Árvore de páginas

Versões comparadas

Chave

  • Esta linha foi adicionada.
  • Esta linha foi removida.
  • A formatação mudou.


CONTEÚDO

  1. Visão Geral
  2. Tela/aba Consolidado Prudencial
  3. Tela/aba Consolidado País
  4. Tela/aba Consolidado Exterior
  5. Tela/aba Consolidado País/Exterior
  6. Tela/aba AssemelhadasPrincipais Campos/Parâmetros


01. VISÃO GERAL

No Brasil, o Acordo de Capital de Basileia II previa que instituições financeiras integrantes de conglomerados financeiros ou econômico-financeiros calculassem os valores de seu patrimônio de referência e patrimônio de referência exigido em bases consolidadas (Resolução CMN nº 3.444/2007 e Resolução CMN nº 3.490/2007, respectivamente).  
 
Portanto, eram os conceitos de conglomerado financeiro e conglomerado econômico-financeiro que definiam o universo de entidades que deveria ser considerado por cada instituição financeira na ocasião da definição dos requerimentos de capital a que estaria sujeita.  
 
O primeiro conceito, mais restrito, define conglomerado financeiro como “o conjunto de entidades financeiras vinculadas diretamente ou não, por participação acionária ou por controle operacional efetivo, caracterizado pela administração ou gerência comum, ou pela atuação no mercado sob a mesma marca ou nome comercial”; o conceito de conglomerado econômico-financeiro, por sua vez, abarcava um universo mais amplo de entidades. 
 
Basiléia III irá substituir esses dois conceitos por um terceiro, definindo a base para apuração dos requerimentos de capital, salvo no caso das cooperativas de crédito, a partir do conceito de conglomerado prudencial, definido na Resolução CMN nº 4.195/2013. 
 
 

...

b) Balanço Patrimonial Analítico – Conglomerado Prudencial, denominado Documento 4066: deve ser remetido semestralmente até o último dia útil do mês seguinte ao da respectiva data-base, com o código 42.1.6.031-7 do Cadoc; 
 
c) demais demonstrações: por ocasião da edição da Circular Bacen nº 3.701/2014, estava dispensada a remessa das demais demonstrações contábeis enquanto não fossem divulgados os prazos e condições de sua remessa. Desse modo, recomenda-se vigilância quanto à fixação de prazo em data superveniente. 

02. TELA/ABA CONSOLIDADO PRUDENCIAL

No sistema Contábil, no menu Prudencial>> Consolidado Prudencial o usuário terá a visão do consolidado dos documentos para geração dos documentos 4060 - Balancete Prudencial e 4066 - Balanço Prudencial. Para o usuário ter essa visão, é necessário que primeiro ele gere todos os documentos pertinentes em cada uma das empresas.

Image Added


03. TELA/ABA CONSOLIDADO PAÍS

No sistema Contábil, no menu Prudencial>> Consolidado País o usuário terá .

Image Added

04. TELA/ABA CONSOLIDADO EXTERIOR

No sistema Contábil, no menu Prudencial>> Consolidado Exterior o usuário terá .



05. TELA/ABA CONSOLIDADO PAÍS/EXTERIOR

No sistema Contábil, no menu Prudencial>> Consolidado País/Exterior o usuário terá .



06. TELA/ABA ASSEMELHADAS

No sistema Contábil, no menu Prudencial>> Assemelhadas o usuário terá .

Image Added