Árvore de páginas

Versões comparadas

Chave

  • Esta linha foi adicionada.
  • Esta linha foi removida.
  • A formatação mudou.

...

Deck of Cards
startHiddenfalse
effectDuration0.5
idIntegração Faturamento x SIGACTB
effectTypehorizontal
loopCardstrue
Card
defaulttrue
idIntegração Faturamento x SIGACTB
labelCadastros do módulo CTB

01 Calendário Contábil

Acessar Atualizações - Cadastros - Calendário Contábil

O 
calendário contábil define o Exercício social no qual a empresa está efetuando toda a sua movimentação contábil. Importante deixar o campo " Status Per " como Aberto

Maiores detalhes , acesse: Calendário Contábil (CTBA010 - SIGACTB)


Expandir
titleExemplo de Calendário Contábil

02 Moeda Contábil 

Acessar Atualizações - Cadastros - Moedas Contábeis

A Contabilidade Gerencial possui seu próprio cadastro de moedas, diferindo do cadastro de moedas dos demais módulos.

O Sistema gera seus lançamentos contábeis inicialmente na moeda 1 que, no Brasil, é representada pelo real, no entanto, todo e qualquer lançamento pode ser convertido para outra moeda (dólar, euro, etc.).

Maiores detalhes, acesse: Moedas Contábeis (CTBA140 - SIGACTB)


Expandir
titleExemplo de Cadastro de Moeda Contábil

03 Plano de Contas

Acessar Atualizações - Entidades - Plano de Contas


O cadastro de Plano de contas é um dos principais cadastros do ambiente Contabilidade Gerencial. Ele possibilita cadastrar todas as Contas contábeis utilizadas para reportar valores fiscais e gerenciais.

Este cadastro será vinculado no cadastro de Lançamento Padronizado, aba Entidades, nos campos " Cta Debito " e/ou " Cta Credito ".

Maiores detalhes , acesse: Conceito - Plano de Contas


Expandir
titleExemplo de Cadastro de plano de contas

04 Moeda X Calendário

Acessar Atualizações - Cadastros - Moedas x Calendário

Empresas multinacionais necessitam, muitas vezes, apresentar seus resultados utilizando um calendário diferente do utilizado pelo país em que está situada (exercícios sociais diferentes entre as moedas).

O ambiente Contabilidade Gerencial permite que diferentes calendários possam ser utilizados com diferentes moedas. Dessa forma, os encerramentos em moeda "dólar" (por exemplo), poderão seguir um calendário diferente da moeda "real".

Mesmo que a empresa não utilize esse recurso de múltiplos calendários, para que a utilização correta do ambiente Contabilidade Gerencial seja levada a efeito, é necessário que seja efetuada a ligação de pelo menos um calendário com uma moeda. 

Maiores detalhes, acesse: Moeda x Calendário (CTBA200 - SIGACTB).


Expandir
titleExemplo de Cadastro de Moeda x Calendário

Card
defaulttrue
idIntegração Faturamento x SIGACTB
labelLançamento Padronizados

O cadastramento e manutenção é realizado no Módulo Faturamento em Atualizações - Cadastros - Lançamentos Padronizados

O cadastro de Lançamento Padrão é desenvolvido pelo departamento contábil de sua empresa juntamente com um analista programador em campo, o suporte não auxilia por tratar de regras específicas de cada empresa.

Nos Lançamentos Padronizados são definidas as sintaxes (regras) que serão aplicadas na Contabilização e a origem dos dados que serão recebidos para serem contabilizados. Os lançamentos padronizados permitem que fórmulas em sintaxe AdvPl sejam utilizadas.

No exemplo, temos uma tela de Cadastro de Lançamento Padronizado, onde é necessário determinar o código e deixá-lo " Ativo "

Na pasta " Entidades " definir Conta Crédito, Conta Débito ou ambas as contas (dependo do que for cadastrado no Tipo de Lançamento na tela anterior) . O cadastramento das contas é realizado no Plano de Contas.

Na pasta " Valores " definir a sintaxe ADVPL que corresponderá ao valor que será gravado na Contabilização (campo CT5_VLR01)

Na pasta " Histórico " definir o texto que será enviado no momento da contabilização, que pode ser um valor fixo e/ou uma expressão ADVPL

Para maiores detalhes, favor acessar o link :MP - SIGACTB - CTBA080- LANÇAMENTO PADRÃO DE PARTIDA SIMPLES E PARTIDA DOBRADA


Expandir
titleExemplo de Lançamentos Padronizados - Faturamento

Mais uma sugestão de sintaxe de histórico: "VENDA NF-"+SF2->F2_DOC + " CLI-" +SUBSTR(SA1→A1_NOME,1,45)



Criamos uma tabela com sintaxes básicas de exemplo para testes fora da área de produção.

Observe o sistema busca dados das tabelas referenciadas pelo LP (exemplo : 610 - Itens do Documento de Saída - Tabela SD2, 612 - Itens do Pedido de Vendas - Tabela SC6).

Ao utilizar tabelas diferentes do que a referenciada pelo LP pode gerar um erro, uma vez que podem não posicionar no registro correspondente. 

A Contabilização do módulo Faturamento realizar filtros nas operações do Faturamento (Pedido de Vendas, Geração de NF)

Caso a opção seja contabilizar o resultado financeiro (exemplo tabelas SE1 e SE2) ou fiscal (exemplo tabelas SFT e SF3) da Nota, procure Lançamentos Padronizados com códigos específicos e rotinas específicas nos módulos que necessita contabilizar

LPNome/ObjetivoExemplo de Sintaxe do LP para testes (preenchimento do campo CT5_VLR01)
610Documento de Saída - ItensSD2->D2_TOTAL
611Apuração de Pis - Estorno Verificar com Suporte Fiscal
612Pedido de Vendas - ItensSC6->C6_VALOR
613Documento de Saída - Rateio de ItensAGG->AGG_PERC

Outro exemplo

AGH->AGH_CUSTO1 (Contabilizar valor do rateio da nota de saída, onde o valor da AGH_CUSTO será SD2->D2_CUSTO1 * (AGG→AGG_PERC/100))
614Pedido de Vendas - Eliminação de Resíduo - Itens

SC6->C6_VALOR


Documentação no link abaixo

721327 DSERFAT-441 DT Pedido de Venda - Eliminação de Resíduos

620Documento de Saída - TotalSF2->F2_VALMERC
621Pedido de Vendas - TotalSC5->C5_FRETE 
630Documento de Saída - Exclusão ItensSD2->D2_TOTAL
632Pedido de Vendas - Exclusão ItensSC6->C6_VALOR
633Documento de Saída - Exclusão de rateio de ItensAGH->AGH_PERC

Outro exemplo

AGH->AGH_CUSTO1 (Contabilizar valor do rateio da nota de saída, onde o valor da AGH_CUSTO será SD2->D2_CUSTO1 * (AGG→AGG_PERC/100))
635Documento de Saída - Exclusão TotalSF2->F2_VALMERC
636Pedido de Vendas - Exclusão TotalSC5->C5_FRETE 
641Documento de Entrada - Devolução/Beneficiamento Itens de RateioVerificar com suporte Compras 
678Documento de Saída - Custo da Mercadoria Vendida 

SD2->D2_CUSTO1
 
Importante : Para que haja a Contabilização do LP 678 é necessário que no programa CTBANFS o parâmetro " Contabiliza custo on line " esteja como Sim

Sobre a atualização do campo de custo, favor acessar o link abaixo

MP-FAT-Como o sistema alimenta D2_CUSTO1

711Apuração de ICMS/ST - EstornoVerificar com Suporte Fiscal
Card
defaulttrue
idIntegração Faturamento x SIGACTB
labelContabilizando

Para efetuar a contabilização Online

Há três momentos que as Contabilizações acontecem de forma OnLine : Na Inclusão do Pedido de Vendas, Geração da Nota Fiscal de Saída e na Eliminação de Resíduo 

Após os Lançamentos Contábeis criados e os parâmetros ativos, o sistema gera automaticamente a contabilização ao final do processo realizado

a) Pedido de Vendas : Ao acessar o Pedido de Vendas (Atualizações - Pedidos - Pedidos de Vendas) é necessário digitar F12 para visualizar o parâmetro de integração e a opção de mostrar a contabilização em tela.



Lançamentos Utilizados : 612, 621, 632, 636, 
Fonte : MATN410

b) Geração da Nota Fiscal de Saída pelo Pedido de Vendas : Ao acessar a rotina de Pedido de Vendas existe a opção de gerar Nota Fiscal (Outras Ações - Prep. Doc. Saída). Os parâmetros de contabilização estão ao final da preparação da Nota, após a seleção da numeração da Nota, e não no F12 do Pedido de Vendas.

Observe abaixo que os parâmetros após a seleção da numeração da NF são diferentes dos parâmetros apresentados no F12 ao acessar o Pedido de Vendas 


c) Geração da Nota Fiscal de Saída : Ao acessar a rotina de Preparação de Documento de Saída (Atualizações - Faturamento - Documento de Saída), após selecionar o Pedido para gerar a Nota o sistema mostra os  os parâmetros abaixo para gerar os lançamentos online com opção de mostrar em tela 



Lançamentos Utilizados : 610, 611, 613 e 620
Fonte : MATA461

d) Eliminação de Resíduo : Ao acessar a rotina de Eliminação de Resíduo (Atualizações - Pedido - Eliminação de Resíduo) o sistema mostra o parâmetro abaixo



Lançamentos Utilizados : 614
Fonte : MATA500

e) Exclusão da Nota Fiscal de Saída : Ao acessar o Pedido de Vendas (Atualizações - Faturamento - Exclusão de Documento de Saída) é necessário digitar F12 para visualizar o parâmetro de integração e a opção de mostrar a contabilização em tela


Lançamentos Utilizados : 630, 633, 635, 641 e 711 
Fonte : MATA521

Para efetuar a contabilização Offline

Há duas formas de contabilizar Offline. De forma manual na rotina CTBANFS e, também, a mesma rotina CTBANFS por agendamento no Schedule Protheus

a) CTBANFS acionada de forma manual

Acessar a rotina Lançamentos Contábeis OffLine pelo caminho Miscelânea - Fechamento - Contabilização Off-line dos Documentos de Saída 

Ao acessar a rotina uma tela de apresentação é apresentada onde é necessário acessar os parâmetros



Lançamentos Utilizados : 610, 611, 613, 620, 631, 678, 612, 621
Fonte : CTBANFS


Pergunta

Descrição

Mostra Lanc Contab. ?

Indica por meio da seleção entre as opções Sim e Não, se o lançamento contábil deve ser exibido quando a contabilização for apresentada.

Aglutina Lanc Contab. ?

Indica por meio da seleção entre as opções Sim e Não, se os lançamentos devem ser aglutinados em uma única linha, caso as contas, centro de custo, item e classe de valor sejam iguais nos lançamentos efetuados.

Gera Lanc. por ?

- Quando configurado "Por Documento", o sistema utilizará um número de DOC diferente na tabela CT2 (CT2_DOC) para cada documento contabilizado (NF).
- Quando configurado "Por Período", o sistema utilizará um número de DOC na tabela CT2 (CT2_DOC) para todo o período definido na geração (Configuração mais performática).
- Quando configurado "Por Data", o sistema utilizará um número de DOC diferente na tabela CT2 (CT2_DOC) para dia contabilizado de acordo com o período definido na contabilização.

Contabiliza Custo On-Line ?

Indica se o custo será contabilizado (LP 678)


Data Inicial ?

Data inicial do filtro

Data Final ?

Data final do filtro

Da Filial ?

Seleção inicial da Filial

Até a Filial ?Seleção Final da Filial
Cont. Notas Credito Somente para ambiente México e Chile 


b) CTBANFS acionada por Schedule

O Schedule Protheus permite que rotinas do sistema sejam agendadas para que possam ser executadas posteriormente, em um período determinado pelo usuário. É possível definir quando (dias, horários e quantidades de execuções)

Primeiro efetue a leitura dos links relacionados , antes de deixar o Schedule ativo: 

MP - FRAME - Schedule: agendando a execução de rotinas

Schedule - Como agendar a execução de rotinas



Depois de deixar o Schedule ativo é preciso configurar o Schedule específico para a rotina CTBANFS. No modulo Configurador acesse o caminho Ambiente - Schedule - Agendamentos - Cadastros 

image2018-4-25_15-40-14.png


Aviso
titleImportante

a) A rotina de contabilização via faturamento, CTBANFS, só funciona via schedule, caso ela não esteja configurada para utilizar múltiplas threads. Para identificar se o processo de contabilização está configurado para múltiplas threads, verifique o parâmetro MV_CNFSTHR se está utilizando mais que 1 única thread.

b) Insira somente uma única Filial no parâmetro para evitar duplicidade de registros. Maiores detalhes: FAT0254 - Duplicidade de Lançamento Contábil (CT2) na contabilização da CTBANFS quando executada via SCHEDULE

c) Antes de colocar no Schedule realize testes diretamente na rotina CTBANFS com o parâmetro para não mostrar o Lançamento Contábil. É necessário ter certeza que o sistema está contabilizando corretamente, sem qualquer alerta ou erro sem intervenção manual, para somente depois colocar em Schedule.

d) Caso seja necessário preencher uma Fórmula (expressões ADVPL), favor verificar com Suporte ADVPL.
Esta opção possibilita inserir uma formula para que o Schedule contabilize diariamente movimentação do dia anterior sem a necessidade de ficar alterando os parâmetros " Data Inicial " e " Data Final "

Card
defaulttrue
idIntegração Faturamento x SIGACTB
labelHelp
HelpSolução

Será necessário reavaliar o cadastro de débito e crédito inserido no Lançamento Padronizado utilizado


Para maiores detalhes, favor acessar o link abaixo

MP - SIGACTB - CTBA080- LANÇAMENTO PADRÃO DE PARTIDA SIMPLES E PARTIDA DOBRADA

Caso seja necessário maiores informações sobre Cadastro de Débito e Crédito, favor entrar em Contato com Suporte Contábil TOTVS

Para desabilitar a mensagem : Alterar o parâmetro MV_CONTSB para S

Para melhoria de performance e garantia da consistência das informações durante a gravação e atualização das tabelas de saldos, foi implementado controle semáforo/ bloqueio de processos, quando executadas as rotinas on-line e processamentos denominados batch ou off-line de forma concorrente.

Para maiores detalhes, favor acessar os links abaixo

MP - SIGACTB - CONFIGURAÇÃO DE SEMAFORO

MP - FAT - Uso do Semáforo na Contabilização Off Line do Faturamento - CTBANFS

Para desabilitar a mensagem : Alterar o parâmetro MV_ CTBNFSE para 2.

Favor acessar o link abaixo

FAT0283 Help: A contabilização não pode ser executada

Para desabilitar a mensagem :Alterar o parâmetro MV_CT105MS para N





Card
defaulttrue
idIntegração Faturamento x SIGACTB
labelRegistros gerados na Contabilização

Após a geração da Contabilização, o sistema grava a data do processo no campo F2_DTLANC para contabilização de notas e C5_DTLANC para contabilização de pedidos de venda.

No Modulo SIGACTB é possível realizar conferências.

Em Atualizações - Movimentos - Lançamentos Contábeis é possível visualizar o registro gerado na tabela CT2. Os registros gerados pelo faturamento podem ser identificados com número do lote 008820




Para visualizar como os Lançamentos foram realizados, acesse Atualizações - Movimentos - Conf. Lançamentos.

Posicionar sobre o registro e clicar em Vis. Lançamento



Caso seja necessário descobrir qual o Código do Lançamento Padronizado que gerou uma informação inconsistente, será necessário ver o conteúdo dos campos CTK_LP e CTQ_LPSEQ da movimentação, para depois avaliar a estrutura do LP criado e gravado na tabela CT5.

A informação da NF que gerou a contabilização está nos campos CV3_KEY , CT2_KEY e CTK_KEY.

Quando um titulo for contabilizado, o campo E2_LA gravará com "S". O motivo é que quando há contabilização da nota e o usuário queira contabilizar também o título, o sistema não permitirá, para não haver duplicidade de contabilização.

Com este campo preenchido, impede a duplicidade e no padrão, o sistema não permite alterar o campo E2_LA.

Card
defaulttrue
idIntegração Faturamento x SIGACTB
labelPontos de entrada


Abaixo temos a lista dos pontos de entrada disponíveis na rotina de Contabilização Offline (CTBAFIN).


Ponto de EntradaObservação
CTBNFS

Permite alteração em query padrão da rotina

Documentação: Rotinas de Integração – CTBANFE e CTBANFS

CTNFSFIL

O campo F2_DTLANC sempre será atualizado com a data de processamento, mesmo que não seja gerado lançamento contábil na tabela CT2. Esse procedimento é utilizado para evitar reprocessamento indevidos de movimentos já avaliados pela rotina.

Existe a opção de contorno utilizando o ponto de entrada CTNFSFIL

Segue exemplo de utilização do ponto 

User Function CTNFSFIL()

Local cFilAux := ParamIxb[1]
Local lRet := .T.

If "RPS" $ (cFilAux)->F2_ESPECIE
            lRet := .F.
EndIf

Return lRet

O retorno falso não contabiliza.

CTNFSDT

O ponto de entrada CTNFSDT permite alterar a data base para que o lançamento do documento de saída seja contabilizado(Off Line) com a data desejada.

DocumentaçãoCTNFSDT - Altera data de contabilização

Card
defaulttrue
idIntegração Faturamento x SIGACTB
labelPrincipais Links
Card
defaulttrue
idIntegração Faturamento x SIGACTB
labelQuando a Contabilização não for gerada

1) Avaliar o parâmetro MV_OPTNFS - O parâmetro muda o comportamento de processamento da rotina CTBANFS

FAT0161_Como melhorar a performance da contabilização Off-Line (CTBANFS)


2) Log de Contabilização

Para habilitar, verifique o link https://tdn.totvs.com/x/3BEOAw

Os três tipos apresentados são :

1 - Erro no Processamento do Pedido de Vendas

2 - Erro no processamento da Nota Fiscal de Saída

3 - Erro no processamento da Nota Fiscal de Devolução 

Card
defaulttrue
idIntegração Faturamento x SIGACTB
labelPossíveis inconsistências

1) Ao  DETPROVA: Ao realizar a contabilização de documentos de saída, ocorre error.log na função DETPROVA.

Na maioria dos casos, trata-se de erro de sintaxe ADVPL no cadastro do lançamento padronizado.

Para identificação do problema:

  • No arquivo error.log gerado na pasta SYSTEM do Protheus, faça uma busca pela palavra cPadrao, com isso, será possível identificar o lançamento padrão utilizado, que gerou a ocorrência;
  • Via ERP, acesse o cadastro do Lançamento Padronizado;
  • Identifique se todos os campos utilizados no cadastro existem no Dicionário e estão escritos de maneira correta.

2)   Quando _TBNFE/ _TBNFS: Quando efetua-se a contabilização de uma nota de saída, é gerado o erro :Alias does not exist: TBNFE

O erro trata-se de um problema de semáforo contábil,  gerado no arquivo  _TBNFE.

Este semáforo não é utilizado para contabilização de documento de saída, o semáforo de documento de saída é _TBNFS, e ambos os arquivos, ficam armazenados na pasta System do Protheus.

Para solucionar, deixe o parâmetro MV_CTBNFSE = 2.

MV_CTBNFSE - Configura o uso de serialização pela integração de nota fiscal.   1 - ligado. Controle de semáforo por processo ligado. / 2 - desligado. Controle de semáforo por processo desligado. Dúvidas sobre o parâmetro, acione nossa equipe de Ativo e Contábil.

...