerado um único movimento na exportação, com o fluxo financeiro informado no programa Manutenção Prestadores (CG0210Y), campo “Tipo Despesa”.

For pagto fluxo finan. Proposta/Cobranca e descrição

Informar a Forma de pagamento, dos movimentos do revisão de contas, que será utilizada para gerar as aberturas dos fluxos financeiros. Se informado “Cobrança”, será utilizada a forma de pagamento de cobrança, do movimento do revisão de contas.

  • Se informado “Proposta”, para as propostas que possuírem forma de pagamento “MISTA”, deverá informar qual a forma de pagamento que será considerada para a abertura dos fluxos financeiros. Para isto, será aberto o campo "Considerar Forma".
  • Se selecionada a opção “Pré-pagamento”, será considerada a forma de pagamento pré-pagamento.
  • Se selecionada a opção “Custo operacional”, será considerada a forma de pagamento custo operacional.
  • Se selecionada a opção “Modulo da Proposta”, será considerada a forma de pagamento informada nos módulos da proposta, acessados através da modalidade e número do termo de adesão dos movimentos do revisão de contas.

Especie unico e descrição

Informar o código da espécie para gerar o cálculo do recolhimento do imposto Único (PIS/COFINS/CSLL). Este código deverá estar cadastrado no cadastro de espécies do EMS. A espécie é utilizada quando executado o cálculo do pagamento do prestador (PP0410O), gerando um título Unico, relacionado ao pagamento. A descrição está disponível no cadastro de espécies, do sistema EMS.

Especie COFINS e descrição

Informar o código da espécie para gerar o cálculo do recolhimento do imposto de COFINS. Este código deverá estar cadastrado no cadastro de espécies do EMS. A espécie é utilizada quando executado o cálculo do pagamento do prestador (PP0410O), gerando um título de COFINS, relacionado ao pagamento. A descrição está disponível no cadastro de espécies, do sistema EMS.

Especie PIS/PASEP e descrição

Informar o código da espécie para gerar o cálculo do recolhimento do imposto de PIS/PASEP. Este código deverá estar cadastrado no cadastro de espécies do EMS. A espécie é utilizada quando executado o cálculo do pagamento do prestador (PP0410O), gerando um título de PIS/PASEP, relacionado ao pagamento. A descrição está disponível no cadastro de espécies, do sistema EMS.

Especie CSLL e descrição

Informar o código da espécie para gerar o cálculo do recolhimento do imposto de CSLL. Este código deverá estar cadastrado no cadastro de espécies do EMS. A espécie é utilizada quando executado o cálculo do pagamento do prestador (PP0410O), gerando um título de CSLL, relacionado ao pagamento. A descrição está disponível no cadastro de espécies, do sistema EMS.

Especie unico Pro Labore
9358969 DSAUGPSFINAN-8653 DT Diferenciar Espécies Impostos de Pró-labore e Produção
Especie COFINS Pro Labore9358969 DSAUGPSFINAN-8653 DT Diferenciar Espécies Impostos de Pró-labore e Produção
Especie PIS/PASEP Pro Labore9358969 DSAUGPSFINAN-8653 DT Diferenciar Espécies Impostos de Pró-labore e Produção
Especie CSLL Pro Labore9358969 DSAUGPSFINAN-8653 DT Diferenciar Espécies Impostos de Pró-labore e Produção

Vl. Mínimo contrib. Sociais

Informar o valor mínimo para que haja o recolhimento do imposto UNICO ou PIS/PASEP ou COFINS ou CSLL, do pagamento do prestador. Se o valor do imposto UNICO ou PIS/PASEP ou COFINS ou CSLL, calculado no programa Manutenção Cálculo/Previsão Pagamento Prestadores (PP0410O), for maior ou igual a este valor, será gerado imposto a recolher. Caso contrário, não será gerado imposto.

Atu tentativas desconto prog prest sem produc

Caso seja informado SIM, quando executado o cálculo do pagamento do prestador (PP0410O), e o prestador não tiver produção e houver desconto programado para descontar, o sistema irá tentar descontar em outros pagamentos, até chegar à quantidade de vezes indicada no cadastro Manutenção Evento Desconto programado (PP0410V). Caso seja informado NÃO, o sistema sempre irá tentar descontar este valor em qualquer pagamento, até conseguir um pagamento que possua valor de produção. Este indicador é utilizado para os descontos programados no cálculo do pagamento do prestador.

Trata evento programado x tipo medicina

Caso seja informado NÃO, ao executar o cálculo do pagamento do prestador, será efetuado o desconto programado para o último título do prestador, sendo gerado na mesma execução do cálculo do PP, independente do tipo de medicina do título.

Por exemplo: se o primeiro título possuir a medicina 01 e o segundo possuir a medicina 02, será descontado no segundo título, no caso, o de medicina 02.

Caso seja informado SIM, ao executar o cálculo do PP, será efetuado o desconto programado para o último título do prestador, sendo gerado na mesma execução do cálculo do PP, para o tipo de medicina informado no campo “Tipo de medicina evento programado”, do PP0110G.

Tipo de medicina evento programado e descrição

Este campo é obrigatório, caso o campo “Trata evento programado x tipo medicina” = “SIM”.

Informar o código do tipo de medicina do título do pagamento do prestador, onde será realizado o desconto programado. Este código deverá estar cadastrado no cadastro Manutenção Tipo de Medicina (PR0210C). A descrição está disponível no cadastro PR0210C.

Calcula evento programado sem produção

Este campo é utilizado no cálculo do desconto programado do pagamento do prestador (PP0410O).

Caso seja informado NÃO, quando não houver produção médica ou crédito para o prestador, o cálculo do pagamento NÃO irá efetuar o desconto programado.

Caso seja informado SIM, quando não houver produção médica ou crédito para o prestador, o cálculo do pagamento IRÁ efetuar o desconto programado.

Este campo deverá obedecer o parâmetro “Desconto Sobre Valor” do cadastro Manutenção Eventos Pagamento Prestador (PP0110C).

Tp. Medicina evento prog. Sem produção e descrição

Informar o código do tipo de medicina, do título do pagamento do prestador, utilizado quando o prestador não possuir produção médica. Este código será utilizado para realizar o desconto programado, gerando o título do pagamento do prestador que não possui produção médica. Este campo será obrigatório, caso o campo “Calcula evento programado sem produção” = “SIM”. O código do tipo de medicina deverá estar cadastrado na Manutenção Tipo de Medicina (PR0210C). A descrição está disponível no cadastro PR0210C.

Utiliza datas vencto impostos cadastrados

Informar se utilizará as datas de vencimento dos impostos cadastradas na Manutenção Calendário Vencimentos Pagamento (PP0110N). Caso seja informado SIM, o programa de cálculo/previsão do PP (PP0410O), irá solicitar a data da produção ou de vencimento (depende do campo “Cadastrar data base por” do PP0110N, e com ela, irá buscar as datas de vencimentos de todos os impostos na tabela de datas de vencimentos dos impostos (PP0110N) e não permitirá alterar as datas. Caso não encontre o registro irá enviar erro e não deixará informar o restante dos dados de parâmetros. Caso seja informado NÃO, o cálculo/previsão do PP irá solicitar todas as datas em tela.

Utiliza vencto do IRRF e ISS dos títulos na integração

Informar se utilizará as datas de vencimento do IRRF e ISS, gravada nos títulos do pagamento, para realizar a integração dos títulos do pagamento com contas a pagar. Caso seja informado SIM, o programa Manutenção Geração Títulos para o Contas a Pagar (PP0410F), irá buscar a data de vencimento do IRRF e ISS da tabela de vencimentos dos impostos (PP0110N). Caso seja informado NÃO, o programa de integração de títulos (PP0410F), irá solicitar entrada da data de vencimento dos impostos de IRRF e ISS, em tela.

Calcular data base por

Caso, o campo “Utiliza datas vencto impostos cadastrados” = “SIM”, será solicitada entrada deste campo que indica:

DT Produção Única: quando executado o cadastro de datas de vencimentos (PP0110N), será solicitada a data da produção para a busca do registro com as datas de vencimentos dos impostos.

DT Vencimento do Título Única: quando executado o cadastro de datas de vencimentos (PP0110N), será solicitada a data de vencimento para a busca do registro com as datas de vencimentos dos impostos.

Assumir conta procedimento para insumo relacionado (menos internação)

Este campo é utilizado no demonstrativo contábil do PP (PP0710A), Diário Contábil do PP (PP0710C) e no Resolução ANS/RDC 77-Relatórios Eventos Ocorridos e Não Avisados (PP0810H). Quando o movimento de insumo possuir um procedimento relacionado (relação efetuada na digitação dos movimentos do revisão de contas), este campo serve para informar se será utilizada a conta do procedimento relacionado ou do insumo em questão. Se no campo “Assumir conta procedimento para insumo relacionado (menos internação)” = “SIM”, irá buscar a conta do procedimento. Neste caso se for um documento de internação, será utilizada a conta do insumo. Se no campo “Assumir conta procedimento para insumo relacionado (menos internação)” = “NÃO”, será utilizada a conta do insumo.

Usa regra ato não credenciado

Informar se, ao executar o demonstrativo contábil do pagamento (PP0710A), será utilizada a conta por grupo do prestador solicitante ou de pagamento.

Se for informado SIM, será utilizada a regra do prestador solicitante, do movimento do revisão de contas.

Se for informado NÃO, será utilizada a regra do prestador de pagamento, do movimento do revisão de contas.

Beneficiario da base e prestador intercambio, considerar plano

Parâmetro para geração do demonstrativo (PP0710A) e diário contábil do PP (PP0710C) e no Resolução ANS/RDC 77-Relatórios Eventos Ocorridos e Não Avisados (PP0810H), quando o beneficiário é da base da operadora e o prestador é de intercâmbio.

Caso seja informado “BASE”, será utilizada a modalidade, plano e tipo de plano da proposta da base para buscar a conta contábil.

Caso seja informado “INTERCÂMBIO”, será utilizada a modalidade, plano e tipo de plano da proposta de intercâmbio para buscar a conta contábil.

Especie titulo ACR e descrição

Informar o código da espécie para integrar os movimentos de desconto do pagamento do prestador, não sejam impostos. O sistema irá integrar um título no módulo de contas a receber (ACR) com o valor dos descontos do pagamento do prestador, conforme consta na IN 32 da ANS (Agência Nacional de Saúde). Este código deverá estar cadastrado no cadastro de espécies do EMS. A descrição está disponível no cadastro de espécies, do sistema EMS.

O Tipo da espécie deve ser do tipo “Normal”, lançável no contas a receber. Utilizado para atender na IN 32 da ANS (Agência Nacional de Saúde).

Tipo receita (fluxo financ)

Informar o tipo de Fluxo Financeiro que será associado ao título do contas a receber, com os descontos do pagamento de prestador. Este código deve ser do tipo “ENTRADA”. Este código deverá estar cadastrado na tabela de tipos de fluxos financeiros do EMS. Utilizado para atender na IN 32 da ANS (Agência Nacional de Saúde).

Portador ACR e modalidade portador

Informar o código de identificação do portador para gerar o título no contas a receber (ACR), com os descontos do pagamento do prestador. Este código deverá estar cadastrado na tabela de portadores do EMS. O portador será enviado no título que será gerado no ACR com os descontos do pagamento, na tabela de item do lote. Utilizado para atender na IN 32 da ANS (Agência Nacional de Saúde).

Realiza encontro de contas na integração dos títulos do pagamento ?

Utilizado na integração dos títulos do PP para executar o programa de encontro de contas do ACR com APB.

Somente será executado o programa de encontro de contas se:

  • O campo Realiza encontro de contas, na integração de títulos do pagamento = SIM;
  • O valor do desconto do título do PP seja maior que zero (não inclui os impostos);
  • Houver valor bruto maior que zero (produção e extras);
  • O saldo do título enviado ao APB estiver com saldo maior que zero para poder descontar o valor do ACR.

Caso executado o programa de encontro de contas será atualizado o título com os campos:

  • Indicação de que o encontro de contas foi processado = SIM;
  • Indicação de que o valor do saldo do título no ACR é maior que o valor do saldo título APB = SIM
  • Será guardado dentro do título do GP, para ser visualizado nas consultas do pagamento:
    • O número do título gerado no ACR;
    • O código da parcela gerada no ACR;
    • O código da espécie gerada no ACR;

Caso não satisfaça alguma condição do item (1) não será executado o programa de encontro de contas do ACR com APB, na integração (PP0410F). Após a integração, o usuário deverá executar o encontro de contas através do programa de Encontro de contas (PP0410X), do gestão de planos. Este programa verifica se a integração é na implantação ou manual.

Realiza encontro de contas de títulos retroativos ?

Utilizado na integração dos títulos do Pagamento Prestador para executar o programa de encontro de contas retroativo, do ACR com APB.

  • Exemplo: quando há um título no APB com valor de 500,00 e um no ACR de 600,00 e realizado o encontro de contas, sobra um valor de 100,00 no ACR. Se no próximo título ou mês, houver um título do APB, de 300,00 e um desconto no ACR, de 30,00 e este campo estiver SIM, o sistema irá buscar todos os títulos do PP que possuírem desconto e procurar os títulos no ACR que estão em aberto 100, 00 e 30,00 e fazer os desconto no APB, ficando um saldo, no APB, de 300,00 - 130,00 = 170,00. Caso este parâmetro esteja desligado, não será feito o desconto retroativo, ficando o saldo no APB, de 300,00 - 30,00 = 270,00.
  • Somente será executado o programa de encontro de contas retroativo se:
    • Caso no campo “Realiza encontro de contas na integração de títulos do pagamento?” = SIM;
    • Caso no campo “Realiza encontro de contas de títulos retroativos?” = SIM;
    • Houver valor bruto maior que zero (produção e extras);
    • O saldo do titulo do APB for maior que zero.
    • Somente será possível executar o programa manual de Encontro de contas, caso as condições acima, estejam satisfeitas. A data solicitada, em tela, Produção ou Informada é a data que ficará registrada a liquidação dos títulos do ACR.

Vincular os impostos no encontro de contas ?

Utilizado na integração dos títulos do Pagamento Prestador para executar o programa de encontro de contas retroativo, do ACR com APB.

Informar se na integração dos títulos com contas a receber, ao executar o encontro de contas, serão calculados os impostos do contas a receber no momento que ocorrer o encontro de contas.

Caso informado SIM, serão calculados os impostos do contas a receber, referente ao desconto do pagamento, no momento que for executado o encontro de contas.

Caso informado NÃO, os impostos do contas a receber serão calculados na baixa do título do contas a receber.

Parametros utilizados na geração título antecipação/baixa: Conta contabil

Informar o código da conta contábil para ser informada no momento da integração dos títulos do pagamento com contas a receber (quando houver desconto) e for gerada uma antecipação que será liquidada. Para o movimento de liquidação da antecipação é necessário informar a conta contábil. Este código deverá estar cadastrado no cadastro de contas contábeis do sistema EMS.

Parametros utilizados na geração título antecipação/baixa: centro de custo

Informar o código do centro de custo (caso exista) para ser informado no momento da integração dos títulos do pagamento com contas a receber (quando houver desconto) e for gerada uma antecipação que será liquidada. Para o movimento de liquidação da antecipação é necessário informar o centro de custo (caso exista). Este código deverá estar cadastrado no cadastro de contas contábeis e centro de custo do sistema EMS.

Provisiona vl. desconto prestador

Este campo indica se será utilizada ou não, a provisão do valor de desconto do prestador, do revisão de contas, nos relatórios: Resolução ANS/RDC 77-Relatórios Eventos Ocorridos e Não Avisados (PP0810H) e Relatório Diário Auxiliar Pagamento Prestador (PP0710C) e Demonstrativos Pagamento Prestador (PP0710A).

  • Caso informado SIM, será mostrado nestes relatórios.
  • Caso informado NÃO, não será mostrado nestes relatórios.

Parametros SUS: Evento extra SUS e descrição

Informar o código do evento que será utilizado no cálculo do pagamento do prestador SUS (campo “Prestador SUS”, do CG0210Y), para lançar os movimentos a serem pagos ao SUS. Este código deverá estar cadastrado no cadastro Manutenção Eventos Pagamento Prestador (PP0110C). A descrição está disponível no cadastro PP0110C.

Parametros SUS: Carteira usuario (unidade e código da carteira)

Informar o código da carteira do beneficiário que será utilizada para gerar o demonstrativo contábil e contabilização dos movimentos do SUS, quando, para algum movimento, a carteira estiver inválida e não for de um beneficiário da base. Neste caso, o sistema utilizará o código da carteira, informado neste campo, para acessar a proposta e utilizar o plano desta proposta a fim de buscar a conta contábil para contabilizar o movimento do SUS.

Este código de carteira deverá estar cadastrado no cadastro de carteiras do beneficiário (Manutenção Documento identificação Beneficiário (MC0110K)).


Tela eSocial:

Campo:

Descrição:
codRubr Insuf. Saldo Credito:código da rubrica de insuficiência de saldo de crédito que será gerada no S-1200 quando os descontos forem maiores que o somatório dos vencimentos no período em que a situação ocorrer.
ideTabRubr Insuf. Saldo Credito:identificador da tabela de rubricas de insuficiência de saldo de crédito.
codRubr Insuf. Saldo Debito:código da rubrica de insuficiência de saldo de débito no período posterior ao período o qual os descontos foram maiores que o somatório dos vencimentos.
ideTabRubr Insuf. Saldo Debito:identificador da tabela de rubricas de insuficiência de saldo de débito.
codRubr Outros Creditos:código da rubrica de Outros Créditos referente a quitação da insuficiência de crédito do período anterior.
ideTabRubr Outros Creditos:identificador da tabela de rubricas de outros créditos.


Telas Adiantamento Pagamento

Campo:

Descrição:
Evento desc. adiant.:Evento de desconto a ser utilizado nos descontos de adiantamento para títulos de produção.
Even. desc. adian. Pro-lab:Evento de desconto a ser utilizado nos descontos de adiantamento para títulos de pró-labore.
Cta. Contab.Adiant.:Conta contábil a ser utilizada para títulos de adiantamento.
Ct. Custo Adiant.:Centro de custo a ser utilizado para títulos de adiantamento.
Evt. ajuste insuficiência saldo:Evento de crédito a ser utilizado no processo de insuficiência de saldo para títulos de produção sem IR.
Evt. ajuste insufi. saldo c/ IR:Evento de crédito a ser utilizado no processo de insuficiência de saldo para títulos de produção com IR. 
Evt. desc. saldo devedor sem IR:Evento de desconto a ser utilizado no mês seguinte para títulos de produção no processo de insuficiência de saldo sem IR.
Evt. desc. saldo devedor com IR:Evento de desconto a ser utilizado no mês seguinte para títulos de produção no processo de insuficiência de saldo com IR.
Evt. ajuste insuf. saldo prolab.:Evento de crédito a ser utilizado no processo de insuficiência de saldo para títulos de pró-labore sem IR. 
Evt. aju. ins. sal. prolab. c/ IR:Evento de crédito a ser utilizado no processo de insuficiência de saldo para títulos de pró-labore com IR. 
Evt. desc. saldo dev. s/IR prolab:Evento de desconto a ser utilizado no mês seguinte para títulos de pró-labore no processo de insuficiência de saldo sem IR.
Evt. desc. saldo. dev. c/IR prolab:Evento de desconto a ser utilizado no mês seguinte para títulos de pró-labore no processo de insuficiência de saldo com IR.


Tela Demonstrativo Pagamento TISS

Campo:

Descrição:
Selecionar Títulos Por:Data de Produção ou Data de Vencimento - Parâmetro indicando se nas solicitações para o Demonstrativo de Pagamento TISS, via WebServices ou Foundation, os títulos serão selecionados pela data de produção ou pela data de vencimento.


Tela Forma de Acúmulo - Base dos Impostos

Campo:

Descrição:
ISS:

Mês de Produção - Os títulos com mesmo mês/ano de produção terão suas bases acumuladas para o cálculo do ISS.

Não acumular - Indica que não serão acumuladas bases entre títulos Em algumas prefeituras a forma de cálculo do ISS é por "nota".

IR Pessoa Física:

Mês de Vencimento - Os títulos com mesmo mês/ano de vencimento terão suas bases acumuladas para o cálculo do IRPF.

Mês de Produção - Os títulos com mesmo mês/ano de produção terão suas bases acumuladas para o cálculo do IRPF.

IR Pessoa Jurídica:

Data de Vencimento - Os títulos com mesma data de vencimento terão suas bases acumuladas para o cálculo do IRPJ.

Data de Produção - Os títulos com mesma data de produção terão suas bases acumuladas para o cálculo do IRPJ.


Conteúdos Relacionados