Versões comparadas

Chave

  • Esta linha foi adicionada.
  • Esta linha foi removida.
  • A formatação mudou.

Exibir filhos


A Lei nº 13.415/2017 alterou a LDB (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional) e estabeleceu uma mudança na estrutura do ensino médio, ampliando o tempo mínimo do estudante na escola e definindo uma nova organização curricular, mais flexível, que contemple uma Base Nacional Comum Curricular e a oferta de diferentes possibilidades de escolhas aos estudantes, os itinerários formativos, com foco nas áreas de conhecimento e na formação técnica e profissional. Desta forma o TOTVS Educacional passa a contemplar a partir da versão 12.1.29 duas funcionalidades:

  • Matrícula no itinerário formativo.
  • Registro de avaliações por habilidades e competências.

Os itinerários formativos são o conjunto de disciplinas, projetos, oficinas, núcleos de estudo, entre outras situações de trabalho, representadas no sistema por turmas/disciplinas, que os estudantes poderão escolher no ensino médio. Os itinerários formativos podem se aprofundar nos conhecimentos de uma área do conhecimento e da formação técnica e profissional ou mesmo nos conhecimentos de duas ou mais áreas. As instituições terão autonomia para definir quais os itinerários formativos irão ofertar.

Para acompanhar a evolução do aluno ao longo do ensino médio, o registro de avaliações por habilidades e competências será uma ferramenta que apoiará o corpo docente. É fundamental trabalhar o desenvolvimento do projeto de vida dos estudantes, para que sejam capazes de fazer escolhas responsáveis e conscientes, em diálogo com seus anseios e aptidões.

A implementação deste escopo permitirá que os alunos do ensino médio além de serem matriculados em suas disciplinas normais/obrigatórias do seu currículo, também sejam matriculados em disciplinas (componentes curriculares) do seu itinerário formativo. Tanto as disciplinas normais/obrigatórias da matriz curricular como as disciplinas de itinerário formativo, além do registro de avaliações que já contemplam atualmente no sistema (notas de etapa e avaliações), passam a ter o recurso de registro de habilidades e competências.

Para mais informações sobre o Novo Ensino Médio acesse: