Páginas filhas
  • DT 4.5 - Integração da Nota Fiscal e da Conciliação da Nota Fiscal

Versões comparadas

Chave

  • Esta linha foi adicionada.
  • Esta linha foi removida.
  • A formatação mudou.

...

Totvs custom tabs box
tabsRotina 1406, Rotina 1452, Rotina 1294
idspasso1,passo2,passo3
Totvs custom tabs box items
defaultyes
referenciapasso1

Antes de faturar uma Nota Fiscal, é de suma importância que a etapa DT 4.2 - Integração do Pedido de Venda  já tenha sido finalizada, caso contrário não será possível faturar uma Nota Fiscal utilizando a cobrança destinada ao Mais Negócios..

Após a verificação descrita acima,, deverá acessar a rotina 1406 - Digitar Pedido de Venda Gerar Faturamento por pedido e iniciar a digitação de um pedido de venda (apertando o botão F10) para um cliente que foi liberado para utilizar o Mais Negócios.

Image Removed

Após, a inicialização do pedido, deve-se selecionar o Tipo venda = 1, a cobrança deve ser selecionada como SUPP, para que seja gravado o pedido utilizando-se do processo de integração do Mais Negócios. Pode-se observar a posição do cliente junto a Supplier através da nova aba chamada Mais Negócios. Essa visualização é a mesma visualização apresentada através do link DT 2.4 - Parametrização do cadastro de Clientes na Rotina 302 e liberação de limite no Mais Negócios. Aqui mostra qual o limite do cliente liberado junto a Supplier, se ele está liberado para comprar a prazo e o status dele junto a instituição. Feito isso, basta digitar o(s) item(s) desejado(s) e salvar o pedido.

Image Removed

Ao final da digitação de pedido, apresentará as duas janelas abaixo ilustrando que o pedido será gravado na posição B - Bloqueado com o motivo 26 - Bloqueio Supplier. Todo pedido envolvido na cobrança SUPP será gravado nessa posição.

Image Removed

Image Removed

Após a gravação do pedido pela rotina 316 - Digitar Pedido de Venda, é gravado nas tabelas do banco de dados referente a integração PCFILAMAISNEGLOG, PCFILAMAISNEGENVIO, PCFILAMAISNEGRETORNO e PCEXECUCAOTECHFIN, conforme a sequência do processo de integração. Segue abaixo uma breve explicação de cada tabela:

PCFILAMAISNEGLOG: Essa é uma das principais tabelas do ERP Winthor no que diz respeito ao processo do 

Mais Negócios

. É nessa tabela que irá concentrar todos os dados de integração, seja pedido ou NF. Também será gravado se o pedido/NF foi liberado ou não na Supplier. Também será gravado os dados de suma importância para o processo de integração, como a IDCREDITTICKET do pedido que uma espécie de autenticador de autorização da Supplier. Esse dados são visualizados apenas via banco de dados;
Image Removed
PCFILAMAISNEGENVIO: Essa tabela diz respeito a uma tabela de fila para enviar dados a Supplier para a aprovação. De tempos em tempos essa tabela apresentará dados temporários, pois após a sincronização, deve-se deletar os dados dessa tabela. Se permanecer registros aqui, indicará problema, pois ficará enviando dados novamente para a aprovação, o que tornará a validação de forma duplicada. Esse dados são visualizados apenas via banco de dados;
Image Removed
PCFILAMAISNEGRETORNO: Essa tabela diz respeito a uma tabela de fila para retornar dados a Supplier após a aprovação. De tempos em tempos essa tabela apresentará dados temporários, pois após a sincronização, deve-se deletar os dados dessa tabela. Se permanecer registros aqui, indicará problema, pois ficará enviando dados novamente para a aprovação, o que tornará a validação de forma duplicada. Esse dados são visualizados apenas via banco de dados;
Image Removed
PCEXECUCAOTECHFIN: Essa tabela é a tabela que recebe os status das integrações, seja ela de pedido ou nota fiscal. Nessa tabela mostra ao usuário se foi executado com sucesso ou com falha e em qual processo ocorreu o tipo de integração. Esse dados são visualizados via via banco de dados e através da rotina 1294 - Gestão Financeira - Integrações Techfin na aba Histórico

.

 
Image Removed




Importante!

Os pedidos só poderão ser liberados, após a Aprovação da Supplier. Se o usuário tentar liberar um pedido que ainda não tenha sido analisado pela instituição, apresentará a mensagem abaixo:
Image RemovedPedidos Rejeitados
Haverá situações onde o ticket (pedido) não seja aprovado pela Supplier. Nessas situações, o usuário pode rotina acessar na rotina 336 - Alterar Pedido de Venda para entender o motivo da rejeição, por meio do botão Log bloqueio/Log Mais Negócios. Aqui, ele também poderá alterar a cobrança e/ou o plano de pagamento, caso deseje que a Supplier faça uma nova validação do pedido. Se a análise já foi feita e em todos os casos o pedido tenha sido Rejeitado pela Supplier, poderá alterar a cobrança SUPP para outra cobrança interna e liberar o pedido, em seguida.
No exemplo abaixo, temos um cenário aonde o pedido não foi autorizado pela Supplier em virtude de um plano de pagamento não cadastro junto a instituição. Assim, será alterado o plano de pagamento e posteriormente enviado novamente a Supplier para aprovação.
Image Removed
Image Removed
Image Removed
Image Removed
Image Removed
Essa penúltima etapa (de efetuar o duplo clique no registro para uma nova análise) pode ser substituída pelo o processo do Painel de Acompanhamento, conforme explicado no link DT 3.3 - Rotina 1294 - Usabilidade dos menus e sub-menus

Importante!

Os botões Cobrança, Plano Pagto. e demais botões de edição de pedido, só ficarão disponíveis, caso o pedido tenha sido Rejeitado pela Supplier, pois nessa situação o usuário deve-se ter a opção de fazer alguma edição no pedido para uma nova reanalise. Caso opte por não utilizar o pedido dentro do processo do Mais Negócios, basta alterar para uma cobrança diferente da cobrança SUPP e seguir com a liberação/expedição/faturamento do pedido. Se o pedido for Aprovado pela Supplier, nenhum tipo de alteração será permitido, uma vez que o valor do ticket já foi autorizado anteriormente

1452 - Emitir documento Fiscal eletrônico Pedido de Venda.


Totvs custom tabs box items
defaultno
referenciapasso2

Após gravar o pedido Faturar a Nota Fiscal na rotina 316 - Digitar Pedido de Venda 1406 - Gerar Faturamento por pedido está na hora de acessar a rotina 336 - Alterar Pedido de Venda. É nessa rotina que irá administrar todo o processo de liberação dos pedidos aprovados pela Supplier ou editar pedidos, quando os mesmos forem rejeitados. Pode-se notar que todo pedido envolvido no Mais Negócios será apresentado aqui com a posição B - Bloqueado. Notará também que há uma nova coluna na grid da rotina, chamada Bloqueio Supplier. Essa coluna, mostrará ao usuário se o pedido ainda está bloqueado ou não pela Supplier. Todos os pedidos passarão pelas mesmas análises e gravarão os dados nas mesmas tabelas no banco de dados, conforme explicado na aba anterior.

Aviso

Importante!

Como se trata de uma coluna nova, dentro da rotina 336 - Alterar Pedido de Venda, deverá ativar essa coluna na opção de edição das Grid's. Assim, basta localizar e ativar a nova coluna na grid.

Image Removed 

Image Removed

A partir desse ponto, vamos dividir o processo da rotina 336 - Alterar Pedido de Venda em duas macro etapas: Pedidos AprovadosPedidos Rejeitados

Pedidos Aprovados
Uma vez aprovado o ticket (pedido) pela Supplier e após a integração de envio e retorno de informações ocorrerem, o registro na rotina 336 - Alterar Pedido de Venda ficará com o checkbox desmarcado, no que diz respeito a opção Bloqueio Supplier. Assim, basta o usuário dar duplo clique sobre o registro apresentado na grid para que o pedido seja liberado e fiquei disponível para as etapas seguintes de expedição e faturamento.
Image Removed
Image Removed
Aviso
Aviso
Totvs custom tabs box items
defaultno
referenciapasso3

Ao final do processo de integração do pedido, pode-se consultar os status dessas integrações na rotina 1294 - Gestão Financeira - Integrações Techfin, na aba Histórico. Nessa aba vê-se todo o processo de envio e retorno das integrações junto a Supplier. 

Não necessariamente há a necessidade de aguardar o envio e o retorno da integrações, para analisar o histórico. Assim que gravar um pedido na rotina 316 - Digitar Pedido de Venda, pode acessar essa rotina para analisar o envio das informações para a integração.Image Removed





04. DEMAIS INFORMAÇÕES

...