Plano de Contas é um elenco de todas as Contas previstas pelo setor contábil da empresa tidas como necessárias aos seus registros contábeis. Estas receberão os valores totais lançados dia-a-dia pela Contabilidade.
Os planos de contas são elaborados pelas empresas para atender aos seus interesses e à legislação vigente (atualmente a Lei nº 6404, de 15 de dezembro de 1976 - Lei das Sociedades por Ações).
O plano de contas deve ser flexível para permitir alterações sem quebra de unidade. As contas devem ser ordenadas, agrupadas e dispostas de forma a facilitar a implantação do plano.
Além disso, o plano de contas não pode ser excessivamente sintético, a ponto de não proporcionar as informações requeridas pelos diversos usuários. Por outro lado, também não deverá ser excessivamente detalhado, a ponto de gerar informações desnecessárias.
O número de contas disposto num plano de contas depende do volume e da natureza dos negócios de uma empresa. Todavia, na estruturação do plano de contas (chamada de Planificação Contábil), deverão ser considerados os interesses dos usuários (gerentes, investidores, Fisco, etc). Para uma grande metalúrgica, por exemplo, pode ser necessário (e normalmente é), para as tomadas de decisões, o destaque no plano de contas de salários e encargos sociais para o pessoal da fábrica, pessoal de vendas, pessoal administrativo, honorários da diretoria, etc. Todavia, para uma grande loja de aparelhos de som, para os seus usuários, o destaque de uma única conta de despesas de salários pode ser suficiente.
Vale lembrar que um estudo detalhado deverá ser feito antes da implantação do Plano de Contas, pois após estar em uso será praticamente inviável reestruturá-lo.
Dica: O campo CT*_DTEXIS é utilizado para determinar a data de criação das Entidades Contábeis. É possível realizar o controle dos lançamentos contabéis por meio da opção Controles Contábeis. |
Outras informações sobre a lei 11.638/07 e Instrução Normativa CVN 469-08 consulte http://www.presidencia.gov.br.
No browse do Plano de Contras estão disponíveis as opções Importar e Exportar, que permite a importação e exportação de dados, em arquivos no formato .CSV.
Se configurada a rotina Schedule e o Adapter EAI, é possível a integração do TIN (TOTVS Incorporações) e Protheus para o envio e o recebimento de arquivos XML, de acordo com o XSD homologado pela Totvs®.
Integração TOTVS Educacional
Esta rotina disponibiliza a integração com o RM Classis, para isto veja mais detalhes em Integração TOTVS Educacional x Backoffice Protheus.
Workflow plano de contas - Fluig
É possível realizar a aprovação por meio de workflow via Fluig. Para isto é necessário ter configurado e liberado o processo SOLCT1 na rotina Gerador de Processos Fluig.
Desbloq. Centro de Custo
É possível realizar o desbloqueio manual, caso a conexão com o Fluig não esteja disponível em Outras Ações na opção Desbloq. Centro de Custo. Para isto é necessário configurar no cadastro de Usuários as permissões para o usuário.
Importante:
|
Plano de contas para atendimento ao DIOPS - Plano de Saúde
Para a correta geração do arquivo .xml, no cadastro do plano de contas, o campo DIOPS deve estar preenchido corretamente conforme o plano de contas padrão definido pela ANS (1-Ativo, 2-Passivo, 3-Receitas, 4-Despesas).
PGC - Plano Geral de Contabilidade
Em Angola o Plano de Contas é denominado de PGC - Plano Geral de Contabilidade e tem a estrutura regulamentada pelo Decreto-Lei 82/2001 de 16/11.
Para atender esta legislação, as opções Importar e Exportar, devem ser utilizadas, pois permitem que estes arquivos contenham a estrutura exigida pelo Decreto-Lei.
Integração com TOTVS GFE
Para esta funcionalidade é necessário configurar via TOTVS ESB e EAI o cadastro da tabela CT1 - Plano de Contas com o GUE - Conta Contábil do TOTVS GFE. Lembrando-se que a rotina de Plano de Contas utiliza o padrão MVC.
Ao inserir um Plano de Contas é possível gerar um arquivo .xml, que pode ser exportado de forma assíncrona via TOTVS ESB para o TOTVS GFE.